O hino da independência do Brasil foi criado com o propósito de celebrar a conquista da emancipação da nação brasileira. Ele foi criado pouco tempo depois da conquista da liberdade do Brasil em relação à Portugal, ainda no ano de 1822.
O hino do 7 de setembro possui uma bela letra, que emociona e retrata a luta da população brasileira pela independência do Brasil. Então, vamos descobrir qual a origem do hino da independência do Brasil? Veja o texto e conheça tudo!
História do hino da independência do Brasil
Em agosto de 1822, o político, escritor e jornalista, Evaristo Veiga, criou um poema que expressava o ânsia do povo brasileiro em conquistar a independência e se tornar "livre" de Portugal. denominado de "Hino Constitucional Brasiliense".
Pouco tempo depois, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarou a independência do Brasil. Com essa conquista e a popularidade do poema de Evaristo de Veiga, decidiu-se criar uma melodia para o texto, tornando-o um hino (mas não qualquer hino, e sim o hino da independência do Brasil).
A primeira melodia composta para o hino foi de Marcos Antônio da Fonseca Portugal, no ano de 1822. Porém, esse hino sofreu uma mudança, e em 1824 "recebeu uma nova melodia", dessa vez composta por D. Pedro I. Sendo assim, a forma original do hino da independência é com a melodia criada pelo primeiro imperador do Brasil.
Foi criado em 1822 para homenagear a conquista da independência do Brasil
Vale ressaltar que a história contada por Eugênio Egas, no ano de 1909, indica que a composição feita por D. Pedro I, em relação ao poema "Hino Constitucional Brasiliense", foi desenvolvida no mesmo dia da proclamação da independência do Brasil, ou seja, em 7 de setembro de 1822.
Portanto, a composição foi criada logo após a vinda de Santos, quando chegou em São Paulo. Além disso, essa composição foi partiturada pelo mestre André da Silva Gomes, que atuava na Catedral de São Paulo.
Nesse mesmo dia, a composição foi tocada na Casa da Ópera por um grupo de músicos, segundo essa informação. Porém, essa história compartilhada por Eugênio Egas não foi devidamente comprovada, uma vez que não foi mencionada pelos jornais do Brasil nesse período.
A primeira vez que o hino da independência do Brasil foi apresentado para a população brasileira foi em 1822, através de uma publicação na Typografia do Diário. Tal informação foi compartilhada e comprovada pelo Arquivo Nacional.
Letra do hino da independência do Brasil
Para que a gente entenda um pouco melhor sobre o significado da letra do hino da independência do Brasil, vamos colocar, aqui, alguns trechos da canção e interpretá-los, certo? Acompanhe, a seguir, e aprofunde o seu estudo sobre o hino da independência do nosso país.
Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Esse trecho retrata o sentimento de patriotismo que o povo brasileiro tinha durante a luta pela a independência do Brasil. Principalmente a parte de "brava gente brasileira" demonstra a força e a garra dos brasileiros em lutar pela independência do país.
Além disso, esse mesmo trecho também retrata as características do povo brasileiro, descrevendo-os como pessoas destemidas e corajosas na luta pela independência do Brasil. Já a parte de "longe vá termos servil" demonstra um incentivo para afastar a sensação de medo ou de temor do povo brasileiro.
Já a parte final de "ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil" tem o seguinte significado: os brasileiros querem o Brasil livre e independente de Portugal e, se preciso for, sacrificarão as suas vidas para conquistar tal liberdade.
Não temeis ímpias falanges
Que apresentam face hostil
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Na parte inicial do trecho, que indica "não temeis ímpias falanges", o hino expressa que o povo brasileiro não deve ter medo dos exércitos que deverão enfrentar. Portanto, não se deve ter temor dos inimigos, ou seja, da força oponente.
Além disso, a abordagem desse assunto continua, com a expressão de que as forças oponentes "apresentam face hostil", indicando que o exército a ser enfrentado pode ser agressivo, cruel ou desrespeitoso. Mas, ainda assim, não se deve temê-lo.
Já na parte de "vossos peitos, vossos braços", o hino se refere à coragem e força do povo brasileiro. Sendo assim, os peitos e braços do povo brasileiro são as muralhas, ou seja, a estratégia de defesa no combate contra o exército oponente.
Toda a letra do hino da independência do Brasil é belíssima. É possível acompanhar a letra completa do hino em diversos sites. Além disso, você pode ouvir a canção na versão do Spotify que disponibilizados logo a seguir.
Quando foi criado o hino da independência do Brasil?
O hino da independência foi criado para homenagear a independência do Brasil, que ocorreu em 7 de setembro de 1822. Vale ressaltar que o poema "Hino Constitucional Brasiliense", que embasou a canção do hino da independência do Brasil, foi criado em agosto de 1822 por Evaristo de Veiga, pouco antes da declaração da independência do Brasil.
Além disso, uma melodia foi elaborada nesse mesmo ano por Antônio da Fonseca Portugal. Porém, tal melodia foi trocada por outra criada pelo imperador D. Pedro I, em 1824. Portanto, hoje, o hino da independência é uma combinação do poema de Evaristo de Veiga com a melodia de D. Pedro I. Acompanhe a canção:
Vale ressaltar que esse hino se popularizou após a sua criação em 1822, e sua modificação em 1824, uma vez que retratou o desejo do povo brasileiro pela independência, assim como a sua luta, de forma clara. Porém, ele caiu em desuso durante o Primeiro Reinado de D. Pedro I, pois a população brasileira ficou insatisfeita com a sua gestão.
Com a proclamação da República em 1888, o hino da independência foi deixado ainda mais "de lado". Isso porque a sua letra aborda sobre o período de monarquia, ou seja, uma época em que ainda havia um monarca como chefe de estado do país.
Mas, devido à beleza da sua letra, Getúlio Vargas, durante o seu governo, "trouxe" o hino da independência do Brasil para o centro da comemoração do dia 7 de setembro, na década de 30, e o povo brasileiro voltou a ouvi-lo, cantá-lo e admirá-lo.
De quem é a letra do hino da independência do Brasil?
A música do hino da independência é uma adaptação do poema "Hino Constitucional Brasiliense", o qual foi escrito por Evaristo de Veiga. Ele foi um escritor, poeta, político e jornalista conhecido e respeitado no Brasil. Os seus trabalhos se tornaram bastante populares entre as décadas de 20 e 30.
Vale ressaltar que Evaristo de Veiga defendia, de forma clara, a independência do Brasil. Diante desse desejo e empenho pela descolonização brasileira, ele criou esse poema em agosto de 1822. Um mês depois, mais ou menos, houve a independência do Brasil, declarada por D. Pedro I em setembro de 1822.
Quando esse poema foi publicado, logo a sua escrita "caiu no gosto" dos brasileiros, principalmente nos adeptos à independência do Brasil. Por conta de tal popularidade, Marco Antônio da Fonseca Portugal criou uma melodia, transformando o poema em canção.
Já raiou a liberdade
Hino Constitucional Brasiliense (Evaristo de Veiga)
No horizonte do Brasil
Essa melodia, em 1824, foi modificada a pedido de D. Pedro I. Isso porque o imperador do Brasil criou uma melodia própria para o poema, deixando-o do jeito que conhecemos hoje. Vale ressaltar que D. Pedro teve uma baixa popularidade durante o seu Primeiro Reinado, o que diminuiu a popularidade da música.
Portanto, durante muito tempo, o hino da independência foi "esquecido" pela população brasileira. Ele voltou à sua popularidade somente com a ascensão do governo de Getúlio Vargas, na década de 30. Atualmente, não é todo mundo que conhece o hino da independência, apesar da sua bela letra.
Qual a diferença entre o hino nacional e o hino da independência?
Existem diversas diferenças entre o hino nacional e o hino da independência. Em primeiro lugar, eles possuem letras diferentes e foram criados também com objetivos diferentes. Eles apresentam diferenças em termos de origem, propósito e conteúdo. Vamos descobrir mais?
💛💚
Hino Nacional Brasileiro
Com oficialização em 1922, o hino nacional brasileiro foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e musicalizado por Francisco Manuel da Silva. Vale ressaltar que o hino do Brasil é tocado em cerimônias escolares, atos do governo e eventos esportivos. Além disso, a música do hino nacional aborda sobre a beleza do Brasil e o senso de patriotismo.
🟡🟢
Hino da Independência
A criação do hino da independência ocorreu em 1822, sendo escrito por Evaristo de Veiga e musicalizado por D. Pedro I. Vale ressaltar que o hino da independência celebra a conquista da independência do Brasil. Por isso, ele é tocado em eventos voltados à conquista da independência do país. Além disso, a sua letra retrata a liberdade conquistada pelo Brasil através da sua luta.
Então, conseguiu entender bem a diferença entre os hinos? O hino independência Brasil, em particular, exalta a separação entre duas nações: Brasil e Portugal. Portanto, a independência Brasil hino é um dos principais símbolos nacionais, assim como a sua bandeira.









