Os sistemas de inteligência artificial foram criados para gerar resultados de acordo com a "qualidade das entradas". Isso significa que, se você escrever um prompt de qualidade, a IA conseguirá entender os seus desejos e gerará uma resposta completa, atendendo às suas necessidades.
Diante da importância do prompt na IA, foi desenvolvida uma área bastante importante: a engenharia de prompt. Esse campo objetiva melhorar o entendimento dos modelos de IA quanto às consultas realizadas pelos usuários, seja uma consulta simples ou completa, de modo que a máquina forneça a melhor resposta possível.
De forma geral, se o usuário escrever um bom prompt, a IA conseguirá gerar um resposta de qualidade. Com um prompt de qualidade é possível falar com IA de forma mais eficiente, ou seja, com entradas de qualidade, as saídas também serão de qualidade. Dito isso, entenda tudo sobre a engenharia de prompt, a seguir.
O que é um prompt?
O prompt é um comando feito a um modelo de IA, ou seja, de inteligência artificial. Dentro do universo da IA generativa, o prompt é o texto, a pergunta ou a instrução escrita pelo usuário para a IA (que pode ser qualquer uma, como o Gemini, o ChatGPT ou o Claude).

Para que a inteligência artificial gere um bom resultado, o prompt precisa ter as seguintes características: clareza, especificidade e objetividade. Além disso, é preciso que ele seja bem contextualizado, e que o usuário forneça as informações mais importantes.
Para que a inteligência artificial gere um bom resultado, o prompt precisa ter as seguintes características: clareza, especificidade e objetividade. Além disso, é preciso que ele seaja bem contextualizado, e que o usuário forneça as informações mais importantes.
De maneira bem resumidinha, o prompt é a ponte de comunicação entre o ser humano e o "robô"; ele é a mensagem escrita pelo usuário, que é enviada para a máquina. E aí, vamos falar com a IA de forma mais eficiente? Utilize um bom prompt (e, se preferir, faça o curso de prompt engineering).
Como funciona a engenharia de prompt (prompt engineering)?
A engenharia de prompt é o processo de explorar o espaço de programas para encontrar aquele que, empiricamente, parece ter o melhor desempenho na sua tarefa-alvo
François Chollet (2023)
Os modelos de IA foram desenvolvidos a partir de arquiteturas de transformação. Diante disso, as inteligências artificiais conseguem compreender as complexidades da linguagem e realizar o processamento de um grande volume de informações através das redes neurais.
A engenharia de prompt (prompt engineering, em inglês) molda os resultados gerados pelos modelos de IA, garatindo que as inteligências artificiais forneçam respostas coerentes e significativas, conforme o usuário estava esperando.
Para que o prompt consiga fazer com que a IA produza uma resposta eficiente e útil, os profissionais aplicam as "técnicas de prompts". Algumas dessas técnicas são a tokenização, amostragem top-k e ajuste de parâmetros do modelo.
🤖
Tokenização
Processo de quebra do texto em pedaços menores, os quais são chamados de "tokens".
👨💻
Ajuste de parâmetro do modelo (fine-tuning)
Processo de refinamento de um prompt para um modelo de IA já treinado para uma atividade específica.
💻
Amostragem top-k sampling
Processo de controle da escolha da próxima palavra pelo modelo de IA, limitando as opções de palavras mais prováveis.
A engenharia prompts (prompt engineering) tem sido bastante importante para usufruir de 100% do potencial dos modelos de base da IA generativa. Esses modelos de base são modelos de linguagem. que se embasam na arquitetura de transformação.
Esses modelos de IA funcionam em volta do processamento linguagem natural (PNL) e dos inputs (ou seja, das entradas compartilhadas pelos usuários, que são escritas na linguagem natural) para fornecer os seus resultados.
Tais modelos contam com algoritmos de aprendizado e arquiteturas de transformação, os quais os modelos de IA a compreender a linguagem natural - ou seja, os prompts - e a processar dados para gerar outputs de qualidade, seja em formato de texto ou imagem.
Prompts de qualidade = resultados de qualidade
A proposta central da engenharia prompt é gerar resultados eficientes, com o intuito de evitar retrabalhos, ou seja, com o objetivo de não haver a necessidade de se trabalhar novamente após a geração dos resultados pelos modelos de IA.
Porém, é importante ressaltar que, em alguns casos, ocorre a análise, a revisão e a otimização do prompt. Após a criação do prompt "perfeito", a IA consegue atender às necessidades do usuário, atingido as metas conforme os critérios pré-estabelecidos. Assim, não se é necessário realizar retrabalhos após o processamento dos resultados. Com isso, consegumos falar com IA com muita mais eficiência.
Qual a relação do prompt com outras áreas da IA?
O prompt está presente em várias áreas da inteligência artificial, uma vez que esse é, de fato, uma ponte que liga o ser humano à IA. Veja como o prompt se comporta nos campos da inteligência artificial:
- Processamento de linguagem natural (PLN): é a instrução de texto enviada pelo usuário para orientar o modelo de IA;
- Aprendizado máquina (Machine Learning): é o dado de entrada que gera um aprendizado para máquina;
- Visão computacional: é a descrição do que deve ser gerado ou analisado;
- Sistemas multimodais: é um texto, uma imagem ou um texto de orientação para o modelo de IA;
- Robótica: é um comando de alto nível que orienta as ações do sistema.
Dessa forma, o prompt tem a sua função em diversos campos da inteligência artificial, como o aprendizado de máquina. O engenheiro de prompt precisa atuar nessas áreas, interelacionando-as para obter os melhores resultados. Assim, a linguagem humana é transformada em instruções de forma eficiente para vários sistemas; e falar com IA fica bem mais simples e fácil.
Profissão de engenheiro de prompt
O engenheiro de prompt é criar o prompt mais eficiente possível para a realização de uma tarefa. Ele desenvolve prompts eficazes e otimizados para que os resultados gerados pela IA sejam úteis, precisas, relevantres e atenda às necessidades. Para isso, ele experimenta e ajusta os prompts!
Qual a formação de um engenheiro de prompt?
Não é necessário ter uma formação específica para atuar como um engenheiro de prompt. É necessário apenas ter algumas competências para trabalhar como um engenheiro de prompt. Sem dúvidas, o conhecimento técnico é o mais importante de um engenheiro de prompt. Mas, se você quer ter alguma formação específica, recomendamos que realize os seguintes cursos de nível superior:
- Ciência da computação;
- Engenharia de software;
- Inteligência artificial e Machine Learning;
- Linguística computacional;
- Sistemas de informação.
No mais, os engenheiros de prompt precisam ter, na verdade, conhecimento em modelos de linguagem, estruturas de dados e algoritmos. Além disso, também é preciso ter conhecimento em inglês, uma vez que esse é o idioma "oficial" da IA generativa. Vamos descobrir quais são os skills que um engenheiro de prompt precisa ter?
Skills do engenheiro de prompt
Os engenheiros de prompt desempenham a tarefa de criar prompts para os modelos de inteligência artificial, de modo que essas IAs produzam respostas precisas, melhorando a tradução da máquina. Diante disso, veja quais são as skills que um engenheiro de prompt precisa ter:
- Conhecimento quanto ao funcionamento dos modelos linguagem;
- Conhecimento em linguagem de programação Python;
- Conhecimento em estrutura de dados;
- Conhecimento em algoritmos;
- Habilidade de comunicação;
- Competência criativa.
O engenheiro de prompt precisa escrever com bastante clareza, uma vez que os prompts utilizam a PLN, que é a linguagem de processamento natural. Além disso, os engenheiros também precisam criar prompts criativos - e até mesmo inovadores - para obter os melhores resultados gerados pela IA.
Outra skill importante de um engenheiro de prompt é capacidade de transmitir ideias com eficiência, uma vez que é necessário apresentar o contexto, os dados, o conteúdo e as instruções completas para a inteligência artificial. Assim, o modelo de IA receberá a "entrada" necessária para gerar saídas eficientes.
Dependendo do prompt que estiver sendo criado, o engenheiro de prompt precisa ter conhecimento naquele campo específico. Por exemplo, se o objetivo do prompt for gerar um código de programação, o engenheiro precisa ter conhecimento em códigos e linguagem de programação.
Mas, se o prompt for a criação de uma imagem, o engenheiro de prompt precisa ter conhecimento em fotografia e arte. Além dessas habilidades de comunicação, e das áreas específicas, os engenheiros precisam ter um conhecimento profundo quanto ao modelos de inteligência artificial.
Esses profissionais precisam ter um entendimento minucioso das ferramentas de IA generativa, principalmente na estrutura de aprendizado da inteligência artificial, uma vez que essa serve como um guia para a geração de respostas da IA.
Então, é preciso tanto ser criativo na criação do prompt quanto conhecer os modelos de IA a fundo, principalmente na parte de tradução da máquina, no processamento de linguagem natural en as estruturas de aprendizado. Compreendendo o modelo de IA, o resultados gerados serão os mais eficientes.
Técnicas avançadas usadas pelos engenheiros de prompt
Para que os resultados gerados pelas IAs tenham o melhor resultado, os engenheiros de prompt utilizam algumas técnicas. Tais técnicas avançadas são:
- Prompt zero shot: nessa estratégia, não se utiliza exemplos para a geração do prompt, e nenhum tipo de treinamento, fazendo com que a resposta seja gerada a partir somente da instrução fornecida. Nesse caso, o engenheiro apenas descreve a tarefa a ser desempenhada pela IA.
- Prompt few shot ou aprendizado contextual: nessa estratégia, o engenheiro envia exemplos de entradas e saídas para que a IA compreenda, da melhor forma, quais os resultados devem ser gerados. Essas "entradas" e "saídas" são chamadas de shots. Nessa técnica de prompt, o engenheiro envia de 2 a 5 exemplos.
- CoT (chain of thought prompting): nessa estratégia, o engenheiro "quebra" tarefas complexas em "partes", explicando o raciocínio em cadeia para a IA em um formato de passo a passo. Assim, o modelo de inteligência artificial entende o "método de pensamento" do usuário para gerar os resultados. Essa é a melhor forma de pedir que a IA desempenhe tarefas complexas, uma vez que os resultados gerados são mais precisos.
Em resumo, o zero-shot é um prompt que contém apenas as intruções. Já o few-shot é um prompt que conta com exemplos para a geração de resultados da IA. O CoT, por sua vez, compartilha o raciocínio para a inteligência artificial, de modo que a IA consiga compreender a tarefa complexa a ser realizada.
Além dessas técnicas mais populares, existe também a técnica Self-Consistency, que consiste na IA gerar várias respostas para o mesmo prompt, e não somente uma resposta como de costume, para que o usuário consiga escolher a resposta mais útil e consistente.
Existe ainda a técnica Tree of Thoughts, que também é chamada de "árvore dos pensamentos", que testa vários caminhos de raciocínio, explorando diferentes ideias até gerar a melhor resposta. Como vários caminhos são explorados, a técnica remete à uma árvore.
Qual o salário de um engenheiro de prompt?
O salário de um engenheiro de prompt tem as suas variações, dependendo da experiência, competetências e habilidades... Um engenheiro de prompt atualmente ganha um salário entre
Por mês¹
Se o profissional tiver uma maior quantidade de expertises, ele conseguirá ganhar mais. Além disso, se ele tiver mais experiência - e ter conseguido obter bons resultados - esse profissional de prompt engineering também conseguirá ter um melhor salário.
Extra: vocabulário do prompt
O prompt tem um amplo vocabulário, que é bem específico da área. Conheça as principais palavras relacionadas com a prompt engineering:
- Prompt: instrução ou comando escrito pelo usuário para o modelo de IA;
- Instrução: diretriz que dá orientação para o modelo de IA;
- Contexto: informações adicionais compartilhadas com a IA;
- Output (saída): resultado gerado pela IA;
- Input (entrada): informações compartilhadas com a IA pelo usuário;
- Prompt design: estrutura da instrução dividida em etapas;
- Prompt chaining: encamento de prompts para execução de tarefas mais complexas;
- Iteração: testes e ajustes dos prompts.
E aí, gostou de conhecer todas essas especificações sobre a engenharia de prompt? Se você quer trabalhar como engenheiro de prompt, aproveite para aprender bastante e se atualizar nessa área com aulas particulares na Superprof. Vamos falar com IA cada vez mais, como o chat GPT e outras IAs!
Criando prompts eficazes, você estará propondo soluções inteligência artificial generativa e recebendo respostas precisas relevantes. Então, vamos utilizar todas as técnicas engenharia prompt para obter resposta desejada e melhorar experiência usuário? O prompt engenharia irá te ajudar!
Referências Bibliográficas
- FREITAS, Gabriel. Engenharia de prompt: nova competência ligada à IA paga até R$ 18.000 mil por mês. CBN, 28 jun. 2025. Disponível em: https://cbn.globo.com/tecnologia/noticia/2025/06/28/engenharia-de-prompt-nova-competencia-ligada-a-ia-paga-ate-r18-mil-por-mes.ghtml. Acesso em 22 set. 2025.