
Ricardo
Perfil verificado
- Preço hora/aula R$40
- Tempo de resposta 4h
- Número de alunos 49
1a aula grátis!
Vice-campeão Brasileiro Universitário de Xadrez! Campeão Pernambucano e Nordestino Universitário. :D
Sobre a aula
“Você precisa levar o oponente até uma floresta escura e profunda na qual 2+2 = 5 e o único caminho que leva à saída só tem espaço para um” Mikhail Tal
Olá, tudo bem por aí? Feliz 2022!
Eu sou o Ricardo Santana! Sou estudante de Engenharia de Produção na UFPE e Atleta e Professor de Xadrez com mais de 80 alunos em 2021 com diferentes níveis e objetivos!
Ideal para quem deseja:
- Desenvolver um novo hobbie
- Participar de Competições Oficiais e Amadoras
- Melhorar o rating online (traçar metas audaciosas)
- Crianças e adolescentes em fase escolar
- Idosos que desejam ampliar suas capacidades cognitivas, especialmente a memória e visão espacial
- Pessoas com déficit de atenção (TDAH, TDA)
- Pessoas com ansiedade e depressão!
Em 2021 foi extremamente gratificante acompanhar o avanço dos meus alunos de todas as idades e vendo-os jogar seus primeiros torneios e conquistar títulos em suas categorias (Sub 6, Sub 8, Sub 10, Sub 12, Veterano, OAB, etc.)
As aulas para crianças (Xadrez Pedagógico) contam com material próprio desenvolvido para a idade da criança com atividades dinâmicas! Também costumo explorar diversos assuntos escolares como história, geografia, matemática, lógica e curiosidades sobre idiomas (inglês, espanhol, francês, chinês, russo, árabe).
As aulas podem ser dadas em português, inglês ou espanhol.
Tenho horários flexíveis e faço acompanhamento individual da evolução de cada aluno-atleta, incluindo um planejamento Individual das aulas com base em um estudo inicial detalhado e metas específicas para acompanhar a evolução dos alunos.
Tenho experiência no ensino a crianças, adultos e pessoas especiais (autismo e síndrome de Down).
Rating FIDE: 2042
Rating (informação ocultada) (RickSanta): 2150 - 2400
Rating Lichess (RicardoSantana): 2250 - 2450
Vice-Campeão Brasileiro Universitário (Goiás 2017)
Campeão Brasileiro por Equipes JIF (Goiás 2015)
Campeão dos Jogos das Universidades Federais (Fortaleza 2018)
Campeão Pernambucano Universitário 2019
Pentacampeão Pernambucano Universitário por Equipes
Campeão do IRT Taça Gabriel Araújo
Campeão da Etapa Recife do Circuito Pernambucano de Xadrez Rápido 2021
Melhor Brasileiro na Final por Equipes do Panamericano Universitário 2021 (Top 10 América Latina)
Voluntário no Programa do Núcleo de Iniciação ao Desporto Especial da UFPE, atendendo a dezenas de alunos com Necessidades Especiais (Física e de Aprendizagem).
Aulas dinâmicas e direcionadas às dificuldades dos alunos, de 6 a 86 anos de idade! Contando com planejamento de treino, motivação, sempre adaptado às necessidades dos alunos.
Aulas Interdisciplinares, envolvendo Matemática, Literatura, História e Ética.
Repórter da Revista Meio Jogo (2015)
Comentarista Internacional do Programa Xeque-Mate - Rádio Folha Recife (2019-2022)
Apresentador do Podcast Esquadra de Caíssa
Redator da Federação Pernambucana de Xadrez
Entusiasta do Xadrez e motivado por fazer a diferença! Sou Atleta e Professor de Xadrez com anos de Experiência e Foco na Conquista de Resultados defendendo a UFPE e o IFPE. Desejo levar todos os benefícios do Xadrez aos meus alunos e ensiná-los a defender suas Instituições com Paixão!
matérias
- Xadrez
línguas
- Inglês
- Português
- Espanhol
níveis
- Profissional
- Avançado
- Intermediário
-
+2
Iniciante
Infantil
Mais sobre Ricardo
As aulas seguem uma metodologia de ciclos a cada três aulas, incluindo:
1. Análise das Partidas do Aluno
Foco em melhorar o desempenho durante as partidas e corrigir possíveis erros, analisando a estrutura de peões, temas táticos, fraquezas posicionais e a construção de planos.
2. Estudo de Partidas Modelo
Analisar partidas modelo de grandes jogadores e especialistas de uma determinada abertura a fim de conhecer novidades teóricas e planos típicos em cada posição, incluindo os finais característicos de cada abertura.
3. Exercícios de Cálculo
O cálculo é a principal habilidade de um enxadrista. O foco será a tomada de decisão e a precisão, observando os recursos do adversário. Entretanto, conseguir vantagem material não se trata de sorte para aproveitar momentos favoráveis, trata-se de construir alternativas e observar a geometria do tabuleiro para descobrir possíveis alvos e como causar/evitar as debilidades posicionais que as ocasionam.
Online via Zoom!
Horários Flexíveis!
Acesso à pasta compartilhada no drive com materiais!
Acompanhamento Individual e Personalizado!
Exercícios Diários de Tática com Correção!
Acesso a Base de Livros Gratuita!
Cancelamento: A aula pode ser cancelada a qualquer momento sem problema e nada será cobrado por isso! Tá tudo certo!
Pagamento: O pagamento não precisa ser antecipado e pode ser feito após 5 aulas sem problema e na data que o aluno achar melhor!
“Tática é saber o que fazer quando há algo a fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada para fazer.” Savielly Tartakower
Avaliações
Todas as avaliações são coletadas por nós e são 100% confiáveis. Elas correspondem a uma experiência real vivida pelos alunos de Ricardo.
Perfeito! Excelente professor. Estou evoluindo rapidamente devido à sua metodologia. Tem enorme conhecimento do que ensina, me sinto confiante em prosseguir com o curso.
Perfeito! Eu só digo uma coisa, mestres como o professor Ricardo são raros! Escutar minha filha dizer: "Mamãe, o professor é muito bom, entendi já na 1ª aula super bem, ele é alegre, educado e gentil…etc!"
Ainda tem mais, percebi que qualidade vem em 1º lugar, em momento algum senti ambição e soberba, a questão maior é de fato abraçar seu aluno, e na sua extrema delicadeza mostrar o quão divertido é aprender algo tão complexo! E ainda digo mais, contratei pra dar aula de xadrez e lendo seu perfil, vi que também poderia da uma ajuda em matemática, ele prontamente não mediu esforços e na sua gentileza disse que a qualquer momento poderia enviar a dúvida que ele iria ajudar, isso aconteceu mesmo, pois hoje dia 19/02/22 minha filha estava em dúvida numa questão de física e ele prontamente enviou um vídeo explicativo!!
Professor, nunca perca sua essência por nada!! És uma pessoa incrível de luz!! Parabéns!!! Estamos juntos!!!
Bárbara FreirePerfeito! Aula excelente com um conteúdo instrucional altíssimo. Ricardo é super organizado e um excelente professor. Sabe muito do assunto e consegue comunicar ideias bastante complexas de forma simples e clara. Recomendo muito!
Perfeito! Excelente professor. Na primeira aula já conseguiu avaliar meu nível e já me passou diversos ensinamentos e bibliografia adequada sobre xadrez. Super recomendo!! Sabe muito sobre o assunto.
Perfeito! Aula excelente. Professor didático que ensina outros assuntos, além do xadrez, de forma integrada e estimulante para as crianças. Meus filhos gostaram muito.
Perfeito! Excelente professor! Muito didático e instrutivo!
Perfeito! Meu filho está adorando as aulas e já tem demonstrado uma visão melhor de jogo mesmo com algumas poucas aulas.
- Resposta de Ricardo : Estudar Xadrez com o Giacomo e seu filho tem sido super gratificante! São todos super divertidos e o Enzo tem um potencial enorme! É um aluno incrivelmente talentoso e atento! Temos uma ótima interação!
Perfeito! Ótimo professor
Atencioso e com grande conhecimento sobre xadrez
Adapta as aulas ao nível do aluno- Resposta de Ricardo : O Leonardo já é um jogador fortíssimo! Temos metas audaciosas para o ano de 2021 e vejo um enorme interesse da parte dele, o que está sendo fundamental. Tem um ótimo entendimento de finais técnicos e complexos e tenho certeza de que em breve estará disputando muitos torneios!
Perfeito! Excelente professor, tem muito conhecimento, educado, atencioso, tem habilidade em
Perceber os caminhos para o desenvolvimento do aluno.Perfeito! O Ricardo tem vasto conhecimento do xadrez e uma excelente didática. Para mim a experiência tem sido excelente!
- Resposta de Ricardo : O Yuri é um jogador super gente fina e fico muito feliz pelo seu grau de compreensão! A capacidade lógica do Yuri e o "match" na comunicação professor-aluno está sendo essencial. As aulas são sempre divertidas e conversamos sobre história do Xadrez, realidade de torneios e até sobre futebol hahaha! Tenho grandes expectativas de que o Xadrez seja mais do que um hobby em breve e que o Yuri converta-se em jogador competitivo!
Perfeito! Muito atencioso e paciente!Seguirei com ele até o mate :)
Perfeito! Muito boa a qualidade e a paciência, domina muito o conhecimento do xadrez. Um ótimo profissional
- Resposta de Ricardo : Tenho um carinho especial pelo Ângelo! Quero treiná-lo para ser meu sucessor no Xadrez Universitário e manter as conquistas de Pernambuco! É um aluno super dedicado e que tem muito potencial, muita curiosidade e as aulas são sempre dinâmicas e divertidas!
Perfeito! Professor muito dedicado e com uma didática excelente
- Resposta de Ricardo : William é um cara show de bola e temos um relacionamento incrível! Criamos uma amizade e um clima leve durante as aulas (que ajuda aliviar a pesadíssima carga que estamos lidando). Temos treinado aberturas com foco em construir um repertório sólido, estudado cálculo bruto com auxílio de livros e entendendo padrões geométricos, além de nos emocionarmos juntos com a beleza de partidas brilhantes no estilo posicional!
Perfeito! Ricardo é muito atencioso, responde sempre com rapidez e muito prestativo. Está sempre disponível para qualquer dúvida, passa exercícios e dicas extras além das aulas.
Meu filho de 9 anos gosta das aulas e tem aumentado o interesse pelo xadrez. Ricardo demontra conhecimento e paciência para lidar com crianças.
Super recomendo!!- Resposta de Ricardo : Que prazer tem sido estudar com o Artur! É muito bacana acompanhar a evolução e dele e me surpreender com o nível de atenção que consegue manter por um longo período mesmo sendo tão novo! Estamos trabalhando a construção de miniplanos para diferentes objetivos (mate, ganho material e vantagem estratégica), além de melhorando a visualização das ameaças e oportunidades! Futuro Campeão Carioca!
Perfeito! O Professor Ricardo é muito bom, as aulas são bem claras, e abordam diversos temas, as aulas tem melhorado bastante a minha técnica.
- Resposta de Ricardo : Matheus é um atleta com muito potencial e estou muito feliz em ter aulas com ele! Tenho uma expectativa enorme na sua evolução e fico muito grato em ajudá-lo!
Perfeito! Excelente professor. Ótima didática. Conhece muito de xadrez, e consegue transmitir ao aluno o seu amor pelo jogo. Super recomendo.
- Resposta de Ricardo : O Marcelo é um ótimo jogador, já tem um ótimo entendimento do Xadrez e é muito curioso! Sempre pergunta sobre outras possibilidades e observa atentamente os comentários! Tem muita facilidade para abstrair conceitos e eu espero poder ajudá-lo ainda mais!
Perfeito! Ricardo é simplesmente uma pessoa que nasceu para o que faz.
Possui uma metadologia incrível e transpira paixão pelo xadrez.
Recomendo demais para todos que queiram melhorar no jogo ao mesmo tempo em que convivem com uma pessoa agradável ao extremo.- Resposta de Ricardo : Felipe tem se tornado um ótimo amigo, é um cara super gente fina e nossas conversas são sempre divertidas e interessantes (e não só sobre Xadrez)! Tem sido um prazer enorme estudar com o Felipe e observar de perto a sua evolução!
Perfeito! Ricardo é uma pessoa apaixonada por xadrez. Como professor, é muito atencioso e dedicado ao aluno. Sua didática é bem planejada e aplicada. Recomendo.
- Resposta de Ricardo : Ramon é um aluno super interessado e que busca entender cada detalhe durante as aulas, sempre indagando sobre possíveis planos e alternativas de jogo! Temos sempre um ótimo papo e estou muito confiante na sua evolução!
Perfeito! Uma pessoa extraordinária, Ótima didática, um ser humano íncrivel, melhor professor de xadrez que você encontrará. Super recomendo pelo vasto conhecimento que transmite nas aulas. Estou aprendendo muito com ele.
- Resposta de Ricardo : O Alan tem se desenvolvido rapidamente e tem sido um prazer enorme estudar Xadrez com ele! Traçamos uma meta audaciosa para 2021 e não faltará esforço para chegarmos lá!
Perfeito! Excelente professor, excelente jogador e uma pessoa fantástica!
- Resposta de Ricardo : O Thomas é um cara super gente fina e além de estudarmos Xadrez pudemos trocar muitas experiências!
Ver mais avaliações
Tarifas
pacotes
- 5h: R$180
- 10h: R$350
webcam
- 40R$/h
aulas grátis
- 1h
Precisão
Sem taxa de cancelamento!