O riso é atemporal. A imaginação não tem idade. Os sonhos são eternos. Quanto mais você gosta de si mesmo, menos vai se parecer com os outros e é isso que vai torná-lo único.
Walt Disney
Todo mundo ama o Mickey Mouse. Ele é uma espécie de símbolo dos filmes da Disney e encanta pessoas de todas as idades, em todas as partes do mundo. Muitas crianças de hoje também amam Ariel, Simba e Frozen. Ver esses desenhos inspirou muitas pessoas no sentido de se interessar por design e sentir vontade de produzir uma animação.
Mas será que é possível realizar uma produção para o mercado de animação sem investimentos exorbitantes? Acompanhe nosso artigo e encontre a resposta.
Crie um desenho animado com a técnica da celuloide
Antes de pensar em entrar no mercado de animações, faça um balanço sobre os diferentes métodos de criação. Desde o surgimento do cinema de animação, no século XX, muita coisa mudou. A celuloide foi a primeira técnica inventada. Trata-se de uma folha transparente, feita de acetato de celulose, usada para criar as diferentes cenas que compõem o desenho animado.
De fato, uma animação consiste em fazer uma sequência de desenhos que, após torná-los digitais, você irá animar. É preciso pensar bem na duração da produção, visto que um minuto de filme envolve cerca de 1400 desenhos. Todo esse conteúdo era desenhado à mão na celuloide, e tornado em imagens digitais para serem editadas. A cada desenho, os personagens em movimento mudavam de posição enquanto o fundo se mantinha estático.
Hoje em dia, pouco se usa essas técnicas em novos projetos, já que se trata de algo trabalhoso demais para tornar-se suficientemente lucrativo. Entretanto, hoje em dia, para começar a desenvolver suas técnicas, você pode fazer algo similar. Você pode experimentar criar um projeto simples em papel seguindo a esses princípios do movimento.
Em seguida, folheando rapidamente, você vai ter a sensação de que o seu personagem está em movimento. É claro que trata-se de algo muito simplista em relação a uma produção audiovisual para o cinema. Uma alternativa mais técnica seria digitalizar esses desenhos e lançá-los em um software de edição.
Crie um desenho animado em stop motion
Stop motion também é uma técnica tradicional de animação. Você assistiu ao filme "A fuga das galinhas"? Os personagens foram esculpidos. Nessa técnica, você não desenha os personagens, mas os modela com massinha, por exemplo. Peças de lego e marionetes também podem ser usados.

Inicie sua produção construindo um cenário e colocando nele seus personagens. Em seguida, posicione a câmera e não a mova mais. Fotografe a sequência de cenas da mesma forma que acontece nos desenhos em celuloide. A criação digital para o cinema faz parte das artes e, portanto, os profissionais a fazem com prazer. Se você não tem essa vontade, nem adianta tentar lançar-se nesse mercado.
Crie um desenho animado a partir de um software 2D
Há uma gama de ferramentas online grátis para criar animações digitais. É claro que elas nem se comparam às ferramentas profissionais e, portanto, não se deve esperar os mesmos resultados. Trata-se apenas de uma oportunidade para que iniciantes criem seu primeiro projeto piloto de arte. Quer exemplos?
LightMV
Pode ser que alguns professores de curso básico de design recomendem essa ferramenta. E o aluno pode baixá-la para explorar melhor em casa. Basta encontrar os personagens na biblioteca do próprio programa e utilizá-los para a sua criação. É mais voltado a ajudar você a aprender, e não para o mercado profissional.
GoAnimate
Trata-se de uma ferramenta paga, mas que conta com uma versão gratuita. Esta, por sua vez, não permite que você baixe o seu desenho animado, mas é possível testá-lo para ver como ficaria. O ensino se complementa por esses softwares que nada mais são do que uma introdução à disciplina prática.
Powtoon
Não se trata necessariamente de uma ferramenta de animação, mas é usado em projetos com slides animados, por exemplo. Trata-se, na verdade, de uma ferramenta capaz de criar projetos divertidos, uma vez que permite animar elementos individualmente e combiná-los no contexto.

Moovly
Parecido com o Powtoon, essa ferramenta permite a formação de infográficos animados, que podem ser usados em uma apresentação da sua empresa ou mesmo para introduzir conteúdos de cursos de uma forma mais leve, divertida e de fácil compreensão e memorização.
FlipaClip
Disponível para Android e iOS, é usado na criação digital de GIFs e vídeos em formato MP4. Alguns professores pedem aos alunos para baixá-lo e começar por projetos simples. Pode ter certeza que algum aluno da sua turma no curso de artes já usou esse programa.
Toontastic 3D
Se você quer fazer estória, está no lugar certo. Você cria seus personagens na biblioteca e dá vida à eles a partir da animação. Uma vez que você conhece os fundamentos de projetos de arte, será possível usar a sua criatividade para inventar as mais divertidas estórias.
Pencil 2D
O único dessa lista que pode ser usado por profissionais. Por essa razão, pode ser aplicado em aulas online, já que facilita o trabalho do artista. Trata-se de uma ferramenta que favorece a sobreposição de imagens, o que permite copiar o desenho anterior e alterá-lo de acordo com o movimento desejado.
Aprenda a desenhar seus personagens
Você tem os professores e as ferramentas e acredita que isso é o suficiente para lançar-se nesse mercado? Na prática, não é bem assim que funciona. Você vai precisar usar toda a sua criatividade para lançar filmes vendáveis. Para começar, o design do personagem deve seguir a diversos fundamentos aprendidos no curso. Há profissionais dedicados apenas à essa etapa, e isso requer muito treino.

Mas não entre em pânico! Há recursos digitais que podem ajudá-lo e você ainda encontra muitas dicas na internet (ou pode até pedir ajuda ao seu professor). Você pode até encontrar tutoriais que ensinam o básico. Entretanto, tenha em mente que alguns elementos como silhueta, expressões faciais e o corpo sob várias dimensões devem fazer parte do seu rol de habilidades.
Então, cabe a você escolher o seu estilo. Será ele mangá, realista ou infantil?
Aprenda a desenhar os cenários de filmes de animação
O que seria de uma boa animação sem um bom cenário? É claro que, em algumas artes, o plano de fundo não faria falta, mas ele ajuda a adicionar atmosfera ao seu trabalho artístico. Assim como cada personagem, essa decoração é feita por um profissional especializado em design. Ele é um artista que cuida apenas do fundo. Muitos seguem os princípios da pintura digital realista e de artes cênicas.
Ser um profissional conceitual que realiza esse trabalho requer conteúdo técnico e criativo diferenciados. Muitos entusiastas procuram por professores que os ajudem a desenvolver essa habilidade. Muitos entraram nesse ramo inspirados pelo Mickey Mouse.
Como criar um bom roteiro para a sua animação
Uma boa produção de animação vai além de personagens bem desenhados e um belo cenário. Tem que ter estória para contar. Ela precisa ser coerente e cativante. Muitos roteiros da Walt Disney foram descartados sem nunca terem sido produzidos porque o produtor os considerou ruins demais para se transformarem em filme.
Assim como o conteúdo de um livro, um roteiro pode precisar passar por várias versões até chegar à aprovação. Peça a um amigo ou mesmo um profissional do ramo que leia sua estória e dê uma opinião. Assistir a outros filmes de animação também permite que você identifique o que é um bom roteiro e se inspire para fazer o seu. Você pode ainda criar um network com outros profissionais do ramo.
Como escolher o que deseja desenhar
Um curso de design abre muitas portas para a sua futura carreira. Se pensarmos em animação gráfica, há os clássicos filmes que são o verdadeiro sonho da maioria das pessoas que querem trabalhar nessa área. Há também cursos mais voltados a criadores de games, um mercado que também é muito promissor atualmente. Você pode se especializar na criação de conteúdo que preferir.
Há cursos de desenho mais completos, nos quais cada semestre é voltado a uma vertente. Se você ainda tiver dúvidas, eles podem ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Em uma mesma turma, por exemplo, cada aluno pode ter o seu próprio perfil e se especializar em algo diferente dos demais. É por isso que costumamos dizer que o curso vai abrir vários horizontes para você. Caberá explorar aquele com o qual mais se identificar.

Muitas vezes, fazer um curso online é válido como o primeiro passo. Entretanto, um estudo mais especializado se tornará necessário com o passar do tempo. Professores que oferecem a oportunidade de desenvolver um projeto piloto podem ser uma boa opção para o seu desenvolvimento. Você não precisa necessariamente estar inserido em uma turma, as aulas particulares também podem funcionar.
Há ainda os cursos de artes com ênfase em criação audiovisual que podem ajudá-lo a ganhar uma noção mais conceitual. Tenha em mente que um criador de animação será um eterno aluno, já que as tecnologias se atualizam e sempre haverá algo novo a aprender.
Quer começar agora mesmo? Acesse a nossa plataforma Superprof e tenha acesso ao seu primeiro professor de desenho online de animação.