O hinduísmo é uma das religiões mais antigas que existe. Seu início deu-se na civilização do Vale do Indo, onde hoje fica o Paquistão e a Índia. Ela é a terceira maior religião do mundo, ficando atrás somente do cristianismo e do islamismo.
de seguidores
Inclusive, 80% da população da Índia segue o hinduísmo. Todas essas informações aguçam a nossa curiosidade para descobrir mais sobre essa religião, não é mesmo? Se bateu essa curiosidade, leia este artigo e descubra a história e origem do hinduísmo e sua popular tradição religiosa!
História e origem do Hinduísmo
Entre 2.500 a.C e 1500 a.C, deu-se início ao hinduísmo no Vale do Indo (onde, hoje, fica o Paquistão e a Índia). Nessa região, a civilização praticava rituais e atividades espirituais. Havia reverência pela natureza e por algumas divindades - o que resultou no hinduísmo religião politeísta.
Em 1.500 a.C, novos povos chegaram ao Vale do Indo, os indo-arianos, os quais já tinham as suas próprias crenças e tradições. Com essa chegada, as práticas religiosas da civilização do Vale do Indo se fundiram com as práticas do povo indo-ariano.
A partir dessa "combinação" de práticas religiosas, foram escritos os textos védicos, os quais embasaram o hinduísmo, entre 1.500 a.C e 500 a.C. Nesses vedas, constam as orações, os rituais e os hinos que fazem parte da religião.
Essas escrituras foram escritas em sânscrito e dividas em quatro: Rig Veda (que contém hinos e preces para as divindades), Yajur Veda (contém instruções para rituais), Atharva Veda (contém preces e rituais de proteção e de cura) e Sama Veda (contém os cânticos e melodias da religião).
Além das escrituras dos vedas, o hinduísmo também se embasa em outros textos, que foram escritos posteriormente: os upanishads, que são escrituras filosóficas voltadas para os fundamentos do hinduísmo. O texto sagrado Bhagavad Gita também é muito importante para essa religião.
Se você quer ser feliz, deve desejar a felicidade dos outros também
Provérbio Hindu
Entre 500 a.C e 400 a.C, duas epopeias, Mahabharata e Ramayana, ajudaram na disseminação das crenças do hinduísmo. Ao longo dos anos, o hinduísmo ainda teve a sua formação impactada por diversas influências - tanto por filosofias quanto por outras religiões, como a crença do islamismo e o budismo.
Swami Vivekananda ajudou na reforma e na propagação do hinduísmo. Vale ressaltar que essa religião é diversificada, não havendo uma estrutura unificada - cada região possui as suas próprias tradições. As práticas mais gerais do hinduísmo são o puja (rituais de adoração), o canto dos mantras e a meditação.
Divisões do Hinduísmo
O hinduísmo é dividido em quatro grupos - ou correntes religiosas, que apresentam diferentes interpretações das principais crenças hinduísmo e contam também com práticas diferentes. Cada divisão do hinduísmo religião está descrita, a seguir.
Vaishnavismo
Os hindus da corrente do vaishnavismo creem no deus Vishnu (e seus avatares, Rama e Krishna). Essa é a corrente do hinduísmo que mais possui seguidores. Essa vertente acredita que a devoção ao deus, chamada de bhakti, é a forma de conquistar a salvação.
Shaivismo
Nessa corrente do hinduísmo, os hindus cultuam o deus Shiva, acreditando que Ele é o criador do universo, assim como o seu preservador e destruidor. Assim, Shiva representa o ciclo de nascimento, morte e renascimento.
Shaktismo
Essa corrente do hinduísmo reverencia a deusa Shakti, a considerando a principal força do universo. Essa deusa proporciona vida às coisas através da sua própria energia. Essa crença também acredita que Shakti é a fonte da vida e da transformação.
Smartismo
A abordagem do smartismo é mais voltada à filosofia hindu - e não adora somente uma divindade, mas várias. Essa corrente acredita que para conquistar a plenitude espiritual, é necessário estudar as escrituras hinduísmo vedas, meditar e praticar a autocontemplação.
Tradições, costumes e crenças do Hinduísmo
A religião hindu é repleta de tradições, costumes e crenças. Vamos descobrir quais são os objetivos, os principais deuses hinduísmo, os rituais e os símbolos dessa religião? A seguir, falamos sobre cada um desses aspectos de forma bastante detalhada.
Objetivos do Hinduísmo
Os objetivos vida humana do hinduísmo são chamados de purusharthas (dharma artha kama). Os fieis dessa religião devem seguir esses objetivos durante a vida. Os principais são:
- Dharma (ou darma): essa palavra significa "eterno" e foi escrita em sânscrito. O darma é "formado" pelo cotidiano e a vida espiritual do seguidor do hinduísmo, os quais devem ser compostos pelo deveres sociais, morais e religiosos da religião;
- Artha: tem relação direta com o dharma, porém, é mais voltado para a prosperidade financeira e material. Esse objetivo do hinduísmo exalta o trabalho e, consequentemente, a aquisição de bens - e indica que esses devem ser desfrutados junto com o desenvolvimento espiritual;
- Kama: esse objetivo se concentra nas emoções, nos prazeres e nos desejos do seguidor do hinduísmo. Ele diz respeito aos prazeres estéticos, emocionais e físicos, se referindo não somente ao prazer sexual, mas como também às satisfações sensoriais, como o desfrute da música e da arte;
- Moksha: se refere à libertação do ciclo do renascimento (chamado de samsara). Nesse objetivo do ciclo nascimento morte, a alma (atman) do hindu se une com o divino (Brahman). Trata-se da libertação espiritual das pessoas que seguem a religião.
Esses são os quatro objetivos que refletem a complexidade da religião hindu. Afinal, o hinduísmo conta com diversas práticas, tradições e crenças. Vale ressaltar que os objetivos citados acima são interconectados. A crença do judaísmo também possui objetivos religiosos próprios.
Deuses do Hinduísmo
O hinduísmo é uma religião que crê em vários deuses. Os principais deuses e deusas da crença do hinduísmo são estes, a seguir:
- Ganesha: deus cabeça elefante, que remonta à sabedoria e ao sucesso, sendo invocado, principalmente, em questões profissionais importantes;
- Vishnu: deus que preserva o universo;
- Brahma: deus que criou o universo e faz parte da Trimurti (trindade hindu composta Shiva, Vishnu e Brahma);
- Shiva: deus destruidor e transformador do universo, sendo associado ao ascetismo, à transformação e à meditação;
- Sarasvati: deusa da música, da arte e da sabedoria, sendo adorada por estudantes e artistas;
- Shakti: é a deusa do poder feminino, sendo considerada a força vital.
Além desses deuses hinduísmo, podemos citar Hanuman, Krishna e Rama, por exemplo. Na realidade, o hinduísmo conta com uma vasta quantidade de deuses, que refletem a forma de vida que os hindus devem seguir e demonstram como se conectar ao divino.
Rituais do Hinduísmo
Há vários rituais hinduísmo - e alguns deles são relacionados à oração, adoração, iniciação ao hinduísmo, por exemplo. Os rituais consistem em procissões, cerimônias, festas e muitos outros. A Holi é um dos principais rituais dessa religião.

Esse ritual também é chamado de "a festa das cores", e celebra a primavera, assim como o período de prosperidade e renovação dessa época do ano. A ideia é de "novos começos" e o ritual consiste em as pessoas jogarem tintas umas nas outras.
Outro ritual bastante popular do hinduísmo é o Diwali, que é chamado de "festival das luzes". Nesse festival, os hindus comemoram a vitória da luz na disputa com as trevas. Essa comemoração tem duração de 5 dias - e equipara-se ao ano novo no Brasil.
Durante a comemoração do Diwali, as pessoas disparam fogos de artifício, promovem almoços em família, entre outras coisas. Por fim, o Khumba Mela consiste em uma peregrinação até Kumbakonam para lavar o corpo no Rio Ganges, o qual é considerado sagrado. Esse ritual ocorre a cada 12 anos. É válido ressaltar que os rituais do budismo também são super conhecidos.
Estrutura social do hinduísmo
O hinduísmo é uma religião que também possui uma estrutura social, havendo a divisão da sociedade em um sistema de castas, o qual é citado nos vedas. A organização social do hinduísmo é composta de quatro varnas (que compõem a estrutura de castas).
Os quatro varnas são: brahmins (que são os sacerdotes e responsáveis pelos estudos e ensinamentos religiosos), kshatriyas (que são os governantes e guerreiros que protegem a sociedade), vaishyas (que são os artesãos, agricultores e comerciantes) e shudras (que são os trabalhadores braçais e os servos). Por fim, há também os dalits, que são chamados de intocáveis e vivem à margem da sociedade hindu.
Acredita-se que a determinação das castas para cada indivíduo tem relação com o seu karma e dharma. Isso porque a pessoa vem com karmas de vidas passadas, o qual determina a sua casta. Se esse indivíduo cumprir o seu dharma corretamente, ele acumulará um bom karma para melhorar a sua posição no sistema de casta na futura reencarnação (ou seja, na libertação ciclo reencarnação).
Vale ressaltar que esse sistema de castas foi abolido na Índia com a implementação da Constituição de 1950. Nessa constituição, foram impostas leis de proteção aos dalits. Porém, nas áreas rurais da Índia, por exemplo, o sistema de castas - assim como o preconceito - ainda persistem.
Símbolos do Hinduísmo
O hinduísmo é uma religião que conta com vários símbolos. Um deles é o "om", que é considerado o som sagrado do universo. Esse é um importante mantra do hinduísmo, sendo muito usado em momentos de meditação e yoga.
O "om" consiste na união entre corpo, mente e espírito, havendo o alcance da consciência suprema (brahman). Outro símbolo importante para o hinduísmo é o "lótus", que simboliza a iluminação espiritual e a pureza. Ele representa a deusa Sarasvati.

O "tridente" também é um símbolo do hinduísmo, o qual se associa ao deus Shiva. As três pontas do tridente podem ter duas representações: "passado, presente e futuro" ou "criação, preservação e destruição".
Por fim, a "mandala" é outro símbolo bastante popular do hinduísmo. Esse símbolo costuma ser muito utilizado nos rituais e nas meditações. A sua representação é de harmonia e equilíbrio entre o próprio indivíduo e o universo que ele habita.
O hinduísmo religiões antigas e uma das maiores religiões mundo, junto com o cristianismo e o islamismo. As principais religiões da atualidade são o hinduísmo, cristianismo e islamismo. A mitologia hindu é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas.
E aí, gostou de aprender sobre a história e origem do hinduísmo e as suas tradições religiosas? Se curtiu a nossa explicação e quer aprender mais sobre as outras religiões, aproveite também para ler os nosso artigos sobre cristianismo, islamismo, judaísmo e budismo. Também comente e compartilhe o artigo!