Há uma coisa que a fotografia deve conter, a humanidade do momento.
Robert Frank
A fotografia é uma disciplina que muitas pessoas abordam por mero prazer, como hobby. Mas também há quem se dedique profissionalmente a ela. Quem nunca tirou uma foto de um amigo ou familiar durante uma viagem ou em algum tipo de atividade como uma excursão, passeio, férias? Talvez você não soubesse, mas estava colocando em prática a fotografia de retrato, um tipo de fotografia muito requisitado em vários campos, como arte, moda, eventos sociais como os casamentos, comunhões, aniversários e batizados...
Como qualquer tipo de fotografia, familiarizar-se com esse tipo de foto requer muita prática e vontade, por isso recomendamos que você leia nosso artigo para aprender tudo sobre fotografia de retrato.
O que é fotografia de retrato?
Você costuma tirar fotos de seus amigos ou familiares para capturar sua fisionomia ou seu estado de espírito brincando com a iluminação, os fundos, as poses? Talvez você não soubesse, mas estava dando seus primeiros passos no que é conhecido como fotografia de retrato.
A fotografia de retrato é definida como um gênero fotográfico que busca capturar a essência de uma pessoa, com o olhar, as poses ou qualquer qualidade física, a fim de poder transmitir um determinado estado de espírito ou algum tipo de sentimento.
Curioso sobre a outros tipos de fotografia? Saiba mais sobre a fotografia conceitual.

Da mesma forma, é usado para contextualizar e explicar um evento através das pessoas que ele afeta. Certamente você já viu muitas imagens chocantes de pessoas na África, da guerra, fotos de namorados, retratos de crianças recém-nascidas, casais apaixonados em seus casamentos. É diferente de uma fotografia documental, mas o sentimento também deve ser captado.
Todas essas imagens que transmitem emoções, sejam elas boas ou ruins, que são, afinal, um reflexo das situações que essas pessoas vivenciam naquele momento do click. Você pode achar que qualquer pessoa com uma boa uma câmera pode fazer algumas fotos e pronto. No entanto, acredite ou não, o processo de fotografar tem alguma complexidade.
Embora geralmente associemos a fotografia de retrato a um close de um rosto, porque geralmente é uma das coisas mais expressivas de uma pessoa, também inclui todas aquelas fotos de corpo inteiro ou mesmo com os sujeitos de costas para a câmera.
Descubra um tipo de fotografia muito interessante: a fotografia artística.
Muitas destas fotografias contam-nos histórias através de imagens. Por isso, para começar bem na fotografia de retratos, será fundamental refletir sobre o tipo de mensagem que queremos transmitir na fotografia.
Dentro da fotografia de retratos encontramos diferentes tipos: retrato de moda, autorretratos, retratos de casal, casamento, comunhão, batizado, família, preto e branco, conceitual e até aquela foto "roubada" de um desconhecido.
Claro, com prática e paciência, além do conhecimento teórico necessário, você conseguirá dominar a técnica, um curso de fotografia pode te ajudar a avançar mais rápido também.
Paralelamente, a fotografia esportiva é sem dúvida um outro tipo de fotografia a descobrir!
Que material é necessário para a fotografia de retrato?
Para colocar em prática esse tipo de fotografia, você deve saber que quanto melhor o material que tiver, melhores serão os resultados. Veja então quais são os elementos essenciais para tirar boas fotos:
A câmera fotográfica
Se você pretende dedicar-se a fotografia apenas como um hobby, existe uma infinidade de câmeras muito boas no mercado que podem ajudá-lo a tirar um bom retrato. No entanto, se você vai dedicar-se a isso de forma profissional, talvez tenha que investir um bom dinheiro em um bom equipamento. Você deve saber que existe um certo tipo de câmera que permite tirar o máximo de proveito do objetivo da sua fotografia. São principalmente as câmeras com controles manuais, como DSLRs ou mirrorless.
Descubra mais sobre um outro tipo de fotografia: a fotografia de moda!

Essas câmeras permitem a troca de lentes para que você possa usar uma lente específica para retratos, cujas características analisaremos a seguir. Além disso, permitem configurar a câmera para poder fotografar no modo manual, para que possa preparar e executar as melhores fotografias.
Conheça um pouco mais sobre fotografia analógica e as principais diferenças com a fotografia digital.
Entre outras câmeras, você pode escolher, por exemplo: Canon EOS 4000D, Nikon D3500, Pentax K-S2, Sony A6000 ou Sony Alpha 7 II.
As lentes
Se você tiver uma câmera de lente intercambiável, é melhor investir em uma boa lente de retrato. Nesse caso, de fato, a lente é quase mais importante que a câmera. Você encontrará muitas opções no mercado: 35mm para retratos de plano médio ou usando câmeras com sensor recortado; 50mm F/1.4, fixo, super brilhante e com distância focal longa; 50mm F/1.8, uma das lentes mais recomendadas para começar na fotografia em geral e na fotografia de retrato em particular, essa opção é a mais barata; 85mm para planos mais fechados.
Por fim, as lentes zoom perdem em qualidade em relação às lentes fixas, mas são muito mais versáteis e oferecem mais possibilidades do que uma lente fixa, principalmente se você procura fotografia de retrato para eventos ou não tem muito espaço ou tempo para se movimentar.
Que tal um curso de fotografia online?
Alguns outros acessórios recomendados
Claro que esses acessórios não vão fazer suas fotos irem de 0 a 100, mas vão te ajudar a melhorar e ser mais criativo em suas composições.

Entre outros acessórios, encontramos:
- Fundos,
- Refletores,
- Fotômetro de mão para medir a luz incidente,
- Flashes,
- Iluminação,
- Tripé.
A fotografia de arquitetura é igualmente única. Conheça tudo no nosso artigo dedicado!
Algumas dicas para começar na fotografia de retratos
Independentemente de você querer se dedicar à fotografia de retratos profissionalmente ou simplesmente como hobby, saiba que com tenacidade e um pouco de estudo você pode conseguir, pois nada é impossível. Existem muitos fotógrafos autodidatas que chegaram longe e são excelentes profissionais.
Para te auxiliar nessa jornada, deixamos aqui algumas dicas que te vão ajudar a tornar a fotografia a tua profissão.
Pesquise modelos e localização
Ao encontrar um(a) modelo depois de pesquisar anúncios, ou convidando algum familiar e também através do boca a boca, você deve se conectar com essa pessoa, mantendo a analogia de que a fotografia de retrato busca produzir uma espécie de filme, contar uma história. Portanto, você deve se conectar com ele ou ela para tirar o máximo proveito disso, evitar que a pessoa fique nervosa e possa agir de maneira natural.
Além da pessoa, você também deve encontrar um bom lugar para contextualizar sua história. Sinta uma certa sensação com o lugar que escolheu e explore todo o seu potencial ao captar a imagem. Quem sabe um parque bonito ou uma paisagem que goste na sua cidade.
Controle de iluminação e luz
Um dos aspectos fundamentais quando se trata de obter um bom retrato é que você controla a luz de suas capturas. Se alterar a iluminação, verá como consegue transmitir uma mensagem muito diferente, bem como uma maior ou menor expressividade.
Você tem a opção de trabalhar com luz natural ou artificial, e ainda usar modificadores de luz. O importante é saber tudo o que você tem ao seu alcance para atingir esse objetivo que você estabeleceu para si mesmo. Fique atento a essa questão se for fazer fotos ao ar livre, prefira horários com uma boa luz como início da manhã ou fim de tarde.
Inovação e prática
Não faça sempre o mesmo e procure usar a sua criatividade e inovar nas suas fotos. Altere os ângulos, os planos, brinque com os olhos, foque e desfoque, use lentes diferentes, siga as regras de composição (ou não), experimente o primeiro plano, evite a estática, tire séries de fotos e tire retratos roubados ou espontâneos.
Não pare de inovar e siga estas e outras recomendações básicas para obter retratos que deixe seu público ou seus clientes sem palavras.
Diferente de uma foto publicitária, em que o foco é o produto, a foto retrato tem o foco voltado para o modelo.
Onde aprender fotografia retrato?
Tal como acontece com muitos outros assuntos, a fotografia de retrato pode ser aprendida em estúdios de fotografia, escolas de treinamento, cursos profissionalizantes, cursos de extensão em universidades, fóruns, workshops ou até mesmo em cursos online.

Se você vai começar do zero, você conta com inúmeros recursos disponíveis de forma totalmente gratuita na internet: páginas da web, tutoriais, blogs, vídeos do YouTube, perfis profissionais com dicas no Instagram. Depois você pode colocar o conteúdo aprendido em prática. Nesse momento, você pode recorrer a um professor especializado em fotografia de retrato para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de sua câmera, colocando a teoria em prática, praticando com suas diferentes lentes, melhorando as exposições e os efeitos e entregando fotos diferentes do usual.
Esses professores são divulgados em páginas como a Superprof, plataforma especializada no contato de professores com alunos, sempre apostando na qualidade. A Superprof tem centenas de professores de fotografia distribuídos pelos diferentes cantos do nosso Brasil e sempre prontos para ajudá-lo com suas dúvidas sobre fotografia em geral e fotografia de retrato em particular.
Como você deve saber, a fotografia é algo que pode ser aprendido com um professor particular que o aconselhará e orientará na compra de lentes e acessórios para sua câmera. Além disso, você mesmo pode escolher o professor que deseja com base no perfil dele e se não houver uma certa afinidade na primeira aula, que também costuma ser gratuita, você pode mudar para outro professor.
Acredite ou não, a fotografia de retrato é uma das mais praticadas dentro do universo da fotografia. No entanto, poucos são os que a dominam e conseguem trazer verdade e sentimento para esse tipo de fotografia. Para fazer isso de maneira magistral, você sabe, é preciso muita prática e disciplina. Além disso, com nossos conselhos e com algumas aulas, você poderá começar aos poucos nessa arte. E então, você se atreve?
Caso queira explorar um outro tipo de fotografia - a fotografia de rua - não hesite em consultar o nosso guia!