Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Utilizar recursos online e ficar apto a ensinar a língua alemã

De Camila, publicado dia 31/10/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Recursos na internet para os professores de alemão

“As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo.”
― Schopenhauer ―

Para aqueles que desejam se tornarem professores de alemão, nada melhor do que utilizar o tempo a favor da formação e do aprimoramento dos conhecimentos ligados à língua e à sua pedagogia de ensino como idioma estrangeiro.

Como disse Schopenhauer, grande filósofo germanófono, usar o tempo nos faz inteligente enquanto deixá-lo passar faz de nós reles mortais.

Uma imersão cultural e linguística é, sem dúvidas, a maneira mais rápida e eficiente para dominar o idioma de Goethe. Infelizmente, tal medida não está ao alcance de todos.

Você quer fazer uso de cada minuto disponível para se tornar um professor de primeira linha, mas, infelizmente, não tem condições de passar uma temporada em terras alemãs? Não se desespere, pois existem outras alternativas para complementarem sua formação como professor de língua alemã.

Vários dispositivos online ajudam os futuros tutores a melhorarem seus conhecimentos no idioma, já que o primeiro passo para se tornar um professor de qualidade é possuir um excelente domínio da língua.

Mas onde procurar por estes recursos?
Por onde começar a estudar alemão através da internet?
Como saber se as ofertas são fiáveis?

Perguntas como estas acabam atormentando a vida daqueles que decidem fazer uso da web como suporte para atingir o objetivo de se tornar germanófono. Abaixo apresentamos algumas ferramentas, páginas e conselhos para aqueles que desejam se lançar nesta aventura virtual.

Recursos de vídeo para os futuros professores

Raras são as perguntas que ficam sem respostas hoje em dia. Na era digital em que vivemos, a expressão “dar um Google” virou sinônimo de procurar – e achar! – todo e qualquer tipo de informação que esteja disponível na internet.

Existe algo que não encontramos na internet?
Provavelmente não, então: obrigado “senhor Google”!

Para o aprendizado de línguas não poderia ser diferente. Umas mais do que as outras – como o inglês, por exemplo – encontramos todo o tipo de material didático, seja para aprender a falar, escrever, escutar e até mesmo ensinar.

Google virou sinônimo de busca na internet. Obrigado Sr. Google!

Aprendizes e professores de espanhol e inglês se esbaldam online com a variedade de exercícios, vídeos, filmes, etc. encontrados na web. O mesmo não pode, infelizmente, ser dito para os amantes da língua de Goethe.

Grande nicho a ser explorado pelos “youtubers“, escolas de idiomas, blogueiros e professores de alemão de plantão: se jogarem no meio digital para encher a internet de  materiais ludo educativos que auxiliem o ensino e o aprendizado da língua alemã.

A escassez de opções pode estar ligada à famosa lei da oferta e da procura, já que o alemão não é um idioma tão requisitado quanto o inglês e o espanhol.

Para a alegria daqueles que procuram por alternativas na hora de estudar (para variar um pouco e sair da mesmice dos materiais de sempre), preparamos uma pequena seleção que tem tudo para agradar os amantes do idioma de Schopenhauer.

Canais de vídeo gratuitos no Youtube

Cristiane Heinrichs

O canal da Cristiane Heinrichs no Youtube é dedicado ao ensino do alemão. Logo no início da página do canal de Heinrichs encontramos um vídeo interessante sobre como otimizar a busca e o uso das ferramentas disponibilizadas pelo site para que os vídeos desejados possam ser encontrados.

A professora, que mora atualmente na Suíça, recebe muito retorno dos seguidores e enfatiza que a maioria tem dificuldades em encontrar materiais de estudo, tanto físico (livros impressos) quanto virtuais (online).

Além de disponibilizar suas videoaulas e apresentações no famoso site de audiovisual, Cristiane possui ainda uma página no Facebook e um perfil no Instagram, todos dedicados à língua germânica.

Heinrichs aderiu mesmo à era digital, dando não só aulas presenciais e videoaulas, mas também sessões de ensino via Skype.

Abaixo, alguns dos assuntos tratados em seus vídeos no Youtube:

  • Como Aprender Alemão – Dicas Importantes
  • 5 Motivos para aprender o Alemão
  • Fonética e Fonologia Alemã
  • O Alfabeto em Alemão – com pronúncia
  • Os números em Alemão – com pronúncia
  • Frases, Saudações, Perguntas e Respostas Básicas do Alemão
  • Declinação na língua alemã [Resumo]
  • Caso Nominativo [Declinação na língua alemã]
  • Caso Acusativo [Declinação na língua alemã]
  • Caso Dativo [Declinação na língua alemã]
  • Der, Die, Das [Artigos Definidos da Língua Alemã]
  • Artigos Indefinidos da Língua Alemã
  • As Horas em Alemão – com pronúncia

São poucos os canais no Youtube que oferecem aula de alemão. Alguns educadores se dedicam bastante às videoaulas de alemão!

  • Vocabulário Básico de Alemão para Emprego: À procura de Trabalho
  • Vocabulário básico de Alemão: Os Dias da Semana + os seus significados
  • Vocabulário Básico de Alemão para Escritório
  • Vocabulário Básico de Alemão – Partes do Corpo Humano
  • Vocabulário básico de Alemão para Viagem: Aeroporto
  • Advérbios Temporais em Alemão
  • Advérbios de Lugar em Alemão
  • Advérbios de Modo em Alemão
  • Sintaxe Alemã- Estrutura das frases em Alemão
  • Substantivo (Substantiv)
  • Plural dos Substantivos (Plural der Substantive)
  • Pronomes Pessoais (Personalpronomen)

Ufa! Dá para sentir que material é o que não falta neste canal!

Elis Pethke

Elis Pethke é uma brasileira que mora na Alemanha e se dedica não só a ensinar a língua falada por lá, mas também a dar dicas aos seus conterrâneos sobre a vida na terra de Immanuel Kant.

Na página do seu canal no Youtube, a professora promete uma aprendizagem prática, dinâmica e bem humorada a futuros bilíngues. Seus seguidores podem possuir tanto o nível básico, quanto intermediário ou avançado, pois a moça disponibiliza material com assuntos para todos.

Elis conta com várias avaliações positivas dos aprendizes que seguem suas aulas:

Sua aula foi uma das melhores que já assisti. Moro ao lado de uma alemã que está tentando me ensinar. O problema é que ela carrega muito no (R), aí algumas frases ou palavras ficam difíceis, além da idade dela, que atrapalha muito sua pronúncia. Mas ela é super paciente. Danke lehrer.” (Dant Dant)

Caramba… estava procurando algo assim, estou indo para Alemanha agora em março/2016 para aprender o alemão. Com esta ajuda não vou ficar tão perdida nas aulas. Bem… pelo menos vou responder: Ich Komme aus Rio de Janeiro, Brasilien. Obrigada, gostei muito.” (Mara Motta)

Algumas pessoas, no entanto, criticam que a pronúncia da brasileira não é perfeita. Quando aprendemos uma língua estrangeira, é muito difícil (se não for raro), falarmos-na sem sotaque algum. Principalmente se a aprendemos já em idade adulta e se não moramos na Alemanha.

Sendo assim, se você quer material para estudar, praticar e aprender alemão, se jogue nos vídeos, nem que seja para tentar detectar quais pronúncias estão carregadas de sotaque brasileiro!

Você já pensou em seguir algum tipo de estudos que capacitam a dar aulas de alemão?

Deutsch online lernen

Deutsch online lernen é um canal de aprendizado do alemão sem muita pretensão. As 21 aulas apresentadas são bem simples, mostrando que não é preciso ser nenhum gênio para conseguir ensinar o idioma: basta saber falá-lo!

Infelizmente, o número de aplicativos que ensinam a língua da Alemanha não é grande. Com aplicativos fica ainda mais fácil estudar alemão.

Aplicativos para aprender alemão

Auch Rom wurde nicht an einem Tag gebaut
(Mesmo Roma não foi construída em um dia)”
– provérbio alemão –

O aprendizado de uma língua, assim como a habilidade de conseguir transmitir seus conhecimentos relacionado à ela não são um trabalho para um dia ou uma semana: são anos de dedicação para conseguir dominar e ensinar um idioma tão distante do nosso como o alemão.

Materiais digitais, como mostramos acima, estão disponíveis para ajudar quem quiser se lançar nesta aventura.

Quando o assunto é suporte para tablets e smartphones, mais uma vez uma escassez de opções se apresenta: são poucos os aplicativos dedicados ao ensino do idioma falado na Alemanha.

Tirando os mais famosos programas – como Babbel, Duolingo e Busuu – poucas são as alternativas puramente alemãs para instruir quem quer aprender.

DeutschAkademie

Totalmente gratuito, este aplicativo tem por objetivo auxiliar o aprendiz a revisar e praticar o vocabulário e a gramática do idioma dos irmãos Grimm.

O acesso a mais de 20.000 exercícios de gramática ajudam o utilizador a aprimorar suas habilidades na língua alemã. O desenvolvimento e o avanço do futuro germanófono ficam registrados na interface, que disponibiliza estatísticas personalizadas do usuário.

A particularidade deste aplicativo é a possibilidade de entrar em contato com um professor de alemão online através da interface, permitindo ao aprendiz tirar dúvidas sobre determinados aspectos que não foram bem assimilados.

Disponível para Android e iOS, DeutschAkademie pode ser baixado tanto no smartphone quanto no tablet. Uma ótima alternativa para quem deseja um programa diferente daqueles que já são as “grandes estrelas” do mercado.

Sites que ensinam a dar aulas do idioma da Alemanha

Deutsche Welle

Mais conhecido como DW, o site oficial da Deutsche Welle apresenta uma gama de material didático para o ensino-aprendizagem do alemão dividida por níveis – do A1 ao C – de acordo com a classificação europeia de referência linguística.

Com lições escritas e áudios relacionados a cada uma delas, este método propõe uma rápida impregnação do idioma e da cultura de Albert Einstein, contribuindo para o avanço e sucesso do aprendizado.

Endereços na web que dão uma "mãozinha" na preparação dos futuros professores de língua alemã. Alguns sites podem ajudar a “brotar” o professor de alemão que existe dentro de você!

Deutsch.info

Site financiado com a ajuda do Comitê Europeu, Deutsch.info disponibiliza não somente um método moderno de ensino do alemão como também informações práticas sobre a imigração para a Alemanha e a Áustria.

Ao navegar pelo site, os interessados podem encontrar:

  • Aulas e exercícios para melhorar o nível de alemão
  • Informações sobre gramáticas e suas regras importantes
  • Informações práticas sobre a Alemanha
  • Fórum de discussão para fazer perguntas e compartilhar informações.

Se tudo isso é bom, mas ainda é pouco para você, então que tal pensar em fazer uma especialização no ensino superior para melhorar ainda mais suas habilidades de ensino do alemão?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar