Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Determinar a valia da aula de alemão enquanto professor particular

De Camila, publicado dia 18/12/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Como estabelecer o preço de um curso de língua alemã?

“É tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.” – Albert Einstein

A citação do famoso alemão Albert Einstein mostra como o papel do professor é importante na vida daqueles que desejam aprender.

Uma das funções do tutor da língua estrangeira falada na Alemanha é, então, a de motivar o aluno a buscar cada vez conhecimento sobre a matéria ensinada.

Você é apaixonado pelo idioma de Goethe, o domina bem e possui essa vontade incontrolável de passar seus conhecimentos adiante? Além de amar ensinar, você ainda ama averiguar e acompanhar o desenvolvimento – tanto da fala quanto da escrita – dos seus pupilos? Então você escolheu a profissão certa!

Transmitir sabedoria é uma tarefa nobre e, como todas as outras, precisa ser remunerada. Nos tornamos professores por paixão ao ofício, mas é preciso sobreviver, não é mesmo?

Chegou a hora de se lançar em uma nova aventura profissional e começar a dar aulas particulares de alemão? Antes de ir atrás dos seus futuros alunos, é preciso estipular a tarifa para suas sessões de ensino.

Muitos professores ficam na dúvida de quais critérios levar em consideração na hora de determinar o valor da hora de aula oferecida. Para os “marinheiros de primeira viagem”, esta tarefa pode parecer complicada, o que é inteiramente normal.

É importante ter em mente que tal missão não é nada difícil. Assim, decidimos dar uma “mãozinha”, te guiando na hora de analisar os fatores que devem ser levados em conta. Desta maneira, você conseguirá estipular um valor justo e adaptado tanto para o seu trabalho quanto para o perfil de cada aluno.

Fazer uma pesquisa de mercado

A primeira informação básica na hora de estabelecer a tarifa do professor particular é ter em mente que os preços são calculados por hora de aula.

Com esta informação em mãos, chegou a hora de dar uma “espiada” no mercado de tutorias individualizadas e ficar por dentro do valor cobrado por outros professores de alemão na sua região. Desta forma você começará a ter uma ideia do preço oferecido aos aprendizes, te permitindo não ficar muito abaixo ou acima da média.

Comece procurando na internet. Existem fóruns dedicados ao assunto, assim como sites que divulgam o trabalho de profissionais do ensino do alemão. Quer uma dica fácil? No site do Superprof você encontra professores dedicados à aulas do idioma falado na Alemanha. Vale a pena conferir onde eles atuam e quais as tarifas cobradas.

Tanto o perfil dos professores quanto o perfil dos alunos influenciam no preço final das aulas de alemão. São muitos os fatores que influenciam na hora de definir o preço das aulas de alemão.

Uma boa dica para ter sucesso na sua busca é agir como se você fosse um aluno à procura de uma professor da língua germânica. Afinal de contas, é desta maneira que seus futuros clientes te encontrarão.

Um vez com os preços diante dos seus olhos, analise também o perfil dos professores e o tipo de aluno que eles se propõem a atender. Veja se os profissionais são diplomados, se possuem cursos de especialização, se ensinam para níveis básico, intermediário e/ou avançado. Você perceberá que esses fatores influenciam na quantia final demandada pelo profissional.

Faça igualmente uma pesquisa de preço nas escolas de idiomas para saber quanto elas cobram pelas aulas em grupo e pelos cursos particulares oferecidos.

Mesmo que pareça redundante a procura pelas tarifas em tantos lugares diferentes, esta é uma etapa importante que te ajudará muito na hora de estipular seus próprios valores da hora de aula.

Além de te permitir conhecer bem o mercado no qual você entra, este passo permite ainda a fixação de uma tarifa justa mediante os serviços que você vai oferecer.

Tal estudo de mercado te dará igualmente a capacidade de justificar o preço das suas aulas caso algum cliente em potencial questione os valores.

As tarifas mudam muito e vários fatores interferem nessa variação. Apenas como informação geral, a média de preço de uma hora de aula de alemão custa por volta de 50,00 reais.

Antes de encarar o desafio de ensinar o idioma da Alemanha como língua estrangeira para brasileiros é preciso estar bem informado sobre as qualificações e diplomas necessários para exercer esta profissão.

Ter consciência do seu nível de domínio do idioma

Ao fazer a pesquisa de mercado indicada acima, você provavelmente perceberá que o valor das tarifas de hora de aula variam de acordo com a qualificação e experiência do professor.

Os tutores individuais que oferecem cursos de alemão podem possuir perfis bem diferentes.

Estabelecer um bom preço é essencial para se conseguir estudantes de alemão. Encontrar o preço justo para suas aulas particulares de alemão ajuda a encontrar alunos mais rápido.

Efetuando uma busca rápida no site do Superprof  com as palavras chaves “professor alemão“, você perceberá logo de cara a diversidade dos profissionais que oferecem esse serviço.

Podemos constatar, então, que um dos fatores que influenciam na hora da estipulação da tarifa de aula é o nível de competência dos educadores.

Você é estudante universitário, tem um excelente domínio da língua alemã e pretende dar aulas para conseguir uma renda extra no final do mês? Ótimo, mas você deve ficar atento, pois o preço da sua hora de tutoria não pode ser o mesmo – e nem superior, obviamente – do que o de um professor nativo diplomado no ensino da língua alemã para estrangeiros.

É muito importante, então, que você tenha um bom senso crítico na hora de definir seu nível do idioma de Goethe.

Você fez morou na Alemanha?
Você é nativo germanófono?
Você fez faculdade de Letras com especialização no ensino do alemão como língua estrangeira?
Você frequentou a universidade na Alemanha (ou em outro país onde o alemão é a língua oficial)?
Você se especializou em um país germanófono no ensino do idioma para estrangeiros?

Essas e outras perguntas são importantes a serem respondidas, pois elas te ajudarão ter consciência das suas qualificações enquanto profissional do ensino da língua alemã.

Outro ponto importante a ser considerado é a experiência na área de ensino: um professor com muitos anos de experiência poderá cobrar mais caro do que outro com várias especializações, mas em início de carreira.

Estabelecer em qual nível de domínio do alemão você se encontra acaba sendo menos evidente quando o professorado não é a sua área principal de atuação (exceção para os nativos germanófonos).

Uma boa alternativa é fazer um teste de nivelamento. A internet está cheia deles. Com o resultado deste procedimento, você saberá aonde se encontra dentro da escala estabelecida pelo sistema europeu de referência comum de línguas.

Existem várias maneiras de divulgar seu trabalho de aulas particulares de alemão.

Se você possui um escritório, então sua tarifa será diferente daquela estipulada por professores que atende em domicílio. Vários fatores influenciam na hora de se estabelecer as tarifas para as aulas particulares de alemão.

Caso você prefira um teste presencial, dirija-se ao Goethe-Institut mais próximo e se informe das possibilidades e datas dos próximos exames.

Vale lembrar que o preço cobrado por professores que ensinam alunos do nível B2 e C1 não é o mesmo daquele cobrado por quem dá tutoria a iniciantes na aventura do aprendizado do alemão, já que o primeiro exige muito mais conhecimento da parte do profissional que o segundo.

Estabelecer o nível a ser ensinado para os alunos

Como citado acima, além do professor precisar identificar qual seu nível de conhecimento na hora de estipular suas tarifas de aula, ele também precisa determinar qual será o seu público alvo.

Existem educadores especializados em aulas de alemão como língua estrangeira para crianças, adolescentes, adultos, universitários, empresários, etc. Sem contar que o nível de domínio da língua ainda varia dentro de cada uma das categorias citadas acima.

A pedagogia utilizada para ensinar uma criança de 7 anos em plena introdução ao idioma da Alemanha é completamente diferente daquela aplicada nas aulas de um profissional que procura enriquecer seus conhecimentos na língua de Goethe ligados à área de Direito ou Medicina, por exemplo.

Ainda dentro de cada uma dessas categorias, existe o diferencial do avanço do conhecimento do aluno. Exemplo: aulas em nível C1 para empresários serão mais caras do que aquelas em nível A1, pois elas necessitam de uma preparação e conhecimentos específicos da área.

Ou seja, quanto mais elevado o nível do aluno, mais elevada será a tarifa, já que as competências e a preparação dos professores também devem ser cada vez mais completas.

É importante conjugar, então, mais este fator determinante aos outros apresentados aqui nesta matéria para conseguir atingir um valor justo para suas aulas particulares de alemão.

Determinar os custos de funcionamento

Você pretende dar aulas na casa dos alunos? Caso esse seja seu plano de atuação, então você deve incluir o preço do deslocamento na sua tarifa.

O professor deve prever os gastos com transporte na hora de definir a tarifa das suas aulas de alemão. O deslocamento do professor de alemão deve ser levado em conta nas aulas particulares em domicílio.

Caso você pretenda receber os pupilos em sua casa ou escritório, então é preciso prever os gastos com água, luz, telefone, internet e aluguel.

Sem falar nos materiais que você colocará à disposição dos aprendizes na hora das aulas. Seja no seu local de atendimento específico ou em aulas em domicílio, o professor sempre aparece com xerox e impressões de textos e exercícios para dar uma dinamizada na aula. Tais custos devem ser igualmente levados em consideração, senão o educador acabará pagando para dar aulas!

Estipule também a região na qual você pretende se deslocar (no caso de atendimento em domicílio), pois o tempo gasto no trajeto entre a casa de um aluno e outro é tempo que você fica sem dar aulas, ou seja, sem ganhar seu suado dinheirinho.

Tente montar uma clientela na qual seus alunos estejam próximos uns aos outros, ou dê preferência para uma determinada região da cidade por dia da semana. Isso evitará o desgaste de tempo perdido em deslocamento e o desgaste físico do cansaço.

E antes de começar seu trabalho como professor particular, lembre-se que é preciso entender como montar e estruturar as aulas de alemão.

Aproveite também para encontrar um bom curso de alemão online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar