A inovação é o que diferencia um líder dos outros
Steve Jobs
O mundo da computação é um universo emocionante, desde a programação até a animação ou web design. Sem sombra de dúvidas, se você se interessa pelo mundo dos efeitos especiais, animação e muito mais, ficará fascinado por todas as possibilidades que pode encontrar hoje graças aos avanços tecnológicos que temos testemunhado nos últimos anos. Não só as pequenas e grandes telas recorrem a eles, mas também a publicidade, para encontrar a chave ideal na promoção de um determinado produto ou serviço.
A evolução das novas tecnologias também gerou maior demanda por parte dos usuários. Antes era mais fácil satisfazer e atender as expectativas dos usuários, mas hoje buscamos ir além e não basta um desenho digital com efeitos básico, é preciso inovar e ser muito criativo.
Daí a importância de conhecer softwares como o After Effects, programa da suíte Adobe que tem como objetivo principal a criação de composições, bem como a criação de motion graphics profissionais através da aplicação de efeitos especiais, baseado em um conjunto bastante recorrente na gama Adobe: camadas sobrepostas.
No mundo da animação digital, além do imediatismo e da interação, os usuários são muito atraídos pelo que parece sair da tela com seus movimentos e para isso podemos utilizar o software After Effects.
Mas, antes de começar a utilizar esse complexo programa de computador, você precisa saber o que é e para que serve o After Effects, pois uma vez que aprender as bases do programa, você poderá dar início a sua jornada no mundo da animação. Preparado?
Alguns conceitos básicos para aprender a animar
O software After Effects pode ser muito útil nas áreas de animação, pós-produção e motion graphics, graças às suas infinitas possibilidades e utilizações, que permitirão que a sua imaginação não tenha limites. Para começar a usar suas ferramentas de animação, devemos primeiro entender a que estamos nos referindo.
A animação é uma mudança no tempo. Podemos animar camadas, imagens estáticas e ilustrações ou aplicar efeitos que alteram uma ou mais propriedades ao longo do tempo. As propriedades de uma camada podem ser animadas por meio de quadros-chave, expressões, ou ambos. Existem muitas predefinições que incluem quadros-chave ou expressões para obter animação apenas aplicando a predefinição de animação à camada.

No After Effects, você pode trabalhar com essas duas opções em dois modos: "Layer Bar" ou "Graphics Editor". O primeiro é o padrão e permite exibir camadas com barras de duração, com quadros-chave e expressões alinhados verticalmente com suas propriedades no painel de "Linha do Tempo". O outro modo não mostra barras de camadas, mas sim os resultados e quadros chave e expressões em gráficos de valor ou velocidade.
A interface do After Effects é dividida em janelas que possuem funções específicas. Para aproveitar o máximo do programa, conheça a fundo mais algumas funcionalidades:
- Projeto: funciona como uma caixa de ferramentas onde você encontrará todos os designs que você cria dentro da plataforma, bem como recursos externos.
- Linha do Tempo: é aqui que você pode percorrer os segundos da animação criada. Permite configurar as diferentes camadas com base no tempo decorrido.
- Composição: aqui você verá o resultado de tudo que você constrói, bem como as indicações que você insere nas outras duas janelas.
Por outro lado, há uma série de ferramentas que você precisa conhecer e dominar para conseguir uma animação no After Effects.
- Seleção: permite mover todos os objetos que você possui dentro da janela "Composição", arrastá-los, posicioná-los e girá-los, entre outras coisas.
- Formas: fornece várias formas padrão para ajudar a gerar gráficos.
- Mão: permite explorar todo o espaço ao redor do formato criado e o restante das janelas.
- Texto: pode ser usado como qualquer ferramenta de texto, embora também possa ser animado.

Vejamos o que são esses dois conceitos de quadros chave e expressões com mais detalhes:
Quadros-chave1
Usados para definir parâmetros de movimento, efeitos, áudio e muitas propriedades que podem ser alteradas ao longo do tempo. Dessa forma, marcam o momento em que um valor é especificado para uma propriedade de camada, como posição no espaço, opacidade ou volume de áudio.
Expressões2
Para criar e vincular animações complexas, você pode optar por usar as expressões. Contam com uma linguagem de script baseada em Java Script para especificar os valores de uma propriedade, bem como para relacionar propriedades entre si.
Se você for utilizar os quadro-chave para fazer alterações no tempo (animar), então deverá utilizar pelo menos dois: um para o estado de início da alteração e outro para marcar o final.
Se você quer evitar a criação de dez ou centenas de quadros-chave manualmente, tente usar a função expressões, já que essa avalia um único valor e uma única propriedade de camada em um ponto específico do tempo.
Aprenda também como cortar vídeos com o After Effects.
Como animar no After Effects?
Depois de dominar os conceitos que apresentamos anteriormente, vamos ver como podemos animar um vídeo no software:
- Importe um arquivo: para fazer isso, selecione o arquivo que deseja trabalhar.
- Regule as propriedades das camadas: o programa permite trabalhar detalhadamente cada camada do design. Acontece que eles estão separados para que você possa ajustá-los bem:
- Posição: permite arrastar uma camada ou todo o desenho com apenas um clique.
- Escala: permite aumentar ou diminuir o tamanho do desenho antes de fazer transições.
- Rotação: permite girar a figura em graus e números de voltas.
- Opacidade: permite escolher o nível de transparência da figura. Quanto menor a porcentagem de opacidade, maior será a transparência.
- Âncora: este é um ponto de referência para as outras propriedades.
- Projeto com camadas de texto: para adicionar palavras, você deve trabalhar desde a camada de texto através de sua ferramenta.
- Adicione camadas de forma: as formas também são interessantes na animação com After Effects
- Anime com camadas 3D: de você quiser, ainda há a opção de animação em 3D, ou seja, animações em formato tridimensional. Para fazer isso, ative a opção 3D e adicione uma camada que servirá de base para os elementos da tela que deseja submeter a uma transição 3D After Effects. Ajuste os eixos das cinco propriedades dependendo do que você queira que a sua animação faça. Por fim, defina os quadros-chave para obter as transições no After Effects.
- Quando estiver satisfeito com o resultado da sua animação no After Effects, os movimentos estão todos em composição, você determinou o tempo e a velocidade em que deseja que eles ocorram, você pode salvar sua criação no computador. Para fazer isso, vá até a barra superior "Composição", clique na opção "Adicionar à fila do Adobe Media Encoder". A seguir, escolha o formato em que deseja exportar sua animação, defina o nome do arquivo e o local onde deseja salvar. Configure as opções de download ao seu gosto e clique em "OK".
Claro, você pode animar tudo, desde desenhos até logotipos, ou o que mais você quiser. Na verdade, para que você possa ver de forma mais concreta, vamos tomar como referência o projeto de animação de logotipo.
Quer aprender a fazer Stop Motion com After Effects?
Como animar um logotipo no After Effects?
Depois de conhecer alguns conceitos básicos e fazer ou tour geral pelas funcionalidades e fluxo de trabalho do software de edição de vídeo, vamos dar uma olhada mais de perto em como animar um logotipo, um dos projetos que você pode estar interessado em conhecer a fundo se estiver aprendendo como usar este programa.
É muito comum que cientistas da computação, profissionais de marketing e designers tenham de criar um logotipo de acordo com a empresa e depois animá-lo. Para isso, podem utilizar as ferramentas que o After Effects oferece para esse fim.
- Separe o logotipo em diferentes camadas: para fazer isso, você pode usar o Adobe Illustrator ou iniciar a partir de um arquivo com a extensão ".ai". Caso contrário, você não poderá utilizar todas as funções oferecidas pelo software.
- Importe o arquivo como uma imagem ou quadro para o After Effects: selecione o logotipo, arraste-o para a composição e clique em "criar" e depois em "converter para composição de camadas". Desta forma, você obterá uma composição separada de todas as camadas, para que você possa animá-la como quiser.
- Comece a animar cada camada: primeiramente, escolha uma das partes, isole das demais e selecione uma ação dentro do leque de possibilidades oferecidas pelo sistema. Você pode usar a ferramenta "mão" para girar, mover, alterar tamanho e outras funções. Se você estiver interessado em animar um logotipo 3D, use o painel de visualização 3D para ver os resultados de acordo com as propriedades que você estiver usando.
- Ative "Motion Blur", uma opção de animação no After Effects que, como o próprio nome sugere, permite suavizar as bordas para que o movimento não pareça pixelizado. Quando terminar de animar seu logotipo, marque a caixa em cada camada para aplicar este modo.

Se você ainda é iniciante no After Effects, também pode usar os templates (modelos) que o software oferece para ajudar a animar o seu primeiro logotipo.
Como você viu, o mundo que o programa Adobe After Effects oferece é vasto, principalmente se você está apenas começando. Por isso, encorajamos você a experimentar as diferentes funções que ele oferece com bastante calma, dedicação e prática. Com paciência e tempo, você vai pegar o jeito do software e realizar todos os projetos que tem em mente.
Claro, que se precisar, você sempre pode contar com o apoio de um professor particular de informática com os que você encontra na Superprof, especialistas em After Effects e que possam te orientar nesse processo de animação. Você está pronto para isso?
Referências
- 2024, Site Adobe, Helpx - O que são quadros-chave?
- 2024, Site Adobe, Helpx - Noções básicas de expressão









