Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tocar um instrumento: com ou sem professor

De Carolina, publicado dia 05/10/2018 Blog > Música > Violão > 5 razões para fazer aulas de violão

O violão com certeza está no topo dos instrumentos favoritos dos brasileiros!

Seja seco, acústico ou elétrico, é o acessório essencial para roqueiros e a ferramenta essencial das noites de luau com fogueira.

Ela é prática pela sua acessibilidade e pela variedade de repertório que ela permite interpretar, o que faz você querer ter aulas de violão.

Enquanto um violino só soará depois de vários meses, com a guitarra, é possível tocar uma música decente depois de apenas algumas semanas aprendendo o violão (facilmente).

Mas de que aprendizado estamos falando?

Aqui competem duas escolas, a dos autodidatas e a dos que preferem recorrer às aulas de violão.

As mídias sociais têm assumido um papel muito importante na divulgação de conhecimentos online: tutoriais em vídeo, fóruns ou grupos especializados. Porém, a pedagogia e a experiência de um bom professor podem ser muito úteis, até mesmo para salvar vidas como nas aulas de violão!

Desafios para aprender música Não há mistérios: com aulas particulares, você tem menos chances de contrair vícios com seu instrumento

Para dar uma pequena visão geral das vantagens dos cursos, o Superprof apresenta cinco boas razões para ter aulas de violão:

Qual marca de violão? Yamaha, Tagima, Strinberg, Ibanez, Fender, Takamine, Gibson? Qual estilo  você escolheu? Violão clássico, guitarra eléctrica, guitarra electro-acústica… é um instrumento versátil e popular.

Razão # 1 – Não desenvolva maus hábitos

Os princípios básicos do violão são, na maioria das vezes, acessíveis ao autodidata. No entanto, querer evoluir sozinho pode ser uma oportunidade para desenvolver maus hábitos, longe de ser uma aula de violão de verdade.

Posição, cordas, ritmo, aprender a tocar violão (fácil ou difícil?) é muito mais sutil do que você pensa. Esses maus hábitos são mais frequentemente o que impede de você desenvolver seu potencial de violonista.

Você está obviamente livre para adotar seu próprio estilo ao longo de sua carreira. E nós o encorajamos!

Como começar o “scratch”? Evite ter rapidamente maus hábitos com o violão!

Muitos violonistas experientes dirão que você não precisa ir a uma escola de música, passar vários anos no conservatório, ou aprender teoria musical para fazer um som de violão. Não vamos contradizê-los e nem é nossa intenção.

Existem, no entanto, algumas regras a respeitar, a fim de iniciar a aprendizagem do violão da melhor forma possível. Por exemplo, evitar os pequenos “vícios” ou “jeitinhos” que poderiam passar despercebidos no início, mas que tornariam a tarefa mais complicada se você continuar progredindo.

Você pode aprender a afinar um violão, ler uma tablatura ou usar um metrônomo sozinho. Você encontrará vários tutoriais no YouTube que mostram o que fazer.

Por outro lado, alguns aspectos mais técnicos, como o shuffle, o tapping ou o picking envolvem o domínio de um know-how e técnicas específicas a serem aprendidas através de um ensino personalizado.

Razão # 2 – Mantenha-se motivado, não desista

Aprender o violão ou qualquer instrumento pode ser complicado, especialmente quando se está sozinho.

Aprenda um instrumento de corda Já pensou em tocar na rua, em alguma cidade charmosa para os turistas e ganhar dinheiro com isso?

A maioria das desistências costuma acontecer depois de um tempo difícil e incerto. Ou quando a pessoa acha que não está evoluindo no aprendizado. Assim, fica difícil continuar motivado para treinar e estudar tudo aquilo que for necessário para melhorar na prática.

Infelizmente, esse é o caso de muitos estudantes que decidem embarcar nessa aventura sozinhos.

Nessas condições, é difícil ter a percepção necessária para isolar as pequenas falhas responsáveis ​​por essa situação. Portanto, para melhorar no violão, é importante definir metas claras e alcançáveis. Um professor experiente sempre pode adaptá-las ao seu nível!

Não entre em pânico! Se você encontrar um obstáculo que ameace seu aprendizado com o violão, o professor sempre pode ajudá-lo a superar ou contorná-lo com seus sábios conselhos. O início de toda a aprendizagem é um momento crucial, é uma oportunidade para construir bases sólidas em termos de motivação.

Isso impedirá você daqueles períodos de dúvida e desânimo que poderiam comprometer seu desejo de aprender e levá-lo a desistir. Um pedagogo e um professor paciente poderão animá-lo e você vai aproveitar ao máximo seus conselhos.

Razão # 3 – Ter um acompanhamento regular

Aprender um instrumento requer rigor, paciência, disciplina, tempo e muita paixão. Se você está determinado a se tornar a próxima estrela do rock do momento, a melhor maneira de chegar lá é impor um cronograma concreto e rigoroso.

E acredite, isso não é pouca coisa!

As muitas tarefas externas dificultam a tarefa, e nós rapidamente adiamos essa sessão de aprendizado para a próxima semana para poder passear com os amigos ou um dar uma olhada nas redes sociais.

Infelizmente, não há segredo. A prática regular de um instrumento é o ingrediente chave para alcançar o nível que você quer alcançar.

Há muitos benefícios em fazer aulas particulares, o acompanhamento regular é um deles. Se é semanal, mensal ou pontual, ajudará a avaliar o progresso do aluno e verificar a assimilação do conteúdo.

Esse curso adaptado evitará que você fique estagnado ou entediado durante essas primeiras semanas difíceis. O olho externo de seu professor vai ajudá-lo a ajustar o treino de acordo com suas expectativas.

Essa é também uma oportunidade para você reservar algumas horas de seu tempo nessa atividade, deixando as distrações usuais de lado. Acredite, é difícil, mas é bom!

Aproveite o tempo para praticar regularmente e melhorar a si mesmo.
Não há segredos, a prática regular de seu instrumento garante o seu progresso.

Razão # 4 – Expandir seu repertório

Se você está convencido de que o violão é seu instrumento de escolha, é inevitável que você já tenha alguns títulos em mente que espera reproduzir o mais rápido possível. Stairway to Heaven, No Woman No Cry, Come As You Are ou Highway to Hell são hits atemporais que todos nós já ouvimos em algum lugar.

Seja rock, jazz, bossa nova, reggae, pop ou até mesmo música eletrônica, o violão tem a vantagem de ser um instrumento muito popular utilizado em muitas composições musicais.

Usar um professor particular é também uma oportunidade para se abrir para um repertório musical mais amplo e denso.

Aprenda a tocar violão em todas as suas formas e descubra novos horizontes musicais!

Se você falar para o seu professor qual tipo de música você gosta ou quer aprender, ele poderá fazer você descobrir artistas semelhantes ou abordar diferentes músicas. Mas, provavelmente, ele vai agradá-lo!

Faça aulas de instrumento de corda Tocar violão pode ser uma atividade autodidata ou com ajuda de um professor

Então, por que não dividir essa paixão com alguém que entende mais que você e ainda pode te dar dicas preciosas para o seu aprendizado de violão? O que você está esperando para começar as suas aulas o mais cedo possível?

Essa é a oportunidade perfeita para aperfeiçoar a sua educação musical e estimular a sua curiosidade enquanto trabalha na técnica de violão.

Dessa forma, você evitará tocar as mesmas músicas, ganhará confiança e terá maior probabilidade de responder favoravelmente aos pedidos de seu público quando eles pedirem que você toque uma música específica.

Razão # 5 – Conheça pessoas com a mesma paixão

O que há de melhor que construir uma pequena rede de entusiastas que compartilham a mesma paixão que você? Aprender a lidar com as cordas de uma maneira brilhante?

Um professor experiente provavelmente terá a oportunidade de colocar você em contato com perfis semelhantes aos seus e poderá compartilhar essa paixão com outras pessoas.

A vantagem é que o violão (por que aprendê-lo?) pode ser tocado individualmente e em grupo! As duas maneiras são incríveis e podem acrescentar muito em suas técnicas para ficar um craque nas cordas! Você é livre para escolher o caminho que melhor lhe corresponde!

Por outro lado, o contato humano facilita muito o compartilhamento de conhecimento e evolui em um ambiente dedicado a essa atividade. Ela lhe permitirá aprender mais rápido que sozinho. É o caso da aprendizagem de línguas, mas também da dos instrumentos ou da música em geral.

Alguns dos melhores guitarristas e violonistas do mundo como Jimmy Hendrix, Keith Richards, Carlos Santana, Neil Young ou Wes Montgomery, somente para citar alguns, começaram a aprendizagem como autodidata, mas sempre em contato com outros músicos.

Seja copiando, olhando, comparando ou apenas ouvindo, o objetivo final é sempre o mesmo, vá além e se enriqueça com o que te rodeia.

Jimi Hendrix, lenda do rock e guitarrista mestre.

Se a música é uma arte, é importante também ver algum aspecto divertido. E o que é mais divertido que improvisar um luau com seus amigos violonistas, intervalos de troca e progresso juntos?

Então, não perca mais tempo! Entre já em contato com amigos ou com um professor particular para poder dividir essa paixão com eles!

Aulas de instrumento de corda Não dá para fazer pirraça na hora de praticar! Tem que tocar sempre que der

Caso não souber onde encontrar o seu professor de violão (já pensou em aprender com videogames?), saiba que o Superprof tem a solução!

Com certeza, há o professor certo entre os vários cadastrados no nosso site no Brasil inteiro!

É só você colocar a sua cidade e o tipo de aula que quer ter. Os professores mais próximos de sua casa, escritório, faculdade, escola, vão aparecer. Você poderá escolher o que tem mais a ver com suas expectativas e com seu orçamento!

E a vantagem é que a primeira hora da aula é, na maioria das vezes, de graça!

Encontre já o seu!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar