Saber nadar é importantíssimo para a sua segurança na praia e na piscina. Mas esse não é o único motivo pelo qual as pessoas fazem aulas de natação. O esporte também é conhecido por trazer diversos benefícios para a saúde dos seus praticantes. Os efeitos, a médio e longo prazo, são sentidos na respiração, na postura, na disposição e até mesmo na forma. Sim, nadar ajuda você a conquistar um corpo tonificado e saudável.

Os resultados envolvem todas as instâncias. Ela contribui até mesmo para a sua saúde psicológica, uma vez que estar satisfeito com a sua imagem e a sua disposição amplia a sensação de bem-estar e felicidade. Aliás, o hormônio da felicidade é produzido no cérebro quando exercitamos nosso corpo. Está aí mais um motivo para não ficar parado. Mas vale lembrar que, embora seja uma boa escolha para a grande maioria das pessoas, as aulas de natação beneficiam ainda mais alguns perfis específicos.

É comum que tenhamos dúvidas quanto à segurança da prática de alguns esportes na gestação, por exemplo. Outras vezes, não temos certeza do que é indicado para crianças. Na terceira idade então, é tanta restrição que ouvimos de médicos que tendemos a não praticar nenhuma atividade. A questão é que o sedentarismo, sim, é um problema para um grupo que já é tão afetado por doenças crônicas e dores na coluna e articulações.

Podemos adiantar que todos esses grupos que citamos podem (e devem!) fazer natação. Os benefícios da prática serão visíveis. É claro que o melhor a fazer é consultar o seu médico e passar por uma avaliação de saúde geral. Se for liberado, ou até mesmo recomendado, basta fazer a matrícula em um curso de natação e aguardar os resultados.

Quer entender quais os reais benefícios da natação? Então acompanhe nosso artigo de hoje!

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Os 10 benefícios gerais da prática da natação

Engana-se quem pensa que a natação melhora somente o funcionamento do seu corpo. Os resultados se estendem também à parte neurológica. O corpo troca estímulos com o cérebro e, se considerarmos que durante uma aula de natação, diversos músculos e ossos se movimentam, é claro que isso também influencia na atividade cerebral. A tendência é que a capacidade de memória e raciocínio fiquem mais aguçadas.

Mulher na água
Fazer aulas de natação traz benefícios que você nem imagina.

Os problemas respiratórios são quase que um clássico. Médicos sempre recomendam o esporte, uma vez que ele fortalece os músculos do tórax e os pulmões, sem contar o desafio que é aprender a respirar debaixo d'água. E por falar em tórax mais forte, os pulmões não são os únicos beneficiados: o coração também se fortalece quanto ao bombeamento de sangue para os tecidos, o que melhora também a circulação e oxigenação do corpo como um todo.

Você vai se sentir mais disposto para as atividades do dia a dia. O fôlego será outro e aquelas dores que você costuma ter nas articulações vão desaparecer, uma vez que nadar fortalece a musculatura que envolve essas estruturas. Aliás, a musculatura geral do corpo vai ficar mais forte, já que a água é mais pesada que o ar e o atrito demanda maiores esforços musculares para fazer os movimentos. Movimentos esses que favorecem a postura. E com boa postura, adeus dores nas costas!!!!

Também esses esforços ajudam você a emagrecer de forma saudável. Basta aliar o curso natação a uma alimentação balanceada, e pronto! Os ponteiros da balança passarão a ser seus amigos. Durante uma sessão de natação, você precisa manter o controle da respiração, o que ajuda a tirar o foco das situações de tensão que vivemos em nosso dia a dia. Você vai ficar menos estressado! E o melhor de tudo é que trata-se de uma atividade para todas as idades.

Vantagens de aprender a nadar quando criança

Ainda que a natação seja indicada para todas as idades, há quem afirme que o melhor a fazer é começar a praticá-la ainda criança. Sabe aquela história de que o corpo infantil é mais flexível e adaptável? Então, seguindo esse raciocínio, é possível concluir que os resultados se amplificam para quem parte para as piscinas nos primeiros anos (ou meses) de vida. Embora isso não deixe de ser verdade, vale lembrar que ser adulto e nunca ter feito natação aula não é motivo para desespero. Nunca é tarde!

As aulas de natação estão disponíveis para crianças a partir dos 6 meses de vida. Isso significa que você pode encontrar um professor de natação para ensinar ao seu bebê. Daí até os 2 anos, trabalha-se basicamente a ambientação da criança com a água. Nessa fase, ela é mais dependente do professor, que precisa assisti-la diretamente o tempo todo. Á medida que a criança vai crescendo, as aulas vão se tornando mais e mais convencionais.

Criança no mar
Uma criança que sabe nadar está mais forte e segura.

Aos 3 anos, inicia-se o nado reto e, aos 5, ela já tem acesso a todas as modalidades. Vale frisar que, ainda que o seu filho seja mais velho, é possível tirar ótimo proveito da prática, uma vez que precisamos lembrar que a criança está em pleno desenvolvimento físico e psicomotor. Desenvolver-se já praticando uma atividade tão completa certamente fará toda a diferença em sua saúde no futuro.

Só uma coisa que devemos dar total atenção é à segurança durante a prática. Lembre-se de que estamos lidando com água e, se levarmos em conta que crianças são imprevisíveis, concluiremos que a supervisão de um adulto precisa ser contínua.

Os prós das aulas de natação na terceira idade

A terceira idade é uma fase marcada por mudanças. Você pode não ter mais a mesma energia e saúde de antes, mas certamente tem muito mais experiência. Há pessoas que ainda se envergonham ao pensar em começar qualquer coisa à essa época. É como se o período de aprender já tivesse passado há muito tempo. Mas isso não passa de um mito! O idoso deve, sim, fazer coisas novas, reinventar-se, estudar e buscar atividades que lhe tragam bem-estar.

Por essa razão, a natação é muito indicada também para esse público. O envelhecimento não é um problema, mas um processo natural do nosso corpo. Entretanto, com ele vem a fraqueza nas articulações e uma maior propensão a problemas cardiorrespiratórios. A natação atua em ambas as instâncias e ainda lhe dá melhor condicionamento físico, o que significa que a sua disposição para fazer coisas que fazia quando mais jovem vai retornar.

Mulher em posição de yoga
Uma gestante precisa de atividades que estimulem o bem-estar.

Como a natação estimula o funcionamento do cérebro, até mesmo a capacidade cognitiva é beneficiada. Com "tudo em cima" desse jeito, é natural que o idoso também eleve sua autoestima, o que dá novo ânimo para as demais atividades cotidianas. Aliás, quem pratica natação até vive mais. Existe uma linha de pesquisa na área da saúde que investiga o quanto fazer natação pode ajudar a retardar o envelhecimento do organismo. Isso pode ser traduzido em uma única palavra: longevidade.

A vida social do idoso também agradece. Além dos instrutores e médicos, ele também vai ter contato com outras pessoas da sua idade que fazem natação. Só por aí, já haverá um interesse em comum. Mas isso não significa que a natação seja o melhor exercício para todo idoso: há casos nos quais a hidroginástica pode ser mais indicada. Na dúvida, converse com o seu médico.

Natação durante a gravidez e seus benefícios

Grávidas também são outro grupo que costuma ter dúvidas quanto a quais atividades podem praticar. E não é para menos. Trata-se de uma fase cheia de mudanças hormonais. A barriga cresce, o que faz com que o centro de equilíbrio do corpo mude. As costas doem, o cansaço vem com tudo e, para completar, a gestante pode se sentir desanimada com a sua nova forma física. Tudo isso junto pode até levar a um quadro de depressão para as mulheres que já são propensas a desenvolver a doença.

A natação funcionaria então como um verdadeiro antídoto contra todos esses males. Ela melhora a capacidade cardiovascular, o que reduz o risco de trombose, por exemplo, que costuma ser aumentado nessa fase. Por favorecer a postura, ela também ajuda a reduzir as dores na lombar, tão comuns por conta do peso da barriga. E por falar em dores, as articulações também ficam mais fortalecidas, reduzindo as dores também nessa parte.

Idosa na bicicleta
A natação é uma das melhores atividades físicas para a terceira idade.

É importante fortalecer o corpo como um todo já que, por menos que a gestante engorde, sempre há um aumento significativo do peso, concentrado especialmente na barriga. Já que a maior parte dos exercícios aeróbicos não são indicados nesse período, nada melhor do que optar por um que seja de baixo impacto, como é o caso da natação. Assim, você exercita o seu corpo e não coloca a si mesma e nem ao seu bebê em risco.

Você vai se sentir mais disposta, inclusive para fazer os preparativos para a chegada do bebê. É por isso que costumamos dizer que a natação pode impactar indiretamente até mesmo na organização do seu enxoval e toda a estrutura para receber o seu filho.

E você? Faz ou já fez aulas de natação? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

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Marcia

Jornalista. Professora. Tradutora. Bailarina. Mãe. Mulher. Dedicada às minhas lutas diárias. Em constante transformação. Quando não há mais nada a dizer, escrevo!!!