As cores neutras atuam como elementos de equilíbrio visual, permitindo que outras tonalidades se destaquem e componham harmonia no conjunto cromático
Farina (1990)
As cores neutras são usadas para proporcionar mais harmonia, seja ao ambiente ou à peça de roupa, por exemplo. Elas se adaptam com versatilidade às cores quentes e frias e realçá-las, criando contrastes refinados. Sem dúvidas, essas cores conseguem transmitir bastante elegância e sofisticação.
cores neutras principais
Essas cores neutras são o branco, o preto, o cinza, o bege, o marrom, o gelo (off-white) e o creme (off-white amarelado). Além dessas cores, existem variações, por exemplo, o cinza varia em claro, médio e escuro. Deu para perceber que a lista dessas cores é bem extensa, não é mesmo? Saiba mais sobre as cores neutras, a seguir!
O que são cores neutras?
As cores neutras são as que não apresentam predominância de matizes e, portanto, não apresentam grande destaque visual. Elas são usadas como uma base para equilibrar a composição dos ambientes, obras ou roupas, contribuindo com a harmonização geral.
As principais cores neutras são preto, branco e cinza. Além dessas cores, também são consideradas neutras, as tonalidades que o preto, o branco e o cinza oferecem, sejam claras ou escuras. Assim, a lista de tons neutros se estende bastante, havendo a adição, por exemplo, do bege e do marrom.
Essas cores são bastante utilizadas para complementar outras cores e realçá-las. Geralmente, as pessoas utilizam as cores neutras para compor com as mais vibrantes. Vale destacar que os tons neutros iniciam do branco e vão até o preto, com várias tonalidades no "meio desse caminho".
Características dos tons neutros
Como os tons neutros são bastante versáteis, os profissionais costumam utilizá-las em projetos de arquitetura. Elas são cores coringas para a harmonização de espaços internos e externos e para a suavização de contrastes.
As paletas cores neutras apresentam baixa intensidade, não existindo uma competição entre elas próprias e outras cores. Assim, o ambiente transmite uma atmosfera de refinamento, requinte e sofisticação. Não é à toa que diversos projetos de interiores contam com a presença desses tipos de cores.
🤍
Versatilidade
As cores neutras são muito versáteis, pois se adaptam a diferentes paletas. Elas combinam tanto com cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) quanto com cores frias (azul, verde e roxo).
🩶
Elegância e equilíbrio
As cores neutras têm o poder de transmitir elegância e equilíbrio. Por isso, geralmente, o branco, o preto, o cinza, o marrom e o bege são escolhidos para tornar os ambientes mais harmoniosos e sofisticados.
🖤
Fundo ou base
As cores neutras são bastante usadas em projetos visuais para dar maior destaque a outras tonalidades. Elas conseguem realçar ainda mais outras cores presentes, valorizando-as e criando contrastes.
Outra característica desses tipos de cores é o seu baixo reflexo. Isso porque os tons neutros não refletem a luz com intensidade, o que torna o seu visual mais discreto e suave. Essa característica é bem perceptível, uma vez que o branco, o preto e o cinza são confortáveis aos olhos, não é mesmo?
Os ambientes com essas cores são equilibrados e acolhedores, justamente por conta dessas características. Além de diminuir a fadiga visual, o branco, o preto, o cinza e as suas diversas variações, deixam os espaços mais "tranquilos". Em termos de projetos de interiores, essas cores são as mais usadas em salas de estar e em quartos.
Esses tons neutros também apresentam pouca energia, o que faz essas serem mais discretas e estáveis. Elas não provocam estímulos intensos aos nossos sentidos, assim como ocorre com as cores vermelho, laranja, amarelo, verde ou azul.
A cor neutra gera um maior equilíbrio visual por conta da sua baixa saturação. Portanto, essas cores não são chamativas. Não é à toa que essas cores são as mais usadas como base ou pano de fundo em diferentes tipos de composições. Gostou de conhecer as características cores neutras? Elas são ótimas para decoração!
Temperatura de cor
As cores neutras são sensíveis à temperatura da luz, uma vez que criam harmonia visual a partir da falta de saturação e do subtom. Os tons neutros na luz quente (2700 a 3300 K) ficam mais acolhedores e suaves. Essa composição é indicada para espaços residenciais, como quartos e salas de estar.

Já as cores neutras na luz neutra (3300 a 4500 K) não sofrem muitas alterações no subtom, apresentando um equilíbrio visual. Essa composição é indicada para salas, escritórios e espaços com ampla circulação de pessoas.
As cores neutras na luz fria (5000 a 6500 K), por sua vez, transmitem sofisticação e modernidade. Essa composição costuma ser usada em laboratórios, cozinhas, banheiros e salas corporativas.
E aí, qual temperatura de cor você irá escolher?
O branco puro sob a luz quente fica um amarelado suave, e sob a luz fria fica azul claro. Já o cinza claro sob a luz quente fica cinza com leve bege, enquanto na luz fria fica cinza azulado. O cinza médio, por sua vez, fica cinza equilibrado na luz quente e cinza frio na luz fria. Por fim, o cinza escuro fica quente na luz quente e azulado escuro na luz fria.
Psicologia das cores neutras
As cores neutras possuem os seus próprios significados. O branco representa a simplicidade e amplitude, enquanto o cinza transmite neutralidade e equilíbrio. Já o preto representa poder e sofisticação, e o bege, taupe e greige transmitem conforto e aconchego.
Subtom da cor neutra
Na cor branca, o subtom típico quente é "creme" e o frio é "gelo". O branco quente transmite aconchego e o branco gelo transmite limpeza e modernidade. Na cor cinza, o subtom típico quente é "grafite amarelado" e o frio é "azul cinza". O cinza quente transmite acolhimento, e o cinza frio transmite sofisticação.
Na cor preta, o subtom típico é quase imperceptível, podendo ser azul ou marrom. Com subtom azul, a representação é de modernidade, e com subtom marrom, a representação é de aconchego. Nas cores bege e taupe, o subtom tópico quente é "marrom claro" e o frio é "cinza suave". O subtom quente gera conforto, e o frio gera elegância.
🤍Tipos de branco
O branco é a soma de todas as outras cores. Apesar de muitas pessoas considerarem o branco como uma cor única, existem várias tonalidades dessa cor. Por exemplo, existe o branco puro, branco quente, branco frio, branco off-white e branco acinzentado.
⚪Branco puro
O branco puro é um tom mais neutro, que não apresenta uma mistura visível com outras cores. Esse tipo de branco transmite amplitude e limpeza. Essa cor consegue refletir bem a luz, sendo considerada bastante intensa.
Ela consegue também valorizar a iluminação dos ambientes e deixá-los mais espaçosos visualmente. Essa cor é bastante escolhida para compor ambientes corporativos, clínicas e galerias de arte. Porém, se o branco puro for usado em excesso, pode-se transmitir frieza e impessoalidade.
Para tornar essa cor menos impessoal, muitas pessoas costumam misturar o branco com materiais naturais, como pedras claras, palha, linho e madeira. Além disso, as pessoas costumam adicionar uma iluminação mais amarelada. Esse é um dos tipos de branco mais populares.
☀️Branco quente
O branco quente possui toques sutis de outras cores, como do bege, marfim ou amarelo. Essa cor é mais aconchegante e acolhedora. Os ambientes ficam mais convidativos quando apresentam o branco quente. Geralmente, se escolhe essa cor para ambientes residenciais, como áreas de convivência, quartos e salas de estar. Os tipos de branco quente mais populares são:
- Branco neve: levemente amarelado, apresentando um leve toque de calor;
- Branco gelo: tonalidade mais neutra contando com um fundo bege discreto, o qual diminui o brilho característico do branco;
- Branco areia: tonalidade próxima ao bege claro, combinando com tons terrosos e fibras naturais;
- Branco marfim: tonalidade cremosa, transmitindo sofisticação e elegância.
Sem dúvidas, o ambiente fica mais harmonioso com a presença do branco quente. Isso porque essa cor reflete a luz com mais suavidade, mantendo ainda a claridade característica do branco. A harmonização dessa cor se dá com verdes suaves, tons terrosos e madeira clara ou escura.
❄️Branco frio
O branco frio é uma cor que tem um reflexo que "puxa" para o azulado, acinzentado ou esverdeado. Essa cor transmite limpeza e, ao mesmo tempo, modernidade. Ela volta-se à objetividade e precisão, apresentando bastante clareza visual.
A composição dessa cor possui poucos pigmentos amarelados, o que torna esse branco "gelado" aos olhos. Essa coloração é bastante escolhida para banheiros, laboratórios, cozinhas e escritórios. Os principais tipos de branco frio são:
- Branco polar: tonalidade brilhante com fundo azulado;
- Branco geada: tonalidade acinzentada, que transmite discrição;
- Branco neve azulada: tonalidade fria e cristalina, que remete ao gelo;
- Branco neutro: tonalidade mais equilibrada entre o tom quente e o tom frio.
O branco frio harmoniza bem com alumínio, aço escovado, vidro e mármore branco. Além disso, as cores que combinam são preto, verde, azul e diversos tons de cinza. Sem dúvidas, essa cor transmite a ideia de inovação, precisão e confiança.
🕊️Branco off-white
O branco off-white é uma cor com leve saturação de bege, cinza, amarelado ou rosado. As cores branco off-white são branco pérola, branco algodão, branco antigo e branco creme. Todos esses tipos de branco exalam profundidade e delicadeza.
Vale destacar que esses tons neutros transmitem elegância, e são bastante versáteis, sendo usados frequentemente em ambientes internos e no mundo da moda. Afinal, o branco off-white é delicado e, ao mesmo tempo, profundo.
📽️Branco acinzentado
O branco acinzentado nada mais é do que o branco com um leve toque de cinza. Essa cor é contemporânea e bastante discreta. Vale destacar que o branco acinzentado é menos luminoso do que os outros tipos de branco. Ele combina com ambientes industriais e urbanos.
🖤Tipos de preto
O preto é a cor que representa a ausência de luz, sendo impactante, densa e profunda. Ele conta com várias tonalidades e subtons, havendo vários tipos de preto, os quais podem remeter ao mistério, sofisticação ou modernidade. Conheça, a seguir, os tipos de preto.
⚫Preto puro
O preto puro é o tom absoluto da cor preta, não sendo visível a presença de pigmentos secundários. Essa cor consegue absorver quase toda a luz, resultando em uma tonalidade impactante e densa. Geralmente, se usa o preto clássico na moda clássica, moderna ou minimalista.
Vale destacar que o uso do preto puro em excesso pode tornar o ambiente sombrio ou pesado, sendo necessário haver o equilíbrio entre esse tipo de preto e outras cores. É possível equilibrar essa cor com elementos espelhados, metálicos ou claros. E aí, já está pensando em como fará o seu projeto de decoração?
🌑Preto fosco
O preto fosco é um dos tipos de preto que não apresenta brilho. Ele transmite sofisticação e um ar contemporâneo. Essa cor também passa a sensação de profundidade. Muitas pessoas utilizam o preto fosco para ambientes industriais, projetos modernos e veículos de luxo. Essa cor neutra combina com cimento queimado, madeira e cores metálicas com aspecto envelhecido.
💎Preto brilhante
O acabamento do preto brilhante é o que mais chama atenção: ele é polido e reflexivo. Essa cor remete à modernidade e sofisticação, tornando a tonalidade do ambiente mais dinâmica e possibilitando contrastes. O preto brilhante é geralmente escolhido para compor o design de produtos tecnológicos, automóveis e eletrodomésticos modernos.
⚙️Preto grafite
O preto grafite apresenta um tom leve voltado para o metálico ou acinzentado. A tonalidade remete à área urbana e industrial. Muitos projetos contemporâneos têm usado o preto grafite na composição. A sua combinação é com madeira clara, branco gelo e diversos tons de cinza.
🌌Preto azulado
O preto azulado apresenta reflexos azulados, com uma aparência voltada ao tecnológico e ao frio. Essa cor cria um contraste harmônico com os tons metálicos, os cinzas prateados e os brancos frios. Ele é bastante usado em designs automotivos e corporativos.
🌁Preto acinzentado
O preto acinzentado também costuma ser chamado de "charcoal". Esse é um dos tipos de preto mais versáteis que existe. Ele costuma ser usado em fachadas, estofados e paredes, deixando o espaço mais equilibrado e leve. Essa cor combina com cinza claro, bege e branco.
🔮Preto perolado
O preto perolado apresenta pigmentos capazes de refletir a luz. Muitas pessoas escolhem o perolado para compor designs de produtos e automóveis, uma vez que essa cor transmite a ideia de luxo. Essa cor parece "viva".
💜Preto arroxeado
Essa cor apresenta pigmentos de roxo na sua composição, o que a torna mais sofisticada e, ao mesmo tempo, misteriosa. Na alta costura, frequentemente se utiliza essa tonalidade, assim como em maquiagens e decorações luxuosas.
🩶Tipos de cinza
O cinza é uma cor que também apresenta diversas tonalidades, intensidades e temperaturas. Essa cor pode ser fria, quente ou neutra, a depender da mistura feita entre o preto e o branco. Veja, a seguir, quais são os tipos de cinza.
⚫Cinza puro
O resultado de uma união equilibrada entre o preto e o branco é o cinza puro. Esse tom de cinza é considerado o mais neutro, e apresenta ampla versatilidade. Essa cor é bastante utilizada em espaços tecnológicos, corporativos e minimalistas, pois transmite sobriedade e neutralidade.
🌫️Cinza claro
O cinza claro é mais suave do que o cinza puro, além de ser mais leve e apresentar maior luminosidade. Essa cor é delicada e transmite sofisticação, sendo, muitas vezes, uma opção válida para substituir o branco. Muitas pessoas utilizam o cinza claro em tecidos, móveis e paredes.
🌁Cinza médio
O cinza médio também é bastante versátil, combinando com espaços modernos e urbanos. Afinal, essa cor transmite estabilidade e elegância. No mais, esse tipo de cinza transmite profundidade e luminosidade em total equilíbrio.
🌑Cinza escuro
O cinza escuro tem uma grande proximidade com o preto. Essa cor transmite introspecção e, ao mesmo tempo, sofisticação. Muitas pessoas adicionam o cinza escuro na composição de ambientes contemporâneos. Ele combina com tons amadeirados e metálicos.
🩶Cinza chumbo
O cinza chumbo (ou cinza grafite) apresenta uma tonalidade marcante e profunda. O fundo dessa cor pode ser esverdeado ou azulado. A elegância dela chama bastante atenção, fazendo com que muitas pessoas a escolham para compor ambientes tecnológicos ou automóveis. Essa cor combina com branco gelo, dourado, cobre e cor neutra clara.
🌫️Cinza azulado
Esse tipo de cinza volta-se para o azul suavemente. Esse tom remete à tranquilidade e frescor, sendo escolhido, muitas vezes, para a composição de espaços futuristas e corporativos. Ele transmite organização e elegância.
💎Cinza prata
Essa cor apresenta reflexos luminosos de tons metálicos. Ela transmite a ideia de inovação e modernidade. Para decoração futurista e tecnológica, essa cor é uma excelente opção. Muitas pessoas gostam de usar o cinza prata para a composição de puxadores e luminárias.
Qual a diferença de cor neutra e acromática?
As cores acromáticas não apresentam matiz. Isso significa que elas não apresentam predominância do vermelho, azul, verde ou outra cor. A variação dessas cores se dá apenas em valor, ou seja, em luminosidade.
Essas cores não têm predominância de outras cores, variando apenas em luminosidade
Nesse caso, o branco apresenta máxima luminosidade, refletindo quase toda a luz; o preto apresenta mínima luminosidade, absorvendo quase toda a luz; e o cinza tem luminosidade intermediária, sendo resultado da união do preto com o branco.
Já as cores neutras apresentam matiz, apesar dessa presença ser bastante sutil. Essa característica torna as cores neutras parecidas com as acromáticas. Essas cores também possuem baixa saturação, ou seja, são pouco intensas. Em geral, as neutras são cores equilibradas e discretas.
✅
Cores acromáticas
Sem matiz;
Saturação zero;
Total ausência de cor;
Temperatura neutra.
✅
Cores neutras
Presença de matiz, ainda que sutil;
Saturação baixa;
Leve presença de cor;
Temperatura quente ou fria.
Ambas as cores, tanto as acromáticas quanto as neutras, são escolhidas para projetos de branding, moda e design de interiores. Isso porque essas cores são versáteis, sendo fácil fazer as suas combinações - até mesmo com cores mais vivas. Essas cores passam a ideia de equilíbrio e sofisticação.
E aí, gostou de estudar um pouco sobre as cores neutras? Gostou de descobrir quais são os tipos de branco, tipos de preto e tipos de cinza? O estudo sobre cor neutra te espera com aulas particulares de pintura na Superprof!
Se esses tipos de tons têm tudo a ver com o seu estilo, realize as melhores combinações cores, considerando todas as suas nuances. Boas opções de combinações de cores neutras são com as cores primárias. A partir desse pensamento, pinte a parede da sala da sua casa ou qualquer outro ambiente!









