A biologia aguça a curiosidade de muitas pessoas, e não é para menos. Essa área é fantástica e nos permite aprender muitas coisas, desde como se deu a origem e a evolução da vida no planeta Terra até sobre os principais problemas gerados pelos seres humanos e indústrias. Isso é simplesmente fascinante!
Se você gosta dessa área, ou deseja adquirir mais conhecimento sobre o mundo ao nosso redor, que tal iniciar uma aula de biologia? O melhor é que para aprender esse assunto não tem idade! Crianças, jovens, adultos e idosos podem ter aulas - de forma adaptada - sobre o universo e os seres vivos. Caso tenha se interessado, veja a seguir como funciona os cursos de biologia!
O que nos é ensinado em uma aula de biologia?

Comece agora sua aula de biologia!
Em uma aula biologia, o estudante pode aprender uma infinidade de conteúdos. Isso porque o professor biologia pode ensinar temas desde moléculas de DNA até bactérias e meio ambiente. Portanto, há uma ampla "gama" de assuntos que podem ser tratados no curso. Mas em geral, as ciências biológicas estudam a vida e o comportamento dos organismos e das espécies (sejam vegetais ou animais).
Em resumo, nas aulas biologia também são ensinados conteúdos como fatores físicos-químicos e funcionamentos orgânicos, além de serem realizados estudos sobre os seres que integram o meio ambiente. Tudo isso é explicado de forma didática durante o curso.
Especificamente, nas aulas de biologia do ensino fundamental, uma criança tende a aprender sobre a causa dos fenômenos naturais e a origem da vida. Além disso, ela estuda sobre o surgimento do universo (constelações, galáxia e estrelas), sistema solar (meteoros, asteroides e cometas), gases nobres, pressão atmosférica, nitrogênio, estações meteorológicas, inversão térmica, efeito estufa... E por aí vai!
A aula de biologia curso para o ensino fundamental oferece uma melhor compreensão do mundo para uma criança, gerando uma experiência extraordinária para quem tem vontade/curiosidade de aprender.
Já em termos de aulas de biologia ensino médio, se aprende o seguinte: genética molecular, reino vegetal e animal, fisiologia e anatomia, ecologia, citologia e evolução. Essas são as matérias básicas aprendidas entre o primeiro e o terceiro ano e que costumam ser cobradas no vestibular (em especial no Enem).
Por fim, na universidade, o que costuma ser ensinado são áreas mais específicas, como zoologia, curso de biologia marinha, gestão ambiental, curso de biologia molecular, biotecnologia... Essas não são consideradas, na verdade, linhas de pesquisa ou de estudos escolhidas pelos biólogos para se especializarem.
Por isso, o biólogo, em geral, é o profissional responsável por pesquisar sobre as formas de vida e realizar pesquisas em relação à estrutura dos organismos, a evolução e a origem das espécies. Portanto, ele realiza pesquisas sobre a situação do meio ambiente, mas também faz estudos laboratoriais que visam desenvolver tratamento de doenças, por exemplo. Isso comprova o quanto esse "campo" é vasto!
Conteúdo do currículo de biologia

Alguns Estados do Brasil possuem um currículo pré-estabelecido para o ensino de biologia nas escolas. Para facilitar, o professor de biologia utiliza esta matriz curricular para realizar como aulas de biologia. Veja como é feita a divisão:
- 5º/6º ano do ensino fundamental: vida e ambiente, ciência e tecnologia, ser humano e saúde e terra e universo;
- 6º/7º ano do ensino fundamental: direito à saúde, os seres vivos e a tecnologia, elementos do sistema solar e da astronomia e origem e evolução dos seres vivos;
- 7º/8º ano do ensino fundamental: planeta terra e seus "vizinhos", manutenção dos seres vivos e dos organismos, energia e sistema de produção e transformações, interações e constituição dos materiais;
- 8º/9º ano do ensino fundamental: funções orgânicas, relação do ser vivo com o meio ambiente e sociedade e tecnologia;
- 1º ano do ensino médio: as interações dos seres vivos (matéria, energia e vida), problemas ambientais, saúde coletiva e individual, funções vitais e organização celular;
- 2º ano do ensino médio: hereditariedade, variabilidade genética e DNA;
- 3º ano do ensino médio: diversidade da vida, bases da vida, biologia dos animais e das plantas e origem e evolução da vida.
Esses são os principais conteúdos aprendidos durante as aulas de biologia para o ENEM. Portanto, se você deseja aprender essa matéria, o ideal é fazer um curso. Escolhendo o professor de biologia correto, você se tornará um verdadeiro biólogo!
Como resolver problemas de biologia?

Muitas pessoas imaginam que para resolver problemas de biologia é necessário somente ler, estudar, praticar e, posteriormente, desenrolar a questão. Porém, a verdade é que existem muitos métodos que podem ajudar a resolver as questões.
Isso porque também existe a possibilidade de resolver os problemas de biologia a partir de experimentos e análises "investigativas". Como isso funciona? O estudante destrincha a questão "na prática" para visualizar como ocorre todo o processo biológico. Porém, isso é um pouco mais custoso, e por isso muitos alunos não têm acesso a esse método de resolução.
Bem, se você está aqui para saber dicas de como resolver problemas de biologia na teoria, nós vamos te ajudar! Se as questões forem de "marcar", ou seja, objetivas, a ideia é ler "item por item" e analisar se existem erros em alguns deles. Caso você esteja em dúvida entre dois, assinale o mais correto.
Outra dica excelente é fazer marcações ao longo do texto. Elas podem servir como base de apoio para você aprender novos conteúdos ou relembrá-los, facilitando a resolução da questão. Seguindo essas dicas, você conseguirá resolvê-las com mais facilidade e terá mais chances de acertá-la!
Agora, se as questões forem objetivas, nós temos outra dica para dar: escreva o máximo do que sabe sobre o assunto e mostre que possui conhecimento amplo. Além disso, escreva somente o que tem certeza! Nada de "enrolar" para tentar acertar. O primordial é ter confiança do que está escrevendo e abordar o assunto da forma mais concisa possível.
A importância de revisar o conteúdo de biologia: trabalhar todos os dias!
A melhor dica para não esquecer de nada e manter os estudos em alto nível é estudar todos os dias! Isso porque revisar os conteúdos é a forma ideal de aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos no ramo das ciências biológicas. Agora, vamos ver como é possível fazer essas revisões?
Vídeos e documentários sobre biologia
Se você já está cansado de estudar por livros e videoaulas, mas não quer esquecer dos conteúdos de biologia, que tal assistir vídeos e documentários sobre o tema? Essa é uma forma extraordinária de aprender e se divertir ao mesmo tempo.
Afinal, através de documentários e vídeos é possível visualizar os processos biológicos que, muitas vezes, são apenas imaginados em nossa mente. Isso torna o aprendizado muito mais divertido e atrativo! Veja a seguir algumas dicas para você assistir:
- Cosmos: uma odisseia no espaço-tempo (2014) - disponível na Netflix;
- Uma nova fronteira: biologia sistêmica - disponível no Youtube;
- Planeta terra (2006) - disponível na Netflix;
- O ambiente é o meio - disponível no Youtube;
- Como são as células: O Corpo Humano - disponível no Youtube;
- O começo da vida, série (2016) - disponível na Netflix;
- Atlas do corpo humano;
- A descoberta do DNA - disponível no Youtube;
- Humano - uma viagem pela vida (2015) - disponível na Netflix;
- A biografia de Charles Darwin - disponível no Youtube;
- Parasitas e a saúde humana.
Há também alguns programas de TV que você assistir para aprender mais sobre biologia, como os disponibilizados pelo Discovery Channel e pela TV Cultura.
Passeios em parques e locais com vegetação para aprender biologia
Passear em parques e observar uma área verde e os seres vivos é uma ótima forma de curtir um dia ao ar livre e aprender biologia, ao mesmo tempo. Isso porque se você estiver aprendendo sobre briófitas, pteridófitas e angiospermas ou qualquer outro conteúdo relacionado com botânica, será possível aprender bastante em um parque, por exemplo.
Além disso, em um parque - ou qualquer outro local com vegetação -, você pode também pode aprender sobre pequenos seres vivos, como pássaros, insetos, etc. Portanto, esses lugares a céu aberto são um verdadeiro paraíso para quem deseja aprender biologia "na prática", ou seja, visualizando tudo e fazendo análise dos materiais.
Testes online e simulados para avaliar o seu conhecimento em biologia
Se você já estudou tudo o que tinha para aprender sobre os conteúdos de biologia, que tal testar o seu conhecimento? Há muitos simulados disponíveis na internet que podem te ajudar. Inclusive, alguns voltados para o Enem e para vestibulares mais específicos, como a Fuvest. Veja:
- Simulados on-line do "Só Biologia";
- Simulados de biologia do PCI concursos;
- Testes do "Blog do Enem".
Essa é uma forma de você aprender e identificar os erros para, no dia da prova, conseguir dar o seu melhor. Esses testes também podem ser uma forma de definir quais são os seus pontos fortes e fracos. Assim, com o tempo, você pode desenvolver ainda mais os seus pontos fortes para conseguir se dar bem em biologia.
E aí, gostou de saber como funciona um curso biologia e a biologia aula? Aproveite então para conferir os preços, iniciar o seu curso e se tornar um grande conhecedor dessa área. As aulas de biologia ensino médio particulares, você pode encontrar aqui, no Superprof!