A fotografia e as câmeras estão completamente integradas no nosso dia a dia. Hoje, praticamente todo mundo tem um telefone celular com uma câmera nas mãos. E são muitos os que tiram selfies e fotografam todos os momentos de suas vidas, desde o café da manhã, o happy hour com os amigos depois do trabalho e até mesmo alguma rotina dentro de casa, como um prato de comida especial, para publicar nas redes sociais.
No entanto, há quem vá mais longe na sua paixão pela fotografia e faça isso do seu hobby, aprofundando-se nas questões de planos, edições, retoques e iluminação. Outros podem estar disposto a entrar no mercado e ser fotógrafo. Sem dúvida, as tecnologias vieram para revolucionar todo o mundo, e o setor fotográfico não poderia ficar de fora. Muitas vezes busca-se o imediatismo e o conforto, mas sem atentar-se para o fato da qualidade das fotos. Conhecer os tipos de fotografias pode ser um primeiro passo para entrar no mundo das fotos profissionais.
A fotografia é uma maneira de sentir, de tocar, de amar.
Aaron Siskind
Talvez você mais jovem, não se lembre ou até mesmo nunca tenha visto daqueles rolos de filme que costumava-se levar para viagens ou passeios. Eles permitiam apenas um certo número de fotos, tínhamos 12, 24 ou 36 poses. Além disso, esses rolos foram desenvolvidos para que as fotos ficassem impressas em formato físico.
Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de coisas vintage, com certeza conhece as câmeras analógicas. Elas ainda existem, assim como os filmes. Se você quiser saber mais sobre fotografia analógica, suas diferenças com a fotografia digital e como você pode começar neste mundo mágico da fotografia, continue lendo.
Curioso sobre a outros tipos de fotografia? Saiba mais sobre a fotografia conceitual.
Fotografia digital X analógica: principais diferenças
A fotografia analógica é o termo utilizado para descrever o processo fotográfico "tradicional", no qual técnicas não digitais são usadas para produzir imagens. A revelação de uma fotografia envolve um processo químico para transformar as películas em fotos.
A origem da fotografia analógica remonta o desejo de capturar momentos em um formato físico, que durasse no tempo. Isso antes era feito através da pintura, mas para isso, era preciso de um artista muito talentoso para retratar uma pessoa ou um momento como ele realmente estava. Para criar a fotografia, foi necessário ampliar o conhecimento sobre as propriedades da luz e os processos físicos e químicos presentes em uma foto.

Descubra um tipo de fotografia muito interessante: a fotografia artística.
Poderíamos dizer que essa é a principal diferença entre esses dois tipos de fotografia, que são literalmente opostos. Na fotografia analógica, processos químicos estão envolvidos para produzir a imagem: emulsões fotossensíveis, produtos para fixar a imagem em um suporte... a química está envolvida em diferentes níveis, desde as bobinas, até a revelação da foto.
No entanto, por sua vez, a fotografia digital usa um sensor de imagem, onde a tecnologia computacional é usada para processamento e edição. Além disso, as câmeras digitais possuem uma tela com diversas funções, onde consegue-se ter uma prévia da foto, antes mesmo da impressão.
Com a chegada das novas tecnologias no universo fotográfico, a fotografia digital acaba por prevalecer sobre a fotografia analógica. Essa segunda acabou ficando em segundo plano ou até mesmo esquecida. Parte da culpa pela imposição da fotografia digital deve ser atribuída às marcas, gerando necessidade constante dos usuárias atualizarem as suas câmeras, tornando as anteriores desatualizadas ou incompletas.
As fotografias documentais tem um pouco do mundo analógico, já que neste caso quanto menos edição nas fotos, melhor.
Além disso, ao promover os pixels, o desenvolvimento químico desapareceu, e certas empresas conhecidas no mundo do filme fotográfico, como a Kodak e a Fuijifilm, tiveram que se adaptar aos novos tempos e pararam de desenvolver os rolos de filmes.

O mundo digital chegou com tudo na fotografia e com ele surgiram novos programas de edição de imagens como o famoso Photoshop. Muitos nem conhecem mais os termos filmes, reveladores, papéis fotográficos e emulsões.
No entanto, a tendência do "faça você mesmo" e do vintage fizeram com que muitos se interessassem em retornar à fotografia analógica e todo o processo que ela implica. Está interessado em fotografia analógica? Veja todo o charme que a imperfeição e a espontaneidade da câmera e da fotografia analógica pode ter.
Paralelamente, a fotografia esportiva é sem dúvida um outro tipo de fotografia a descobrir!
Como começar na fotografia analógica? Algumas dicas para iniciantes
Ao abordar a fotografia, você pode se perguntar se deve ou não fazer isso a partir da fotografia analógica, uma vez que a fotografia digital é uma realidade super presente no nosso dia a dia. Acreditamos que é um bom método de aprendizagem, pois ajudará a avaliar e aprimorar a técnica, buscando o máximo proveito de tudo.
Sem sombra de dúvidas, as características definidoras para entrar no universo da fotografia analógica é a atenção e a paciência. Como você sabe bem, a câmera digital nos permite tirar quantas fotos quisermos sem ter que nos preocupar com nada. Já a fotografia analógica requer nossa atenção para obter o que estamos procurando, já que os filmes nos limitam a um número de poses, tudo isso você vai aprender fazendo um curso de fotografia.
Portanto, se você que começar com o pé direito, deve ter em mente que terá que se esforçar e investir muito tempo na fotografia analógica. Que tal fazer algumas fotos retratos em uma câmera analógica?
Bem, sabendo disso, se você não tiver uma câmera analógica, terá que comprar uma. Na internet, você poderá encontrar muitos modelos, alguns com preços mais acessíveis, que lhe permitirão trabalhar em um modo manual e que não terão inúmeras configurações. Esses inúmeros comandos também não serão tão úteis para quem está começando.
Descubra mais sobre um outro tipo de fotografia: a fotografia de moda!

O mesmo vale para os filmes fotográficos. Você não precisará gastar uma fortuna com eles, pois depois de se acostumar a tirar todas as fotos do mundo em uma câmera digital ou em um celular, você perceberá que a fotografia analógica exige muito pensamento para encontrar a pérola perfeita.
Por exemplo, a arte de revelar uma foto no mundo analógico, é um trabalho bastante tedioso, pois você não terá a possibilidade de tirar suas fotos com um cartão de memória ou um cabo USB e descarregar as fotos rapidamente para o seu computador. No caso das fotos analógicas, você poderá experimentar aquela magia que caracteriza a espera para revelar as fotos, seja em preto e branco ou em cores. Para o conseguir, terá de preparar uma sala especificamente dedicada à fotografia, onde poderá montar uma pequena infraestrutura de revelação: um tanque revelador, um banho de paragem e o fixador.
A fotografia de arquitetura é igualmente única. Conheça tudo no nosso artigo dedicado!
Que erros você deve evitar ao começar na fotografia analógica?
- Carregamento incorreto do rolo de filme fotográfico. Se você nasceu antes dos anos 90, certamente já viu fotos pretas ao revelar um filme. Pode ser porque você não carregou o rolo corretamente. Para evitar isso, tire uma foto e veja como o carretel avança antes de fechar a tampa.
- Abrir uma câmera que não tem janela para ver se tem filme nela ou não. Não seria incomum ter que jogar fora um rolo porque você abriu a tampa da câmera para ver se colocou o filme nele ou não. Existem câmeras que têm uma espécie de janelinha para ver se você tem ou não um filme lá dentro.
- Configurando incorretamente a velocidade do filme. Verifique se sua câmera possui um detector de sensibilidade e se não, leia o manual para certificar-se de que tudo está configurado corretamente.
- Entenda a velocidade do teste e o tipo de filme. Antes de começar a tirar fotos como um louco, tente entender como o número ISO funciona e o quão importante ele é.
Claro, estas são apenas algumas indicações resumidas para você começar com o pé direito na fotografia analógica.
Que tal fazer um curso de fotografia online agora mesmo?
Onde encontrar cursos de fotografia analógica?
Aprender a fotografar é algo que pode ser feito de forma autodidata, pois temos muitos recursos à nossa disposição e são totalmente gratuitos como: sites, blogs, tutoriais, canais do YouTube, perfis do Instagram e até aplicativos do celular.
No entanto, se você quiser se aprofundar e não adquirir vícios que não poderá corrigir depois, é melhor ter o apoio de um professor de fotografia que possa acompanhá-lo para dar seus primeiros passos no mundo da fotografia e, especificamente, da fotografia analógica. Você pode ir a um estúdio de fotografia ou a um professor especializado em fotografia.

Saiba que o ensino da fotografia as vezes pode ser encontrado dentro das universidades, em cursos de extensão promovidos normalmente nas faculdades de Belas Artes. Há também escolas profissionalizantes que ofertam aulas para formar fotógrafos profissionais.
Mas lembre-se de que, em geral, por serem profissionais que vivem disso, suas taxas serão mais altas do que as dos professores que oferecem aulas particulares por meio de plataformas como a Superprof. O fato é que esses tipos de plataformas se destacam porque reúnem um grande número de profissionais de câmera (e outros profissionais) que o ajudarão em tudo o que você precisar.
O universo das fotos analógicas talvez seria impensável hoje em dia quando pensamos em fotos de produto ou de publicidade e moda.
Em particular, na Superprof, você encontrará diversos professores, espalhados pelo Brasil, prontos para ajudar um iniciante a entender como funcionam as câmeras analógicas, como tirar o máximo proveito delas, além de apresentar as técnicas mais fundamentais que irão ajudá-lo a obter uma boa base. Basta se cadastrar na plataforma e realizar uma busca digitando o assunto de seu interesse (fotografia neste caso) e a cidade onde mora caso prefira aula presencial. Se preferir, também é possível contratar um professor para dar aulas online, estendendo assim o seu horizonte de possibilidades.
Uma vez feita a pesquisa, você pode aplicar diferentes filtros relacionados aos perfis dos professores: seus estudos, sua experiência, as opiniões de outros alunos, os horários e a metodologia que oferecem ou o preço de suas aulas. Quando você decidir por um, tudo o que precisa fazer é entrar em contato com ele para marcar sua primeira aula, que geralmente é gratuita.
Você poderá aprender sobre desenvolvimentos, filmes, objetivos e outras questões importantes sobre fotografia a partir de um profissional que se dedica a isso ou que tem uma certa formação.
Não hesite, se você é atraído pelo mundo da fotografia, arranje uma câmera fotográfica analógica e comece a fotografar o mundo hoje mesmo.
Caso queira explorar um outro tipo de fotografia - a fotografia de rua - não hesite em consultar o nosso guia!