Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina
Cora Coralina
Com o Excel é possível criar planilhas de planejamento e controle, realizar cálculos matemáticos simples e complexos, montar gráficos e tabelas dinâmicas... Ou seja, esse programa é completo, seja para uso empresarial, científico, entre outros.
Além disso, apesar do Excel ser considerado um programa simples por muitos, há várias ferramentas complexas e úteis, que muitos desconhecem. Sem falar que, muitas empresas estão exigindo conhecimento no Excel para contratar funcionários.
Por isso, tem aumentado cada vez mais a demanda por cursos de Excel. Sendo assim, se você sabe utilizar as ferramentas desse programa, não perca tempo e comece a dar aulas! Para saber como fazer isso, continue acompanhando o nosso artigo sobre o que é preciso para dar aula de Excel!
Quem pode dar aula de Excel?
Para dar aula de Excel, o professor precisa somente ter domínio do assunto, ou seja, ser expert nesse programa. Portanto, não é necessário ter uma formação específica para se tornar profissional de ensino. Se você sabe usá-lo, e tem experiência com isso, é plenamente capaz de ensiná-lo também.

Por exemplo, se você trabalha no setor financeiro de uma empresa, e conhece os recursos do Excel, é possível ensinar os seus recursos para os alunos. Além disso, se você é da área de informática, possivelmente, também conseguirá ensiná-lo muito bem.
Porém, a expertise em Excel não é válida para todos os "tipos de empregos". Para dar aulas particulares de Excel, apenas o domínio no programa pode ser suficiente para um aluno contratá-lo. Porém, algumas instituições de ensino empregam somente profissionais certificados Microsoft.
Portanto, se você deseja seguir carreira e crescer profissionalmente, recomendamos que participe do programa MCT (Microsoft Certified Trainer).
Se o seu interesse é em fazer um curso excel online avançado, veja as opções de professores Superprof!
Quais os certificados de Excel são necessários para se tornar professor?
No momento de escolher o melhor professor de Excel, os alunos prezam pelos profissionais que possuem certificado pela Microsoft. Sendo assim, nada melhor do que obter esse "diploma", não é mesmo?
Para isso, existe um programa, chamado Microsoft Certified Trainer (MCT), o qual visa formar instrutores especialistas nas ferramentas da Microsoft, como o Excel.
O MCT é uma comprovação de que você é um profissional especialista. Com ele, poderá ter mais oportunidades profissionais!
Através do MCT, o profissional pode ministrar as suas aulas como professor de Excel com certificado emitido pela Microsoft. Para iniciar o programa, é necessário que se preencha dois requisitos:
Comprovar habilidades (seja através de determinadas certificações, como CompTIA CTT+, ou experiência na área no setor de ensino por, no mínimo, 1 ano);
Ser um Microsoft Certified Professional (MCP), em qualquer setor de tecnologia da Microsoft.
Para se tornar um instrutor especialista certificado, é necessário "formar-se" em Microsoft Office. São aceitas estas certificações:
- MOS Expert: Excel 2007, 2010, 2013 e 2016;
- MOS Expert: Word 2007, 2010, 2013 e 2016;
- Microsoft Office Specialist Master: 2007, 2010 e 2013.
Vale ressaltar que, para manter-se no programa do MCT, o profissional deve pagar uma renovação anual. Essa taxa custa cerca de $ 375 USD. Para se tornar um Microsoft Certified Trainer, ou melhor, fazer parte do grupo de profissionais certificados Microsoft, acompanhe mais informações no site.
O que ensinar num curso de Excel?
Em um curso Excel, o professor deve considerar os alunos de nível iniciante, intermediário e avançado. Portanto, os assuntos ensinados devem ser bem diversos. Em um nível de Excel básico, você pode considerar os seguintes conteúdos a serem ensinados:
- Inserção de dados;
- Formatação de células;
- Realização de operações básicas utilizando as fórmulas (divisão, multiplicação, subtração e soma);
- Transposição e referência de fórmulas;
- Edição de texto.
Já em um nível intermediário, você pode avançar um pouco mais em relação aos uso dos recursos do Excel, ensinando os seguintes conteúdos:
- Aplicação da função SE, SEERRO;
- Funções de contagem;
- Formatação condicional;
- Funções de dia da semana e mês;
- Classificação e filtragem;
- Criação de gráficos e tabelas;
- Validação de dados;
- Proteção de segurança;
- Congelamento de painéis.
Por fim, no nível de Excel avançado, você pode ensinar, principalmente, sobre o uso das diversas fórmulas disponíveis no programa. Veja alguns exemplos de conteúdos:
- Aplicação das fórmulas SOMASES, CONT.SES, MÉDIASE, SOMASE, CONT.SE, PROCH e PROCV;
- Utilização das fórmulas matriciais;
- Criação da tabelas e gráficos dinâmicos;
- Aplicação de macro.
Para verificar o nível de conhecimento do estudante, você pode solicitar o desenvolvimento de um projeto ao final do curso. Dessa forma é possível apontar possíveis erros e direcioná-lo melhor.
Como dar aula particular de Excel?
O professor particular pode dar aula particular Excel de várias formas, seja em instituições que ensinam a utilizar os programas do MS Office, por conta própria (ensinando particular ou em grupo), online... Diante de tantas opções, fica ao seu critério escolher o melhor método.
Para ajudá-lo na escolha, falaremos melhor sobre cada uma das opções, desde a aula particular de Excel online até as instituições de ensino que oferecem aulas de programas do MS Office. Outra opção é dar aulas de Excel em casa.
Ensinar Excel por conta própria
Se você tem expertise em relação ao uso do excel, que tal então começar a ensinar a utilizar esse programa por conta própria? Você pode formar turmas, com grupos de 5 a 10 alunos, por exemplo, ou dar aulas particulares. Nessa segunda opção, você daria aulas de Excel com ensino sob-medida, considerando os objetivos do aluno.
Para dar aulas particulares, você pode divulgar os seus serviços de ensino para amigos e familiares. Além disso, também pode fazer a divulgação em sites e redes sociais. As redes sociais que mais indicamos são o Facebook e o Instagram. Para isso, você pode fazer anúncios pagos, realizar postagens no feed e nos stories sobre os seus serviços, mostrar como funcionam as suas aulas, etc.
Já em relação aos sites, há várias opções excelentes, como o Superprof. Para fazer isso, cadastre-se na plataforma, seguindo este passo a passo:
- Acesse o site Superprof.com.br;
- Escreva seu nome, sobrenome, e-mail e senha;
- Aperte em 'inscrição por e-mail';
- Escolha a matéria que ensina (se não houver opção disponível, digite-a. Há mais de 1000 disciplinas disponíveis para dar aulas no Superprof, e você pode ensinar uma ou mais);
- Aperte em 'próxima';
- Escreva o título do seu anúncio (o título deve ter pelo menos 12 palavras. Preze por um título sincero e atrativo);
- Aperte em 'próxima';
- Escreva como serão realizadas as suas aulas de Excel (em 40 palavras, no mínimo, apresente a sua metodologia de ensino, o nível das suas aulas, suas características profissionais, etc);
- Aperte em 'próxima';
- Escreva sobre você (em 40 palavras, no mínimo, fale sobre suas conquistas e experiências profissionais, apresente os seus certificados, etc);
- Aperte em 'próxima';
- Escreva o local onde pode dar aulas (as principais opções são: em minha casa, online e posso me deslocar);
- Aperte em 'próxima';
- Pronto, o seu perfil está finalizado. Se preferir, insira mais informações para atrair ainda mais os seus futuros alunos!
O passo a passo é bem longo, mas também é simples. Além disso, através do Superprof, você terá contato com vários alunos, aumentando o seu leque de 'clientes'. Portanto, vale a pena focar nessa plataforma e se tornar um professor de Excel particular.
Dar aulas de Excel online
Como já dissemos, você também pode dar aulas de Excel online, seja em grupo ou particulares. Uma opção é gravar o seu curso de Excel completo (com uma câmera e dando aulas) para posteriormente divulgá-lo nas redes sociais e promover as suas vendas.
Para fazer a sua divulgação e propaganda, recomendamos o uso do Instagram e do Facebook e publicação das primeiras aulas no Youtube. Dessa forma, você pode atrair os futuros alunos e ainda mostrar uma prévia de como funcionam as suas aulas (como método, nível de ensino, etc).

Outra opção é dar aulas de Excel em tempo real. Como isso funciona? Você liga a sua webcam e microfone e se comunica com o aluno. Nesse modelo de aula não há gravação, visto que todo o ensino ocorre ao vivo. Geralmente, esse modelo de ensino possui um maior custo.
Os principais programas que podem ser utilizados são: Zoom, Google Meet e Skype. Além disso, para que a aula Excel tenha uma melhor qualidade, uma boa opção é compartilhar a sua tela através desses programas. Dessa forma, você pode mostrar o passo a passo do uso dos recursos do Excel, facilitando o aprendizado do estudante.
Dar curso de Excel em instituições de ensino
Há também as famosas instituições de ensino que oferecem aulas de Excel e contratam professores para ministrar os conteúdos. Se essa é a sua preferência, aproveite para fazer o seu currículo (se tiver o certificado emitido pela Microsoft, não deixe de incluí-lo na parte da formação profissional) e compartilhe-o com as empresas.
Além das instituições de ensino que ficam próximas da sua casa, busque também por empresas online. Dessa forma, você poderá aumentar o seu leque de oportunidades/possibilidades, e assim, crescer profissionalmente. Afinal, quem sabe, não dê para trabalhar em ambos os formatos - online e presencial -, não é mesmo?
Então, aproveite para ajudar quem deseja aprender Excel com aulas Excel e ganhe uma renda extra. Ou, quem sabe, essa não se torna a sua principal profissão, não é mesmo? Torne-se um professor Excel! E se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhá-lo!









