Escrever um trabalho ou fazer uma tarefa para a escola ou universidade nem sempre é uma tarefa fácil. Para fazer isso, os alunos contam hoje com muitos recursos, inclusive a internet. Como você sabe, na internet você tem acesso a todo um mundo de conhecimento. No entanto, tome cuidado com o plágio.
O plágio de um texto, em contexto acadêmico, pode acarretar graves consequências para os seus estudos e para a sua carreira acadêmica, que vão desde a expulsão da universidade ou centro onde estuda ou a retirada do grau anteriormente atribuído após ter cometido plágio, até mesmo ter que pagar uma grande quantia em dinheiro por direitos autorais. Por isso é tão importante ter esse cuidado na hora de escrever seus trabalhos.
No entanto, se você está desempenhando o papel de professor, pode estar interessado em saber como detectar o plágio no trabalho dos seus alunos. Para isso, deixamos aqui algumas soluções para essa questão.
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Plágio na era da Internet
Segundo o Dicionário Michaelis, o plágio é o ato de plagiar, ou a "imitação de trabalho, geralmente intelectual, produzido por outrem". E plagiar é apresentar um conteúdo, como sendo de sua autoria, sem citar corretamente a fonte ou o autor.
Esta é uma abordagem comum não apenas no universo acadêmico, como também na literatura, nas artes, na música e até na web. Isso porque temos muito conteúdo disponível, muita coisa já escrita e já publicada. Por vezes, as pessoas podem copiar um conteúdo como uma maneira de agilizar uma determinada tarefa de escrita. Ou também para parecer mais culto ou até mesmo para obter uma boa nota naquele trabalho.
Algumas pessoas não sabem o que é o plágio, e por isso é importante, que durante a formação dos seus alunos, que o professor dê a orientação correta para que eles não cometam esse crime.
Como dito, esse fenômeno não se limita apenas ao ambiente acadêmico. Recentemente vimos o caso do cantor britânico Ed Sheeran que respondeu criminalmente por uma denúncia de plágio em uma de suas músicas. Ele conseguiu provar a sua inocência, mas é sempre uma questão de grande repercussão negativa na carreira de uma pessoa.

Ao escrever um relatório para a sua empresa, um artigo na internet, uma obra literária ou até uma música, é preciso ter cuidado para não incorrer em plágio.
Além disso, a Internet apenas reforçou ainda mais os casos de obras plagiadas. Na verdade, agora é tão fácil quanto copiar e colar. Muitos não se preocupam mais em escrever sua própria opinião ou reflexão sobre algo quando é tão fácil de copiar. Os trabalhos acadêmicos são cada vez mais realizados de forma digital e essa tendência cresceu ainda mais nos últimos anos, especialmente devido ao que vivemos durante a pandemia e o confinamento. O mundo se tornou digital e a academia não fugiu à essa regra.
Há muita informação disponível na internet, independente do assunto, por isso é muito raro não encontrar nada de interessante na web. A tentação de copiar e colar se torna ainda maior quando temos tudo ali, ao nosso alcance.
Por tudo isso, é muito importante que qualquer professor não deixe de lado esse tipo de problema. Quer você seja professor em uma escola, instituto, faculdade, universidade ou trabalhe como professor particular, saber detectar o plágio e saber como reagir ao plágio é uma das habilidades quase essenciais que você deve ter. Caso opte por oferecer apoio acadêmico, você deve informá-los sobre a questão do plágio para evitar ao máximo copiar e colar e também explicar aos seus alunos como citar um autor, de forma correta, buscar informações e utilizá-las sem copiá-las ou tomá-las como sendo de sua autoria.
Entenda o que consiste em plágio para melhor detectá-lo
Para que você, como professor, possa formar e informar os seus alunos da melhor maneira possível, é importante compreender em que consiste o plágio e o que pode ou não ser feito a respeito. A sensibilização dos alunos, sejam eles crianças ou adultos, é a única forma de evitar o plágio involuntário.
Além disso, compreender em que consiste o plágio, o ajudará a lutar contra o plágio deliberado.
Você deve saber que plágio é “roubo intelectual”. É simplesmente repetir uma frase ou texto, palavra por palavra, sem a devida citação do verdadeiro autor. No entanto, a ideia geral ou o conhecimento comum está parcialmente protegida. Na verdade, se uma pessoa quiser usar, por exemplo, a frase “o tempo no sul do Brasil está terrível”, nada a impede de escrever “o tempo está horrível no sul do Brasil”. Como você pode ver, o significado permanece o mesmo, mas a forma não. O que você não pode fazer é repetir a frase exatamente como ela está.

No entanto, declarar uma grande ideia ou conceito afirmando que você é o autor também é considerado plágio. Assim, adotar uma teoria de um sociólogo, pesquisador ou de um historiador, por exemplo, sem mencionar seu nome e afirmar que você é o seu autor, pode causar sérios problemas. Citar os autores que o inspiram é, portanto, crucial em qualquer trabalho, seja ele manuscrito ou em formato digital.
Como professor, desta forma, você deve diferenciar entre plágio total ou descuido do aluno. De qualquer maneira, o principal é conversar sobre isso com o aluno para saber realmente suas intenções e se ele tem consciência das consequências do plágio, que pode ser muito grave no contexto da Universidade e das publicações acadêmicas.
Claro que é possível copiar uma frase, um texto ou uma ideia, palavra por palavra, mas aí será obrigatório citar o nome do autor e colocar entre "aspas".
Na maioria das vezes, no contexto escolar, os alunos copiam frases inteiras, esquecem as aspas ou parafraseiam a ideia de um autor sem citá-las. As normas ABNT indicam o procedimento correto para citar uma ideia que não é sua em um trabalho acadêmico.
Porém, o plágio não atinge apenas grandes autores. Também pode acontecer que os alunos utilizem uma tarefa escrita por um de seus colegas. Mesmo que tenha autorização do aluno, será motivo de plágio, uma vez que o segundo aluno não é o autor. Às vezes, os alunos também encontram trabalhos já escritos na Internet e simplesmente o copiam.
Portanto, como professor, é importante manter-se atento ao desempenho e ao trabalho realizado pelos alunos.
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Utilize ferramentas de busca para detectar o plágio
Detectar plágio em um trabalho manuscrito não é uma tarefa simples. É impossível copiar e colar o texto em um programa antiplágio online. A tarefa nestes casos, fica, portanto, mais complicada quando você é professor e deseja verificar se o trabalho que um aluno lhe entregou não é plágio.
Porém, o plágio já existia antes da chegada deste tipo de programa de verificação e por isso os professores tiveram que descobrir como detectá-lo antes mesmo da era digital.
O método mais popular é selecionar uma frase da obra e digitá-la em um mecanismo de busca. Dessa forma, caso o aluno tenha recorrido ao plágio, a frase aparecerá entre as primeiras respostas do buscador. Este método permite verificar se há plágio sem ter que copiar todo o trabalho do aluno.
Você também pode optar por copiar várias frases para ficar mais seguro. Por outro lado, copiar apenas alguns termos pode não ser totalmente eficaz em certos casos. Na verdade, existem certos grupos de palavras que são usados regularmente sem plágio. Portanto, aconselhamos copiar ao menos uma frase completa.

Se a frase fizer parte de um site, acesse a página em questão para ver se outras partes da obra foram copiadas. Fazendo uma leitura rápida, será muito fácil detectar se seu aluno copiou ou não.
Você também pode acessar o site da Wikipédia e dar uma olhada na página correspondente ao tema do trabalho. Não é incomum que os alunos recorram a esta enciclopédia online para fazer perguntas sobre suas tarefas.
Claro que se o trabalho do seu aluno estiver em formato digital, você sempre poderá usar essas opções de forma mais fácil, bem como programas de detecção de plágio.
Programas de detecção de plágio escolar
O fato do trabalho de um aluno ser manuscrito não significa que você não possa usar nenhum programa antiplágio. Levará um pouco mais de tempo do que para um trabalho digital, mas você pode usar essas ferramentas online. Há aparelhos celulares que já tiram foto de um texto e conseguem transcrever o texto da foto e te permitir copiar e colar. Claro que a letra do seu aluno precisa ser bastante legível para conseguir usar essa ferramenta.
Tal como acontece com os motores de busca, o que você precisa fazer é copiar algumas frases da lição de casa do aluno e fazer uma pesquisa usando o software.
Claro, a desvantagem é que você não poderá testar todas as frases da tarefa, ou mesmo a tarefa toda, algo que você pode fazer com um trabalho em formato digital. No entanto, se certas frases parecerem mais suspeitas do que outras, insira-as para verificar se há plágio.
Nesse caso, o melhor é usar um software que pesquise em toda a web. Na verdade, existem vários tipos de programas que já fazem esse trabalho. Alguns programas permitem comparar dois textos, outros permitem fazer uma análise através das diferentes páginas. Se você utiliza um programa do primeiro tipo é porque já suspeita que houve plágio. Por outro lado, se você utilizar um programa do segundo tipo, terá mais chances de encontrar a origem do plágio entre mais opções.
Dicas e truques para detectar plágio entre dois documentos
Além de todas as ferramentas informáticas e online, os professores também devem usar a sua intuição didática. Ao ler um trabalho, às vezes você tem uma certa sensação. Confie em si mesmo e use essa intuição para investigar.
Os alunos que recorrem ao plágio muitas vezes introduzem frases deslocadas em seus textos. Esse pode ser um indício de que há plágio. A linguagem ou o estilo também variam muito de frase para frase, pois ele pode pegar a ideia de vários autores diferentes e juntar no seu trabalho. Se você já trabalha com esse aluno há algum tempo, já sabe como ele se expressa, escreve ou fala. Um vocabulário incomum para um aluno específico pode ser uma pista.

Caso o aluno tenha plagiado um texto inteiro, será ainda mais fácil perceber a discrepância entre seus escritos habituais e o texto plagiado. Pode acontecer do aluno alterar algumas poucas palavras do texto. Ao fazer isso, o aluno às vezes desvia o sentido da frase para algo que se torna incompreensível, sendo imediatamente perceptível.
Se o aluno utilizou o trabalho de outro colega, detectar o plágio é mais complicado. No entanto, também pode acontecer que a diferença de linguagem e expressão o deixe desconfiado.
Acima de tudo, converse com o aluno em questão. Nas aulas particulares ou no apoio escolar, o principal não é pressionar o aluno para que tenha sucesso nos trabalhos de casa, mas sim ajudá-lo a progredir e a perceber porque recorreu ao plágio. Por preguiça? Por entender mal o assunto? Para facilitar? Ou foi um descuido?
Um professor, acima de tudo, precisa ensinar seu aluno a andar no caminho correto. A compreensão é importante nesse contexto, para não gerar atrito na relação mestre e aluno.
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