Bem-vindo ao mundo dos grandes palcos do tênis 🎾! Pense em quatro torneios que definem completamente a história, as glórias, e a superação dos tenistas de todo o mundo. Cada um deles com uma personalidade única, esse é o universo dos Grand Slams.
Do dramático e empoeirado campo de saibro de Paris ao clássico gramado de Londres, do calor escaldante da Austrália ao clima elétrico de Nova York, esses são os torneios que lançam as maiores lendas do esporte e constroem a história do Tênis.
Venha descobrir mais sobre os torneios que todo tenista sonha em vencer e entender o motivo de cada um deles ser único. Prepare-se para viajar pelos continentes sem sair de casa.
O primeiro torneio de tênis: Wimbledon
Wimbledon é o torneio de Grand Slam mais tradicional e mais antigo entre eles. Já se passaram quase 150 anos desde o primeiro evento realizado pelo All England Lawn Tennis and Croquet Club e o jogo de tênis mudou muito desde aquela primeira disputa.

Certamente o Torneio de Wimbledon é um dos responsáveis por vários momentos de mudança importantes de jogo. O evento em Wimbledon acontece no final de junho e início de julho, marcando o início do verão no continente europeu. É o único torneio que ainda é disputado em grama natural, cortadas a exatos 8mm. O gramado exige bastante cuidado de manutenção e as gramas são muito bem tratadas para garantir a qualidade dos jogos.
Wimbledon por vezes é chamado de All England, isso porque o torneio acontece no All England Lawn Tennis and Croquet Club, no subúrbio de Wimbledon, em Londres. A influência que esse torneio têm vai muito além do tênis e da cultura esportiva.
Wimbledon foi palco da partida mais longa da história do tênis, que durou três dias. A partida foi disputada em 2010.
Você deve estar se perguntando: "Mas como uma partida de tênis pode durar tanto tempo?" Isso só aconteceu porque Wimbledon é o único torneio de Grand Slam que evita desempates no último set.
Esse torneio carrega algumas curiosidades que o tornam único, dentre as quais podemos destacar:
- Os tenistas só podem usar uniformes totalmente brancos, incluindo meias, sapatos (até a sola do sapato tem de ser branca), chapéus ou quaisquer outro acessório.
- São distribuídos morangos com chantili para o público e para os jogadores para simbolizar a chegada do verão.
- O maior campeão de Wimbledon é Roger Federer com oito títulos.
- Ele foi o primeiro torneio de tênis a ser televisionado, em 1937.
- Um Rei da Inglaterra já chegou a disputar a competição, mas antes de assumir como rei. Foi George VI.
Muita história e acontecimentos marcantes fazem parte desse torneio. Não há como falar de tênis sem citar os gramados de Wimbledon.
US Open: o Grand Slam americano
Outro dos quatro aclamados Grand Slam é o US Open. Realizado anualmente no fim de agosto e início de setembro, o torneio é conhecido por uma torcida vibrante.
O primeiro US National Championship realizou-se no ano de 1881 em Rhode Island. Em 1887, seis anos mais tarde, foi incluído no torneio a modalidade feminina, em 1890 a disputa em duplas femininas foi incluída dois anos depois. No ano de 1915 a competição foi transferida para Nova York, mas apenas no ano de 1978 que ocorreu a transferência da competição para o local onde é ainda hoje disputado, o USTA Billie Jean King National Tennis Center. Neste mesmo ano, o piso de saibro foi substituída pelo piso duro.
No decorrer dos anos o US Open já foi disputado em três pisos diferentes: entre 1881 e 1974 era disputado na grama, entre 1975 e 1977 no saibro, a partir de 1978 em quadra dura.
Foi no ano de 1968 que o torneio passou para a "Era Open", permitindo que amadores e profissionais competissem juntos, o que ajudou com a popularização do torneio.
O US Open é também medalha de ouro no quesito inovação:
- 🥇Primeiro a introduzir o tie-break em 1970.
- 🥇Primeiro a premiar igualmente homens e mulheres em 1973.
- 🥇Primeiro a ter o replay eletrônico em 2006.
São mais de 140 anos de história, tornando o US open mais do que um simples torneio de tênis. É uma celebração ao esporte que reúne os maiores e melhores tenistas do mundo em um evento de grande prestígio.
Alguns nomes de atletas que se destacaram na competição:
Time Masculino:
- Roger Federer - 5 títulos
- Jimmy Connors - 5 títulos
- Pete Sampras - 5 títulos
- Novak Djokovic - 5 títulos
Time Feminino:
- Serena Williams - 6 títulos
- Chris Evert - 6 títulos
- Steffi Graf - 5 títulos
- Billie Jean King - 4 títulos
O US Open conta ainda com a maior quadra de tênis do mundo, que recebe grandes partidas e um público único e vibrante, esgotando sempre os ingressos. É um torneio que contribui para escrever a história do tênis.
Aberto da Austrália e sua história
O primeiro Grand Slam do ano acontece no quente janeiro australiano, é o Australian Open ou ainda Aberto da Austrália que marca o início da temporada do tênis.
O torneiro australiano é hoje realizado em Melbourne, mas nem sempre foi assim. Antes de tornar Melbourne a sua casa oficial, o Aberto da Austrália já foi realizado em pelo menos outras seis cidades da Austrália e Nova Zelândia: Adelaide, Brisbane, Sydney, Perth, Christchurch e Hastings.
Conheça um pouco mais sobre a evolução e a história do Australian Open, que já foi chamado de Australasian Championships e depois de Australian Championships, nessa linha do tempo:
1905
Australasian Championships
Primeira edição, com 17 jogadores, foi realizada no Warehouseman's Cricket Ground.
1922
Introdução da modalidade feminina
Simples e duplas femininas passam a competir.
1969
Aberto da Austrália
Neste ano o torneio inicia a sua fase open, permitindo amadores e profissionais.
1972
Mudança permanente para Melbourne
Mudança para o Kooyong Lawn Tennis Club.
1985
Mudança das datas de realização
Passa a ser disputado no fim do mês de janeiro
1988
Mudança para o Melbourne Park
Mudança para o local onde ocorre hoje e a troca para quadras duras
2000
Renomeação da quadra central
Que passa a se chamar Rod Laver Arena.
2014
Implementação da política do calor extremo
Permitindo pausas em partidas com condições de calor extremo.
2021
Julgamento eletrônico de linha
Foi o primeiro Grand Slam a usar apenas o julgamento eletrônico de linha.
Assim como no Torneio de Wimbledom, as primeiras edições foram disputadas na grama, passando a ser disputado em piso de hard court apenas em 1988. A competição é muito conhecida por suas altas temperaturas, que nessa época podem ultrapassar os 40º. Por esse motivo, as três arenas principais possuem tetos retráteis, que são fechados em caso de chuva ou calor extremo para evitar interrupção das partidas.
O jogo mais longo do Aberto da Austrália ocorreu entre os astros Rafael Nadal e Novak Djokovic e dorou 5 horas e 53 minutos 🥵. Por falar em Djokovic, ele é o maior campeão da história do torneio, com 10 títulos conquistados. Depois deles, os atletas que possuem mais vitórias acumulam 6 títulos, o australiano Roy Emerson e o suíço Roger Federer.
Já quem garantiu a vitória mais rápida no torneio, em uma partida que durou apenas 44 minutos, foi Serena Williams. Serena acumula sete títulos na competição, atrás apenas da australiana Margaret Court que possui 11 títulos conquistados.

O piso da Austrália exige bastante dos tenistas. Com pouco amortecimento, esse piso leva os atletas a um grande desgaste físico. Além disso, a bola tem uma velocidade diferente no quique, favorecendo jogadores de fundo de quadra.
Outro fato curioso sobre o Australian Open é que algumas partidas acontecem a noite. Também é o único Grand Slam com super tie-break no último set (quinto masculino e terceiro feminino). É um outro grande torneio que arrasta milhares de fãs do tênis para suas arenas.
Roland Garros - o Aberto da França
O Aberto da França é o único torneio que leva o nome de uma pessoa. Mas afinal, quem foi Roland Garros e porque o Aberto de Tênis Francês leva esse nome? Eugène Adrien Roland Chacon Georges Garros foi um pioneiro da aviação francesa, que praticava diversas modalidades esportivas, incluindo o tênis.
O Estádio Nacional Francês concedeu às autoridades de tênis da cidade uma pequena parcela de terra para construção de uma instalação para a competição. A única estipulação deles era que eles a nomeassem em homenagem a Roland Garros. Ele era membro do clube de tênis do Estádio Nacional, embora não fosse um jogador ávido, sua grande paixão era mesmo voar.
Um dos charmes do torneio da França, além de ser sediado na fantástica capital francesa, é o fato de ser ainda jogado na poeira laranja das quadras de saibro. Apesar de alguns dos melhores jogadores do mundo não se darem muito bem no saibro, outros como o espanhol Rafael Nadal são verdadeiros campeões nesse tipo de quadra.

Outro ponto positivo para nós brasileiros é que já vimos nosso querido Gustavo Kuerten, o Guga, levar para casa três títulos de Roland Garros.
Rafael Natal possui impressionantes 14 títulos no Aberto da França. O público de Roland Garros já viu Nadal conquistar o título em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022.
O Grand Slam francês escreve história no esporte encerrando a temporada de saibro em grande estilo. Os jogadores provaram que no saibro a persistência vale mais que a força bruta, tornando esse um dos torneios de Grand Slam mais aguardados do ano.
Para ver o número 1 do ranking mundial de tênis, provavelmente você terá que assistir a uma partida de alguma dessas grandes competições. Se você gosta de tênis e quer conhecer e aprender ainda mais sobre o esporte, que tal marcar uma aula de tênis com um Superprof?














