Em geral, quem paga por um serviço deseja o melhor pelo valor do seu dinheiro.

Esta máxima econômica é definida como a combinação ideal de custo, qualidade e sustentabilidade e se aplica a tudo, incluindo aulas particulares.

O mercado de aulas particulares em casa está crescendo gradualmente no Brasil, com a contribuição de professores que têm por objetivo fornecer aos seus alunos a melhor oportunidade possível de sucesso acadêmico.

No entanto, dar aulas particulares de geografia é como "matar um leão" de uma espécie diferente.

A disciplina, embora hoje seja um estudo mais vital do que nunca, viu sua importância ficar para trás em relação a disciplinas mais proeminentes, como matemática, idiomas, incluindo o inglês, e outras ciências, como física e biologia.

Segundo o MEC (Ministério da Educação):

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade,
possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva. Para tanto, porém, é
preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos
com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo a
poder não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais
historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre
a realidade: o conhecimento geográfico.

Portanto, o Superprof agora examina todos os motivos pelos quais alguém pode buscar aulas de geografia e ajuda a determinar um preço razoável para cada um.

Razões para contratar um professor de geografia

Um homem viajante admirando uma cadeia de montanhas
Qual o perfil ideal de professor de geografia?

Os motivos pelos quais alguém pode buscar por aulas particulares em qualquer assunto são muitos e variados, mas todos eles levam ao mesmo resultado final desejado: sucesso acadêmico.

O sucesso acadêmico é em grande parte determinado por notas altas nos exames, avaliações e provas, então muitas pessoas contratam um tutor especificamente para a preparação do teste. Por exemplo, aulas de geografia para o enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ou então curso de geografia a distancia para o vestibular. Ou então simplesmente aula de geografia para 3 ano fundamental, ou aula de geografia para 6 ano. Existem também muitas ofertas de aula de geografia para concurso.

Outro motivo para se contratar um professor particular seria nos casos de crianças com deficiência de aprendizagem.

Segundo a Agência Brasil, nos últimos cinco anos, de 2014 a 2018, o número de matrículas de estudantes com deficiência cresceu 33,2% em todo o país, conforme dados do Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No mesmo período, também aumentou de 87,1% para 92,1% o percentual daqueles que estão incluídos em classes comuns. Uma porcentagem substancial dos quais se beneficiaria muito com aulas individuais.

Cada uma dessas condições únicas aumenta o custo das aulas particulares em casa, porque supõem que o tutor deve ter habilidades específicas.

E onde a geografia se encaixa em tudo isso?

A menos que qualquer uma das condições mencionadas acima se aplique, se o aluno que precisa de instrução suplementar e / ou ajuda com a lição de casa estiver aprendendo geografia como parte do currículo padrão da escola, ele (a) se enquadraria na categoria de alunos que contratam um tutor para simplesmente aprimorar seu desempenho escolar.

No entanto, se esse aluno curioso tem a intenção de eventualmente se formar na universidade com um diploma de geografia e está no último ano do ensino médio, ele / ela seria muito interessante ter um professor em casa para a aprendizagem guiada.

Como você deve imaginar, o custo de tal tutoria específica pode ser um pouco mais alto.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre os cursos de geografia!

Uma aluna com muitas dúvidas.
Você precisa fazer as perguntas certas, tanto sobre você quanto sobre as qualificações do seu professor. É a melhor maneira de obter o melhor preço!

Determinando o custo de um professor para estudar geografia

Além dos mencionados acima, quais fatores determinam quanto você pagaria por aulas particulares de geografia?

  • O nível do aluno: alunos mais jovens têm momentos de atenção mais curtos, então as sessões de aula particular de geografia tendem a ser mais curtas em duração e os conceitos são mais elementares. Quanto mais avançado o aluno, mais complexos são os conceitos a serem absorvidos, fazendo com que o tutor tenha um maior grau de conhecimento na matéria.

 

  • O tipo de aula particular: ajuda com o dever de casa e apoio acadêmico geral são contínuos; o tutor é mais um treinador de aprendizagem do que alguém que instrui. A preparação para avaliações envolve conhecimento específico e, possivelmente, mais tempo, enquanto a tutoria de um aluno de graduação exige que o tutor tenha níveis avançados de educação.

 

  • O método de ensino: aulas em casa, o que significa que o tutor faz visitas agendadas à sua casa, pode ser bastante caro em comparação com as aulas online de geografia. Outra opção seria trabalhar em um centro de tutoria, mas o preço lá pode ser ainda mais alto do que um professor na sua casa!

 

  • Individual ou pequeno grupo: os melhores tutores geralmente dão um pequeno desconto para alunos que desejam aprender com três ou quatro colegas. As empresas de tutoria também adotam essa filosofia; por meio deles, você pode contratar um professor que lecionaria a um de seus grupos de estudo.

 

  • Sua localização: há muito mais professores em cidades grandes do que em cidades menores ou no interior. No entanto, as estatísticas mostram que as aulas particulares em São Paulo custam mais do que em Vitória, João Pessoa ou Curitiba.

 

  • Disponibilidade: muitos professores de geografia trabalham como tutores de geografia à noite e fins de semana; você talvez tenha que pagar um valor extra pelas aulas particulares à noite. Você também pode encontrar alunos de graduação que, para financiar sua faculdade, dão aulas particulares a alunos de nível inferior, portanto, pode ser necessário levar em consideração sua disponibilidade em função de seus estudos.

Outro fator a se pensar é que, além dos livros didáticos de geografia ou outros materiais didáticos para o tutor trabalhar, ele proporcionaria uma gama mais diversificada de recursos de estudo, talvez com um custo adicional.

Finalmente, devemos olhar para o investimento do professor em relação à sua formação.

Se ele / ela passou anos na universidade, obteve um diploma de doutorado em geografia e depois ainda uma década ou mais fazendo trabalho de campo, ele / ela apresentaria credenciais impecáveis ​​... e não poderia cobrar barato.

Uma turma de estudantes e seu professor em aula de campo.
Não é estritamente necessário que o professor seja altamente graduado para ensinar geografia para alunos de 7 anos de idade

Custo: aula de geografia ensino medio

Começamos com essa etapa específica da Educação Básica porque seus alunos precisam de muita orientação em seus estudos; de alguém para motivá-los e mantê-los no caminho certo.

Sem a aprendizagem formal de novos conceitos e nada para manter os alunos do ensino médio focados na expansão de seus conhecimentos de geografia, existe o perigo de que eles abandonem o desejo de estudar e não invistam em suas carreiras.

Como isso funciona como um incentivo para se formar em geografia?

Em média, você pode esperar pagar menos por uma hora de aulas em Geografia (cerca de 37 reais) do que pagaria por aulas de matemática (aproximadamente 40 reais) ou Inglês (cerca de 48 reais), ou mesmo o que pagaria para um professor voltado à preparação do Enem.

Além disso, se você mora em São Paulo, seu preço médio é estimado em pouco mais de 41 reais por hora. Compare isso com a taxa por hora de tutores em João Pessoa a 31 reais.

Claro, essas são apenas diretrizes; elas não levam em consideração a profundidade de estudo ou o nível de educação que um tutor específico alcançou.

Se você esperava contratar um professor de geografia altamente graduado, com razão, essas sessões seriam caras: mais de 45 reais por hora.

Por outro lado, você pode considerar alguém que esteja cursando graduação em geografia; quem está se preparando para entrar na universidade ou já é calouro; em seu primeiro ano na universidade.

Há benefícios em contratar um professor que recentemente passou pela mesma provação que você enfrenta, e a primeira delas é um preço mais baixo.

Um tutor que passou recentemente no vestibular pode ser capaz de compartilhar estratégias eficazes de fazer o exame, bem como ajudá-lo a internalizar as especificidades da geografia física e humana.

Além disso, estar perto de você na idade pode significar um relacionamento melhor e mais imediato do que você poderia conseguir com um professor mais formal; aquele que tem anos de experiência em sala de aula e com aula particular.

Por fim, embora não seja formalmente treinado para identificar seu perfil, esse professor pode se encaixar no seu estilo de aprendizagem para lhe proporcionar uma experiência de aprendizagem única e inesquecível.

O melhor nem sempre é o mais caro; muitas vezes, o que identificamos como ideal é o que funciona melhor para nós.

Agora que você tem as diretrizes de preços, é hora de pesquisar; encontre um professor de geografia que se adeque a você para alcançar os resultados de que precisa - ou seja, aquela conceito tão sonhado no exame, para que você possa fazer seus estudos de geografia até a universidade e além!

Precisando de um professor de Geografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.