Página principal
Dar aulas
Rio de Janeiro 
R$100/h
1a aula grátis!
Perfil verificado
Tempo de resposta 1h
Aulas dadas por Sylvia
  • Individual
  • Em grupo
As aulas serão
  • Na casa do professor
  • Casa do aluno
  • Por webcam
Matérias ensinadas
  • Inglês
  • Inglês - Conversação
  • Inglês americano
  • Inglês - Compreensão oral
  • Inglês - Compreensão escrita
  • TOEFL
Níveis
  • Todos os níveis

Professora com larga experiência e doutorado dá aulas de inglês para várias habilidades.

Apresentação

Meu método de enino é variável e se adapta aos interesses dos alunos. Uso aulas presenciais e online além de inúmeros materiais de áudio-visual, incluindo entrevistas, vídeos publicados em jornais de língua inglesa , etc.

Metodologia

Sou professora universitária, graduada e pós-graduada Português / Inglês, com muita experiência em sala de aula e preparação para exames, aulas de prática oral e gramática. Realizei inúmeras pesquisas sobre o ensino de inglês como segunda língua, além de estudos sobre o desenvolvimento de material didático.

Tarifas

Preço para aulas por webcam : 100R$/h
Preço para 5 horas de aula : R$80
Preço para 10 horas de aula : R$70

Precisão

Se o aluno cancelar a aula somente no dia da mesma, será cobrada normalmente. Caso contrário, negociarei a reposição.

Aulas dadas por Sylvia
Individual
Em grupo
As aulas serão
Na casa do professor
Casa do aluno
webcam
Matérias ensinadas
  • Inglês
  • Inglês - Conversação
  • Inglês americano
  • Inglês - Compreensão oral
  • Inglês - Compreensão escrita
  • TOEFL
Níveis
  • Todos os níveis

Curriculum Vitae de Sylvia

1) FORMAÇÃO E TÍTULOS



1.1) Pós-Graduação:


Doutorado em Comunicação e Cultura
Universidade Federal do Rio de Janeiro –2001
Escola de Comunicação
Orientador: Milton José Pinto

Mestrado em Letras
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro –1981
Departamento de Letras
Orientador: Jürgen Heye



1.2) Graduação:

Bacharel em Letras
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, l973/l977.
Especialização - Tradução

2) ATIVIDADES PROFISSIONAIS



2.1) Experiência no Magistério Superior:


• Professor Associado de Língua Inglesa, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Março 1986 até 2018.

• Professor da disciplina “Comunicação Empresarial”, no IBMEC, de 2002 a 2004.

• Participação no processo seletivo para os cursos de graduação (Economia, Administração, Ciências Contábeis, Direito e Relações Internacionais) e mestrado em Finanças do IBMEC- Rio, elaborando as provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, de 2003 até a presente data.

• Ministrou Curso de Morfosintaxe da Língua Inglesa, no curso de Pós-Graduação (Latu Sensu) “Estudos Lingüísticos em Língua Inglesa” como Professor convidado. Universidade São Camilo. Espírito Santo, agosto de 2002.

• Professor Horista de Língua Inglesa, Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Agosto 1985 até julho de 1995.

• Ministrou Curso de Reciclagem de Língua Inglesa para professores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Convênio PUC/RJ e Secretaria Estadual de Educação. Setembro, 1992.

• Ministrou Curso de Aperfeiçoamento de Língua Inglesa, convênio UFMA e Secretaria de Educação, 180 horas.
3) PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS



3.1) Como Conferencista:

• Palestra: Apresentação do trabalho “Language development and noticing assessment” no XVIII Congresso da AILA (Associação Internacional de Linguística Aplicada). Rio de Janeiro, julho 2017.

• Palestra: Colloquial Vocabulary: Filling the Gaps, no IX Enplirj (Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado do Rio de Janeiro). Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 24 e 25 de setembro de 2016.

• Simpósio: Organização do Simpósio “Tradução – Línguas, Literaturas e Mídias”. XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ , Rio de Janeiro, outubro, 2009.

• Simpósio: Apresentação do trabalho “Translating English NP’s in Subtitling: a source of extra work” XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ , Rio de Janeiro, outubro, 2009.

• Simpósio: “Discourse Considerations and the Modification Mechanisms of the English Noun Phrase”. XIV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ , Rio de Janeiro, outubro, 2006.

• Simpósio: A Premodificação na Língua Inglesa e seus Percalços para a Versão e Tradução. XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ , Rio de Janeiro, novembro, 2005

• Palestra: The complex noun phrase and the EFL learner’s production, 4 0 Enplirj. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 17 e 18 de setembro de 2004.

• Palestra: “Advertisements as classroom material”. 1º ENPLIRJ. Faculdade de Letras, UFRJ, 25 e 26 de setembro de 1998.

• Participação como painelista no ‘Language Learning Strategies in the Context of Autonomy’- An Invitational Symposium for Researchers. Teachers College, Columbia University – New York, NY em 11 de março de 1999.


3.2) Apresentação de comunicações:


• Palestra: "A longitudinal study on noticing and its impact on L2 learning: a cognitive perspective", na American Association for Applied Linguistics 2012 Conference. Boston, Mass – USA (Março 24-27).


• Palestra “Noticing e aquisição de L2: um estudo longitudinal”, no 1o SIAL (I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem), PUCRS , Porto Alegre, novembro 2011.

• Palestra: "THE ROLE OF NOTICING AND INSTRUCTION IN THE ENHANCEMENT OF L2 LEARNING", na American Association for Applied Linguistics 2011 Conference. Chicago, Illinois – USA (Março 26-29).


• Palestra: "Applied Genre Analysis and the Modification Mechanisms of the English NP", na American Association for Applied Linguistics 2010 Conference. Atlanta, Georgia – USA (Março 6-9).

• Palestra: “Aprender Gramática Descritiva Faz Diferença?”, na XV Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ, Rio de Janeiro, outubro, 2007.


• Palestra: “Discourse Considerations and the Modification Mechanisms of the English Noun Phrase”. 50 Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro (ENPLIRJ). Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2006.

• Palestra: “A Premodificação na Língua Inglesa e seus Percalços para a Versão e Tradução”. Io Congresso de Tradução da Abrates. Rio de Janeiro, 16 e 17 de setembro de 2005.

• Palestra: The complex noun phrase and the EFL learner’s production, 4 0 Enplirj. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 17 e 18 de setembro de 2004.

• Palestra: “Coloquialismos: preenchendo as lacunas em cursos de inglês como língua estrangeira” na XI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ , Rio de Janeiro, novembro, 2003.

* “Teaching writing strategies: a combined approach”, III Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, UFRJ, Rio de Janeiro, setembro, 1994.

• “Um Estudo Comparativo do Sintagma Nominal em Inglês e em Português e suas Implicações Pedagógicas”, Conferences Revisited, ciclo de palestras realizado na PUC/RJ, julho, 1993.

• “Um Estudo Comparativo do Sintagma Nominal em Inglês e em Português e suas implicações pedagógicas”, IIo Congresso da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, novembro, 1992.

• “Um Estudo Comparativo do Sintagma Nominal em Inglês e em Português e suas implicações pedagógicas”, IIIo Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. UNICAMP, Campinas, SP, setembro, 1992.

• “Complex noun phrase and the EFL learner's production”, Braz-Tesol 3rd National Convention, São Paulo, 1992.


• “A Process- and Theme-Oriented Approach to Writing: theory and practice”, IXo ENPULI, Natal, RN 1989.

• “EFL Conversation Laboratory - our experience counts”, Jerusalem Conference on TEFL - TESOL, Jerusalem, julho, 1988.

• “A Quest for Conversational Competence”, VIIIo ENPULI , Brasília, UNB, julho, 1988.

• “Developing Basic Conversational Ability in a Second Language: a case study of an adult learner of Portuguese”, TESOL Convention, New York, USA, abril, 1985.
4) TRABALHOS PUBLICADOS

4.1) Publicação/Edição de Livro no Exterior

BERGSLEITHNER, Joara, FROTA, Sylvia Nagem & YOSHIOKA, Jim. Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honor of Richard Schmidt. National Foreign Language Research Center. University of Hawaii. Honolulu, agosto de 2013. ISBN: 978–0–9835816–6–6

4.2) Publicação/Edição de Livro no Brasil

FROTA, Sylvia & MACHADO , Fernanda. Filling the Gaps: Colloquial Vocabulary. Multifoco. Rio de Janeiro, 2018. ISBN: 978-85-5996-898-9


4.3) Artigos em livros no exterior:

YOSHIOKA, J., FROTA, S. N. & BERGSLEITHNER, J. Noticing and Dick Schmidt’s Personal and Academic History:An Introduction. IN: BERGSLEITHNER, Joara, FROTA, Sylvia Nagem & YOSHIOKA, Jim. Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honor of Richard Schmidt. National Foreign Language Research Center. University of Hawaii. Honolulu, agosto de 2013. ISBN: 978–0–9835816–6–6


FROTA, S. N. & BERGSLEITHNER, J. (2013). Instruction in Support of Noticing: An Empirical Study of EFL in Brazil. IN: BERGSLEITHNER, Joara, FROTA, Sylvia Nagem & YOSHIOKA, Jim. Noticing and Second Language Acquisition: Studies in Honor of Richard Schmidt. National Foreign Language Research Center. University of Hawaii. Honolulu, agosto de 2013. ISBN: 978–0–9835816–6–6


SCHMIDT, R., & FROTA, S. (2010). Developing basic conversational ability in a second language: A case study of an adult learner of Portuguese. In L. Ortega (Ed.), Second Language Acquisition (pp.237-326). New York: Routledge. (Reprinted from: Schmidt, R., & Frota, S. (1986). Developing basic conversational ability in a second language: A case study of an adult learner of Portuguese. In R. R. Day (Ed.), Talking to learn: Conversation in second language acquisition (pp. 237-326). Rowley, MA: Newbury House.).



BROWN, J. D., AZEVEDO CUNHA, M. NAGEM FROTA, S. & Fernandes Ferreira, A. B. “The development and validation of a Portuguese version of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire”. IN: Z. Dörnyei & R. Schmidt (eds.), Motivation and Second Language Acquisition (Technical Report #23). Honolulu: University of Hawaii, Second Language Teaching and Curriculum Center, 2001.

SCHMIDT, R.W. & FROTA, Sylvia. “Developing Basic Conversational Ability in a Second Language: a case study of an adult learner of Portuguese”. IN: Talking to Learn: Conversation in Second Language Acquisition, Richard Day (ed.), Mass: Newbury House, 1986.


4.4) Artigos em periódicos


FROTA, Sylvia & FERRO, J. Aprender Gramática Descritiva Faz Diferença? O papel da instrução no processo aquisitivo das estruturas de pré-modificação em inglês. In: Cadernos de Letras- Discursos, Linguagens, Culturas. Faculdade de Letras da UFRJ, 2007

FROTA, S., BRAGA, R. S., NETO, L. A. & SILVA, U. Filling the Gaps: colloquial vocabulary for EFL classes. IN: Cânone e Dissidências. Izabela Kestler, Silvia Melo e Roberto F. Da Rocha (Orgs.). Faculdade de Letras – UFRJ. Rio de Janeiro, 2007.


FROTA, Sylvia, “Teaching Writing Strategies: A combined approach”. Caderno de Letras, no 11. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, UFRJ, dezembro, 1995.

FROTA, Sylvia & CUNHA, Maria Isabel. “A survey of the components of the Letras/EFL students’ profile”. Caderno de Letras, no 10, Rio de Janeiro: UFRJ, dezembro, 1994.

FROTA, Sylvia & SCHMIDT, R. “The acquisition of Portuguese as a second language: a case study with implications for second language acquisition”. Journal of English Studies, no 6, Rio de Janeiro, Instituto Brasil- Estados Unidos, março, 1985.

Professores semelhantes

Procura por aulas de inglês perto de sua casa? Nós te apresentamos uma seleção de anúncios de profes que podem te ajudar. Superprof também oferece aulas de inglês - conversação se precisar. Aprender já não é mais problema, há aulas de inglês americano para todos os gostos! Encontrar aulas de inglês - compreensão oral nunca foi mais fácil: você vai adorar aprender.

Vidigal
Professor britânico com certificado da International House de Londres. Simpático e com o típico bom humor ingles oferece aulas dinâmicas para o seu aprendizado e/ou aperfeiçoamento da lingua inglesa.
R$70
Richard
  • (13 notas)

Aulas de gramática, conversação, compreensão e nas aulas online uso uma plataforma específica que melhora a performance...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado Responde em uma hora
Rio de Janeiro
Professora de inglês formada pela Puc-Rio oferece aulas para adultos. Aulas presenciais na Zona Sul à combinar.
R$70
Mariana
  • (13 notas)

Minhas aulas são dirigidas a pessoas que queiram aperfeiçoar a expressão e/ou a compreensão oral e escrita do inglês....

Aulas presenciais Perfil validado Responde em uma hora
Copacabana
Aulas de Inglês para todos os níveis com mais de 15 anos de experiência. Foco na comunicação oral, visando às necessidades, demandas e objetivos de cada aluno, guiando ele no processo de aprendizado.
R$70
Karina
  • (14 notas)
1a aula grátis!

Meu método de ensino é baseado em aulas voltadas para a compreensão oral e textual, comunicação oral e habilidade...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado Responde em uma hora
Rio de Janeiro
Método intensivo com garantia de “Inglês fluente ou o seu dinheiro de volta”, compromisso firmado em contrato reconhecido em cartório
R$155
Vitor
  • (3 notas)

O “curso de inglês Vitor Vieira” tem um método intensivo voltado a alcançar resultados altamente efetivos. As aulas...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Gávea
Brasileiro-americano dá aulas de conversação em inglês com foco na pronúncia e redução de sotaque
R$50
John
  • (1 notas)
1a aula grátis!

Como eu já disse, as aulas são focadas em conversação, então é bom já ter uma base no idioma antes de começar a...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado Responde em uma hora
Rio de Janeiro
Aulas de Inglês  divertidas e personalizadas no Rio. Professora certificada com 17 anos de experiência
R$85
Vanessa
  • (8 notas)
1a aula grátis!

Já dei aulas em escolas de inglês com metodologias bem diferentes. Possuo ampla experiência e tenho trabalhado com a...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Copacabana
Você quer se preparar para o exame TOEFL ou gostaria de melhorar sua pontuação? Eu sou uma professora nativa dos EUA e posso ajudar!
R$120
Alexa
  • (8 notas)
1a aula grátis!

Oi galera! Meu nome é Alexa, sou professora de inglês dos Estados Unidos. Eu cresci em "surf city" Huntington Beach, ao...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Rio de Janeiro
Professor c/ mais de 20 anos de experiência, certificados nacionais e internacionais de proficiência em Inglês, dá aulas particulares personalizadas, presenciais e Online. Material incluído e foco na
R$65
Ronaldo
  • (39 notas)
1a aula grátis!

A Metodologia Comunicativa, tem o aluno como foco principal, ou seja, os tópicos expostos em aula são contextualizados...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Leblon
Estudante de Relações Internacionais da PUC Rio da aula particulares de inglês
R$45
Bruna
1a aula grátis!

Sou jovem e sei como você como é dificil e cansativo estudar. Vamos aprender e estudar juntos esse idioma tão importante...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado Responde em uma hora
Rio de Janeiro
Professora com 9 anos de vivencia no Reino Unido e Estados Unidos da aula de inglês particular
R$50
Maura
  • (3 notas)
1a aula grátis!

Estudo e trabalho por 1 ano nos Estados Unidos e 7 anos no Reino Unido. Dominio completo do Inglês, tanto americano como...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Copacabana
Professora com o certificação de TEFL (falante nativo de inglês) dá aulas na Zona Sul e por Skype
R$60
Ana
  • (3 notas)
1a aula grátis!

Eu sou escritora e jornalista do Canadá, e eu tenho morado nos Estados Unidos e na Inglaterra também. Eu completei um...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Leblon
Professor de Inglês para estrangeiros de qualquer nacionalidade, oficialmente habilitado pela faculdade de Cambridge
R$100
Vinicius
1a aula grátis!

Meu primeiro contato com o idioma se deu muito cedo na minha infância quando ia visitar meu pai que morava em Los Angeles...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Lagoa
Reforço em Inglês Americano, tenho Inglês completo pelo IBEU e curso letras.
R$50
Mariana
1a aula grátis!

Olá, Boa tarde! Sou estudante de Línguas: inglesa e português brasileiro, viso ajudar pessoas que estejam dispostas a...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Rio de Janeiro
Aulas particulares de inglês para todos os níveis - Aulas a domicílio com horários flexíveis
R$90
Diego
  • (1 notas)
1a aula grátis!

Sou professor de inglês e possuo certificado de proficiência IELTS Band 7.0, aluno de Letras - Inglês/Literaturas na UERJ...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Rio de Janeiro
Professora de Inglês com experiência em aulas particulares e em ensino bilingue dá aulas em domicílio no Rio de Janeiro.
R$60
Leandra
  • (4 notas)
1a aula grátis!

As aulas são planejadas para atender às necessidades de alunos que precisam de reforço escolar, pessoas que desejam...

Aulas por webcam Aulas presenciais Perfil validado
Na casa do professor Casa do aluno Por webcam
1 hora R$100 R$100 R$100
5 horas R$80 R$80 R$500
10 horas R$70 R$70 R$1000
Pedir aulas