Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Se torne personal trainer e cultive um  estilo de vida saudável

De Glicia, publicado em 18/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Tenha mais qualidade de vida sendo treinador físico

Que praticar exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para a saúde e melhorar consideravelmente o bom funcionamento do organismo, isso todo mundo sabe, não é mesmo? Nós já sabemos, por exemplo, que o  treinamento esportivo tem um impacto positivo para quem o pratica regularmente. No entanto, até então nós só tínhamos abordado as vantagens beneficiadas por aquelas pessoas que buscam os serviços de um personal trainer para se manterem em forma.

Mas, você já parou para pensar nos benefícios que o esporte pode trazer para quem é treinador físico? Tornar-se um personal trainer, seja em uma academia ou à domicílio,  permitirá que você mantenha uma condição física muito boa, além de permitir que você desfrute das vantagens de uma área profissional que se renova a cada dia.

Neste artigo nós abordaremos os benefícios do esporte na vida de quem é profissional de Educação Física e veremos como escolher essa profissão pode transformar sua visão em diversos aspectos.

E se você sempre sonhou em se tornar coach esportivo, mas ainda está em dúvida, leia nosso artigo e saiba como dar o primeiro passo.

Escolha uma profissão que o faça feliz

Se você  já é um profissional de Educação Física ou deseja se tornar um, é porque você acredita que uma boa higiene de vida pode trazer muitos benefícios para a saúde e para a vida, de maneira geral. Além disso, muitos treinadores físicos relatam se sentirem mais livres, menos ansiosos e mais felizes realizando um trabalho que lida com a saúde e o bem-estar de outras pessoas.

realização profissional Trabalhar com aquilo que você ama e sempre sonhou não tem preço!

Nós ja falamos bastante sobre os aspectos positivos de ser mais ativo e praticar esportes com frequência, mas não custa fazer um  pequeno lembrete. Os principais benefícios observados por praticantes de atividade física são:

  • Melhora das estrutura óssea e musculare;
  • Redução da pressão arterial;
  • Combate ao stress e redução da produção de hormônios ruins como o cortisol;
  • Alivia a tensão muscular;
  • Proporciona bem estar psicológico;
  • Age contra doenças como osteoporose, diabetes e diminui o risco de infarto;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a imunidade;
  • Ajuda a combater a obesidade;
  • Alivia dores;

Enquanto coach esportivo, além de beneficiar de todos esses aspectos, você terá o privilégio de fazer um trabalho onde você poderá aplicar sua própria metodologia e valorizar seus conhecimentos. Você poderá transmitir aos seus alunos o gosto pelos hábitos saudáveis, mostrá-los o quão importante é cuidar do nosso corpo e da nossa mente para ter longevidade.

Adicione a isso o fato de que você vai praticar na área de sua predileção, aquela na qual você escolheu trabalhar e não precisará mais perder horas de sono pensando naquele dossiê chato que você deveria entregar ao seu patrão. Sua única preocupação será em preparar aulas de qualidade para seus alunos.

Fazer uma trabalho com amor e dedicação muda completamente nossa forma de encarar a profissão que escolhemos seguir. O personal trainer  não se dedica a uma empresa, ou a uma pessoa jurídica, ele se dedica a pessoas reais e tem o poder de transformar a vida delas para melhor.

Entretanto, tenha em mente que um bom profissional se faz a partir de uma pessoa com boa índole e muita vontade de trabalhar, de aprender, de vivenciar e de vencer obstáculos. Uma boa faculdade te dará o conhecimento teórico, mas lidar com pessoas na prática exige muita dedicação, principalmente porque você estará lidando com o que essas pessoas têm de mais precioso: a saúde.

A área da saúde exige atualização técnica constante. Estudar faz parte da profissão de educador físico. E não devemos esquecer da boa apresentação. Enquanto profissional do esporte você precisa executar o que prega: treinar com frequência, alimentar-se corretamente, ter hábitos saudáveis, etc. É necessário investir no marketing pessoal e sempre buscar diferenciais no mercado, seja através de capacitação técnica ou acadêmica.

Descubra os benefícios de se tornar coach esportivo.

Coaching esportivo como filosofia de vida

Se você decidir mergulhar de cabeça nesse projeto e se tornar um personal trainer,  seja trabalhando em uma academia ou à domicílio, é provavelmente porque:

  • Você gosta do contato humano e de transmitir seus conhecimentos às outras pessoas. Isso faz com que você se sinta útil. Trabalhar com serviços diretamente ligados ao bem estar e saúde das pessoas requer uma série de qualidades, como boa  comunicação, pedagogia, bom humor e a capacidade de saber acompanhar, motivar e ajudar seus futuros alunos a progredirem;
  • O esporte é para você uma verdadeira filosofia de vida, e você não pode imaginar ficar sem praticar atividades físicas frequentemente.

o esporte abre a mente para uma nova forma de ver o mundo Se você vê o esporte como um estilo de vida, a profissão de coach esportivo é feita para você.

Se a atividade esportiva é benéfica para os seus alunos e lhes permite melhorar a qualidade do sono, perder peso com mais eficiência e aumentar a sensação de bem-estar, saiba que ela também causa os mesmo efeitos na sua vida enquanto coach esportivo.

De um ponto de vista físico e psicológico, o esporte faz você entrar em um círculo virtuoso, ou seja, numa  situação ideal onde os acontecimentos bons se repetem como se estivessem em um círculo, sendo um a causa o outro, tendendo a melhorar cada vez mais. É o contrário de círculo vicioso.

Participar de um treinamento esportivo, seja como aluno ou professor, ajuda o corpo a eliminar tensões, toxinas e proporciona um grande relaxamento. Isso contribuirá na melhora da qualidade do sono, pois quando estamos relaxados dormimos melhor. Sentir-se bem disposto ao despertar lhe dará mais energia durante o dia e contribuirá para o seu bom humor.

No entanto, é importante separar sua preparação física da dos seus alunos. O que queremos dizer com isso é que não é possível aproveitar os cursos que você dá para fazer seus próprios exercícios. É extremamente importante que você tenha seus próprios horários de treino. Como já dissemos anteriormente, enquanto treinador esportivo você precisa praticar o que prega e mostrar o exemplo aos seus alunos. Além do mais, como coach você precisa estar sempre em boa forma física para não comprometer a qualidade das suas aulas.

Outro aspecto importante na vida do coach esportivo é a alimentação. Aqui também se trata de praticar o que se prega e mostrar aos seus alunos a importância de uma alimentação equilibrada. Seus alunos com certeza buscarão conselhos sobre o que comer antes e depois do treino, quais os alimentos importantes na dieta de um esportista, quais devem ser banidos, etc.

alimentos saudáveis para esportistas O personal trainer precisa dar o bom exemplo e praticar aquilo que prega, como a alimentação saudável, por exemplo.

Apesar do personal trainer não estar habilitado a receitar regimes ou dietas, tendo em vista que o curso de Educação Física não oferece um conteúdo completo sobre nutrição, ele está apto a aconselhar seus alunos sobre como passar a ter hábitos mais saudáveis e sobre quais alimentos são indispensáveis para quem pratica atividades físicas.

Por exemplo, a ingestão calórica e nutricional não será a mesma para quem quer ganhar massa muscular e para uma pessoa que quer perder peso. Obviamente que a consulta ao nutricionista será necessária em casos de pessoas com objetivos específicos, mas de modo geral, quem pratica atividades físicas com frequência precisa dar uma atenção especial aos macro-nutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Isso porque o consumo calórico será maior nesse caso, logo o corpo precisará desses nutrientes em maior quantidade para manter a energia e se recuperar do esforço.

Coaching esportivo e desenvolvimento pessoal

Todos aqueles que escolhem a profissão de coach esportivo têm suas próprias razões e motivações,  sejam elas financeiras, filosóficas ou pessoais. No entanto, há uma característica em comum entre aqueles que desejam ser (ou já são) educadores físicos: a vontade de tomar as rédeas de sua própria vida e de concentrar sua carreira profissional no desenvolvimento pessoal.

Naturalmente, se trata antes de qualquer coisa, de cuidar da saúde e bem-estar de outras pessoas, mas a profissão de coach pode contribuir muito para o seu próprio desenvolvimento pessoal. Você deve estar se perguntando o que isso significa, então vamos explicar por partes.

coaching esportivo ajuda no auto-conhecimento Para ajudar outras pessoas é preciso conhecer a si mesmo!

Primeiramente, o desenvolvimento pessoal é uma área do conhecimento que visa a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as habilidades pessoais de cada pessoa, contribuindo para a construção do conhecimento de si mesmo e a realização de sonhos e aspirações. Ele também pode incluir o desenvolvimento de outras pessoas, através de papeis como os de professores, mentores ou coachs. 

Porém, a sociedade na qual vivemos é feita, de modo geral,  de pessoas que querem soluções rápidas e simples para tudo, mas a realidade não é essa: mudança rápida não é mudança efetiva e não agrega conhecimento. Você não vai ficar sábio da noite para o dia, muito menos através da leitura de um simples livro. É um processo longo, muitas vezes penoso e sem garantias. Entretanto, uma vez que você começa, perceberá a quantidade de mudanças positivas que ocorrem, como sua visão de mundo muda, como sua qualidade de vida aumenta, sua saúde melhora, etc.

O trabalho de personal trainer, seja à domicílio, on-line ou em academias e clubes,  pode ser uma maneira de você questionar-se mais, tentar melhorar seus pontos fracos e assim, sentir-se realizado tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Entre os aspectos que podem ser trabalhados e melhorados através do trabalho como coach esportivo estão:

  • Aprender a lidar melhor com as pessoas;
  • Aumentar sua auto-estima;
  • Melhorar sua pedagogia e sua forma de comunicar.

Como podemos ver, o trabalho de educador físico não se resume apenas a levantar halteres e dar aulas de zumba! Se trata de uma profissão com um grande potencial de desenvolvimento para ambos os lados, alunos e professores.

Você sabia que é possível transformar sua paixão em uma profissão? Leia mais aqui!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar