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Atividade física, saúde e bem-estar

De Glicia, publicado dia 16/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > O impacto positivo do esporte na sua vida

Você já deve está cansado de ouvir  que o esporte é bom para sua saúde, que é importante praticar uma atividade física regularmente para evitar o excesso de peso, estimular seu corpo e manter uma boa higiene de vida.

Mas, nós sabemos que quem tem uma rotina diária cansativa e se desdobra em mil para lidar com trabalho, estudos, casa e filhos, muitas vezes coloca as atividades físicas em segundo plano. No entanto, é preciso repensar essas prioridades. A importância da atividade física para a saúde e para a qualidade de vida é enorme e isso pode ser visto por meio dos benefícios que a prática traz.

Uma das primeiras mudanças que um novo praticante de atividades físicas vai perceber é o aumento significativo da disposição durante as tarefas do cotidiano. Aquela história de que quem  pratica exercícios físicos acorda mais disposto não é conversa para boi dormir. Há mesmo inúmeros estudos científicos que demonstram  o efeito positivo do esporte na disposição.

Outro benefício palpável é a queima de gordura. Quem se exercita regularmente começa a notar também uma definição gradual dos músculos trabalhados. Vale enfatizar, ainda, que há uma melhora no condicionamento físico e mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios. Assim, fica mais fácil se concentrar nas tarefas do dia a dia e a produtividade no trabalho e nos estudos aumenta consideravelmente.

Sem contar que, a prática de exercícios também contribui para melhorar seu humor. Quando você se exercita, há a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Isso não apenas ajuda a combater a ansiedade e a depressão, como contribui para a melhora do nosso humor – e esse é um benefício que não pode ser ignorado.

Conseguimos te convencer? Então continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre os benefícios do esporte.

Porque a ajuda do coach esportivo é essencial?

O profissional de educação física será seu principal aliado nessa nova jornada rumo a uma vida mais saudável. Como já mencionamos muitas vezes, para perder peso de forma saudável e  relativamente rápida, é necessário praticar algum tipo de atividade física.

Com um treinamento esportivo adaptado e consistente, suas chances de chegar ao peso ideal são grandes. Além disso, mesmo que você não queira ou não precise perder peso, a prática de exercícios o ajudará a manter a boa forma e a saúde em dia. Você já parou para pensar que o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem levar os exercícios e a dieta a diante pode estar relacionado ao fato de não estarem sendo auxiliados por um verdadeiro profissional?

a importancia do educador físico no esporte Já parou para pensar que o coach esportivo pode ser seu maior aliado para obter os resultados desejados?

O acompanhamento profissional pode fazer toda a diferença. Um coach esportivo estabelecerá um programa de exercícios adaptados à sua morfologia e aos seus objetivos. Ele estabelecerá também um plano de progressão individualizado de acordo com seu nível. O papel do educador físico é de orientar o aluno e acompanhá-lo durante as aulas. Ele procederá a uma avaliação física e em seguida montará um treino adaptado ao nível e aos objetivos desse aluno.

Existem inúmeros benefícios em ter um personal trainer por perto pra orientá-lo na realização dos exercícios e na perda de peso. Esse profissional possui o conhecimento e a experiência necessários para lhe ajudar a manter-se no bom caminho. Ele conhece diferentes exercícios físicos para trabalhar áreas sensíveis – aquelas que costumam acumular mais gordura – como as coxas, os braços e o abdômen, através de exercícios que permitem ganhar tonificação muscular e massa magra.

Ele será capaz de adaptar os exercícios físicos, assim como a intensidade das aulas e o número delas de acordo com suas necessidades, suas expectativas, os quilos a perder e sua disponibilidade. A partir dos resultados da primeira consulta, durante a qual seu personal trainer fará um balanço do seu estado de saúde, ele lhe dará conselhos profissionais e provavelmente indicará que você consulte também um nutricionista.

É necessário ter em mente que para obter resultados permanentes, é importante adotar os comportamentos corretos, ter atitudes positivas e construtivas e incorporá-los à sua rotina diária.

Veja nosso artigo e entenda como perder peso com a ajuda de um coach.

Como o esporte pode te ajudar a dormir melhor?

Muitas pessoas talvez não saibam, mas existe uma relação entre a prática de atividades físicas e a qualidade do sono. Praticar atividade física é uma das principais atitudes que contribuem para uma boa noite de sono e ajuda quem tem dificuldades em dormir.

Algumas pessoas acham que dormir 8 horas por noite é “perda de tempo”, pois poderiam dormir menos e trabalhar mais, ou se dedicar a outras atividades. No entanto, o sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo. Enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais, portanto, eliminar esse descanso da nossa rotina compromete totalmente o equilíbrio do corpo.

a atividade física ajuda a regular o corpo e melhora o sono Você passa o dia cansado e sonolento? Isso pode ser um sinal de que você não dorme bem a noite.

Mas o que é o sono exatamente? O estado de sono pode ser caracterizado por um padrão de ondas cerebrais típico, essencialmente diferente do padrão das ondas do estado de vigília (estado desperto), bem como dos demais estados de consciência. Pode também ser definido como um estado de repouso para o corpo e a mente durante o qual a consciência está inativa, completa ou parcialmente.

No ser humano o sono obedece um ciclo composto por diferentes estágios. Esses estágios se repetem 4 a 5 vezes enquanto dormimos. São eles:

  • N1: fase de adormecimento
  • N2: sono leve
  • N3: sono profundo
  • Sono REM

Os 3 primeiros estágios são também chamados de sono NREM (No Rapid Eye Movement) e ocupam cerca de 75% do tempo total do sono. O estágio NREM caracteriza-se pela secreção do hormônio do crescimento em grandes quantidades, promovendo assim a síntese proteica e o crescimento e reparação dos tecidos. O sono NREM desempenha, dessa forma, uma função anabólica, sendo essencialmente um período de conservação e recuperação de energia física.

Já o último estágio – sono REM (Rapid Eye Movement) – se trata, sobretudo, da fase na qual sonhamos. A atividade  onírica nesse estágio refere-se, principalmente, a situações emocionais muito fortes. É também durante essa fase que é feita a integração da atividade cotidiana, isto é, a separação das informações importantes das irrelevantes pelo nosso cérebro. A fase representa 20% a 25% do tempo total de sono e surge em intervalos de 60 a 90 minutos. Ela é essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo.

A melhor maneira (e provavelmente a mais saudável) de dormir bem a noite é manter-se ativo durante o dia e fazer exercícios, independentemente do horário do treino, mas o mais indicado é praticar sua atividade física diária entre 5 e 6 horas antes da seu horário habitual de dormir, porque se você se exercitar logo antes de deitar-se, isso pode comprometer sua capacidade de adormecimento.

Os melhores exercícios para o sono são os aeróbicos. Esse tipo de exercício, também conhecido como exercício de cardiotraining, é uma atividade física contínua com duração de mais de 10 minutos e que fará com que você respire mais rápido, aumentando assim sua frequência cardíaca.

Para dormir melhor e, especialmente, encontrar um sono repousante, prefira as atividades aeróbicas que trabalham o corpo sem esforços violentos e que trabalhem seu sistema nervoso através de diferentes técnicas de respiração. Este tipo de exercício proporciona  um grande relaxamento físico ao fim de cada treinamento.

Você sabia que é possível combater a insônia através do esporte?

O impacto positivo do esporte no seu bem-estar

Com certeza você já teve uma sensação muito grande de bem-estar após uma hora de corrida ou uma sessão intensa de crossfit, por exemplo. De repente, você se sente feliz, cheio de energia e pronto para começar tudo de novo. Os benefícios do esporte no organismo são quase que imediatos.

confiança e auto-estima melhoram a qualidade de vida A prática esportiva muda sua percepção de si mesmo e aumenta sua auto-estima.

Logo após o exercício, pode haver uma redução na atividade cortical do cérebro, que está associada ao estado de relaxamento e à diminuição da tensão emocional. A prática de atividades físicas promove a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a endorfina e a serotonina. Essas substâncias são uma espécie de “droga natural”, produzidas pelo próprio organismo. Elas aliviam a ansiedade e o estresse, eliminam toxinas do corpo e proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar.

Já foi cientificamente demonstrado que a prática regular de um ou mais esportes, mesmo que cada sessão seja de curta duração, desempenha um papel terapêutico significativo na luta contra um certo número de doenças, tanto psicológicas quanto físicas, como obesidade, febre, diabetes, hepatite ou gripe.

Outros estudos mostram uma influência positiva do esporte sobre a depressão, além de melhorar significativamente a confiança e a auto-estima, pois o indivíduo passa a ter outra percepção do seu corpo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a atividade esportiva tem um vínculo direto com a saúde mental, e as consequências positivas são numerosas e concretas: redução do risco do consumo de drogas, tabaco e álcool, aumento da capacidade de resiliência, mudanças nos hábitos alimentares, aumento da qualidade do sono, maior preocupação com a saúde, entre outras.

Graças à prática regular de esportes, uma verdadeira mudança comportamental acontece contribuindo para que seu corpo e seu cérebro funcionem melhor.

Ficou interessado? Então leia nosso artigo e descubra como o coach pode ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida através do esporte.

Benefícios do esporte na alimentação e perda de peso

De uns anos pra cá tem crescido o número de pessoas que praticam algum tipo de atividade física e como sabemos, não adianta só executar bem o exercício, uma boa alimentação também é essencial para obter os resultados esperados. Para desfrutar de todos os benefícios que o esporte pode trazer para sua saúde, é essencial aliá-lo a uma alimentação equilibrada.

É aí que o trabalho do nutricionista pode fazer toda a diferença. Para começar, é importante esclarecer que um nutricionista é o profissional que tem conhecimentos e habilidades sobre a composição nutricional dos alimentos e pode efetuar uma avaliação do estado nutricional do paciente. Ele está capacitado a desenvolver e organizar planos alimentares e dietas, tanto para melhorar a saúde como em casos de pacientes em tratamentos por alguma doença.

escolhas alimentares A reeducação alimentar consiste em substituir alimentos ultra calóricos e industrializados por alimentos mais naturais, como frutas e legumes.

Não há nenhum segredo nem fórmula mágica: combinar exercício físico com uma dieta saudável, equilibrada e especialmente adaptada às suas necessidades é a maneira mais segura de perder gordura. Sem mencionar que a prática esportiva pode prevenir a ocorrência de certas doenças cardiovasculares, por exemplo.

Saiba como conciliar esporte e nutrição para obter resultados concretos.

Mas, porque mesmo sabendo de todos os benefícios de um estilo de vida saudável, a maioria das pessoas ainda tem dificuldades em traçar metas de emagrecimento e alcançar seus objetivos? Porque para fazer uma reeducação alimentar, ou seja, aprender a fazer melhores escolhas alimentares no cotidiano, e se manter motivado para praticar atividades físicas você precisa da ajuda de um profissional. O nutricionista, conjuntamente com seu personal trainer, estabelecerá um plano nutricional adequado ao seu programa esportivo.

É muito importante que esses dois profissionais, educador físico e nutricionista, estejam alinhados quanto a melhor estratégia de emagrecimento para o paciente. Muitos especialistas concordam que a melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é, sem dúvidas, fazer uma reeducação alimentar aliada a uma atividade física consistente.

A reeducação alimentar é a melhor receita para emagrecer com saúde e consiste simplesmente em comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches e comidas industrializadas, por exemplo. O nutricionista também pode orientá-lo nesse quesito, mostrando quais alimentos são melhores e quais devem ser evitados ou consumidos raramente. Ele poderá, ainda, ensiná-lo a ler e entender a tabela nutricional dos alimentos que você costuma consumir.

E aí, está pronto para dar o primeiro passo rumo a um estilo de vida saudável? No portal do Superprof você encontra inúmeros anúncios de personal trainer à domicílio ou mesmo personal trainer online. Buscar a ajuda de um educador físico é, sem dúvida alguma, a principal etapa para quem deseja começar a se exercitar e se alimentar melhor.

Saiba que o Superprof tem um sistema de seleção rigoroso e só publica anúncios de profissionais qualificados, então não perca mais tempo e acesse nosso site agora mesmo.

 

 

 

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