O motorista de caminhão, popularmente conhecido no Brasil como caminhoneiro, é uma das figuras mais importantes e cruciais para a economia do nosso país. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, em que a maior parte logística do transporte de cargas é realizada pelas rodovias, esse profissional da direção literalmente move o Brasil.

O salário de motorista de caminhão pode ultrapassar os
6000

reais (dependendo da carga e da experiência do profissional)

Este artigo é um guia detalhado sobre a vida e a carreira do chofer de caminhão na realidade brasileira. Vamos abordar os requisitos essenciais da profissão, os desafios das estradas, as oportunidades de emprego e também falar sobre o salário de motorista de caminhão.

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Panorama Salarial e Modalidades de Trabalho

O caminhoneiro não é apenas um motorista, é um guerreiro das estradas.

Autor desconhecido

A remuneração de um motorista de caminhão no Brasil é complexa e altamente variável, dependendo de uma série de fatores como a carga horária, o tipo de carga transportada, a distância percorrida, a região do país e também a modalidade de trabalho, se CLT ou autônomo.

Para quem busca saber quanto ganha um caminhoneiro no regime CLT, empregado de uma empresa de transportes, por exemplo, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial coletada nos últimos 12 meses é de R$ 2.580,00.

Imagem de um caminhão em um entardecer, com luzes acesas em uma estrada.
Os caminhoneiros transportam mercadorias e movimentam a economia do Brasil. | Imagem: Josiah Farrow

Mas o valor do salário de um motorista de caminhão pode ultrapassar os R$ 6.000,00 a depender da variação de mercado e adicionais, a experiência do profissional e o tipo de carga transportada. Cargas Especiais são mais bem remuneradas.

Separamos alguns dos fatores chave que influenciam na remuneração:

  1. Tipo de Carga e a Rota: motoristas que transportam cargas perigosas, como químicos, cargas vivas ou cargas superpesadas tendem a receber salários significativamente mais altos devido ao maior risco e à exigência de especialização. Motoristas que enfrentam longas distâncias como rotas interestaduais e internacionais também são mais bem pagos.
  2. Modalidade de contratação CLT: o motorista de caminhão CLT tem uma remuneração fixa, um piso salarial, mas o salário pode ser melhorado com uma série de adicionais, como o de periculosidade e insalubridade, horas extras e diárias para viagens. Algumas empresas também dão gratificações ou prêmios por produtividade, aumentando o valor da remuneração no final do mês.
  3. Profissional Autônomo: aqui o motorista ganha por frete contratado. Embora seja um valor alto por frete, o motorista deve considerar também todas as despesas operacionais da viagem, como combustível, pedágios, manutenção, seguro. Tudo isso influencia no lucro líquido ao final da viagem.

O caminhoneiro autônomo é uma espécie de empreendedor, ele precisa gerir o seu negócio, negociar e planejar o seu custo operacional e logístico. Apesar de ter uma grande autonomia nessa modalidade, há também mais risco e responsabilidade.

Pré-requisitos para a profissão motorista de caminhão

Para exercer a profissão de chofer de caminhão ou caminhoneiro no Brasil e receber uma remuneração por isso, o profissional deve cumprir exigências do Código Nacional de Trânsito Brasileiro, além de algumas regulamentações específicas da profissão.

O ponto de partida é a categoria exigida de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A categoria varia conforme o tamanho e o peso do caminhão:

Categoria C

É o requisito mínimo para caminhões não articulados e não reboques, desde que o peso bruto total exceda os 3500 kg. Para obter uma carteira nessa categoria é necessário ter pelo menos um ano de carteira na categoria B.

Categoria E

A categoria mais comum e mais valorizada no mercado. É exigida para veículos combinados, como carretas e bitrens (Peso acima dos 6000 kg). Para obter uma carteira nessa categoria, é preciso ter 21 anos e possuir carteira C ou D há pelo menos um ano.

Imagem de um caminhão com o por do sol ao fundo
Imagem: Natalia Marcelewicz

A categoria E é essencial para o transporte de cargas de alto valor agregado e para rotas de longa distância. A categoria E é a mais alta, ela não tem restrição quanto a quantidade de passageiros ou peso bruto total do veículo.

Permite dirigir carretas que tenham mais de um reboque. Além de abranger todos os veículos das categorias abaixo dela. Além da categoria específica, a legislação do nosso país ainda exige uma especialização específica a depender da carga transportada, e também exames específicos para o chofer de caminhão.

  • Curso de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos: esse curso é obrigatório para quem faz o transporte de combustíveis, produtos químicos, materiais radioativos e explosivos. É um fator determinante para aumentar consideravelmente o salário de motorista de caminhão, bem como ampliar o leque de oportunidades no mercado de trabalho.
  • Outros cursos: a depender da carga, podem ser exigidos cursos específicos como o de Cargas Indivisíveis ou Transporte de passageiros (para ônibus mistos ou caminhões adaptados).
  • Exame Toxicológico: obrigatório para as categorias C, D e E no momento da obtenção e também na renovação. É uma forma de fiscalizar e garantir a segurança das estradas brasileiras.
  • Exame Psicotécnico: esse exame é obrigatório em todas as categorias de habilitação, incluindo as C, D e E.
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> Qualificação > Remuneração

A busca por uma maior remuneração está diretamente ligada à aquisição da CNH E e do Curso MOPP, essas qualificações abrem portas para melhores vagas de motorista de caminhão.

O dia a dia e os desafios da estrada

A rotina de um motorista de caminhão é bastante pesada, o dia a dia na estrada, atrás do volante de um veículo pesado, exige bastante física e psicologicamente do condutor. A Lei 13.103/2015, conhecida como a Lei do Motorista, visa equilibrar a produtividade e a segurança.

Jornada de trabalho

A Lei do Caminhoneiro regulamenta a rotina dos profissionais CLT para combater a fadiga e evitar os acidentes na estrada.

  • Tempo de Direção: o tempo máximo contínuo ao volante é de 5 horas e 30 minutos, exigindo uma pausa de 30 minutos após esse intervalo.
  • Descanso obrigatório: é obrigatório um descanso de 11 horas a cada 24 horas, que pode ser fracionado em algumas situações.
  • Ponto de partida e de chegada: o controle da jornada de trabalho deve ser feito por um registrador eletrônico, conhecido por tacógrafo, ou algum outro meio idôneo, como por exemplo um diário de bordo ou uma ficha de trabalho externo. A fiscalização é rigorosa.

Apesar da exigência legal, esse controle é um dos maiores desafios da profissão. A pressão por prazos, os congestionamentos e as longas distâncias no Brasil, que tem uma dimensão continental, dificultam o cumprimento da jornada ideal de trabalho.

Que tal trabalhar como motorista de ambulância? Conheça as especificidades dessa função.

Desafios do Caminhoneiro no Brasil

Como já destacamos, essa profissão é um tanto desafiadora, principalmente quando pensamos na infraestrutura rodoviária do nosso país. Alguns desafios que podemos destacar dessa profissão tão importante:

  1. Condições da infraestrutura: muitas rodovias no Brasil estão em estado precário de manutenção e estado das vias. Buracos, falta de sinalização, falta de pontos de parada seguros, excesso de pedágios, são alguns fatores que dificulta a vida do caminhoneiro.
  2. Segurança e Roubo de Cargas: há no Brasil um alto índice do roubo de cargas. O motorista precisa de treinamento em segurança e muitas transportadoras usam rastreadores, seguros caros e até escolta, o que afeta diretamente a rentabilidade e ainda adicionam estresse na rotina do motorista.
  3. Vida pessoal: a profissão exige longos tempos longe da família, exigindo grande resiliência mental dos profissionais e compreensão dos familiares pelas longas ausências em casa.
  4. Saúde: a alimentação dos profissionais que trabalham nas estradas são irregulares e normalmente rica em carboidratos e gorduras, afetando também a saúde física dos motoristas de caminhão.

Veja algumas curiosidades sobre a profissão de motorista de ônibus.

Oportunidades, vagas e o mercado de transporte de cargas

A profissão de motorista de caminhão é bastante movimentada no tocante às oportunidades de emprego. As vagas para motorista de caminhão se concentram em grandes setores, nomeadamente:

  • Agronegócio: transporte de grãos, insumos agrícolas e carnes. É um dos setores que mais emprega, principalmente no Centro-Oeste e Sul do país.
  • Indústria e Comércio: transporte de produtos industrializados, insumos e a distribuição urbana de encomendas, atuando na logística e distribuição.
  • Transporte de produtos perigosos: exige a certificação MOPP e oferece os salários mais altos devido aos adicionais e à alta responsabilidade e risco. As empresas petroquímicas e de produtos químicos são as maiores empregadoras.
  • Transporte Internacional (Mercosul): requer documentos e um curso específico para o trânsito internacional. A remuneração costuma ser superior à média nacional.
O transporte de cargas perigosas como os combustíveis remunera melhor o motorista. | Imagem: Ale Sat

O futuro da profissão de motorista de caminhão passa por três pontos cruciais:

Tecnologia: digitalização do frete por meio de aplicativos e plataformas, exigência de treinamento em softwares de gestão de frotas, exigem do caminhoneiro um perfil mais tecnológico

Qualificação: a tendência é que as empresas de grande porte exijam cada vez mais o MOPP e a habilitação na categoria E.

Renovação de frota: os veículos mais novos e mais modernos oferecem maior conforto para os motoristas. O profissional CLT normalmente tem acesso a uma frota mais nova do empregador. Enquanto o autônomo tem o desafio de custear um novo veículo.

Trabalhar como caminhoneiro exige muita dedicação, atenção e esforço, mas pode ser uma profissão bastante lucrativa. Agora que você já conhece o salário de motorista de caminhão e quais os requisitos necessários, você pode tomar uma decisão fundada de iniciar essa carreira. Ficou interessado em saber mais, que tal marcar uma aula de direção?

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Foto Camila

Camila Reis

Administradora, Mestre em Economia e Gestão da Inovação, mineira, mãe. Apaixonada por viagens e pela vida, me arrisco na cozinha, amo ler, conhecer pessoas e passear em dias frios com sol.