O algoritmo define a sequência de passos que devem ser seguidos por um computador para solucionar um problema ou executar uma tarefa. Ele pode atuar em diferentes aplicações, mas o algoritmo é usado, principalmente, nas linguagens de programação, no machine learning, na inteligência artificial (IA) e nos mecanismos de busca.
Os algoritmos são representados por fluxogramas, apresentando entradas e saídas, uma vez que são um "conjunto de instruções". As entradas são compostas por dados compartilhados pelos usuários, e as saídas são a resolução do problema. Entre a entrada e a saída, diversos dados são processados. Diante disso, vamos descobrir o que é um algoritmo na informática?
O que é um algoritmo na informática?
Um algoritmo nada mais é do que uma sequência finita de instruçõs bem definidas utilizadas para resolver um problema ou executar uma tarefa
Forbellone e Eberspacher (2005)¹
O algoritmo é um conjunto de instruções que devem ser seguidas para a execução de uma ação. Esse conjunto de instruções pode ser simples ou complexo; mas, precisa ter uma ordem de execução (com início, meio e fim), apresentar passos bem definidos, e ser finito (ou seja, ter fim em algum momento).
Os processos executados pelas máquinas são "fundamentados" nos algoritmos. Isso porque o algoritmo fundamenta a lógica de programação. Os algoritmos estão presentes nas redes neurais, no machine learning, na inteligência artificial, etc.
Muitas pessoas afirmam que o algoritmo tem uma relação estreita com a matemática. Isso porque o usuário compartilha números e variáveis e, a partir disso, o algoritmo "disponibiliza" um resultado. Inclusive, o algoritmo consegue processar uma grande quantidade de informações.
Dentro da internet, o algoritmo é utilizado para o processo de classificação dos conteúdos que irão aparecer nas redes sociais, nos mecanismos de buscas, etc. Dessa forma, a navegação e as buscas se tornam mais personalizadas, atendendo às necessidades do usuário de forma mais eficiente.
Uma curiosidade é que o nome "algoritmo" vem do termo "algorithmi", que é como os latinos chamam o "pai da álgebra", um cientista persa chamado Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi. De forma resumida, o algoritmo é uma sequência de instruções que visa executar uma tarefa ou solucionar um problema.
História do algoritmo
Em 1843, foi criado o primeiro algoritmo. Ele foi criado por uma cientista de computação, chamada de Ada Lovelace, durante a sua participação no projeto de Charles Baggage, que envolveu a construção de um computador mecânico.
Ada escreveu o programa do projeto de Baggage e, a partir disso, a era tecnológica se iniciou. O programa escrito por Ada era simples, mas todos sabiam que havia esse poderia evoluir e transformar o universo da computação.
Exemplo de algoritmo na internet
Na internet, são usados diversos tipos de algoritmos, e esses são relacionados principalmente à qualidade dos conteúdos e à classificação das páginas na internet. Vamos descobrir quais são os algoritmos usados pelo Google, Facebook e X?
No Google
O Google utiliza, principalmente, três tipos de algoritmos para a classificação das páginas nos resultados de busca: o PageRank, o RankBrain e o Hummingbird. O PageRank é principal exemplo de algoritmo usado pelo Google para analisar os conteúdos dos sites e ranqueá-los nos resultados de busca.
Além desses, o Google também utiliza o algoritmo Panda, que serve para analisar a qualidade dos conteúdos publicados nos sites e punir as páginas que não publica conteúdos de qualidade. Vale ressaltar que tais algoritmos usados pelo Google são atualizados frequentemente.
No Facebook
O principal exemplo de algoritmo usado pelo Facebook é o EdgeRank. Esse algoritmo realiza a classificação dos conteúdos que aparecem na timeline do usuário. Para isso, o EdgeRank analisa a popularidade e a qualidade do conteúdo. É importante ressaltar que outros algoritmos também são usados pelo Facebook.
No X (ex-Twitter)
O X tem como principal exemplo de algoritmo o "Best Time do Tweet". Essa algoritmo é responsável por definir o momento perfeito para o envio de tweets, de modo que os usuários acessem tais tweets e esses sejam visualizados por uma grande quantidade de pessoas.
O algoritmo costuma ser aplicado em diferentes vertentes da tecnologia, mas é utilizado, especialmente, nos mecanismos de busca da internet, na programação e nas ferramentas inteligência artificial (IA). O seu conceito, geralmente, é comparado com a "receita de um bolo", uma vez que esse corresponde a um conjunto de instruções.
Para que serve um algoritmo?
O algoritmo serve para orientar sobre os passos sequenciais que devem ser seguidos para executar uma ação ou solucionar um problema. De forma geral, o algoritmo apresenta o passo a passo que deve ser seguido para executar uma tarefa.

Os algoritmos servem para a tomada de decisões baseadas em dados, para a resolução problemas execução complexos, para automatizar os processos, etc.
De forma geral, as máquinas utilizam os algoritmos para executar tarefas de forma automatizada, sem que seja necessária a presença humana.
Os algoritmos também podem ajudar os humanos na tomada de decisões, na análise de informações e na definição de qual caminho seguir.
Através de uma sequência de passos definida pelos algoritmos, pode-se solucionar um problema ou executar uma tarefa, de maneira eficiente e confiável.
Dessa forma, se pode realizar as tarefas e resolver problemas com maior precisão, evitando erros, economizando recursos e otimizando o tempo. Afinal, os algoritmos são como um conjunto de instruções pré-definidas.
O algoritmo serve para sistemas de recomendação, uma vez que sugere conteúdos ou produtos, se baseando no histórico de navegação do usuário. Além disso, o algoritmo também serve para definir a ordem dos resultados no mecanismo de busca, se baseando nos conteúdos, na audiência, etc.
Outra função do algoritmo é realizar análises e até mesmo previsões com base em dados. Ademais, o algoritmo também é aplicado no GPS para realizar o cálculo do caminho mais rápido a ser seguido. Por fim, o algoritmo também é empregado nos jogos e na lógica de programação. Já deu para perceber que algoritmos e lógica de programação tem tudo a ver, né?
Para que os jogos funcionem, os algoritmos precisam ser aplicados. Isso porque os algoritmos são usados para que os jogos sejam dinâmicos, tenham movimentos, etc. No mais, a base lógica de programação é fundamentada nos algoritmos. E aí, está entendendo tudo sobre algoritmos e lógica de programação?
Como funcionam os algoritmos?
De forma resumida, os algoritmos são um conjunto de instruções estruturadas que visa solucionar um problema ou executar uma ação. Os algoritmos seguem uma sequência de etapas pré-definida. Os estágios para o funcionamento do algoritmo são:
🔢
1ª etapa
Entrada
Os dados que serão trabalhados pelos algoritmos e são compartilhados pelos usuários. Pode ser um valor ou uma estrutura de dados.
➡️
2ª etapa
Processamento
As operações realizadas pelos algoritmos são executadas a partir de uma sequência de etapas pré-definidas e computacionais. Essa etapa é fundamentada em cálculos aritméticos e lógicos para o processamento de dados.
💻
3ª etapa
Saída
Após o processamento de dados, se tem uma saída, a qual é o resultado de tal processamento. A saída consiste na execução de uma tarefa ou resolução de um problema.
Quando todas as etapas sequenciais são executadas e o resultado é o esperado, o algoritmo é finalizado, alcançando o "ponto de parada". Essa é a definição do que é um algoritmo na informática - e como esse funciona de forma simples.
O conjunto de instruções pré-definidas do algoritmo é usado pela máquina para o processamento de dados e o encontro da solução problema
Vale ressaltar que a principal vantagem de usar o algoritmo é a sua capacidade de processamento. O algoritmo consegue processar uma grande quantidade de informações em um curto período de tempo. Por isso, o algoritmo também é eficiente no processo de tomada de decisões complexas. Entendeu o que é um algoritmo na informática? Aproveite para falar com uma IA!
Diferentes tipos de algoritmos
Existem diferentes tupos de algoritmos, como o algoritmo de ordenação, de busca, de árvores e de aprendizado de máquina. Vamos entender melhor cada um desses tipos de algoritmos e descobrir o que é o algoritmo na informática?
Algoritmo de ordenação
O algoritmo de ordenação é um conjunto regras instruções que objetiva realizar a organização de elementos em uma lista, considerando uma ordem, seja crescente ou decescente, e se baseando em um critério - seja letras, números ou outros valores que podem ser comparados.
Vamos entender esse tipo de algoritmo a partir de um exemplo? Imagine que você tem uma lista de números, certo? Essa lista é [6, 3, 9,7] e quer colocá-los em ordem crescente. Considerando tais números e a sua solicitação, o algoritmo modificaria a sua lista da seguinte forma: [3, 6, 7, 9].
Os algoritmos de ordenação mais conhecidos atualmente são o Quicksort, que é usado pelo Java e pelo C++, o Mergesort, que é usado em banco de dados, e o Heapsort, que é usado em Sistemas Operacionais.
Algoritmo de busca
O algoritmo de busca serve para localizar um elemento dentro de um conjunto de informações, ou seja, de banco de dados (seja uma tabela ou uma lista, por exemplo). Existem dois tipos principais de algoritmo busca: a busca linear e a busca binária. A busca linear é mais simples, enquanto a busca binária é mais eficiente.
Algoritmo de árvores
O algoritmo de árvores serve para manipular e organizar dados em uma estrutura hierárquica (ou seja, em forma de árvore). Assim, os elementos são organizados através de nós (também chamados de nodes). Com isso, pode-se fazer a análise completa da estrutura sintática de programas de computador, por exemplo.
Algoritmos de aprendizado de máquina
O algoritmo de aprendizado de máquina (também chamado de machine learning) objetiva fazer com que o sistema aprenda através de dados, aumentando o seu desempenho. Assim, esse algoritmo consegue realizar análise de dados e fazer previsões. Dois bons exemplos de algoritmos de aprendizado máquina são: regressão linear e k-means.
Aplicabilidade dos algoritmos: onde é que podemos encontrá-los?
Os algoritmos podem ser encontrados na inteligência artificial (IA), nos modelos de machine learning, na criptografia, na ordenação e pesquisa, nos compiladores e interpretadores, nas redes sociais, nos motores de busca, e muito mais. Vamos entender melhor esse assunto sobre o que é um algoritmo na informática? Conforme uma pesquisa realizada pela Microsoft/Edeman Comunicação
das micro, pequenas e médias empresas do Brasil usam IA (Inteligência Artificial)²
Inteligência artificial e machine learning
O machine learning e a inteligência artificial são fundamentados nos algoritmos. Através dos algoritmos, as IAs e o machine learning treinam os seus modelos, os quais servem para fazer reconhecimento de padrões, fazer definição de previsões e realizar tomadas de decisões.
Criptografia
Os algoritmos da criptografia proporcionam segurança para os dados, protegendo informações importantes. Tais informações podem ser dados bancários ou senhas, por exemplo. Esses algoritmos mantêm os dados confidenciais.
Ordenação e pesquisa
Os algoritmos de ordenação e pesquisa, como o nome já diz, ordenam os dados, organizando-os para fazer uma pesquisa com um processo de busca mais eficiente, encontrando determinados elementos em uma base de dados.
Compiladores e interpretadores
Para que os compiladores e interpretadores traduzam o código fonte escritos por programadores, esses usam os algoritmos. Os programadores escrevem códigos de programação que não são entendidos pelas máquinas, uma vez que essas compreendem apenas a linguagem de máquina.
O processo de tradução da linguagem de programação humana para a a linguagem de máquina é feita pelos algoritmos dos compiladores e interpretadores. Através de passos lógicos, se realiza tal tradução de códigos. Existe uma relação estreita entre algoritmos e lógica de programação. Mas, você sabe qual a relação com o sistema de redes neurais?
Redes sociais e motores de busca
Os algoritmos analisam a qualidade dos conteúdos e as preferências dos usuários e determinam o que aparecerá para o usuário, sendo chamados de "algoritmo de recomendação". Dessa forma, o usuário consegue ter uma melhor experiência, seja no Google, no Facebook, no Instagram, na Netflix, etc.
Extra: vocabulário específico do algoritmo
O universo dos algoritmos possui um vocabulário específico. Veja quais são os principais termos técnicos voltados aos algoritmos:
- Instrução: comando executado pelo algoritmo;
- Entrada (input): dados fornecidos para o algoritmo, os quais devem ser processados;
- Saída (output): resultado gerado pelo algoritmo depois do processamento;
- Variável: memória de armazenamento de dados;
- Laço (loop): repetição das instruções;
- Passo: etapa que faz parte do plano de sequência do algoritmo;
- Processamento: transformação dos dados durante o processamento;
- Estrutura de decisão: momento em que o algoritmo tem opções de caminhos e realiza a sua escolha;
- Fluxo de controle: ordem do plano de sequência;
- Operadores: símbolos das operações lógicas, relacionais e matemáticas;
- Pseudo-código: escrita do algoritmo com semelhança à linguagem natural;
- Complexidade: nível de dificuldade da execução do algoritmo;
- Correção: eficiência do algoritmo na resolução do problema.
- Eficiência: desempenho do algoritmo quanto à memória e ao tempo de execução.
Os cursos de ciência computação ou linguagem programação particulares o ajudam no entendimento mais detalhado quanto aos algoritmos responsáveis que visam resolver problema específico a partir de uma sequência finita ações.
E aí, conseguiu descobrir o que é um algoritmo na informática de forma completa e, ao mesmo tempo, simples? Se você entendeu facilmente a relação entre algoritmos e lógica de programação, compartilhe o texto e comente! Além disso aprenda mais sobre processamento de linguagem natural, redes neurais e prompts com os nossos outros artigos!
Referência Bibliográfica
- FORBELLONE, André Luiz Villar; EBESPACHER, Henri Frederico. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
- BARROS, Valter. 74% das empresas no Brasil já utilizam inteligência artificial, aponta estudo. Cointelegraph Brasil, 1 abr. 2024. Disponível em: https: //br.cointelegraph.com/news/74-of-companies-in-brazil-already-use-artificial-intelligence-study-shows. Acesso em: 17 set. 2025.