Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como um professor pode ajudar os alunos fora da escola?

De Fernando, publicado dia 08/12/2017 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Por que oferecer aulas de reforço escolar?

Reforço escolar pode ser o seu diferencial e as aulas particulares estão muito em alta! Os dias em que os professores colocavam anúncios nos murais de padaria já passaram. E hoje, com a explosão do digital e da Internet, oferecer serviços em matemática, português, história, química, pintura ou canto nunca foi tão fácil.

Quer saber como e já começar a planejar as suas primeiras ações em busca de um bom volume de alunos para seu cronograma ou um professor específico para suas necessidades?

Presencial ou via videoconferência, O Superprof coloca você em contato com milhares de alunos que buscam novos aprendizados e professores que desejam compartilhar seus conhecimentos com você. Aqui estão 8 dos principais motivos para criar e tomar aulas de apoio escolar!

Como você cria cursos personalizados? Seu desenvolvimento como professor precisa ser constante!

1. Ensino mais eficaz em face a face

Os cursos ao vivo e presenciais oferecem muitas vantagens em relação aos fornecidos pela webcam e outros métodos de videoconferência:

  • Estabelecimento de uma relação humana real entre o professor e seu aluno, criando uma maior proximidade,
  • As trocas são mais fáceis e mais espontâneas, cara a cara,
  • A conexão pessoal é mais relevante, tanto para o professor como para o aluno,
  • Concentração e motivação são facilitadas para o aluno, já que o professor está literalmente ao seu lado.

Descubra as grandes diferenças entre a webcam e as aulas de suporte doméstico.

2. A resposta ideal para melhorar o nível dos alunos

Os estudantes estão cada dia com mais dificuldades? Você pode ser a chave para melhorar isso.

Se o nível de aprendizado dos alunos está necessitando de mais atenção, você pode tentar ajudar. Seja por um problema de metodologia, concentração ou formação dos professores, o professor de reforço escolar pode chegar como um grande apoio para os pais que esperam que os filhos tenham uma boa carreira escolar.

Planeje aulas que consigam trazer de volta para cada aluno o prazer em aprender e atenda em locais que o façam sentir seguro, como sua casa, em um horário agradável para ele e contando com um método personalizado. Traga sempre exercícios que o ajudarão a concentrar a energia naquela disciplina e evoluir, buscando resultados no cotidiano dele no colégio ou faculdade.

Um problema é que nem todos os pais geralmente possuem poder de compra suficiente para pagar lições particulares para seus filhos, infelizmente. Mas outras estruturas sociais, como associações, podem assumir o controle e oferecer  aulas de tutoria gratuitas para crianças em dificuldade, além claro, do apoio da escola formal em oferecer momentos de monitoria e tutoria específica para alunos que precisam de atenção especial.

3. Um acompanhamento sob medida do progresso do aluno

Aulas particulares de reforço atualmente são bem vistas, como uma maneira madura de compreender que o apoio é necessário e ele pode ser muito bom para acelerar o aprendizado ou tirar as dúvidas com um profissional especializado e com método para esse tipo de situação.

E como acontece um curso de apoio domiciliar?

Um aula personalizada não deve ser considerado como um elemento pontual, mas sim como algo regular (por exemplo, uma vez por semana) por um mínimo de 1 mês. De fato, é preferível estabelecer uma relação de confiança entre o professor e seu aluno, para dar-lhe exercícios de uma sessão para outra e para poder adaptar sua metodologia, se o professor sentir que seu aluno é mais receptivo a certas pedagogias.

As aulas de webcam também têm vantagens, mas eliminam um pouco desse lado humano para o relacionamento que se forma entre o professor que vem ensinar e o aluno em casa.

Finalmente, o que é mais gratificante para o professor do ver as notas de seu aluno subir e ter bons resultados? Por isso estar focado em criar um material personalizado faz muita diferença

Qual a maior barreira para seu pupilo Apoio pessoal é muito bom para compreender melhor a disciplina

4. A oportunidade de trabalhar com todos os tipos de professores

Uma aula particular não pode ser um momento chato! Vocês precisam ter uma conexão de confiança e uma relação saudável.  Caso o seu professor de reforço escolar não se adequou a você, não tem problema. Você sempre pode procurar alguém mais próximo do que você espera.

Todos os níveis acadêmicos podem ser interessantes, dependendo, claro, da sua necessidade. Pode ser um professor do ensino fundamental ou do ensino médio, um estudante universitário, um bacharel, um professor universitário ou um pesquisador, profissionais mais experientes ou novatos. O importante é encontrar a sua felicidade para esse momento que precisa ser tranquilo e focado no seu aprendizado.

Cada um dos seus professores tem seu próprio método de ensino e ele pode ou não ser adequado para você.

Busque sempre ler e receber boas referências dos seus professores, com as avaliações em sites ou boca a boca, para ter uma boa noção de quem é aquela pessoa que estará com você nessa caminhada de sucesso.

5. Educação em casa não é tão caro!

Se você acha que aulas particulares são caras, isso é uma noção um pouco distorcida.

Assim como existem professores de todos os níveis, existem diferentes valores para cada hora aula.

Em São Paulo, por exemplo, o valor médio das aulas de língua portuguesa e literatura em casa é de R$51, um bom investimento para o seu aprendizado. E isso varia muito de acordo com o foco do seu professor.

Se você busca alguém para apoio na alfabetização, o valor (e o trabalho) será diferente dos que fazem aulas focadas na redação do Enem, assim como muda se você procura alguém com grandes credenciais acadêmicas, como um Doutorado, ou se um estudante universitário já é suficientemente bom para sua deficiência escolar.

O importante é casar esses pontos e achar o seu professor certo, criando uma rede de confiança e apoio.

6. Aprenda o que desejar sem sair de casa

Obtenha melhores notas, consiga um incentivo para revisões, organize-se melhor para aprender as lições, prepare-se para uma prova… Existem muitas boas razões encontrar o seu melhor professor particular!

Você sempre sonhou em cantar? Você pode encontrar um bom treinador vocal em sua cidade para ensinar-lhe técnicas de canto para seu desenvolvimento mais rápido ou apenas como um hobby para relaxar da rotina pesada.

Você só pensa em fazer aulas de piano para aprender a tocar algumas peças de Chopin? Dê uma olhada nos perfis de nossos professores pianistas: são muitas as possibilidades esperando por você em todo o país.

Esse desafio também é muito gratificante para os professores, que acabam desenvolvendo metodologias mais personalizadas para que seus pupilos consigam superar até mesmo os desafios mais complexos. Além disso, é uma ótima chance para também poder passar seus conhecimentos mais gerais sobre aquele tema para um aluno que tem uma grande paixão. Explique sobre respiração, postura ou dê dicas de boas músicas para o seu aluno e acompanhe a aventura que vocês acabaram de embarcar juntos!

Como controlar a agenda das aulas Aulas de música podem ser bons momentos para relaxar e aprender

7. Reveja seus objetivos com o apoio escolar

Da escola primária até o final do ensino médio, e mesmo depois (nada impede que você faça aulas particulares durante a faculdade ou para exames preparatórios específicos, por exemplo), as aulas particulares destinam-se a fazer você passar por uma dificuldade (objetivo único e direcionado) ou para acompanhá-lo a médio/longo prazo em caso de dificuldades em uma disciplina escolar.

Uma nota importante para futuros professores em casa: para dar lições privadas eficazes, a regra de ouro é permanecer sempre disposto a ouvir seus alunos. Peça-lhes que expliquem um ponto da lição que você acabou de esclarecer, que ele tenha uma mão em uma tarefa difícil para ver como ele organiza seu raciocínio e coloca em prática seu conhecimento, ….

Finalmente, use o instinto de seu professor e sinta se seu aluno realmente entende, porque ele pode não se sentir a vontade para pedir que você explique novamente. Como em um casal feliz, a chave para o sucesso acadêmico é a comunicação entre o professor e seu  aluno.

Se você consegue trocar ideias, criar uma mente mais aberta para certas matérias e desenvolver o raciocínio dele, você será parte desse resultado tão importante que é a melhora da nota do seu pupilo!

8. Mude a visão dos alunos sobre o ensino através de aulas de reforço

A relação que os alunos têm com seus professores na escola pode ser um grande problema de aprendizado. Se o ambiente não colaborar e o profissional não estiver disposto a trabalhar bem com seus alunos, realmente será complicado ter um espaço de aprendizado agradável e produtivo.

Por que não se concentrar em um professor particular com quem ele podem ser mais propenso a aprender e se desenvolver com maestria? Muitas vezes, ele só precisa de um pouco mais de atenção e das ferramentas certas para aprender.

Geometria ou artes, sempre é bom aprender Planeje bem suas aulas e materiais necessários para cada momento

Se ele está tendo dificuldade em uma parte específica da disciplina e o professor regular não consegue ou pode ajudá-lo devido ao tempo e volume de alunos, um professor particular de reforço escolar pode tirar de letra essas necessidades e transformá-la em bons resultados.

Que tal procurar um profissional exclusivo ou criar o seu próprio método para apoiar alunos em sua região? Essa é uma maneira muito especial de colocar o seu conhecimento em prática!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar