Implementado oficialmente no sistema de regras do tênis em 1970, o tie break é o método usado para facilitar o desempate nesse esporte. Assim, de forma mais rápida, e sem desgastar tanto o físico dos atletas, se estabelece o vencedor do set, através do mecanismo do tie break.
No tie break, os tenistas precisam agir com a razão, usar as melhores estratégias e utilizar as suas principais habilidades técnicas. Diante disso, vamos entender como funciona o tie break no tênis? Acompanhe, e saiba tudo sobre o mecanismo de desempate desse esporte!
O que é o Tie Break?
Quando o set é finalizado com o placar de 6 a 6, o tie break "entra em ação". O tie break é um momento da partida de tênis que visa desempatar o jogo. Ocorre uma disputa, até que um dos jogadores consiga desempatar a partida.
A ideia do tie break é que o jogo de tênis não se torne longo e fadigoso, fazendo com que a partida seja mais ágil e fluída, o que é interessante tanto para quem assiste à partida quanto para quem participa do jogo de tênis.
Sabe como tie break é vencido? Quando um dos jogadores alcança, primeiro, a seguinte contagem de pontos, com dois pontos de diferença sobre o oponente:
pontos no tie break
Esse é o tipo de tie break tradicional, o qual é utilizado em vários torneios de grande expressão para o esporte, como o Grand Slams. Como existem três tipos de tie break - tie break tradicional, super tie break e no-ad tie break -, vamos entender melhor cada um dos conceitos?
Tie break tradicional
No tie break tradicional, o desempate acontece da seguinte forma: o jogador que alcançar os 7 pontos primeiro, e com diferença de 2 pontos em relação ao seu oponente, vence o set. Então, o resultado da partida precisa ser, por exemplo, 7 a 5, 8 a 6 ou 9 a 7.
Nesse tipo de tie break, tem-se ainda a alternação de saque pelos tenistas a cada dois pontos. Como já foi dito, a maioria dos grandes torneios utiliza o tie break tradicional. Sem dúvidas, ele é o mais utilizado e conhecido pelos amantes desse esporte.
Super tie break
O super tiebreak é utilizado, principalmente, em torneios amadores e em jogos de tênis em dupla. Para ser mais preciso, quando o set é bastante decisivo, se usa o super tie break. O vencedor do super tie break é quem fizer 10 pontos primeiro, com diferença de 2 pontos, em relação ao adversário.
A partida de tênis torna-se mais ágil, e com menor tempo de duração, sem afetar a competitividade do jogo
Se você estiver fazendo o seu próprio campeonato de tênis, escolha entre alguma das opções de tie break. Vale ressaltar que a maioria dos campeonatos amadores usam o super tiebreak ou o no-ad tie break (o qual falaremos, a seguir).
No-Ad tie-break
No no-ad tie break, há uma grande diferença em relação aos outros mecanismos de tie break. Isso porque não existe a necessidade de ter 2 pontos de diferença em relação ao adversário. Então, essa é a principal distinção: no tie break tradicional e no super tie break, deve-se ter tal diferença de 2 pontos no resultado do jogo, e no no-ad tie-break, não é preciso.
A regra do tiebreak é a seguinte: quem atingir primeiro 7 ou 10 pontos (a depender da regra do jogo de tênis, pois algumas partidas existem 7 pontos, enquanto outras partidas exigem o alcance de 10 pontos) torna-se o vencedor do set.
O no-ad tie break é bastante utilizado em campeonatos universitários e juvenis de tênis. Com esse mecanismo, o jogo se torna ainda mais ágil e menos cansativo para os tenistas. Por isso, muitas pessoas optam por esse tipo de tie break nos torneios não-oficiais.
Quais as regras do Tie Break no tênis?
Durante o jogo, a contagem da pontuação no tênis é feita da seguinte forma: 15, 30, 40... Porém, no tie-break, a contagem não segue esse sistema de normas do tênis, havendo uma contagem própria de pontuação, seguindo a lógica do 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7... Assim como contamos no dia a dia, sabe?

Para ganhar o tiebreak: deve-se alcançar 7 pontos, com 2 pontos de vantagem, em relação à pontuação do adversário. Então, se o placar for "7 a 5", você ganha; mas se o placar for "7 a 6", por mais que você esteja na frente, o jogo continua...
O jogo continua até que um dos jogadores tenha 2 pontos de vantagem sobre o outro no placar. Assim, o resultado precisa ser "8 a 6", "10 a 8"... A diferença de 2 pontos precisa se fazer presente nesse resultado da partida de tênis!
Agora que você já sabe como funciona a pontuação, que tal entender melhor o funcionamento do saque no tie break tênis? Ele funciona da seguinte forma:
- O tenista que inicia o tie-break saca a bola apenas uma vez;
- O outro tenista saca a bola duas vezes;
- Depois disso, cada tenista saca a bola dois pontos seguidos, havendo uma alternância a cada dois pontos.
Para que você entenda de forma mais simples, vamos a um exemplo. O jogador A saca o primeiro ponto, o jogador B saca o segundo e o terceiro ponto, o jogador A saca o quarto e o quinto ponto, o jogador B saca o sexto e o sétimo ponto... Tudo isso deixa o jogo bem mais equilibrado, não é mesmo?
Quais as melhores estratégias para vencer o Tie Break?
Um dos momentos mais decisivos, em um jogo de tênis, é o tie break. Se o tenista utilizar uma boa estratégia, ele consegue vencer o set, ainda que não seja o mais habilidoso da dupla. Vamos entender, melhor, quais são as estratégias que podem ser usadas para vencer o tie break?
A primeira estratégia que deve ser usada é a seguinte: se concentre no próximo ponto! No próximo saque! Se você errou, não perca muito tempo pensando no próximo erro, e já se concentre no próximo saque. Não deve haver nenhum tipo de distração ao longo do jogo de tênis - e principalmente no momento do tie break.
Além disso, independente da situação mantenha a calma, e não se mostre desestabilizado ou inseguro para o seu adversário. Ainda que esteja perdendo, demonstre segurança - e a certeza de que ganhará o set.
O tênis é um esporte que exige muita paciência e dedicação
Yoshihito Nishioka
Também não faça jogadas previsíveis, e faça boas variações, realizando saques de bolas altas, depois de bolas curtas... E outras jogadas! No mais, faça o jogo ser movimentado, de modo que o seu oponente tenha que "correr" de um lado para o outro para alcançar a bola, causando-lhe cansaço e desgaste.
Ah, e não podemos deixar de falar da importância da constância! Se mantenha constante, e lembre-se que: da mesma forma que você erra, o seu adversário também errará. Isso significa que não existe perfeição, sendo necessário apenas dar o melhor de si para haver menores chances de erros.
Sempre respire fundo, se concentre, e vá em frente. Nem sempre os melhores vencem, mas sim aqueles que mantêm o controle, deixa o nervosismo de lado na medida do possível, foca ao máximo, e pensa em um ponto de cada vez. Se dedique e tenha paciência, pois, no fim, tudo dará certo!
Curiosidade: o Tie Break mais longo da história!
Em 2024, ocorreu o tie break mais longo da história dos Grand Slams, na partida entre as tenistas Elena Rybakina e Anna Blinkova, no torneio Australian Open. O tie break do terceiro set resultou em um placar de 22-20, e a tenista Blinkova saiu vencedora da partida. Nessa partida, o tie break teve um total de 42 pontos, havendo, de fato, um grande recorde de pontos no tie break!
Já em termos de campeonato ATP, o tie break mais longo foi entre a dupla Reilly Opelka e John Isner, no torneio de Dallas, no ano de 2022. O placar foi de 24-22, com o Opelka conseguindo vencer. Nesse caso, o tie break somou 46 pontos.
Não podemos deixar de falar do recorde de duplas, não é mesmo? Em 1985, houve uma disputa de tênis em dupla, pelo campeonato Wimbledon, e os colombianos Michael Mortensen e Jan Gunnarsson saíram vitoriosos, após um tie break de 50 pontos, com placar final de 26-24.
E aí, gostou de entender como funciona o tie break no tênis através do nosso artigo? Se a nossa explicação didática aprofundou o seu estudo sobre tie break, escreva a sua percepção/opinião nos comentários. Se algum conhecido seu ainda não entendeu o que é tie break, compartilhe o texto!
Uma curiosidade interessante é que existe o tiebreak official game, que conta com torneios ATP and WTA, como Australian Open e Grand Slams. Além disso, você pode jogar as partidas com os personagens dos seus grandes ídolos do tênis, como Novak Djokovic (que tem história com o tiebreak), Rafael Nadal e Roger Federer.
Além disso, se você quer seguir uma carreira com assistências profissionais ou ter um passatempo de qualidade, aprenda técnicas e táticas de tênis com boas aulas, sejam particulares ou em grupo. e na quadra de tênis. Vamos nos lançar nesse novo desafio?