A necessidade de isolamento social trazida pela pandemia da Covid-19 agilizou um processo que já vinha acontecendo em nossa sociedade: a informatização do ensino. As aglomerações tornaram-se muito perigosas e, para evitá-las, era necessário estudar sem sair de casa. Professores precisaram se reinventar, afinal, o ambiente online é totalmente diferente de uma sala de aula física. Alunos também! Mas o grande desafio para o professor é: como manter um aluno interessado em aulas matemática online, por exemplo?
Embora muitas pessoas afirmem que não conseguiram se adaptar à essa modalidade e tenham deixado o curso de inglês ou de música para depois, nem sempre isso é possível! Matérias escolares convencionais como a matemática e a física, por exemplo, não podem ser adiadas. Nem todo aluno tem afinidades com os números e é aí que o professor de matemática precisa de muita criatividade para manter o interesse de todos (ou pelo menos da maioria) especialmente nas aulas infantis.

Mesmo após o retorno das aulas presenciais nas escolas, as aulas matemática online continuam sendo uma realidade, principalmente nas aulas particulares. O reforço escolar, as preparações para provas, os cursinhos e o foco em assuntos complexos são apenas alguns exemplos de temas que aparecem no que diz respeito a aprender matemática online. Pessoas encontraram nessa modalidade a praticidade necessária para encaixá-las em sua agenda e a liberdade de encontrar um professor sem limites geográficos. E você, professor, será que está preparado para inovar nas suas aulas ou verá alunos desligarem a câmera e dormirem (ou procurarem desculpas para desmarcar aulas)?
Saiba que é possível, sim, dar aulas matemática e física online de forma leve e divertida (para você e para os alunos). Quer descobrir como? Siga com a leitura abaixo.
Como fazer uma aula de matemática online divertida?
Todos podem se divertir em uma aula matemática online! E não importa se estamos falando de uma aula geometria analítica ou exercícios de regra simples e composta. Qualquer conteúdo de uma aula matemática pode render altas risadas (e o principal - um aprendizado efetivo). Seguem algumas ideias para você inovar:
Ensine cantando
Você já se imaginou cantando "Vem com o caderno na mão, vem com o caderno na mão, olha que legal, olha que barato, você vai aprender comigo a tabuada do quatro" em ritmo de funk? Esse é apenas um exemplo de como é possível ensinar cantando. Você pode usar a sua criatividade e também pesquisar em sites e aplicativos. Se souber tocar algum instrumento, aproveite essa sua habilidade e o fato de estar em casa, com o mesmo à mão, e dê mais ritmo às suas músicas. Existe também a opção de coreografar: convide seus alunos a levantar da cadeira e mexer o esqueleto.
Para se inspirar, fique com essa música que explica as funções do segundo grau.
Dê aulas matemática lúdicas
Não estar no mesmo espaço físico que o aluno não significa que você não pode dar aulas lúdicas. Entretanto, será necessário preparar materiais físicos para essas aulas. Quer um exemplo? Que tal fazer um bingo diferente com a sua turma? Imprima operações matemáticas (que podem ser uma simples tabuada, uma equação de grau ou um cálculo de juros simples ou compostos) em tiras de papel. Corte-as, dobre-as e coloque-as em saquinho. A atividade consiste em sortear operações e dar um limite de tempo para que os alunos as resolvam e anotem o resultado. Ao final, eles compartilham seus resultados e você faz a correção. "Vence" quem tiver maior número de acertos.

Outra ideia, indicada para alunos menores, consiste em brincar com os dedos em operações simples, como tabuadas, adições, multiplicações. Você pode desenhar um número em cada dedo e sugerir que façam o mesmo. Então, você pode mostrar uma operação e seus alunos precisarão mostrar o resultado em seus próprios dedos. Esses são apenas alguns exemplos de como é possível brincar nas aulas de forma lúdica.
Gamifique
Atualmente, muito se fala em gamificação. Já pensou em fazer uma "corrida" com seus alunos para ver quem chega primeiro à posição final? Caso dê somente aulas individuais, é possível incluir todos os seus alunos no desafio, cada um em sua aula matematica e com desafios adequados ao seu nível. Ao final, você pode oferecer um pequeno brinde ao ganhador. Proceda da seguinte forma:
Passo 1 - Desenhe um caminho com diversas posições em uma cartolina. Eles vão avançar uma posição a cada desafio cumprido;
Passo 2 - Desenhe (ou imprima) e recorte um avatar para cada aluno;
Passo 3 - Cole (com fita dupla face ou qualquer outro material de fácil remoção) os avatares na primeira posição;
Passo 4 - Desafie seus alunos durante as aulas. O desafio pode ser resolver uma equação, responder uma pergunta sobre introdução aos números complexos, entregar uma lista exercícios de análise combinatória como lição de casa ou qualquer outra ação plausível e que vá ajudar no aprendizado;
Passo 5 - A cada desafio cumprido, desloque o avatar do aluno uma posição à frente.
Lembre-se de dar oportunidades iguais a todos os participantes, ainda que as aulas sejam individuais. Deixe o cartaz à mostra durante as aulas para que eles possam acompanhar o andamento do "jogo".
Como usar as tecnologias para ensinar matemática?
No tópico anterior, você percebeu como é possível dar aulas particulares matemática usando recursos materiais e de voz. Mas, já que estamos em ambiente online, por que não aproveitar essa oportunidade para explorar também recursos tecnológicos? Há muitos disponíveis e, especialmente quando o aluno é ligado em tecnologia, darão um "up" no interesse e no desempenho, seja em geometria analítica ou números complexos. Quer alguns exemplos?
Kahoot
Trata-se de uma plataforma na qual é possível criar Quizes de quaisquer assuntos. Há opção de plano gratuito. Você elabora as questões de múltipla escolha e as insere na plataforma. Para cada pergunta, é possível inserir ainda uma imagem ilustrativa. Você grava o seu Quiz e o acessa na hora da aula. Antes de iniciar o jogo, a tela vai mostrar o site que o aluno deve acessar e o número que deve inserir. Uma vez que ele se registra, você receberá um aviso na tela e poderá iniciar o jogo.
Compartilhe sua tela com o aluno, uma vez que ele verá a pergunta na sua tela e marcará a resposta na dele. Caso seja a primeira vez que ele joga, alerte sobre a necessidade de alternar as telas durante o jogo. Ao final, será possível mensurar o número de acertos. Caso queira jogar em uma sala de muitos alunos, também é possível e, nesse caso, você ainda visualiza um ranking ao final de cada pergunta.
Baamboozle
Dar aulas online como professor particular abre diversas possibilidades à sua frente. Procure mostrar aos seus alunos que estudar o curso de matemática online não é um fardo, pode ser algo prazeroso. As aulas de reforço de trigonometria, sistemas lineares ou juros simples podem ser interessantíssimas com a ajuda da tecnologia. E para provar isso, trazemos mais esse exemplo.
A plataforma Baamboozle também permite a criação de Quizes para seus alunos. Não importa se você está ensinando números decimais, números complexos introdução ou números primos: basta seguir uma regra simples. O que difere essa plataforma da anterior é que nela você insere apenas a resposta correta. O seu aluno vai falar a resposta e você vai clicar em um botão para conferir se está de acordo com a que você inseriu. É você quem decide se vai aceitar a resposta como certa e selecionar "ok" ou "oops".
Você pode ainda conversar com seus colegas de trabalho sobre outras opções informatizadas para dar aula geometria, probabilidade, função ou complexos introdução números como professor particular matemática.
Como despertar o interesse do aluno nas aulas de matemática online?
Além de trazer elementos diferentes para as aulas particulares matemática, as relações entre professor e aluno também influenciam no interesse nas aulas. Um bom relacionamento pode fazer com que uma aula geometria plana seja um assunto interessante. Isso não significa que você precisa ser permissivo demais: é possível cobrar o aluno na medida certa para que ele goste de você, mas entenda que precisa cumprir com suas responsabilidades.
Para ajudá-lo, aí vão algumas dicas:
- Não fale o tempo inteiro - traga vídeos, áudios, reportagens e outros elementos que agreguem às suas aulas;
- Entenda que os interesses de um aluno do Ensino Médio são diferentes dos de um universitário. Paralelo à isso, observe o perfil do aluno. Alguns são mais lúdicos, outros mais tecnológicos. Dê ênfase ao que funcionar melhor com cada um;
- Dar online aulas matemática não é só falar sobre circunferência aula geometria ou operações com conjuntos. Ouça o seu aluno. Pode ser que, em uma aula em grupo, um aluno apresente comportamento diferente do habitual. Tenha tato para não constrangê-lo perguntando o que houve na frente de todos. Se for o caso, envie uma mensagem privada pelo chat, converse em particular se necessário. Discrição inspira confiança. Mostre que o fato de não estarem no mesmo espaço físico não interfere no quanto você o observa e se importa com ele;
- Seja original - Você pode se inspirar em professores que admira, mas jamais deve tentar copiá-los. Desenvolva o seu estilo pessoal, buscando sempre o equilíbrio. É possível ser descolado e exigente ao mesmo tempo. Firme e gentil. Pesquise sobre disciplina positiva, que é um conceito que vai ajudá-lo nessa composição.
E então? Está preparado para dar aulas de matemática online diferentes e interessantes? Tem alguma experiência para contar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco!










Voltaire ensinou: “Quanto mais esclarecidas as pessoas, mais livres elas são”. Seus sucessores disseram ao povo: “Quanto mais livre você é, mais esclarecido você é”. Era aqui que estava a morte.