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Empresa alemã passará a usar a língua inglesa em seus comunicados

De Fernando, publicado dia 15/06/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Volkswagen terá o inglês como idioma oficial nos próximos anos

A partir de 2021, o inglês será gradualmente a língua oficial da empresa internacional Volkswagen. Será, portanto, a linguagem de trabalho obrigatória da administração, comunicação e documentação, bem como executivos seniores do fabricante de automóveis alemã.

Qualquer reunião de mais de doze funcionários terá que ser realizada em inglês, mesmo na Alemanha.

O abandono da linguagem de Goethe em favor da linguagem de Shakespeare pode parecer apenas uma curiosidade, mas não é bem assim. Esta decisão revela uma verdadeira revolução para a marca alemã.

E isso é muito relevante para entender como aprender um idioma como o alemão no dia a dia pode ser importante.

as fábricas se comunicarão em inglês A sede da Volkswagen está no país, mas eles pretendem expandir também na linguagem

A história agitada da marca Volkswagen

Hoje, o Grupo Volkswagen enfrenta um escândalo de fraude em seus motores a diesel. Mas lembre-se que a VW era a segunda marca de carros comprada no mundo, atrás da Toyota e o grupo tinha a ambição de se tornar “distribuidor exclusivo” até 2018. Em 2016 a Volkswagen era a maior fabricante global de automóveis, mas foi destronado pela Renault-Nissan em 2017.

No entanto, sem a ajuda de Charles Radclyffe, que salvou a primeira fábrica da VW no final da Segunda Guerra Mundial, as concessionárias da Volkswagen teria caído no esquecimento.

Qual seria a história do automóvel sem a Volkswagen Kombi ou o Volkswagen Fusca?

De volta a uma história turbulenta.

Marca de Hitler

Criada em 1937, a Volkswagen é antes de tudo o “carro do povo”, como seu próprio nome já diz . O objetivo do Führer era que todos pudessem comprar um carro.  Para isso foi criado um pequeno carro econômico projetado por Adolf Hitler e Ferdinand Porsche. As especificações poderiam parecer quase impossíveis de manter para um engenheiro:

  • Menos de 1000 reichsmarks para compra,
  • Um consumo de 7 litros por 100 quilômetros,
  • Um peso de 600 quilos,
  • Uma capacidade de 4 a 5 pessoas,
  • Um poder de dirigir a 100 km / h,
  • Robusto para resistir ao frio (estamos na Alemanha!).

Mas o carro toma forma e é chamado KDF,  Kraft durch Freude (“força pela alegria”, em referência a uma instituição nazista dedicada ao lazer). Ela será conhecida no Brasil com o nome de VW Fusca e em vários pontos do mundo como VW Beetle, “besouro” em alguns idiomas.

A fábrica de Wolfsburg rapidamente se tornou uma fábrica de armas com a eclosão da guerra em 1939.

Influência britânica na indústria automobilística alemã

No final da guerra, os americanos não tinham interesse em reiniciar a fábrica e deixam a carga para os britânicos. O oficial Charles Radclyffe envia Ivan Hirst. Muito rapidamente, o militar cai sob o feitiço do Fusca e compartilha sua descoberta com seu superior.

Charles Radclyffe, em seguida, assumiu a direção da fábrica em 1946 e relança o carro. Quando o grupo de carros retornou aos alemães em 1949, já é uma marca internacional.

Em 1950, a van Volkswagen fez sua aparição e logo se tornou o símbolo do movimento hippie. Hoje, o grupo também prometeu um novo carro Kombi para pessoas com espírito de caça e nostalgia.

Em 1953, a marca já está presente em 83 países ao redor do mundo.

Metas ambiciosas para a marca VW

Não foi até 1974 que o mundo pode conhecer a aparência do lendário VW Golf . Muito diferente em seu design do Coccinelle, o Golf deixou céticos muitos conhecedores na época. E ainda assim, em menos de 3 anos, um milhão de cópias já tinham sido vendidas. A sétima geração do Golf foi apresentada no Salão Automóvel de Paris em 2012. Este é o terceiro carro vendido de todos os tempos!

Hoje, a Volkswagen é, obviamente, fabricante de carros alemães, mas não apenas isso. O grupo possui 12 marcas:  Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Skoda, Bentley, Lamborghini, Bugatti, Ducati (motocicletas), Man, Scania (caminhões) e Nutzfahrzeuge (veículos militares).

o idioma oficial da VW deixa de ser o seu original O alemão será eliminado até nos relacionamentos dentro do país

Por que mudar do alemão para o inglês como idioma oficial da Volkswagen?

Essa é uma pergunta muito boa! Especialmente se aprendemos as 5000 novas palavras da língua alemã !

Enquanto algumas marcas alemãs como a ThyssenKrup dizem que praticam o multilinguismo, a regra não é escrita. Inglês é usado com uma pessoa que não fala alemão para uma questão de cortesia, de acordo com o CEO do grupo.

Por que a Volkswagen quer tornar as coisas oficiais?

Você não mais verá o logotipo da Volkswagen com a tradicional frase “O automável” na língua alemã.

Um redesenho da comunicação da Volkswagen

Após o escândalo dos motores manipulados – a fraude de emissões revelada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA – a marca alemã teve de rever a totalidade de sua comunicação.

Milhões de veículos foram recolhidos e a empresa teve que pagar multas de vários bilhões de euros.

Assim, por algum tempo, o slogan da marca “Das Auto” não existe mais nas terras norte-americanas, considerado muito pretensioso após o Dieselgate. Além disso, a marca está se voltando para veículos elétricos com a adoção massiva de motores elétricos.

Conquistando os Estados Unidos

Depois do Dieselgate, a VW decidiu dar mais um passo em direção à redenção, adotando o inglês como idioma oficial.

A vontade de comprar a Volkswagen nos Estados Unidos é pouco escondida e o grupo está tentando seduzir clientes com motores a gasolina, é claro!

Assim, a adoção do inglês melhorará a comunicação com os Estados Unidos. De acordo com o diário alemão Die Welt, o linguista Wolf Schneider aponta que o fracasso da fusão entre a Daimler e a Chrysler foi atribuído ao fato de que os funcionários alemães não puderam comunicar satisfatoriamente seus desejos, preocupações e idéias.

Talvez uma vontade mascarada de competir com as grandes montadoras americanas Tesla ou Chevrolet e ainda tomar o lugar da General Motors?

Um desejo de facilitar o recrutamento

Se o grupo alemão é, naturalmente, conhecido por seu carro Volkswagen (Volkswagen Golf, Volkswagen Polo, o clássico Volkswagen Fusca, a Volkswagen Passat, a Volkswagen Tiguan), ele também controla outras marcas internacionais:

  • A marca francesa Bugatti,
  • A marca britânica Bentley,
  • A marca italiana Lamborghini,
  • A marca espanhola SEAT.

O fabricante alemão quer  melhorar o acesso e o trabalho conjunto de colaboradores internacionais,  segundo o conselho executivo do grupo que tomou a decisão. A marca de carros mais conhecida na Europa está disposta a integrar melhor todos os perfis dentro dela.

O Dr. Karlheinz Blessing, um verdadeiro guru da administração do grupo, anunciou que “precisamos dos melhores perfis do mundo”. A marca espera integrar melhor os expatriados, que eram até agora se dedicavam a falar alemão a esperança de trabalhar dentro da empresa.

as belezas do território germânico Não só de cerveja e chucrute vive o alemão: eles são referências na indústria automobilística

Por que a transição do alemão para o inglês é simbólica?

Alterar a linguagem também está mudando os códigos …

Um verdadeiro choque cultural

Se alguém pode zombar do inglês de muitos líderes estrangeiros, os líderes alemães nunca brilharam particularmente pelo domínio da linguagem de Shakespeare.

Martin Winterkorn , presidente do conselho de 2007 a 2015, aprendeu seus discursos de cor. Seu sucessor,  Matthias Müller não é melhor e mostra grande dificuldade em falar Inglês quando o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, eo BMW Harald Krüger, conversar com a maior facilidade em Inglês.

Os gerentes são, portanto, convidados a fazer cursos de inglês para poderem se comunicar em inglês rapidamente.

A Volkswagen sempre usou fazer suas apresentações em alemão. Mas agora os 600.000 funcionários do grupo terão que mudar para o inglês.

E é um verdadeiro choque cultural .

Na verdade, nenhum funcionário do grupo elegeu domicílio em Berlim ou Frankfurt, cidades mais abertas no meio internacional. Não, a marca permanece em Wolfsburg. Sem a Volkswagen, seria uma cidade perdida.

A VW realmente desenvolveu uma monocultura que está desativando hoje. Porque mudar o idioma oficial de uma empresa também está mudando os códigos .

Conheça alguns dos principais canais e programas de TV da Alemanha.

Uma decisão denunciada pelos defensores da língua alemã

O  Deutsche Sprache, a associação alemã para a defesa e promoção da língua alemã, decidiu vender suas 200 ações em protesto.

Watler Krämer, porta-voz da associação, disse que ficou “consternado com a irreverência com que nossas elites abandonam sua própria língua e cultura” . Para ele, essa decisão é totalmente inútil porque o alemão não apresenta nenhum obstáculo ao recrutamento.

Essas intervenções devem ser relativizadas. Note-se que a Deutsche Sprache havia investido no Grupo Volkswagen após o escândalo da Dieselgate. A venda de ações permite-lhe embolsar mais de 7000 € … A defesa do alemão é certamente admirável, mas a ética da Deutsche Sprache em relação ao meio ambiente é muito menos.

Uma operação de relações públicas?

De acordo com o Sunday Express , os trabalhadores de fábrica ainda poderão se comunicar um com o outro na língua de sua escolha.

Inglês seria reservado para a elite? Ou é apenas um comunicado e o alemão continuará a ser usado?

Esse tipo de anúncio é aclamado pela imprensa de negócios (veja alguns importantes jornais da Alemanha) e alguns lobbies certamente elogiam essa decisão. E, no entanto, essas decisões geralmente são apenas grandes operações de relações públicas .

Por exemplo, em 2007, o CEO da LG, uma marca coreana de produtos de alta tecnologia, também anunciou que o inglês passaria a ser a lingua oficial da empresa. Finalmente, hoje, a sede da marca em Seul ainda parece ser frequentada apenas por coreanos, a maioria dos quais nem sequer está ciente dessa decisão tomada há dez anos.

A VW conquistou gerações com esse veículo A van da Volkswagen se tornou parte da cultura hippie

Será o mesmo para a marca VW? Só o futuro nos dirá!

Em síntese:

  • Há muito tempo atrás, quando a Volkswagen estava na bota de Hitler. Fusca, Golf, Kombi … A marca agora tem sua própria história com seus modelos míticos.
  • A decisão de substituir a língua oficial do grupo e, assim, promover o inglês na língua oficial não só fez as pessoas felizes. Oficialmente, a decisão foi tomada para facilitar a comunicação dentro do grupo e incentivar o recrutamento externo .
  • A Volkswagen também tem a ambição de se desenvolver nos Estados Unidos com mais força. A transição para o inglês facilita as trocas.
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