Rafa - Prof violão - Bauru

Rafa

Perfil verificado

  • Preço hora/aula R$62
  • Tempo de resposta 1h
  • Número de alunos 1
Pedir aulas

1a aula grátis!

1a aula grátis!

Rafa Soares professor de música, arranjador compositor Estudou no Conservatório de Tatuí e EM&T,(IG&T). Experiência: Educador Musical no Projeto Guri, outras instituições e aulas particulares.

    • Bauru
    • Na casa dele
    • Em minha casa
    • webcam

Sobre a aula

INSTRUMENTOS

VIOLÃO
GUITARRA
CONTRABAIXO
BATERIA
PERCUSSÃO POPULAR
MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS
UKULELE
VIOLA CAIPIRA
CAVACO
Piano e teclado popular.

FUNDAMENTOS DA MÚSICA

Módulo 1

1) Parâmetros da música e do som

a) Música: melodia, harmonia, ritmo, contraponto.

b) Som: altura, duração, timbre, intensidade.

2) Pauta ou pentagrama

a) Notas musicais

b) Definição de pauta

3) Leitura de clave

a) Clave de Sol

b) Clave de Fá na terceira e quarta linhas

c) Clave de Dó na primeira, segunda, terceira e quarta linhas

d) Linhas e espaços suplementares

e) Oitava

f) Transcrição de clave

4) Valores

a) Positivos ou figuras

b) Negativos ou pausas

c) Partes da figura
Módulo 2 

1) Valores

a) Divisão binária de valores

2) Compasso simples

a) Definição de pulso ou pulsação

b) Conceitos gerais sobre compasso

c) Fórmula de compasso

d) Unidade de Tempo (U.T.) e Unidade de Compasso (U.C.)

e) Transcrição de compasso

3) Regras de grafia de valores

Módulo 3

1) Ligaduras

a) Ligadura de prolongamento, expressão e frase

2) Ponto de aumento e diminuição (Staccato)

a) Ponto de aumento simples, duplo e triplo

b) Regras de grafia do ponto de aumento

c) Ponto de diminuição simples, seco e brando

d) Regras de grafia do ponto de diminuição

3) Métrica


Módulo 4

1) Sinais de abreviação

a) Ritornello simples e duplo

b) Casas de repetição

c) Del Segno, Da Capo, Fine, Coda

d) Fade-in e Fade-out

e) Repetição de nota, grupo de notas, compassos

f) Abreviatura de pausas

g) Ceasura, Tacet e Pausa Geral

h) Abreviatura de oitava

2) Classificação dos compassos

a) Compasso simples

b) Compasso composto

c) Equivalência entre compassos simples e compostos

d) Diferentes formas de interpretação (ex.: 6/8)

Módulo 5

1) Compassos Alternados

a) Simples

b) Compostos

2) Pulsação para Compassos Compostos


3) Pulsação Compassos Alternados


4) Acento métrico, síncope e contratempo

a) Acento métrico para compassos simples e compostos

b) Síncope regular e irregular

c) Contratempo regular e irregular

d) Início do ritmo: Ritmo tético, anacrústico e acéfalo

e) Término do ritmo: terminação feminina e masculina

5) Quiáltera

a) Conceitos gerais

b) Quiálteras aumentativas e diminutivas

c) Quiálteras regulares e irregulares

d) Quiálteras sincopadas

e) Nomenclatura italiana: duina, tercina, quartina, etc.


Módulo 6

1) Quiáltera

a) Quiálteras aumentativas e diminutivas

b) Quiálteras regulares e irregulares

c) Pulsação para Quiálteras

2) Semitom, tom e alterações (ou acidentes)

a) Sistema natural e sistema temperado

b) Alterações ascendentes: sustenido e dobrado sustenido

c) Alterações descendentes: bemol e dobrado bemol

d) Alteração variável: bequadro

e) Diferença entre nota natural e nota bequadro

Módulo 7

1) Semitom, tom e alterações (ou acidentes)

a) Tipos de semitom: natural, cromático e diatônico

b) Efeito dos acidentes: fixo, ocorrente e de precaução

2) Andamento

a) Conceitos gerais

b) Termos italianos e indicação metronômica

c) Andamentos lentos, médios e rápidos

d) Adjetivos italianos

e) Modificações de andamento: apressar, retardar, suspender e retornar

3) Dinâmica

a) Conceitos gerais

b) Graduações de intensidade (ppp, pp, p, mp )

c) Termos italianos adicionais (più, meno, molto)

d) Aumento e diminuição gradativa de intensidade

e) Sinais de acentuação: marcato, sforzato, tenuto
Módulo 8 

1) Expressão

a) Conceitos gerais

b) Termos italianos

2) Escala

a) Conceitos gerais

b) Classificação quanto ao número de notas e quanto a função

c) Conceitos gerais de escala diatônica

d) Escala Maior diatônica

e) Conceito de tonalidade, bitonalidade, politonalidade e atonalidade

f) Formação das escalas maiores com sustenido

g) Formação das escalas maiores com bemóis

Módulo 9

1)Escalas

a) Círculo (ou ciclo) das quintas

b) Armadura de clave

c) Identificação da escala maior pela armadura

d) Tipos de notas: naturais, cromáticas, diatônicas e enarmônicas

2)Intervalos

a) Conceitos gerais

 
Módulo 10

1)Intervalos

a) Cálculo de intervalo simples a partir de uma nota dada

b) Classificação de intervalos compostos

c) Cálculo de intervalo composto a partir de uma nota dada

d) Inversão de intervalos

e) Intervalo natural, diatônico, cromático e enarmônico

f) Enarmonia parcial e total do intervalo

2) Série Harmônica


Módulo 11


1)Escalas menores

a)Conceitos gerais

b)Menor primitiva

c)Conceito de escalas relativas

d)Escalas menores em sustenido e bemol e círculo das quintas menor

e)Menor harmônica

f)Menor melódica

g)Escala melódica real ou Bachiana

h)Distinção: escalas relativas, homônimas e enarmônicas

i)Graus tonais e graus modais

2)Transposição

a)Conceitos gerais

b)Transposição para um outro tom

c)Transposição para uma outra altura

Módulo 12

1)Transposição

a)Conceitos gerais

b)Transposição para um outro tom

c)Transposição para uma outra altura

2)Tons Vizinhos

a)Conceitos gerais

b)Tons próximos e tons afastados

c)Tons vizinhos diretos e indiretos

d)Afinidade tonal

3)Modulação

a)Conceitos gerais

b)Tipos de modulação: passageira, definitiva, por preparação, direta, etc.


Módulo 13

1)Termos especiais

a) vibrato

b) símile

c) ossia

d) divisi

e) opus

f) outros

2)Ornamentos

a)Conceitos gerais

b)Apojatura

c)Mordente

Módulo 14

1)Ornamentos

a)Grupeto

b)Trinado

c)Arpejo, Glissando, portamento e floreio

2)Acordes

a)Conceitos gerais sobre acordes e tipos de acordes

b)Conceitos gerais sobre acordes triádicos

c)Cifra

d)Classificação dos acordes tríades

e)Conceito de fundamental, baixo e tônica

f)Inversão de acordes tríades

Módulo 15

1)Campos harmônicos Maior e menor em tríade

2)Acordes com Sexta

3)Classificação dos acordes tétrades

4)Inversão de acordes tétrades

5)Campos harmônicos Maior e menor em tétrade


INTRODUÇÃO À HARMONIA

O estudo da Harmonia compreende o emprego dos acordes e sua interação com a melodia.

Você irá aprender os conceitos, conferir a aplicação de cada assunto em inúmeros exemplos do repertório tradicional e popular, desenvolver sua vivência, criar e harmonizar suas próprias melodias e progressões de acordes.

Ao final deste módulo você será capaz de:

• Construir, cifrar e reconhecer os acordes do campo harmônico maior e menor.
• Elaborar progressões harmônicas com base nos acordes diatônicos.
• Reconhecer, construir e aplicar sequências harmônicas e melódicas em análises e na composição melodias.
• Escrever e harmonizar melodias a partir da observação da relação escala / função / acorde.


O ESTUDO DA FIGURAÇÃO MELÓDICA

O emprego dos acordes e sua interação com a melodia implica no reconhecimento e uso de notas consideradas “estranhas à harmonia”. Em outras palavras, notas que não fazem parte dos acordes: as dissonâncias.
Reconhecer as diferentes formas de emprego e tratamento dessas notas (dissonâncias) a partir da natureza melódica faz toda a diferença na análise e na composição musical.

Ao final deste módulo você será capaz de:
• Analisar passagens em peças do repertório tradicional e popular.
• Compor uma melodia sobre uma progressão harmônica dada.
• Enriquecer uma melodia existente, por meio da introdução de dissonâncias.
• Aplicar a figuração melódica em passagens modulatórias.

DOMINANTES SECUNDÁRIAS E ACORDES DIMINUTOS

A expansão das relações harmônicas por meio do emprego das dominantes secundárias provoca o uso de acordes fora do campo harmônico e, consequentemente, o cromatismo. Esses aspectos causam uma diferente sensação na escuta, pois a introdução de novas sensíveis geradas pelas dominantes secundárias reforçam ou modificam direcionamentos harmônicos iniciais. Além disso, o emprego dos acordes diminutos como dominantes secundárias ou como “acordes de passagem ou auxiliares” proporcionam “mais cor” nas harmonizações e ampliam as relações entre regiões harmônicas e seus acordes. 

Ao final deste módulo você será capaz de:

• Analisar peças do repertório tradicional e popular.
• Rearmonizar uma melodia.
• Enriquecer uma progressão harmônica dada com o emprego de dominantes secundárias e diminutos.
• Compor melodias com uso de dominantes secundárias e diminutos.

Pré-requisito:
Conteúdo dos módulos anteriores de Harmonia

MISTURA DE MODOS E MODULAÇÃO

Este módulo aborda a ampliação da tonalidade por meio de acordes vindos da mistura de modos (empréstimo modal), ou seja, das relações entre tonalidade homônimas.
Essa possibilidade abre novas abordagens na composição de temas, na ampliação das cadências e na modulação para tonalidades afastadas.

Ao final deste módulo você será capaz de:
• Analisar peças do repertório tradicional e popular.
• Rearmonizar melodias modulantes com uso de mistura de modos.
• Enriquecer uma progressão harmônica dada com o emprego de acordes vindos das dominantes secundárias, diminutos e da mistura de modos.
• Compor melodias que explorem a mistura de modos.
• Compor melodias com mistura de modos e modulação.

Pré-requisitos: conteúdo do módulo “Dominantes secundárias e diminutos”

REINTERPRETAÇÃO ENARMÔNICA

A reinterpretação enarmônica gera no ouvinte uma resolução harmônica diferente da expectativa inicial, resultante de um redirecionamento tonal.
Essa propriedade é exercida por algumas tipologias de acordes e possibilita fortes contrastes entre áreas harmônicas e temas, modulações abruptas e ambiguidade tonal. O estudo da reinterpretação enarmônica é indispensável para análises de peças do repertório tonal (tradicional e popular) mais complexas e para a ampliação de recursos na harmonização e composição de melodias.

Ao final deste módulo você será capaz de:
• Analisar peças harmonicamente mais complexas do repertório tradicional e popular.
• Rearmonizar melodias modulantes com uso da reinterpretação enarmônica.
• Compor melodias que explorem a reinterpretação enarmônica.

Pré-requisito: conteúdo dos módulos anteriores de Harmonia.

Curso de improvisação
Módulo 1

1) Conceitos Gerais
Introdução a Frase Musical

2) Notas Ornamentais

Notas de Passagem
Bordadura
Appogiatura
Suspensão
Antecipação
Escapada
Cambiata
Nota Pedal

Módulo 2

1) Exercícios Preliminares
Exercícios de Escala
Exercícios de Arpejo
Exercícios de Arpejo de Acordes com 9ª
Notas Guia

2) Elementos Rítmicos
Colcheia/Mínima/Semicolcheia/Semínima
Pausas/Ligaduras/Ponto de Aumento/Tercinas
Exemplos de Variações Rítmicas
Swing

Módulo 3

1) Funções Melódicas

Notas de Tensão e Notas de Resolução
Aproximação Diatônica Descendente
Aproximação Cromática Ascendente
Bordaduras Inferiores e Superiores
Aproximação Dupla
Aproximação Tripla

2) Fraseologia Musical

3) Improvisação Temática

Por Notas de Apoio
Por Desenvolvimento de Motivos
Adição, Subtração, Transposição
Aumentação, Diminuição, Inversão, Retrógrado
Repetição
Sequencia

Módulo 4

1) Formas na Música Popular
Forma Binária
Forma Canção
Forma Rondó Simples

2) Músicas
Wave
Corcovado
All The Things You Are

3) Improvisação Por Centros Tonais Centro Tonal Maior
Centro Tonal menor

Módulo 5

1) Modos da Escala Maior

2) Clichês

3) Frases Para IIm7 – V7 – I7M
4) Modos da Escala menor Primitiva
5) Modos da Escala menor Harmônica
6) Frases Para IIm7(b5) – V7 – Im7

Módulo 6

1) Preparações Secundárias

2) Dominante Suspenso

3) SubV7

Módulo 7

1) Dominantes e II Cadenciais Estendidos

2) Turnaround

3) Modos da Escala Menor Melódica


Módulo 8

1) Modos da Escala Menor Melódica

2) Alterações em Acordes Dominantes

Módulo 9

1) Alterações em Acordes Dominantes

2) Acordes diminutos

Módulo 10

1) Acordes diminutos

2) TES Derivadas dos Modos da Escala Maior

3) TES Derivadas dos Modos da Escala menor Melódica
4) TES em Acordes Dominantes
5) A Escala Diminuta ST-T

Módulo 11

1)Escala Diminuta Semitom

a)Escalas Sobrepostas
b)Sobreposição Acorde Menor
c)Extração Tríades e Tétrades
d)Exemplo Frases Diminuta Semitom

2)Acordes de Empréstimo Modal (AEM)

3)Dominantes sem Função de Dominantes

Módulo 12

1)Escala Pentatônica

a)Conceito
b)Formação
c)Pentatônica Maior
d)Pentatônica Menor
e)Exemplo de frases
f)Exemplos Turnaround

2)Modos Gregos x Escala Pentatônica

3)Aplicação Escala Pentatônica

a)Acordes Diminutos
b)Acordes Suspensos
c)Acordes Dominantes
d)Exemplo de frases cadenciais primários e secundários

4)Blues

a)Tradicional

Módulo 13

1)Escala Blues Menor

2)Escala Blues Menor Relativa

3)Escala Blues Completa

4)Variações Harmônicas

5)Blues Bebop

6)Criação Melódica

a)Notas em Comum
b)Grau Conjunto Ascendente
c)Grau Conjunto Descendente
d)Duas Notas

Módulo 14

1)Cross Rhythm

a)Poliritimia
b)Ciclos Rítmicos

2)Outras Escalas

a)Aumentada Invertida
b)Bebop
b.1)Jazz
b.2)Bebop dominante
b.3)Mixolídia b9/b13
b.4)Lídio B7
b.5)Jônica Bebop
b.6)Lídia Bebop
b.7)Menor Melódica Bebop

Módulo 15

1)Outras Técnicas de Improvisação

a)Escala Diminuta Semi Tom

2)Out Side

a)In Out
b)Slide Slipping
c)Padrão Melódico

3)Abordagem

a)Paralela
b)Derivativa
c)Lídio Cromático
d)Tom Comum

4)Rhythm Change

5)Coltrane Change

matérias

  • Violão
  • Guitarra
  • Ukulele
  • +2

    Contrabaixo

    Cavaquinho

línguas

  • Português

níveis

  • Todos os níveis

Mais sobre Rafa

Rafa Soares nascido na cidade de Bauru no dia 13/12/1988, casado.
Seu interesse pela música surgiu aos 5 anos quando teve contato com a bateria, instrumento que foi ensinado pelo seu pai Gil que na época já atuava como musico profissional.
Aos 6 anos teve a primeira oportunidade de demonstrar o que já havia aprendido se apresentando na igreja e ocasiões festivas para seus familiares e amigos próximos.
Com 10 anos passou a ter um contato mais próximo com o violão e a guitarra que atualmente são seus instrumentos principais. Já com 14 anos começou a estudar violão clássico e popular em um curso regular oferecido pela Prefeitura Municipal de Bauru, dando continuidade no aprofundamento musical ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos na cidade de Tatuí aos 17 anos, onde participou dos cursos de bateria, percussão, guitarra, MPB e Jazz durante 3 anos. Aproveitando uma oportunidade incrível pode se aperfeiçoar em harmonia e improvisação em um curso intensivo ministrado por Nelson Faria no ano de 2013. Dando sequencia em seus estudos no ano de 2014 matriculou-se no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia) na cidade de São Paulo, onde estudou com os grandes nomes da guitarra entre eles Mozart Mello, Edu Ardanuy, Márcio Okayama Edu Letti, Fábio Santini, Wilson Ramos, Marco Angi, Jeferson Ardanuy, Michel Caramelo, Fernando Penteado Cristian Maccarthy, Berssani Michael Leme, Faísca, Joe Moghrabi e Djalma Lima entre outros. No ano de 2019 participou do curso de teoria, harmonia e contraponto com a Professora Marisa Ramires.
Atualmente Rafa Soares é educador musical no Projeto Guri, onde já ministrou o curso de percussão, bateria e violão e hoje é responsável pelas turmas de guitarra e fundamentos da música nos polos das cidades de Marilia e Bauru, em 2018, 2019 e 2020 ministrou o curso “Harmonia na Prática” para os educadores do projeto.

Tarifas

pacotes

  • 5h: R$310
  • 10h: R$620

webcam

  • 62R$/h

aulas grátis

  • 1h

Encontre seu professor de violão
10,281 profes disponíveis

  • Aulas de violão, guitarra e ukulele. Local próprio, em domicílio e online.

    Éverton

    São Leopoldo

    5 (76 avis)
    • 60 R$/h
    • 45min grátis
  • Aulas de Música, Canto, Guitarra,  Violão e música na Avenida paulista em São Paulo

    Murilo

    São Paulo

    5 (57 avis)
    • 89 R$/h
    • 45min grátis
  • Aprenda violão de forma rápida, prática e organizada! (1ª aula será GRATUITA)

    Danilo

    Jardim Paulista

    5 (54 avis)
    • 75 R$/h
    • 1h grátis
  • Aprenda Violão e Guitarra de maneira descomplicada! Realize seu sonho de tocar como sempre quis! Se livre das cifras, IMPROVISE, TIRE DE OUVIDO e aprenda TEORIA MUSICAL!

    Pedro

    Morumbi

    5 (35 avis)
    • 80 R$/h
    • 45min grátis
  • Professor de violão popular e erudito, guitarra, teoria musical, harmonia, arranjo, solfejo e musicalização formado pela UNESP.

    Matheus

    Santo Amaro (São Paulo)

    5 (34 avis)
    • 75 R$/h
    • 1h grátis
  • Professor de guitarra, violão e ukulele com formação em música. Estude com direcionamento! Aulas ministradas em Brasília-DF ou Web.

    Pedro

    Asa Norte

    5 (26 avis)
    • 59 R$/h
    • 1h grátis
  • Chega de sonhar, é hora de realizar! 1' aula gratuita! Online ou Presencial.

    Gabriel

    Jardim Ibirapuera

    5 (13 avis)
    • 60 R$/h
    • 1h grátis
  • Aprenda Tocar Violão Fácil! Sem sair de Casa! Método Prático e Intuitivo!  Vem com a Gente! =)

    Felipe

    Castelo Branco

    5 (13 avis)
    • 30 R$/h
    • 1h grátis
  • Violão para todas as idades e níveis musicais em Bauru (SP). Aulas de Violão no centro de Bauru de maneira simples e descomplicada. PRIMEIRA AULA GRÁTIS!!

    Rodrigo

    Centro

    5 (8 avis)
    • 60 R$/h
    • 45min grátis
  • Aulas de Guitarra e violão 100% prática. Aprenda rápido de forma correta

    Igor

    Jardim Proenca I

    5 (4 avis)
    • 60 R$/h
    • 1h grátis
  • Ensinei todo mundo que tive oportunidade. Fazendo música desde o primeiro contato.

    Gustavo Pizente Nazarine

    Parque Viaduto

    5 (3 avis)
    • 38 R$/h
    • 1h grátis
  • Aulas personalizadas para fazer você tocar e cantar suas músicas preferidas.  Mais de 10 anos atuando como professor de música nas melhores escolas de Bauru e também ONLINE.

    Gabriel

    Bauru

    5 (3 avis)
    • 60 R$/h
    • 1h grátis
  • Vamos aprender guitarra? Posso te ajudar! Amo ensinar Blues, Jazz e Música brasileira no instrumento. Entre em contato!

    Gabriel

    São José

    5 (2 avis)
    • 60 R$/h
    • 30min grátis
  • Aulas de música ONLINE para todo o Brasil e Brasileiros ao redor do mundo.

    Rodrigo

    5 (1 avis)
    • 70 R$/h
    • 1h grátis
  • Liderança no atendimento Domicilio, particular ou coletivo! Licenciado em música e bacharelado em violão popular e Erudito. Violão Popular / Erudito / Gospel. Custo acessível!

    Dyego

    Bauru

    • 38 R$/h
    • 1h grátis
  • **OPORTUNIDADE MUSICAL** Aulas com uso de experimentos musicais através de  instrumentos e objetos diverosos e jogos, que estimula o  entendimento dos conceitos teóricos.

    Vinicius

    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Harmonia, Improvisação e Teoria Musical. Desenvolvimento exclusivo e personalizado das aulas.

    Pedro

    Campo Grande

    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Professor de música formado em licenciatura pela Faculdades de Artes do Paraná ensina violão, guitarra, teoria musical, iniciação musical e violão acústico em São Paulo.

    Fábio

    Vila Santa Tereza

    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Aula de violão descontraída em Bauru, em casa de músicos! Ambiente voltado para criação.

    Leonardo Diman

    Bauru

    • 50 R$/h
    • 1h grátis
  • Biotechnologist helping poor student to excel in music in Rio de Jeneiro

    Will

    Vila Sao Paulo

    • 20 R$/h
    • 1h grátis
  • Ver mais professores