Tornar-se influenciador é o sonho de muitos jovens de hoje. Uma pesquisa realizada por uma startup chamada Inflr afirma que pelo menos 75% dos jovens brasileiros sonham em ingressar nessa área profissional. E essa é de fato uma profissão, já reconhecida inclusive pelo Ministério Público do Trabalho brasileiro.

O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.

Marcus Sheridan

No entanto, lançar uma carreira de influenciador leva muito tempo e investimento. Apenas criar uma conta no TikTok ou no Instagram não é suficiente para se tornar um influenciador profissional. É essencial avançar, passo a passo.

Para começar, cada criador de conteúdo pode ter aulas particulares para desenvolver seu projeto e suas habilidades. As aulas particulares permitem:

  • Definir seus objetivos;
  • Aprender a se expressar;
  • Desenvolver a sua comunidade;
  • Ser acompanhado por especialistas:
  • Gerenciar parcerias e colaborações;
  • Desenvolver habilidades de comunicação;
  • Aprender sobre marketing e influência.

Pronto para começar suas aulas particulares?

Os melhores professores de Redes sociais disponíveis
Alex serafim
5
5 (38 avaliações)
Alex serafim
R$70
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Bruno
5
5 (21 avaliações)
Bruno
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Natalia
5
5 (10 avaliações)
Natalia
R$135
/h
Gift icon
1a aula grátis!
William
5
5 (11 avaliações)
William
R$200
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Gustavo
5
5 (47 avaliações)
Gustavo
R$50
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Aguinaldo
5
5 (13 avaliações)
Aguinaldo
R$65
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Maria alice
5
5 (119 avaliações)
Maria alice
R$130
/h
Gift icon
1a aula grátis!
José manuel
5
5 (9 avaliações)
José manuel
R$60
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Alex serafim
5
5 (38 avaliações)
Alex serafim
R$70
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Bruno
5
5 (21 avaliações)
Bruno
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Natalia
5
5 (10 avaliações)
Natalia
R$135
/h
Gift icon
1a aula grátis!
William
5
5 (11 avaliações)
William
R$200
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Gustavo
5
5 (47 avaliações)
Gustavo
R$50
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Aguinaldo
5
5 (13 avaliações)
Aguinaldo
R$65
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Maria alice
5
5 (119 avaliações)
Maria alice
R$130
/h
Gift icon
1a aula grátis!
José manuel
5
5 (9 avaliações)
José manuel
R$60
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Vamos lá

Defina seus objetivos para se tornar um influenciador

Segundo o dicionário Priberam, o substantivo influenciador significa "que ou quem influencia ou tem alguma espécie de influência sobre algo ou alguém".

Você pode tornar-se influenciador em diversas áreas. Alguns decidem trabalhar na área de estética, outros com moda, alguns com esportes, videogames, viagens, maquiagem, outros entram para a comédia. Os campos são os mais diversos.

Imagem de um computador e um celular com uma página do Instagram aberta.
Defina o seu público e crie um perfil atrativo nas redes sociais. | Imagem: Pixabay

O primeiro passo é, portanto, definir seus próprios objetivos. Entender os prós e os contras da profissão também é importante neste início. Alguns professores são especializados em apoiar aspirantes a influenciadores e, portanto podem ajudar uma pessoa a expandir seus negócios. Esses tutores têm métodos pessoais para planejar as metas dos alunos.

Esta pode ser uma oportunidade para determinar o tema geral das suas contas nas redes sociais, mas também o objetivo dessas contas. Quantos seguidores você precisa? Com quais marcas trabalhar? Você pode definir seus objetivos para se tornar um influenciador de longo, médio e curto prazo.

O professor particular pode então estabelecer um programa e um horário para atingir os objetivos dos alunos.

Aulas particulares: aprenda a se expressar

Ser um influencer requer grandes habilidades de comunicação. Para gravar um vídeo para o YouTube ou mesmo um stories pro seu Instagram, é preciso comunicar de forma clara e objetiva. Aprender a se expressar, tanto por escrito como verbalmente é essencial para desenvolver as suas redes sociais. Felizmente, essa é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida.

person_add
Qual a principal rede a desenvolver?

O Instituto QualiBest em parceria com a Spark divulgou um estudo que a rede social mais utilizada para acompanhar influenciadores é o Instagram, estando o YouTube em segundo lugar.

E é possível fazer aulas particulares para aprender a se expressar, se comunicar e desenvolver toda uma estratégia de comunicação com seu público alvo.

É possível para isso, recorrer a um especialista em redes sociais ou, de forma mais ampla, a especialistas em comunicação oral.

Aprender a se expressar é mais do que apenas falar ou escrever um texto inspirador. Trata-se de comunicar ideias e visões de forma clara e autêntica. Aulas sobre o assunto podem dar aos alunos confiança para comunicar informações envolventes e que atinjam o público definido. Como o tempo os influenciadores podem se sentir mais confiantes.

As aulas particulares vão aliar a teoria e a prática, tornando assim o aprendizado mais efetivo. Você pode também recorrer a um especialista em marca pessoal ou marketing pessoal.

Entenda mais sobre linguagem e oratória nessa aula.

Reservar um tempo de estudo e dedicação para desenvolver essas habilidades é fundamental para que alcance o seu público e transforme a maneira como os outros percebem seu conteúdo.

Embora a escrita não ocupe tanto espaço nas redes sociais, aprender a escrever bem também é importante. Saber expressar suas ideias de forma escrita podem ajudar e muito a expressar posteriormente de forma falada. Uma boa redação de textos e uma legenda bem escrita gera credibilidade.

Os melhores professores de Redes sociais disponíveis
Alex serafim
5
5 (38 avaliações)
Alex serafim
R$70
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Bruno
5
5 (21 avaliações)
Bruno
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Natalia
5
5 (10 avaliações)
Natalia
R$135
/h
Gift icon
1a aula grátis!
William
5
5 (11 avaliações)
William
R$200
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Gustavo
5
5 (47 avaliações)
Gustavo
R$50
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Aguinaldo
5
5 (13 avaliações)
Aguinaldo
R$65
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Maria alice
5
5 (119 avaliações)
Maria alice
R$130
/h
Gift icon
1a aula grátis!
José manuel
5
5 (9 avaliações)
José manuel
R$60
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Alex serafim
5
5 (38 avaliações)
Alex serafim
R$70
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Bruno
5
5 (21 avaliações)
Bruno
R$100
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Natalia
5
5 (10 avaliações)
Natalia
R$135
/h
Gift icon
1a aula grátis!
William
5
5 (11 avaliações)
William
R$200
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Gustavo
5
5 (47 avaliações)
Gustavo
R$50
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Aguinaldo
5
5 (13 avaliações)
Aguinaldo
R$65
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Maria alice
5
5 (119 avaliações)
Maria alice
R$130
/h
Gift icon
1a aula grátis!
José manuel
5
5 (9 avaliações)
José manuel
R$60
/h
Gift icon
1a aula grátis!
Vamos lá

Influenciadores: desenvolvendo a sua comunidade

Como um influenciador digital, você tem a oportunidade de ser modelo para muitos dos seus seguidores. Antes de mais, é preciso definir o seu nicho. Qual público irá se identificar com o seu conteúdo. Você terá a oportunidade de inspirar e motivar pessoas a partir do conteúdo que produzir. Para ser então reconhecido, é importante desenvolver essa comunidade de acordo com as suas ambições.

Os incluenciadores negociam seu cachê conforme o número de pessoas que o seguem e interagem nas suas redes sociais.

Depois de determinar sua meta de seguidores, o próximo passo é colocar em prática uma verdadeira estratégia de marketing para desenvolver e aumentar a sua presença online.

Foto de dois telefones celulares com o TikTok logado.
O TikTok chegou com tudo e veio para ficar no universo das redes sociais. | Imagem: Unsplash

As aulas particulares podem ajudá-lo a criar conteúdo atraente. Via de regra, é importante criar conteúdo que gere maior interação e diálogo com os seus seguidores. Responda a perguntas, compartilhe informações interessantes, seja agradável, conte histórias devertidas, mostre um pouco do seu dia a dia. Cuidado para não exagerar na dose de postagens diárias, equilíbrio é tudo.

Um especialista em mídia social pode fornecer exercícios concretos para implementar toda essa estratégia. Aulas particulares são sobretudo uma oportunidade de errar, arriscar, beneficiar da opnião de um professor e profissional da área. Este é um valioso momento de aprendizado que permitirá que você seja melhor a cada dia e alcance o número de inscritos que sempre sonhou.

Seja acompanhado por especialistas

Entrar a fundo no universo das redes sociais e no mundo de um influenciador, às vezes pode ser bastante assustador. Encontrar um lugar não é fácil, e pedir ajuda pode ser uma ótima maneira de ser guiado por esse labirinto das redes.

Os professores particulares podem ser eles próprios influenciadores e, nesse caso, conhecer todos os truques da profissão. Eles podem dar conselhos personalizados e direcionados para os alunos com quem trabalham. O feedback deles pode ser valioso e economizar muito do seu tempo evitando erros.

Algumas dicas podem ser válidas nesse início:

Aprenda a definir um objetivo específico e preciso com a marca

Escreva um resumo claro nos seus perfis

Não publique o memso conteúdo em todas as suas redes sociais

As aulas particulares podem oferecer a oportunidade de trabalhar em projetos reais com o seu tutor e receber feedback imediato sobre o seu trabalho ou sobre um post. Eles também pode ajudá-lo a criar um plano e fornecer dicas úteis para fazer parcerias com grandes marcas. Os próprios professores podem ter contatos e uma rede que permitirá que você se desenvolva.

Fazer um curso, entender qual a melhor plataforma, conhecer sobre os produtos oferecidos no mercado para melhorar a qualidade do seus posts, conhecer as plataformas, criar um canal de comunicação com o seu púbico, são passos fundamentais.

Mulher sentada gravando um vídeo.

Gerenciar parcerias e colaborações

Não pense que aulas particulares são necessárias apenas para quem está começando na carreira. Influencers de longa data ou aqueles que já desenvolveram uma pequena rede também podem recorrer a um suporte profissional para criar ainda mais engajamento na sua rede.

Uma vez que o básico tenha sido desenvolvido (comunicação, gráficos, marca pessoal, etc...) os influenciadores podem precisar desenvolver habilidades em relações a impresa e gerenciamento das suas parcerias.

Alguns influenciadores alcançam grande número de seguidores e precisam reformular a sua organização, inclusive aprendendo a agendar suas postagens e a criação de conteúdo. Um perfil organizado pode atrair mais marcas e empresas para publicações e é isso que no final vai te fazer ganhar dinheiro e tirar a sua renda. Um profissional de organização pode então ser de grande ajuda para acompanhar toda a gestão do cronograma e priorização da sua agenda.

Um professor de marketing digital ou especialista em acessoria de imprensa pode então ser o caminho ideal para progredir.

Faça aulas particulares para desenvolver suas habilidades

As aulas particulares e individuais podem ajudar aos influenciadores a desenvolver muitas habilidades úteis no campo da influência. Além de oratória, organização e marketing digital, os especialistas em mídias sociais também precisam aprender a criar imagem, vídeo, texto e muito mais.

O uso de ferramentas pelos criadores de conteúdo como o Canva ou outros softwares para criar postagens mais interessantes são muito importantes. Para algumas pessoas, aulas particulares para aprender a usar essas ferramentas pode ser necessário ou essencial.

Tela de um computador com um programa de edição de vídeo.
Aprenda a utilizar ferramentas de edição de vídeo para melhorar o conteúdo do seu canal. | Imagem: Unsplash

A edição de vídeos, por exemplo, é algo que requer também estudo e conhecimento em ferramentas como o Final.Cut ou o Premiere Pro. Esses softwares profissionais são perfeitos para editar seus vídeos do YouTube, ou até mesmo vídeos curtos do Instagram ou TikTok.

Saber tirar boas fotos com o seu smartphone ou uma câmera também é essencial para produzir conteúdo de qualidade. Os influenciadores podem aprender e descobrir em suas aulas particulares, as chaves para enquadrar corretamente uma foto, escolher a exposição ou até selecionar o ISO.

As aulas particulares também são uma oportunidade de progredir em uma área específica. Se você quer se tornar um influenciador nas artes, na moda ou na música, cursos nessas áreas também podem ajudar na criação de um bom conteúdo para as suas redes sociais. Com conhecimento adequado na sua área foco, você vai progredir mais rápido compartilhando conhecimentos reais.

Todas essas aulas particulares podem ajudar os influencers a criarem seu próprio universo e estilo, ser original e destacar-se na multidão. Definir um conteúdo específico permitirá refinar seu estilo e ser um perfil de destaque no meio de todos os outros. O mercado da internet é altamente competitivo e dinâmico. No universo das redes e das mídias sociais, saiba se destacar. Crie conteúdos de qualidade e não seja "mais do mesmo".

E então, o que está esperando para começar já as suas aulas particulares?

Gostou desse artigo? Deixe uma nota!

5,00 (2 note(s))
Loading...
Foto Camila

Camila Reis

Administradora, Mestre em Economia e Gestão da Inovação, mineira, mãe. Apaixonada por viagens e pela vida, me arrisco na cozinha, amo ler, conhecer pessoas e passear em dias frios com sol.