A profissão de motorista de ambulância ou condutor de ambulância no Brasil vai muito além de dirigir um veículo. Um condutor socorrista tem uma função vital e de alta responsabilidade que exige preparo técnico e emocional para lidar com as situações de resgates urgentes inerentes à essa ocupação. O motorista de automóvel de transporte de doentes é o primeiro passo para que um paciente tenha o atendimento médico especializado com a urgência necessária para a situação.
Se você se interessa por essa profissão tão importante, este artigo é o seu ponto de partida. Para ingressar nessa carreira essencial do sistema de saúde brasileiro, você precisa entender sobre as exigências do cargo, os pré-requisitos, a legislação por trás do ofício e o dia a dia dos profissionais motoristas que são tão importantes para salvar vidas.
A Realidade Brasileira e o Salário do Motorista de Ambulância
A remuneração de um motorista de carro de socorro no Brasil pode variar bastante a depender da região do Brasil, do tipo de empregador, se público ou privado e da experiência profissional.
Se a vida é passageira, escolha bem os motoristas.
Clarisse Freire
Em 2025, foi publicada a Lei nº 15.250 que dispõe sobre o exercício da atividade de condutor de ambulância. Com a publicação dessa nova norma, os motoristas de ambulância passam a ser considerados profissionais de saúde para fins de acumulação remunerada de cargos públicos. Caso desejem acumular mais de um cargo público, eles devem respeitar os períodos mínimos de descanso e os horários precisam ser compatíveis. A lei também estabelece que os condutores de carro de resgate devem, obrigatoriamente, ser cadastrados como condutores nos sistemas oficiais de registro de trabalhadores.
O valor salarial de um condutor de ambulância pode variar muito conforme a região, o tipo de empregador e o grau de experiência. De acordo com dados recentes, o valor pode ir de R$ 1.980.00 podendo ultrapassar os R$ 3.000,00.

Estados e cidades com uma maior demanda ou um custo de vida mais elevado, podem oferecer salários maiores. O salário em hospitais ou serviços privados podem variar bastante. Já para os serviços públicos, como por exemplo o SAMU, a remuneração é definida por concursos públicos ou regimes de contratação específicos, que podem incluir benefícios como adicional noturno, periculosidade e insalubridade, elevando o valor final de remuneração.
Outro fator que pode influenciar a remuneração é o tempo de experiência. Um profissional em início de carreira começa com um salário próximo ao mínimo ou piso regional, enquanto um motorista com muitos anos de experiência pode ter uma remuneração significativamente maior.
Desta forma, a resposta para a pergunta de "Quanto ganha um motorista de ambulância?" quando pensamos na realidade brasileira é bastante complexa. Mas portais como o Quero Bolsa ou do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, indicam para esses valores relatados anteriormente.
Qual categoria para dirigir ambulância?
Obviamente, existem alguns requisitos e necessidades de habilitação para ser um motorista de ambulância no Brasil. Conforme o artigo 3º da Lei 15.250 de 2025, os requisitos mínimos para ser condutor de ambulância são:
- ser maior de 21 (vinte e um) anos;
- comprovar a realização de treinamento e reciclagem em cursos específicos, na forma do art. 145-A da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro);
- estar habilitado para conduzir veículos de transporte de pacientes conforme a legislação em vigor.
Outra dúvida comum é sobre qual o tipo de Carteira Nacional de Habilitação necessária para dirigir ambulância. Como determinado na legislação, a CNH é obrigatória para se dirigir um carro de resgate de pacientes e a categoria exigida depende do tipo de veículo:
- Categoria B para condução de ambulâncias de pequeno porte, como furgões ou veículo com peso de até 3500kg e que não excedam 8 lugares.
- Categoria D ou E para ambulâncias de médio e grande porte como vans adaptadas e veículos de suporte avançado de vida.
Além da CNH, da idade mínima de 21 anos e do Ensino Médio completo, um condutor de ambulância deve obrigatoriamente realizar um Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O curso tem uma carga horária de 50 horas aula e deve ser revalidado com uma reciclagem a cada 5 anos.
O que é preciso para ser motorista de caminhão?
As atribuições do Condutor Socorrista
A própria Lei nº15.250/2025, em seu artigo 2º dispõe sobre as atribuições da profissão:
- conduzir veículos terrestres de transporte de pacientes, de resgate, de suporte básico e/ou de avançado de vida conforme padronização, capacitação e atuação definidas por código sanitário e regulamento pertinente;
- identificar todos os equipamentos e materiais embarcados no veículo e sua utilidade;
- conhecer integralmente o veículo e realizar sua manutenção básica;
- conduzir o veículo de forma segura e compatível com as necessidades clínicas do paciente, assegurando fluidez no tráfego, estabilidade da condução, especialmente em vias irregulares ou situações adversas, e previsibilidade de manobras para evitar agravamento do estado clínico do paciente;
- auxiliar a equipe de saúde nos processos básicos de auxílio à saúde, nas imobilizações e no transporte das vítimas, na realização de medidas de reanimação cardiorrespiratória básica e no correto manuseio e retirada dos equipamentos médicos fixos no interior do veículo;
- estabelecer contato com a central de regulação médica e seguir suas orientações;
- conhecer a malha viária local e a localização de todos os estabelecimentos de saúde integrados ao sistema assistencial local, bem como as condições do tráfego e as adversidades em vias alternativas;
- cumprir a legislação, bem como os protocolos do Ministério da Saúde, as normas éticas e os regulamentos estabelecidos pelo contratante, incluídas a verificação da documentação obrigatória do veículo e dos registros de remoção e a observância ao sigilo e ao respeito aos direitos dos pacientes;
- assegurar ambiente adequado no interior da ambulância, promovendo o conforto térmico e físico do paciente e de seus acompanhantes, adotando condução compatível com a fisiopatologia do quadro clínico e conduta profissional compatível com situações de urgência e emergência;
- participar de capacitações periódicas promovidas pelo empregador ou por órgãos competentes direcionadas à atualização em técnicas de direção segura, em noções básicas de primeiros socorros, em auxílio à equipe e em normas técnicas e legais aplicáveis à função.
O contato com agentes patológicos exige o rigoroso cumprimento de normas de biossegurança e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
O dia a dia de um motorista de ambulância é marcado por uma rotina intensa e imprevisível, o que exige uma pessoa com o perfil focado, equilibrado e com forte senso de responsabilidade. Um dos maiores desafios para o motorista de ambulância é o lado emocional. Lidar com o sofrimento dos pacientes, com acidentes graves e a pressão do tempo em uma situação urgente é uma constante.
Além disso, é preciso ligar com a pressão do trânsito, ter habilidade e prudência para chegar rápido e em segurança no destino final. Lidar com jornadas de trabalho de plantões, comuns ao setor de saúde brasileiro.
Oportunidades e Perspectivas de Emprego no Brasil
A demanda por motoristas de ambulância qualificados no Brasil é alta e constante, principalmente nos grandes centros urbanos e regiões com maior número de hospitais. As principais áreas de atuação e vagas de emprego estão nos seguintes setores:
Setor Público:
- SAMU: a maior referência em urgência e emergência no Brasil com contratação a partir de concurso público.
- Corpo de Bombeiros: atua no resgate e atendimento pré-hospitalar.
- Hospitais públicos e municípios: condutores de transporte de pacientes inter-hospitalares e ambulatorial.
Setor Privado:
- Hospitais particulares e clínicas: alguns possuem frotas próprias para o transporte de pacientes.
- Empresas de remoção e resgate: serviço particular de transporte e atendimento.
- Empresas de eventos: apoio médico em grandes eventos como shows e jogos esportivos.
- Transporte aéreo e rodoviário: condutores para movimentação de equipes e pacientes em operações logísticas de emergência.
São diversas oportunidades para essa importante atividade. A regulamentação de 2023 classifica esses trabalhadores como profissionais da área da saúde, o que abre algumas portas para melhores condições da profissão.
Veja também as vagas de emprego e os requisitos para ser motorista de ônibus no Brasil.
O reconhecimento pode levar a profissão à melhores pisos salariais, adicionais específicos para profissionais dessa área, além da possibilidade de acúmulo de cargos públicos com a devida compatibilização de horas.
O caminho para se tornar um motorista de ambulância no Brasil exige dedicação, qualificação contínua e um forte senso de dever cívico. É uma profissão de grande heroísmo diário, em que a habilidade no volante se une ao conhecimento técnico, a paciência, ao senso de urgência e a empatia. Uma ocupação tão importante e que faz uma grande diferença na rotina de milhares de brasileiros.
Certamente, em uma situação entre a vida e a morte, a atuação desse profissional será de grande importância para o salvamento e a preservação da existência. Atuar de forma eficiente e com atenção é primordial para que o paciente e a equipe de socorristas chegue em segurança a Unidade de Pronto Atendimento.
Agora que você já sabe quanto ganha um motorista de ambulância e conhece os detalhes sobre esta profissão, deixe-nos saber o que te motiva a procurar essa carreira?









