Está chegando o Dia dos Pais. Comemorado no Brasil no segundo domingo de agosto, esta é uma data muito importante. E oferecer um desenho artístico feito pelas mãozinhas do seu filho é uma ideia super original de presente para oferecer. Sendo as crianças mais jovens ou mais velhas, o Dia do Pais é a oportunidade perfeita para surpreender com um mimo personalizado.
Com a proximidade da data, se você ainda não tem nenhuma ideia, pode ficar tranquilo. A Superprof vai te dar algumas dicas de itens que podem emocionar o seu pai neste dia.
E mais, se você não sabe desenhar, a Superprof também tem excelentes professores disponíveis para uma aula de técnicas de desenho, onde você vai aprender ou melhorar o seu dom para a ilustração, pintura ou desenho.
Quer fazer um presente muito especial com o seu pequeno? Então vamos para as dez ideias de itens personalizados para presentear no Dia do Pais, que nossos pequenos artistas podem fazer com as próprias mãos, com ou sem a ajuda das mamães.
Desenhe um retrato do seu pai
Uma boa ideia para presentear seu pai é um esboço do seu rosto. Se sua criança já é maior, essa tarefa pode ser mais fácil para ela. Fazer um esboço a partir de um retrato ou mesmo a partir da imaginação. É um bom momento também para descobrir qual a representação a criança tem de seu pai.
Alguns heróis não tem capas, eles são chamados de pais.
Autor desconhecido
A ideia aqui é dar liberdade a imaginação do pequeno desenhista, para que ele faça uma representação realista. Dê-lhe então um papel, lápis coloridos, e deixe ele livre para criar um belo retrato do paizão.
Outra opção, caso ele não consiga ainda desenhar um rosto, é dar uma tela em branco com algumas tintas para que ele preencha o fundo da tela com muitas cores. Depois você pode colar uma fotografia bem bonita por cima e a pintura do fundo servirá como uma moldura.
É uma ótima ideia e oportunidade de fazer uma tarefa manual que vai encantar as crianças e também o pai.
As impressões das mãos e pés
Quer derreter o coração do papai e criar uma recordação única? Que tal fazer as impressões das pequenas mãozinhas e pezinhos do seu pequeno. Essa é uma ótima opção de atividade para crianças muito pequenas ou até para bebês.
A primeira opção é fazer esse trabalho com tinta guache lavável. Passe a tinta em toda a mão do bebê e depois no pezinho e coloque as impressões em uma folha em branco. Depois que secar, você pode mandar fazer um quadro e essa será uma bela lembrança para colocar na parede de casa. Quando a criança for ficando mais velha, ela ainda pode acompanhar como suas mãozinhas e pezinhos cresceram.

Se seu bebê não se sentir confortável em mergulhar a mão na tinta, você pode fazer com o auxílio de uma caneta, a volta em todos os dedos e colorir o formato da mão. Depois que fizer o contorno, você pode usar uma esponja e preencher o entorno com tinta ou pedir para o bebê fazer a sua própria criação artística, antes mesmo de frequentar um curso desenho.
Um cartão
Este é outro mimo que vai deixar o papai com o coração quentinho. O cartão pode ser entregue sozinho ou acompanhado de um belo presente.
Este mimo personalizado combina a arte criativa dos filhos com as palavras doces das mamães.
A dica é: pegue um papel próprio para fazer cartão... aquele mais grosso. Dobre ao meio e deixe a criança desenhar e colorir a vontade no lado de fora. Por dentro, escreva uma linda mensagem. Se não for muito boa com as palavras, procure na internet um poema.
Fácil de fazer, o cartão será ideal para acompanhar um presente e será muito mais pessoal que os cartões comprados prontos. Mesmo que seu filho não seja um Picasso, ele certamente será capaz de desenhar algo único, especial e que seja representativo neste dia tão especial.
Além disso, é uma ótima opção para quem esqueceu de comprar alguma coisa e não quer deixar a data passar em branco. Você pode fazer o cartão e colocar um "vale-presente" dentro.
Uma gravata de papelão
Para os papais executivos ou advogados, certamente a gravata é um item que o representa muito quando se trata de um item do vestuário. E que tal aproveitar o Dia dos Pais para fazer uma gravata cheia de personalidade e com um design único e original?
Aprenda nesse vídeo como fazer uma gravata de origami.
Uma vez que a etapa de fazer a dobradura for concluída, é hora da ornamentação. Entregue para que a criança faça a sua personalização com lápis ou marcadores.
Se você achou a dobradura algo muito complexo e elaborado, você pode cortar a gravata diretamente em um papelão e decorar.
Outra ideia é a camisa de papel. Aprenda como fazer no vídeo abaixo.
Você vai ver como esse tipo de trabalho manual vai atrair a atenção dos seus pequenos. É uma ótima atividade para fazer em família.
Chaveiro divertido
Esse é mais um dos clássicos entre os trabalhos artesanais. O chaveiro é um item que todo pai usa, seja na chave de casa ou do carro. E é um presente que não requer muito tempo ou muito material para ser produzido.
Você pode fazer o chaveiro com argila de modelagem, ou com massa de biscuit. Se a criança não tiver habilidade suficiente para fazer esse tipo de mini escultura, você pode imprimir uma imagem na internet e pedir para ele colorir, depois é fazer uma miniatura dessa obra de arte e colocar no formato de chaveiro.
Existem chaveiros próprios para colocar fotografias dentro, você pode comprar um desses e colocar a obra de arte lá dentro.
As mamães podem fazer também o chaveiro em resina. Tem alguns tutoriais que podem te ajudar com essa missão ou podem contar com um professor de desenho online para ensinar rapidinho.
Caneca ou xícara de café personalizada
Outra opção bem comum e disponível em quase todas as cidades é a impressão de arte em canecas ou xícaras personalizadas. Temos diversas empresas especialistas nessa fabricação de peças únicas e personalizadas.

O primeiro passo é pedir para a criança fazer um belo desenho, de algo que represente ele e o papai, ou o que eles gostam de fazer juntos. Depois é só fotografar a obra de arte e pedir para uma dessas empresas imprimir o desenho na peça de porcelana ou acrílico.
Pronto, o papai vai tomar ser café e lembrar diariamente daquele carinho em forma de presente feito especialmente para ele, pelo seu querido filho ou filha.
Nada mais gratificante para uma criança que o seu pai possa ter com ele, no seu trabalho, um desenho que ele fez com todo amor e carinho.
Avental de cozinha personalizado
Seu pai é um grande chef ou um ótimo churrasqueiro? Ele gosta de colocar a mão na massa? Então uma boa opção para esse perfil de pai é um avental personalizado.
O seu filho pode desenhar diretamente no tecido, com canetas próprias para escrever em tecido. Outra opção é ele fazer a sua arte em um papel e você pedir uma empresa especializada para transferir a arte para o avental.
Você pode escrever alguma frase legal como "Super Paizão", "Papai meu herói", "Pai, você é o melhor". E seu filho faz os desenhos dele para terminar a personalização do avental.
A criança ficará orgulhosa de ver o papai usando o avental com seus desenhos quando as visitas estiverem em casa. E o papai vai ficar feliz com esse mimo especial.
Uma camiseta com um desenho único
Se seu pai não é muito de ir para a cozinha, uma opção é fazer ou imprimir o desenho em uma camiseta. Assim ele pode usar a qualquer momento. Para passear na praia, para ir a academia, ou até mesmo para trabalhar.
Você pode usar a mesma proposta do avental, de escrever diretamente em uma camisa branca de algodão. Lembre-se sempre de colocar um papelão por dentro da camisa para a tinta não passar para o outro lado da camiseta.
Se você sente que o seu filho não está muito seguro em desenhar diretamente no tecido, ele pode sempre fazer os desenhos no papel e depois você leva para uma empresa especializada transferir o desenho para o tecido.
Um porta-retratos feito a mão
Que tal fazer um porta-retratos único e especial, feito pelas pequenas, mas habilidosas mãos do seu artista mirim?
Os pais podem acumular muitas fotos ao longo dos anos com os seus filhos. E por mais que hoje em dia a maioria das fotos fique apenas no digital, uma foto impressa tem seu valor. É por isso que as nossas duas últimas ideias envolve a fotografia.

A primeira ideia é fazer um porta retratos personalizado e que destaque ainda mais aquela foto bem bonita do papai com a sua prole.
Com tinta guache e um pincel o seu filho pode personalizar aquela moldura branca e sem graça, tornando aquele porta-retratos único e especial.
Um quadro com fotos e desenhos
Ainda na onda de usar as fotografias acumuladas no seu celular dos momentos mais lindos entre pai e filho, você pode montar um quadro grande com várias fotos e também com desenhos feitos pelos seu filho. Complementar com mensagens de carinho e pronto, você terá uma lembrança única e cheia de significado.
Temos no mercado alguns quadros que você pode colocar as fotos e desenhos com ímãs e ir trocando de tempos em tempos. Tem alguns outros quadros que cabem diversas fotos e em alguns dos espaços você pode colocar os desenhos feitos pelo seu pequeno artista.
Gostaram das inspirações? Agora você já tem uma série de ideias para colocar a mão na massa e entregar o seu melhor no segundo domingo de agosto.









