O sistema chinês foi usado para ler e escrever em coreano até o ano de 1440. Àquela época, apenas a nobreza era alfabetizada. O alfabeto coreano, chamado hangul, foi criado exatamente para que mais pessoas pudessem aprender a ler e escrever, diminuindo os índices de analfabetismo.
Usado inicialmente por mulheres e crianças, esse novo sistema só tornou-se oficial em 1948, após a derrota dos japoneses ao final da Segunda Guerra Mundial. À primeira vista, a sucessão de caracteres quadrados pode ser difícil de assimilar, mas ainda assim, é possível memorizá-la em pouco tempo.
letras básicas no alfabeto coreano hangul
Essas letras básicas do alfabeto em coreano são dividas em 14 consoantes simples e 10 vogais simples. Há também as consoantes e vogais compostas - as quais são formadas pelas básicas, havendo 5 consoantes duplas e 11 vogais compostas.
Há pessoas que desanimam de tentar, por pensarem que levarão várias aulas até começar a entender as letras. Outras, buscam um curso online, ou uma aula avulsa dedicada ao tema. E nessas horas, vale tudo: dicas de professores experientes, uma lição do idioma ou mesmo "trocar figurinhas" com outros alunos.
Mas, se você está interessado em aprender o alfabeto da Coreia, anote (e coloque em prática) as 10 dicas que daremos agora para aprender o alfabeto coreano rapidamente! Depois, exponha o seu conhecimento do alfabeto em coreano para o mundo!
Dica #1 - Entenda a lógica de hangul
O hangul é um dos idiomas mais sistemáticos e inteligentes que existem, e o seu uso foi imposto pelo rei Sejong, em 1443, com o intuito de que qualquer pessoa - ainda que não tivesse educação formal - conseguisse aprender a ler e escrever em coreano.
Antes do alfabeto hangul, se utilizava o hanja, que é o sistema de caracteres chineses. Ele era utilizado na língua coreana, antes da criação e implementação do hangul. Até hoje, o hanja faz parte da cultura da escrita coreana, e é utilizado em contextos específicos. Essa é a história língua coreana.
Assim como os descendentes do latim, a população coreana também usa vogais em coreano e consoantes. Além disso, o hangul é silábico. Cada símbolo corresponde a uma sílaba - e as letras são estruturadas em blocos. Temos então:
- 10 vogais básicas: ㅏㅑㅓㅕㅗㅛㅜㅠㅡㅣ
- 11 vogais compostas: ㅐ ㅒ ㅔ ㅖ ㅘ ㅝ ㅢ ㅙ ㅟ ㅚ ㅞ
- 14 consoantes: ㄱㄴㄷㄹㅁㅂㅅㅇㅈㅊㅋㅌㅍㅎ
- 5 consoantes duplas: ㄲ ㄸ ㅃ ㅆ ㅉ
- 11 consoantes compostas: ㄳ ㄵ ㄶ ㄺ ㄻ ㄼ ㄽ ㄾ ㄿ ㅀ ㅄ
As letras se combinam para formar outras na língua da Coreia. Assim como no português, para termos uma sílaba, quase sempre é necessário ter pelo menos uma vogal e uma consoante. Há, inclusive, dois tipos de vogais em coreano que podem ser identificadas visualmente. Entender a história do alfabeto pode ajudar no processo de aprendizagem.
- Vogais horizontais: ㅗ ㅛ ㅜ ㅠ ㅡ
- Vogais verticais: ㅏ ㅑ ㅓ ㅕ ㅣ
Para escrever uma palavra, começamos com a consoante. A vogal é adicionada à direita (se for vertical) ou abaixo (se for horizontal). As outras consoantes devem vir abaixo. Por essa razão, teremos vocábulos com uma, duas ou três linhas.
Bom saber
Você nunca verá as vogais em coreano escritas sozinhas. Será sempre necessário acrescentar uma consoante, ainda que ela seja muda no início da palavra.
Cada sílaba tem de 2 a 4 letras, podendo ser formada da seguinte forma: "consoante + vogal" ou "consoante + vogal + consoante". As vogais do hangul se embasam em alguns elementos filosóficos, sendo esses: o ponto ou traço representa o céu; a linha horizontal representa a terra; e a linha vertical representa o humano.
Quando a formação da sílaba em hangul é consoante inicial + vogal + consoante final, essa última consoante é chamada de "batchim". Vale ressaltar que nem todas as sílabas têm o batchim. Ele fica localizado na parte inferior do bloco silábico.
A sílaba pode ter diferentes formatos, de acordo com a posição da vogal. Na vogal vertical, a vogal é escrita ao lado da consoante; já na vogal horizontal, a vogal é escrita embaixo da consoante. Interessante, não é mesmo? Nesse quesito, o alfabeto em coreano é bem diferente do nosso.

As consoantes, por sua vez, são compostas por 14 consoantes básicas e 5 consoantes duplas. Os formatos das consoantes se embasaram na forma da sua pronúncia - ou seja, no movimento realizado pela língua e pela boca no momento da fala.
Por exemplo, a consoante tem um formato específico quando a sua pronúncia exige que a boca se mantenha fechada; tem outro formato quando a sua pronúncia exige que a língua encoste o céu da boca; e tem outro formato quando é necessário "fazer um som" com a garganta ao realizar a pronúncia.
Dica #2 - Comece a aprender coreano pela pronúncia das vogais básicas
Quer uma boa notícia? A pronúncia para se comunicar em coreano não é tão difícil quanto a do chinês. Quer ver? Veja como funciona a fonética das vogais do alfabeto coreano, e aprenda a pronúncia das vogais em coreano:
| Vogal | Fonema |
|---|---|
| ㅏ | /a/ |
| ㅑ | /ya/ - percebe que dessa para a anterior, acrescenta-se um compasso, o que é suficiente para diferenciar o som? |
| ㅓ | /eo/ ou /ó/ |
| ㅕ | /yeo/ ou /yó/ - mesmo caso que citamos anteriormente: acrescenta-se somente um compasso, e isso faz toda a diferença |
| ㅗ | /o/ ou /ô/ |
| ㅛ | /yo/ ou /yô/ - o som fica mais fechado em relação a anterior |
| ㅜ | /u/ |
| ㅠ | /yu/ - mais um caso semelhante |
| ㅡ | /eu/ (a dica de pronúncia aqui é a vogal “U” com a boca no formato que você usaria pra pronunciar a vogal “i”) |
| ㅣ | /i/ |
Lembre-se de que essas primeiras da lista são as mais importantes, já que servem como base para você formar todas as demais. Aprendendo essas primeiras vogais em coreano, será bem mais fácil aprender as outras. Então, foque no aprendizado da pronúncia das vogais básicas!
Dica #3 - Aprenda as vogais compostas
Em muitos cursos de idiomas, o professor começa a ensinar pelas letras. Talvez essa seja uma boa dica para quem quer ter acesso a aulas coreano. Mas o curso coreano tem suas particularidades, já que as letras são diferentes das nossas, na realidades são chamados de caracteres coreanos. Assim, na língua coreana, há também as vogais compostas, que são formadas a partir das básicas. Assim...
- ㅐé composto pelas letras ㅏ e ㅣ: pronuncia-se [ɛ];
- ㅔé composto pelas letras ㅓ e ㅣ: também pronuncia-se [ɛ];
- ㅒ: com mais uma linha, adicionamos na verdade o [i], então a pronúncia fica yè [iɛ];
- ㅖ: o mesmo raciocínio da letra anterior;
- ㅘ é composto pelas letras ㅗ e ㅏ: pronuncia-se simplesmente wa [wa];
- A combinação de ㅜ e ㅣ dá ㅟ que é pronunciado wi [wi];
- As letras ㅡ e ㅣ darão ㅢ que é pronunciado eui [œj];
- ㅜ e ㅔ dá ㅞ para ser pronunciado wè [wɛ];
- O mesmo vale para ㅙ, composto por ㅗ e |-|;
- E também para ㅚ. composto por ㅗ e |.
Como o nome já diz - e como já deu para perceber - as vogais compostas são formadas por duas vogais básicas (ou vogais simples). Vale ressaltar que a composição de duas vogais simples gera um novo som vocálico; e que elas estão muito presentes na linguagem cotidiana usada pelos coreanos.
Dica #4 - Pratique a pronúncia da vogais coreanas
Depois que o seu professor coreano ensinar a você todas as vogais em coreano, será hora de aprender a pronunciá-las corretamente. Ainda que você estude coreano online, aprender idioma implica no desenvolvimento sobretudo da habilidade de utilizá-lo para se comunicar.
Para isso, um excelente exercício é aprender a reconhecer e dizer cada vogal. Para ajudá-lo nisso, temos esse vídeo, no qual elas são pronunciadas por um nativo. Você pode, inclusive, ir pausando o vídeo e repetindo cada fonema.
A prática nunca é demais, então você pode usar esses recursos ainda que já faça cursos coreano com professor particular. Ou mesmo que costume acompanhar aulas online. Lembre-se de que, por tratar-se de um idioma bem diferente do nosso, praticar é ainda mais necessário. Se você estuda e pratica inglês, reserve um tempo também para o coreano.
Dica #5 - Conheça as consoantes básicas
Além das vogais em coreano, também é importante aprender as consoantes do idioma coreano. Vasculhando pela internet, é possível encontrar até aula gratuita sobre isso. Vamos iniciar então pelas consoantes básicas:
- ㅇ: mudo ou /ng/ - no início da palavra, trata-se de uma letra muda, mas no final da palavra, pronuncia-se ng;
- ㄱ: /g/ ou /k/ - esta letra é um pouco difícil de pronunciar porque a sua língua precisa tocar a frente do palato;
- ㄴ: /n/ - o equivale a um "n";
- ㄷ: /d/ - também pronunciado com a língua tocando a frente do palato;
- ㄹ: /r/ ou /l/ - agora com a língua tocando a parte de trás do palato;
- ㅁ: /m/ - como um "m";
- ㅂ: /b/ ou /p/ - fica entre [b] e [p];
- ㅅ: /s/ - trata-se de um som muito curto. Mas se esta letra estiver na frente da letra coreana i, ela é pronunciada [ʃi];
- ㅎ: /h/- um h aspirado, como em “haha”;
- ㅈ: /j/ - é pronunciado dj, na verdade;
- ㅋ: /kh/ - é pronunciado como um [k] expirado;
- ㅌ: /t/ ou /th/- é pronunciado como um [t] expirado, bem parecido com o da língua inglesa;
- ㅊ : /ch/ - é pronunciado tch [tʃ];
- ㅍ: /ph/ - é pronunciado como um [p] expirado, também parecido com o da língua inglesa.
No Hangul, existem 14 consoantes básicas. Tais consoantes foram estabelecidas conforme a sua pronúncia, baseando-se na posição da língua, na forma da boca e no som "emitido" pela garganta. Acho que você já percebeu como o alfabeto em coreano é bastante fonético, não é mesmo?
Memorizadores
Que tal utilizar alguns recursos da memória para lembrar-se das letras em coreano? Por exemplo, o ㅎ, lembra uma pessoa com um chapéu na cabeça. Chapéu em inglês é "hat", e é como o h em hat que a letra é pronunciada. Ou o ㅁ, que lembra uma tela de computador, e pronuncia-se "m" como em "Macbook".
Vale ressaltar que algumas consoantes podem ter pronúncias diferentes, conforme a sua posição na sílaba - ou seja, podem ter um som diferenciado, a depender da sua posição, seja no início ou no final. Uma outra informação importante, e que já citamos, é que a sílaba do alfabeto em coreano é formada por uma consoante combinada com uma vogal, constituindo um bloco.
Dica #6 - Aprenda também as consoantes duplas, formadas a partir das básicas
Assim como acontece com as vogais, na aula coreano, você vai perceber que as consoantes também se formam a partir umas das outras. Isso vai aparecer tanto nos cursos coreano online quanto nas aulas particulares. Ficaria assim então:
- ㅃ: /pp/- é pronunciado como um [p];
- ㅉ : /jj/ ou /tch/ - como no italiano "ciao";
- ㄸ : /tt/ - como um [t] mesmo;
- ㅆ : /ss/ - é pronunciado como se houvessem vários s;
- ㄲ: /kk/ - é pronunciado como um [k].
Para aprender as palavras básicas coreano, você precisará se aprofundar nas vogais simples, nas vogais duplas, nas consoantes simples e nas consoantes duplas, dando ênfase na formação do bloco silábico. Essa é uma das melhores coreano dicas aprender!
Dica #7 - Agrupe os sons semelhantes para memorizá-los mais facilmente
Para aprender falar coreano, você não precisa partir diretamente para a gramática coreana avançada ou formalidades pronomes pessoais. Aliás, é possível até aprender coreano sozinho. Mas um dos primeiros exercícios para isso é caprichar na prática da pronúncia.
Pode ser que você já tenha ouvido isso em uma aula coreano online, ou do seu professor particular coreano; mas vamos reafirmar que agrupar os sons semelhantes auxilia você a ter uma prática mais fluida. Quer ver?
| ㄱ | ㅋ | ㄲ |
|---|---|---|
| ㄷ | ㅌ | ㄸ |
| ㅂ | ㅍ | ㅃ |
| ㅈ | ㅊ | ㅉ |
| ㅅ | ㅆ | |
| ㅐ | ㅔ | |
| ㅒ | ㅖ | |
| ㅞ | ㅙ | ㅚ |
Seguindo tal dica, rapidamente você conseguirá aprender a falar em coreano, pronunciando os sons do hangul alfabeto coreano da forma correta. Logo, você conseguirá se comunicar em coreano com um nativo, e ele entenderá perfeitamente a sua fala. Está preparado para se expressar perfeitamente em coreano hangul?
Além disso, estude com o método de associação, relacionando (ou associando) a letra ao som. Uma dica interessante é colocar "pronúncias das letras hangul" no Youtube, ou utilizar alguns aplicativos de idiomas, como Drops, Talk to Me in Korean ou LingoDeer, e ouvir as pronúncias de cada letra. Depois de ouvir a pronúncia, tente reproduzi-la em voz alta.
Dica # 8 - Escreva as letras para memorizá-las
Aprender o alfabeto coreano envolve a questão visual. Antes de entender a estrutura básica frase, por exemplo, você precisa conhecer as letras. Alguns professores coreano sugerem que o aluno aprenda escrevendo.
Assim, ainda que esteja em um curso online com carga horária reduzida, ou que a comunicação com a plataforma em questão seja somente inteligência artificial, escrever as letras pode auxiliá-lo na memorização.

Existem, inclusive, recursos na internet que podem ajudá-lo nisso também. No site Hello Korea, por exemplo, é possível baixar e imprimir uma página com as letras para reproduzí-las. Setas e números vão auxiliá-lo no processo. Busque escrever as vogais simples e as vogais compostas, assim como as consoantes simples e as consoantes compostas.
Dica #9 - Leia palavras simples em coreano
Uma vez aprendido o coreano, é hora de ousar um pouco mais e iniciar a prática da pronúncia de alguns vocábulos. Se estiver fazendo curso coreano online, será necessário optar por algum que ofereça os recursos necessários para isso. Não basta saber as letras coreanas hangul, dizer algumas palavras também é o início do caminho para a fluência. Então.. mãos (ou melhor, bocas) à obra.
- 모자 (chapéu);
- 개 (cachorro);
- 차 (carro);
- 좋은 아침이에요 (bom dia);
- 감사합니다 (obrigado);
- 먹다 (comer).
À medida que a sua experiência aumenta, será possível dizer frases completas, com pronomes pessoais, estrutura mais complexa e verbos. Conforme o tempo passar, você se "garantirá" no entendimento, na pronúncia e na escrita do alfabeto coreano letras (ou seja, do hangul alfabeto coreano). Vamos praticar alfabeto coreano pronúncia?
Dica # 10 - Dê um passo de cada vez
Parece clichê, mas há pessoas que têm dificuldades em aprender coreano por conta da ansiedade. Então, nada de querer sair falando fluentemente como um aluno certificado do Centro Educação Coreana logo nas primeiras semanas. Dê tempo ao tempo. Faça uma etapa de cada vez, e não pule passos importantes no seu aprendizado.
Ainda que em suas aulas coreano online, do seu curso online coreano, tudo indique que você fez essa lição do alfabeto em um dia, será necessário voltar para praticá-la mais. Talvez antes mesmo de aprender pronomes pessoais e estrutura básica. E os nossos professores de coreano da Superprof podem auxiliá-lo nesse processo.
Dica #11 - Use flashcards ou aplicativos interativos
O entendimento das letras da escrita coreana alfabeto é fundamental para a conquista da fluência desse idioma. Para aprender e revisar essas letras com frequência, recomendamos que as escreva - junto com a sua respectiva tradução e pronúncia - nos flashcards.
Duas boas opções de flashcards digitais são o Anki e o Quizlet. Esses recursos digitais permitem que você adicione imagens, sons e exemplos. Dessa forma, você consegue aprender e revisar sempre que quiser. Nada melhor do que fazer flashcards para boas revisões, não é mesmo?
Esses flashcards podem ser usados para memorizar as letras - e os seus respectivos caracteres e sons. Posteriormente, você também pode utilizá-los para revisar palavras básicas. Com isso, você também consegue entender melhor a lógica que existe por trás da formação dos blocos silábicos.
Que ajuda a memorizar as letras e os blocos silábicos e a reter todas as informações que dizem respeito ao alfabeto coreano
Além dos flashcards digitais, você também pode fazer mapas mentais com as mãos, uma vez que tal prática ajuda a internalizar - e, posteriormente, revisar - as letras do hangul alfabeto, principalmente na questão do formato e do som de cada letra.
Uma dica interessante é usar cadernos quadriculados para fazer esses mapas mentais, pois os caracteres da escrita coreana são como "desenhos". Então, monte os blocos silábicos, e pratique a escrita do alfabeto em coreano, de modo a se tornar um "expert" na escrita da língua coreana.
Dica #12 - Siga uma rotina constante de estudos
Que tal seguir uma rotina constante de estudos no alfabeto em coreano? Você pode estudar meia hora, 1 hora, 15 minutos... Contanto que tal estudo seja diário - ou seja, todos os dias. A frequência dos estudos - por mais que, em alguns dias, você se dedique menos horas - é extremamente eficiente para a sua evolução (sendo mais eficiente do que estudos longos, mas que não são realizados frequentemente).
A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.
Aristóteles
E aí, gostou das nossas dicas para aprender o hangul, ou melhor, o alfabeto coreano? O idioma korean é fantástico, e um bom professor irá ajudá-lo a entender o alfabeto coreano escrita, assim como as outras nuances do alfabeto coreano.
Pela Superprof, você pode conversar com um professor de coreano e ter aulas grátis na primeira hora de ensino, como forma de experimento. Com essas aulas de coreano, você aprenderá os dialetos de norte a sul da Coreia - e todos os seus nomes.










Muito bom!!! realmente me ajudou muito, obrigadaaa
Bom dia!gostei dessa aula .tenho muito interesse de aprender coreano, mesmo achando um idioma muito complexo.
Muitoooo bommm eu amei!!! Eu pensei que era difícil mais quando eu li tudo ficou mais fácil sou uma criança de 11 anos que eu amo a Coreia e quero aprender coreano com essas dicas amei muito agora vou aprender fácil (mais ou menos) obrigada pelas dicas mais eu gosto de aprender sozinha então não vou precisar de professores ONLINE só com os professores do youtube mais obrigada.