Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Escolher inglês para o ENEM

De Camila, publicado dia 16/10/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Exame Nacional do Ensino Médio: optar pelo idioma da Inglaterra

“You can never understand a language until you understand at least two.”
Geoffrey Willians

Você não consegue entender um idioma antes de aprender pelo menos dois deles“. Parece até que o Exame Nacional do Ensino Médio veio para consolidar essa frase de Geoffrey Willians, não é mesmo?!

Além das provas de português, o Enem ainda avalia as competências dos candidatos em uma língua estrangeira. Para tal, ele oferece duas opções para os alunos escolherem antes de fazer a prova: o espanhol e o inglês.

O idioma da Espanha é o mais escolhido pelos candidatos de todo o Brasil: uma média de 60% dos inscritos optam por ele. No entanto, quando o assunto é a quantidade de acertos, os jovens que fazem a prova de inglês saem na frente: eles acertam uma média de 45% das questões, enquanto aqueles que fazem a prova de espanhol acertam apenas 33% (fonte: Macrodados Enem). Mesmo assim, essa porcentagem ainda continua baixa, independente do idioma estrangeiro.

Tais dados podem ser interpretados da seguinte forma: os alunos que não sabem nenhuma das duas línguas acabam optando por espanhol, por causa da familiaridade e proximidade do idioma com o português.

Já os alunos que sabem pelo menos um pouco de inglês, acabam optando pelo idioma anglo-saxão. O fato deles conhecerem pelo menos o básico da língua permite com que esses estudantes acabem pontuando melhor.

Se você faz parte desse grupo que estudou – ou ainda estuda – inglês e vai se lançar na aventura de encarar a avaliação do idioma durante o Exame Nacional do Ensino Médio, então esta matéria foi feita para você! Superprof preparou algumas dicas para te ajudar a aprender e revisar o inglês para a prova do Enem que vão te deixar pronto para pontuar muito do grande dia!

Confira também um guia que preparamos com informações sobre as provas de espanhol e inglês do enem!

Estudando para a prova de inglês do ENEM

É chegada a hora de começar a estudar para o Enem e a pergunta que não quer calar toma conta dos candidatos: como estudar para a prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio?

Estudar para o Enem de inglês é diferente de estudar para uma prova de proficiência

A primeira característica a ser levada em conta é a de que a prova de inglês do Enem é bem diferente das provas de proficiências do idioma, como o TOEFL e o IELTS. Isso porque essas duas provas de proficiência em inglês analisam quatro habilidades:

  • Compreensão de texto (Reading);
  • Expressão oral (Speaking);
  • Compreensão oral (Listening);
  • Expressão escrita (Writing).

A prova de inglês do Enem analisa apenas uma habilidade do aluno candidato a entrar na universidade: a compreensão de texto, também conhecida como interpretação de texto. Ou seja, quem faz o exame não precisa ouvir, falar ou escrever nada em inglês.

Ler muito em inglês é uma boa dica para treinar o idioma para a prova.

Interpretação de texto é a chave do sucesso

Como dissemos acima, a única habilidade demandada aos alunos que fazem a prova de inglês do enem é saber ler e interpretar textos no idioma. Sendo assim, se você está estudando para tirar uma boa nota nessa avaliação, vale a pena se concentrar nessa área do aprendizado do idioma.

Mas por que o Enem só está interessado apenas em leitura?

A verdade é que, independentemente da formação e da carreira que você escolha, é quase inevitável que você precise ler um texto em inglês. Isso porque o texto provavelmente ainda não foi traduzido para o português e você necessita das informações contidas nele!

Muitos livros acadêmicos, produções textuais e pesquisas científicas são muitas vezes produzidas e publicadas em inglês. Boa parte delas nunca chegam a ser reproduzidas em nosso idioma. Sendo assim, o objetivo do Enem é testar a sua habilidade de compreender esse tipo de material, ou seja, se quando você estiver na universidade e precisar ler um artigo científico em inglês, se você vai entender o que está escrito.

Melhor maneira de estudar para a prova de inglês do Enem

Agora que já sabemos o objetivo da prova, chegou a hora de descobrir qual a melhor maneira de estudar para ela!

A principal dica para chegar tranquilo na hora do exame revisar refazendo questões que já caíram em avaliações dos anos anteriores dessa mesma matéria. As provas do Enem seguem um padrão. Mesmo que os textos e as perguntas não sejam os mesmos, se familiarizar com o estilo de conhecimento cobrado contribui muito na hora H!

Confira dicas para se preparar para a prova de espanhol do Enem.

O que cai na prova de Inglês no ENEM?

O aluno candidato a uma vaga na universidade encontra a prova de inglês do Enem dentro da área dedicada às matérias relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

A bateria de exercícios ligados a esses temas acontece em apenas um dia e é através deles que os conhecimentos dos alunos ligados à área de ciências humanas é avaliado.

Estar familiarizado com a estrutura da prova de inglês do enem dá mais confiança ao aluno na hora de escolher a resposta certa.

A prova de inglês também é transdisciplinar

Por possuir um caráter transdisciplinar, às vezes é difícil saber quantas questões exigirão dos alunos a capacidade de utilizar suas habilidades adquiridas em idioma estrangeiro. Isso porque o conceito de transdisciplinaridade consiste em formular questões que dependem do uso de duas ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para conseguir chegar à resposta correta.

Habilidades cobradas em inglês

Levando isso em consideração, são demandadas dos alunos três habilidades básicas na hora de fazer a prova de inglês:

  1. A capacidade de ler e interpretar textos em língua inglesa;
  2. A qualidade do conhecimento geral, ou seja, o que se sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo que tenha relevância social, política, econômica e cultural;
  3. A capacidade de raciocínio em outra língua (neste caso, o inglês).

Para alcançar uma boa nota final na prova de inglês é preciso, portanto, provar o domínio do vocabulário, a capacidade de atenção aos detalhes, e o conhecimento sobre as atualidades culturais e político-sociais em escala mundial.

Ou seja, assim como todas as avaliações do Enem, a prova de inglês também propõe uma abordagem transversal sobre temas diversos. A diferença é que, desta vez, tudo é apresentado no idioma da Inglaterra!

Qual língua estrangeira escolher para o enem?

Material online de inglês para o ENEM

Hoje em dia é possível encontrar tudo sobre tudo na internet. Com materiais de estudo para a prova de inglês do enem não poderia ser diferente.

Existe uma infinidade de videoaulas, blogs, cursos, livros e apostilas que prometem ajudar os alunos a revisar para a tão aguardada e temida prova do MEC.

Abaixo listamos para você uma pequena amostra do que pode ser encontrado nesta enorme rede de informação que é o mundo online da internet.

Youtube

Quem gosta de navegar pelo Youtube e passar horas na frente do computador ou do celular assistindo vídeos vai se deleitar com a quantidade de aulas disponíveis para quem se prepara para o enem. São muitos canais dedicados exclusivamente ao assunto que possuem aulas e dicas que preparam para a prova de inglês.

Se contarmos ainda com os canais de professores de inglês que publicam vídeos especiais de preparação para o Enem, as possibilidades se multiplicam exponencialmente!

Alguns dos milhares de canais que podem ser consultados dentro do Youtube são:

  • Brasil Escola;
  • Two for One English;
  • English in Brazil by Carina Fragozo;
  • ProEnem;
  • Curso Enem Gratuito.

O youtube está repleto de bons vídeos para te ajudar a estudar inglês para o enem.

Apostilas

Vários cursinhos de pré-vestibular publicam suas apostilas online e muitas delas são disponibilizadas gratuitamente.

Efivest Cursinho da Universidade

No site da Efivest encontramos uma apostila de inglês com 25 questões que já caíram em provas do Enem. Excelente material para estudar, revisar e ainda se familiarizar com o modelo da prova a ser feita.

Online Cursos Gratuitos

O site da Online Cursos Gratuitos dá ao estudante a possibilidade de baixar nada mais, nada menos que 25 apostilas com conteúdo de estudo para a prova de inglês do Enem. Haja fôlego para revisar tanto material!

Cursos online

Para quem aprender ainda mais enquanto se prepara para o Enem, cursos online também são uma boa opção de estudo.

Prime cursos

O site da Prime cursos oferece um curso específico de Enem Língua Estrangeira. O melhor disso tudo é que ele é totalmente gratuito! Dentro da grade do curso são abordados os seguintes assuntos:

  1. Técnicas de leitura;
  2. Pronomes pessoais;
  3. Pronomes possessivos;
  4. Artigos;
  5. Verbo to be;
  6. Presente simples;
  7. Presente contínuo;
  8. Leitura e compreensão de textos;
  9. Passado simples;
  10. Passado contínuo; dentre outros.

Estratégia Concursos

O site de aulas online Estratégia Concurso também oferece um curso de inglês desenvolvido especialmente pensando em quem se prepara para o Enem.

Com um total de 8 aulas, o conteúdo do curso é inteiramente disponibilizado na internet após cada aula (em vídeo e em material escrito), podendo ser consultado pelo aluno quando ele desejar. A diferença é que este é uma serviço pago: o curso inteiro custa 80,00 reais.

Cursos online também podem se tornar seus aliados na hora de revisar inglês.

Descubra porque o ENEM exige prova de língua estrangeira.

Livros de inglês para te ajudar a estudar

Se você é daqueles que gosta de estudar através de livros impressos, então não se preocupe, pois também existem opções específicas para te ajudar a se preparar para a avaliação de idioma estrangeiro inglês do Enem.

Confira abaixo uma breve lista com alguns deles:

  • Inglês Para o Enem – Guia de Estudo Com Respostas e Comentários (Amadeu Marques);
  • Inglês – Aprova Enem;
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias IV – Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol – Enem Nota Máxima (Volume 10);
  • Inglês – Coleção Enem e Vestibulares (Volume 12).

Depois de todas essas dicas, temos certeza que você vai acertar todas as questões da prova de ingles!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar