Para contar a história do cubo mágico, precisamos começar pelo seu criador. O cubo mágico foi inventado pelo húngaro Ernő Rubik. Ernő era escultor, arquiteto e professor de arquitetura, antes de criar o cubo mágico (o brinquedo mais popular do mundo). Ele costumava ensinar arquitetura em Budapeste na Hungria, onde tentava encontrar uma maneira de ajudar seus alunos a entender o movimento tridimensional.
Ao saber mais sobre a história do cubo de Rubik, podemos observar que ele usou suas habilidades como arquiteto e escultor para criar cubos de papel e madeira, que eram unidos por elásticos. Seus esforços o levaram à criação do protótipo que ele batizou de "Cubo Mágico" em 1974. Mais tarde, o nome foi alterado para "Cubo de Rubik".
O cubo original agora é conhecido como cubo 3x3, porque, ao longo da história do cubo mágico, vários outros cubos e formas com conceitos semelhantes foram desenvolvidos. Até Ernő Rubik criou outras versões, como Rubik's Magic: Master Edition e Rubik's Snake.
Quem inventou o cubo mágico, o brinquedo mais famoso do mundo, foi o mundialmente conhecido Ernő Rubik. No entanto, seu trabalho vai além da criação do cubo. Durante sua vida, ele sempre se dedicou à educação e à ciência, e após a invenção do cubo mágico, envolveu-se em muitos projetos educacionais.
O cubo mágico é um objeto de beleza. Ele representa uma questão de lógica, mas também de criatividade.
Ernő Rubik
Rubik trabalhou em várias organizações dedicadas a apoiar estudantes interessados em ciências, matemática, engenharia e outras carreiras científicas. Ele também criou algumas organizações, como: Beyond Rubik's Cube, Rubik Learning Initiative e Judit Polgar Foundation.
É importante ressaltar que quem inventou o cubo mágico foi Ernő Rubik mas antes já existiam outros brinquedos em forma de cubo, o que abriu caminho para a invenção do cubo mágico de Rubik.
Larry Nichols inventou um quebra-cabeça 2x2x2 em 1970, apenas quatro anos antes de Rubik. Ele o chamou de "Quebra-cabeça com peças rotativas em grupos”, o que unia o objeto eram ímãs.
O brinquedo transcendeu culturas, idades e geografias, e o próprio Rubik ainda está surpreso com sua popularidade. Ele fala sobre isso em seu livro, Cubed: The Puzzle of Us All, explicando que, para ele:
O impacto do cubo é muito mais interessante do que o próprio cubo.
Rubik sempre falou sobre como está surpreso com o enorme sucesso que os cubos têm. Tudo o que ele fez foi tentar resolver um quebra-cabeça e nunca imaginou que criaria um dos brinquedos mais famosos do mundo.
Inicialmente, Rubik acreditava que sua invenção atrairia pessoas interessadas em ciências, matemática, tecnologia e engenharia. No entanto, o cubo atraiu todos os tipos de público e rapidamente se tornou universal. Rubik tem atualmente 78 anos e continua envolvido em seus projetos educacionais.
A trajetória do cubo mágico 🧮
O cubo de Rubik é provavelmente um dos quebra-cabeças mais peculiares já inventados, com uma trajetória cheia de altos e baixos. Embora o cubo agora seja universal, ele ainda tende a perder popularidade de vez em quando.
Origens do cubo de Rubik 📚
Quando o cubo de Rubik foi inventado foi categorizado como um quebra-cabeça que precisava ser resolvido e também como um brinquedo, o que causou um sucesso instantâneo. Embora as vendas tenham sido um pouco baixas durante o primeiro ano, à medida que começou a ganhar popularidade as vendas começaram a aumentar.
O cubo foi inicialmente vendido por uma empresa chamada Ideal. Sua estratégia de vendas era usar comerciais de TV e tornar o cubo o mais atraente possível para toda a população. Após a campanha publicitária, a Ideal vendeu mais de 100 milhões de cubos até o final de 1981.

Uma vez que o cubo começou a ganhar reconhecimento fora de Budapeste e da Hungria e entrou no mercado internacional, um novo negócio nasceu, com pessoas ensinando outras a resolver o cubo.
Em 1981, um autor chamado Patrick Bossert publicou um livro que se tornou um guia para ajudar as pessoas a resolver o cubo. O livro foi intitulado You Can Do The Cube e vendeu 1,5 milhão de cópias. Todo mundo estava tão ansioso para aprender a resolver o quebra-cabeça que os tutoriais também estavam em ascensão.
O cubo foi um enorme sucesso durante a década de 80. No entanto, por volta de 1992, deu uma reviravolta, quando todos já estavam saturados do brinquedo.
Speedcubing ou cubo de velocidade 🧊
Uma das curiosidades sobre o cubo mágico é o Speedcubing, nome dado a uma prática onde competidores resolviam o quebra-cabeça em questão de segundos, durante um campeonato realizado nos anos 2000. O Speedcubing nasceu por vários motivos, mas principalmente para testar a velocidade, agilidade, movimentos e muito mais de um competidor.
O objetivo final do campeonato não era dominar o cubo de Rubik, mas sim resolvê-lo mais rápido do que seu oponente. Ou seja, tudo se tratava de "resolução rápida".
Adicionar esse novo desafio de agilidade foi um marco importante na história do cubo mágico, pois fez todos se interessarem pelo cubo novamente. Com o tempo, todos começaram a adquirir um cubo para aprender os movimentos que os ajudariam a resolvê-lo mais rapidamente.
Entre os anos de 2001 e 2003, as vendas do cubo dobraram nos Estados Unidos. O jornal The Boston Globe publicou um artigo que dizia: "Está ficando legal ter um cubo novamente".
A World Cube Association foi criada por Ron Van Bruchem e Tyson Mao. Eles organizaram o segundo Campeonato Mundial para resolver o cubo de Rubik, com 83 participantes.
Dentre outras curiosidades sobre o cubo mágico, destaca-se que a associação se tornou a primeira entidade oficial a monitorar e padronizar as conquistas e competições relacionadas ao cubo mágico. Depois disso, o interesse pelo cubo começou a aumentar novamente, e em 2008 as vendas anuais do cubo chegaram a 15 milhões em todo o mundo.
Uma vez que o cubo recuperou a popularidade, vários livros sobre speedcubing e speedsolving foram publicados para ajudar o leitor a encontrar a solução.
Histórico de patentes dos cubos mágicos 🪄
A propriedade intelectual tornou-se um aspecto importante no mundo. As patentes são um tipo de propriedade intelectual que dá ao proprietário direitos legais, excluindo os outros de usar, vender ou fabricar o produto patenteado por um determinado período.
Qualquer objeto com tanto sucesso quanto o cubo de Rubik terá uma trajetória complicada com patentes. O maior problema com o cubo era que devido à sua enorme popularidade, houve uma escassez de produção, e muitas imitações e variações foram criadas, algumas das quais violavam patentes já existentes.
Nichols, o criador do 2x2x2, obteve uma patente para sua invenção em 1970 e a registrou sob o nome da empresa para a qual trabalhava, Moleculon Research Corp.
A Moleculon processou a Ideal em 1982, e a Ideal perdeu o processo de violação de patente, apelando em 1984. Mais tarde, em 1986, o tribunal de apelações confirmou a sentença de que o Cubo de Bolso 2×2×2 de Rubik infringia a patente de Nichols, mas anulou a sentença sobre o Cubo mágico 3×3 de Rubik.
Houve outros problemas e contratempos com diferentes patentes no Japão, Nova York, Hungria e muito mais. A comunidade internacional queria obter a propriedade do cubo e estava disposta a ultrapassar as patentes para fazê-lo.
Em 2000, as patentes expiraram, e muitas empresas chinesas começaram a fabricar e vender o cubo, sabendo que sua popularidade e benefícios de aprendizado lhes trariam uma fortuna.
Resolver um cubo mágico 🌟
Todos os anos surgem novos livros e especialistas buscando soluções diferentes de como resolver o cubo mágico. No entanto, uma série de movimentos e soluções para o cubo mágico foram descobertos de maneira independente.
A primeira pessoa a falar sobre como resolver o cubo mágico foi David Singmaster em seu livro Notes on Rubik's Magic Cube, publicado em 1981. Para ele, uma das fórmulas do cubo mágico é prestar atenção a cada movimento, resolvendo fileira por fileira. Segundo ele, essa é uma das maneiras mais simples de resolver o cubo, e com bastante prática, qualquer pessoa pode resolvê-lo em um minuto ou menos. Outra maneira de resolver o cubo é através da estratégia de "cantos primeiros".
Desde 1982, vários especialistas trabalharam para descobrir fórmulas do cubo mágico, como, por exemplo, quantos movimentos são necessários para chegar à solução (ou seja, obter todos os lados do cubo de uma cor).
Alexander Frey e David Singmaster também buscaram encontrar soluções para o cubo mágico e criaram um algoritmo ideal, levantando a hipótese de que o número necessário para resolver o cubo estava "na casa dos vinte".
Em 2007, Gene Cooperman e Daniel Kunkle utilizaram uma tecnologia baseada em métodos de pesquisa computacional e conseguiram demonstrar que o cubo mágico de Rubik 3x3 pode ser resolvido em 26 movimentos ou menos.
2008 foi um ponto de virada quando Tomas Rokicki declarou que os movimentos necessários para resolver o cubo são 22. Mais tarde, em julho de 2010, a equipe de pesquisadores que trabalhava com Rokicki, que também trabalhava no Google, provou que o número necessário para resolver o quebra-cabeça é 20, ou o chamado "número de Deus".
Aqui, nosso top 3 livros em português para te ajuda a resolver cubos mágicos:
O Cubo Mágico - Como Resolver o Enigma de J. S. H. Harris: livro que ensina as técnicas básicas e intermediárias para resolver o cubo mágico, com explicações passo a passo de forma simples.
Cubo Mágico: Desvende o Mistério! de Cristiano Siqueira: oferece soluções para o cubo mágico e dicas para speedcubing, com uma abordagem prática e de fácil.
Rubik’s Cube: Como Resolver o Enigma de David Singmaster: o famoso autor que detalha a história e as soluções do cubo mágico, abordando também as técnicas avançadas de resolução.
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