Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O programa Erasmus leva estudantes ao Reino Unido

De Marcia, publicado dia 03/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Chegando à Inglaterra para estudar

Conhecer a Inglaterra é o sonho de muitas pessoas. A boa notícia é que é muito fácil ir para o Reino Unido estudar inglês, se você escolher o programa Erasmus.

Se você não entende bem do que estamos falando, continue lendo. Neste artigo, analisamos os meios para  ir à Inglaterra pelo Erasmus, os passos a seguir e as formalidades a cumprir.

O que é o programa Erasmus?

Viver na Inglaterra, tornar-se um falante de inglês, estudar no exterior… esses fatores se destacam no seu currículo e trazem experiências pessoais gratificantes.

E o sistema Erasmus permite que você faça tudo isso!

Trata-se de um programa que foi implementado em 1987 para promover a mobilidade internacional de professores e estudantes em todo o mundo, através de intercâmbio internacional. Ele visa apoiar a saída de estudantes do seu país como parte da sua formação linguística e profissional .

Seu nome vem do filósofo e teólogo holandês Erasmus (1465-1536), que viajou por muitos países europeus para aprender sobre as diferentes línguas e culturas e desenvolver seu humanismo. As bolsas são concedidas para que alunos do mundo todo possam experimentar o mesmo caminho.

O programa Erasmus é essencialmente um intercâmbio de estudantes de 28 Estados-Membros da União Europeia , bem como da Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Em média, os estudantes passam uma média de 6,5 meses no estrangeiro, como parte do programa Erasmus.

Aprenda o idioma de Shakespeare fazendo aula de ingles!

Complemento estudantil no exterior A universidade na qual você estuda aqui no Brasil pode levá-lo ao programa Erasmus.

Ele permite:

  • Cursar uma parte do ano letivo, durante um semestre em geral, no âmbito de um intercâmbio universitário;
  • Estudar por um ano completo, em uma ou duas universidades;
  • Fazer um estágio profissional, em um país parceiro;
  • Retornar com um bom nível de inglês;
  • Ter uma primeira experiência no exterior.                                                                                                                          No entanto, como na maioria dos programas educativos europeus, há uma seleção e a concorrência é grande: a oferta de lugares é menor do que a demanda.

Aqui estão resumidos os passos a seguir para fazer uma partida no exterior:

  • Conheça as instituições de acolhimento no contexto Erasmus;
  • Procure pelas melhores universidades inglesas;
  • Aprenda sobre as opções disponíveis;
  • Entre em contato ou reúna-se com o Diretor de Relações Internacionais em sua universidade atual;
  • Solicite uma ficha de candidatura;
  • Espere pela resposta.

O ideal é começar a programar a sua partida com antecedência.

Por que escolher a Inglaterra para ir pelo Erasmus?

Por que escolher a Inglaterra – com seu clima sombrio e sua terrível gastronomia – em vez de estudar no Canadá, na Austrália ou em uma universidade americana?

Costuma-se dizer que ir para o estrangeiro pelo Erasmus é uma oportunidade para os estudantes validarem um ano de ensino superior durante as festas e os momentos de lazer. Mas as cidades inglesas têm a fama de serem muito festivas!

Ir para a Inglaterra permite que você aprenda e pratique seu inglês nos bares, na rua, na chuva, na fazenda… Brincadeiras à parte, é no dia a dia que se aprende expressões familiares e gírias.

Inglaterra: um país de comércio, ciência e artes

Os cursos mais populares no contexto Erasmus são relacionados a negócios, idiomas e ciências sociais.

O que poderia ser melhor do que abrir-se ao ensino da história anglo-saxônica, à ciência política, à economia ou à sociologia ensinadas em inglês? Se há um país onde aprender negócios, economia, história e a língua inglesa, é o Reino Unido.

Literatura, filosofia e música britânica são conhecidas em todo o mundo e representam uma ótima maneira de aprender inglês enquanto enriquece sua cultura geral.

Vá estudar inglês para a vida

Cantuária, Leeds, Oxford, Cambridge, Edimburgo, Birmingham, Manchester, Glasgow, Londres, Dublin… são cidades que fazem você sonhar, por causa de suas melhores escolas no mundo!

Seja na Irlanda do Norte, no País de Gales, na Escócia, na Inglaterra ou no centro de Londres, o Reino Unido é um local fascinante.

Hoje, o inglês representa 82% do comércio mundial e, como idioma universal, é uma das línguas estrangeiras mais faladas, com cerca de 360 ​​milhões de falantes nativos e 1 bilhão de falantes de segunda língua.

Assim, a cada ano, dezenas de milhares de jovens escolhem uma escola de idiomas perto de Westminster, ou preferem uma estadia de imersão linguística com uma família anfitriã.

Indo para o exterior para trabalhar

Além da dimensão lingüística, é mais fácil encontrar um emprego ou estudar na Inglaterra do que nos Estados Unidos ou no resto da Europa, enquanto vive a sua experiência lingüística.

Para muitos estudantes, ir para a Inglaterra representa uma oportunidade de estágio no exterior e um momento ideal para desenvolver o inglês comercial.

Seja qual for a situação, o programa Erasmus é uma oportunidade para ir ao exterior e experimentar novas experiências.

Apesar das oportunidades de trabalho disponíveis para estrangeiros, Londres é uma das cidades mais caras do mundo.

Certamente será necessário encontrar trabalho se não vier de um ambiente social afluente, porque mesmo com uma bolsa de estudos, será complicado honrar todas as despesas.

Então, quer embarcar nessa aventura? Descubra como ir à Inglaterra pelo Erasmus!

Candidate-se ao programa Erasmus no Reino Unido

Quer melhorar o seu nível de linguagem e dar um impulso ao seu currículo? Ir estudar na Inglaterra talvez seja a melhor escolha, por vários motivos.

Além disso, estudar no exterior é o sonho de muitos estudantes, seja pela beleza cosmopolita de Londres ou pelo lado pitoresco de Portsmouth ou Plymouth.

Alunos brasileiros podem se candidatar para cursar um mestrado ou doutorado no país. 

Procedimentos administrativos para estudar na Inglaterra

Obviamente, um registro Erasmus não é feito por si só: um certo número de etapas devem ser tomadas para ir para o estrangeiro. Aqui está o essencial.

Providencie seus papéis É importante buscar informações e providenciar toda a documentação necessária para ir ao exterior.

Primeiro, não hesite em enviar um e-mail para o coordenador do seu curso universitário aqui no Brasil. Esta pessoa dará ao aluno uma apresentação do programa Erasmus e indicará todos os documentos a serem preparados.

Os documentos a serem anexados normalmente são:

  • Carta de motivação Erasmus;
  • Fotocópias dos boletins dos dois primeiros anos acadêmicos;
  • Carta de pedido para a bolsa de estudos;
  • Carta de recomendação de 2 professores.

Depois de ser aceito e escolher a cidade desejada, seja ela Bristol, Liverpool ou Bath, poderemos analisar a preparação deste ano de expatriação. Devemos agora passar para procedimentos administrativos adicionais.

Dependendo do país, os prazos para finalizar os vários passos podem variar de 1 a 5 meses!

Primeiro, você precisa de um Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC). Estando ligado à segurança social estudantil, você pode obter este cartão famoso que cobrirá os custos de saúde durante a estadia no exterior.

Não se esqueça de obter uma autorização de trabalho válida se você iniciar um contrato profissional ou estágio na Inglaterra!

Também há algumas outras questões que você precisa levar em conta:

  • A taxa de câmbio;
  • A compra de algumas ferramentas práticas, como um adaptador (sim, tomadas inglesas são diferentes das tomadas brasileiras);
  • Uma pasta contendo todos os documentos administrativos (passaporte, carteira de identidade, carteira de habilitação, cessão), em caso de dificuldades.
  • As passagens de avião.

Último passo: inscreva-se na universidade e encontre acomodação no local! Os locais compartilhados de estadia são os mais escolhidos por serem mais baratos.

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e recebe estudantes de toda parte: Índia, Paquistão, Sri Lanka, Taiwan, Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Egito, Europa, países africanoe ou latino-americanos.

Ajuda financeira Erasmus para o estudante

O programa Erasmus também consiste em conceder bolsas de estudo para estudar na Inglaterra ou em outro país europeu.

Note que os estudantes pagam apenas as taxas de inscrição em sua instituição de origem, o que é um verdadeiro incentivo. Ainda que seja necessário pagar pelo seguro saúde, ainda será mais acessível que o sistema de ensino britânico pago, onde vários euros seriam desembolsados por semestre.

A maioria dos brasileiros não conseguiria embarcar sem endividar-se seriamente para isso. Pelo programa Erasmus,as taxas são isentas e só seria necessário encontrar uma acomodação estudantil – um quarto individual ou um colega de quarto.

A quantidade de bolsas Erasmus varia de acordo com:

  • O destino e o país onde o Erasmus se realiza: as bolsas de estudo são então divididas de acordo com o nível de vida do país em questão;
  • A natureza da estadia no exterior (estágio, estudos, treinamento);
  • Os recursos financeiros do candidato.

Em média, uma bolsa de estudos na Inglaterra é de 200-250 euros por mês.

Dinheiro para estudantes Uma bolsa de estudos é uma oportunidade de estudar fora sem se endividar.

Este montante pode ser de até 400 euros se o estudante Erasmus estiver fazendo um estágio na Inglaterra.

Os suplementos de bolsas de estudo pode ser concedida nos seguintes casos:

  • Para candidatos de origens desfavorecidas ou com necessidades específicas (entre 100 e 200 euros mensais adicionais);
  • Para os candidatos que estão mais distantes do seu país de origem (uma quilometragem pode ser calculada).

Não hesite em perguntar à sua instituição de acolhimento que também pode, sob certas condições, conceder bolsas adicionais.

Podemos ver que ir para a Inglaterra graças ao Erasmus é relativamente fácil!

Erasmus na Inglaterra: feedback da experiência!

Antes de sair para estudar no exterior, é claro que você pode fazer cursos de inglês para ganhar algumas noções no idioma.

Às vezes, os estudantes encontram um emprego na Inglaterra, cujo empregador quer recrutá-los em contratos permanentes mais tarde: o ano Erasmus funcionaria como uma espécie de incubadora da sua vida futura.

Para outros, a aventura é tão bonita que voltar para casa deixa de parecer uma ideia atraente. Há quem diga que o Erasmus é uma “caixa de Pandora” que, uma vez aberta, pode fazer com que os que andam ansiosos por liberdade jamais queiram retornar aos seus lares.

Morar por um tempo no exterior pode mudar a cabeça do estudante!

Mudança de vida intercâmbio A sensação de liberdade pode fazer com que o estudante jamais queira retornar ao seu país.

Mas não entre em pânico caso a sua candidatura para o Erasmus seja recusada! Você ainda tem outras opções para viajar: o visto de férias de trabalho, ofertas de estágio ou voluntariado internacional!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar