A faculdade de Letras é a melhor escolha para os estudantes que desejam seguir carreira como professor de português língua estrangeira.

Ensinar português como segunda língua, português língua não materna, português língua de herança é um trabalho bastante gratificante mas que exige muito conhecimento por parte do ensinante.

Habilidades e conhecimentos específicos são necessários para o sucesso do curso de PLE. O ensino de português para alunos estrangeiros não se passa da mesma forma que o ensino de português para falantes maternos.

Assim, é importante e necessário que os profissionais que desejam atuar como professores de PLE busquem fazer as formações específicas para dar aulas para estudantes não lusófonos.

Atualmente é possível fazer licenciatura na área de PLE, assim como fazer especializações, curso de formação de professores e até mestrado em portugues para estrangeiros.

Em termos de profissão, as oportunidades na área de PLE são boas e diversificadas para quem possui formação concreta e experiência comprovada na área.

Um bom percurso acadêmico conta bastante em favor do professor de PLE que deseja alcançar sucesso profissional. Hoje, as oportunidades para professor de PLE são várias, no Brasil e no exterior é possível atuar como ensinante de português língua estrangeira e ter bastante sucesso nessa carreira.

A seguir, confira algumas das possibilidades para os profissionais graduados e com mestrado em PLE.

Carreira como professor particular de PLE

“Cada ser humano é um universo”

Essa frase, conhecida popularmente e adaptada por várias pessoas, diz muito sobre a relação entre professor e aluno. Num primeiro momento, o professor deve estar cem por cento atento ao aluno, já que "de cara", não dá para saber como acontece o processo de aprendizagem do aluno, qual o nível de dificuldade que ele apresenta, como ele se comunica e quais as principais características de sua personalidade. Por isso, é importante que o início da relação aconteça com muita cautela, acolhimento e observação.

Que tal começar suas aulas de portugues para estrangeiros?

mestrado em ple
Professor particular de PLE, uma profissão de sucesso

Essa atenção e cuidado, muitas vezes impossível de ser colocada em prática numa sala de aula diversificada, com muitos alunos é essencial para o processo de aprendizagem. E é nesse ponto que percebemos que a aula particular faz todo sentido e compreendemos por que a aula particular é tãop eficiente.

O professor particular sabe se adaptar ao nível e ao ritmo de aprendizado do aluno: se trata de uma relação real de troca baseada na confiança estabelecida entre o professor e o aprendiz. Esta é, sem nenhuma dúvida, a melhor condição para se aprender, uma vez que permite ao aluno de fazer todas as suas perguntas e questionamentos seja com relação a gramática e o aprendizado do português, seja com relação a vida no Brasil e a cultura brasileira.

Nos últimos dez anos, as instituições de ensino superior brasileiras vêm incorporando cada vez mais opções de cursos em diversas modalidades para ensinar português a estudantes internacionais.

A maioria das instituições tem agora seu próprio centro de idiomas: universidades, associações, empresas, universitários e voluntários ajudam a espalhar o português pelo mundo.

Mas, o professor particular de PLE continua sendo a escolha primeira dos estrangeiros que desejam aprender português no Brasil.

Para encontrar alunos, o professor particular pode usar a internet para divulgar os seus cursos, mas também pode o fazer anunciando nos murais das faculdades, em empresas multinacionais, entre outros.

Para os professores que possuem título de mestres, certamente mais chances terão de encontrar alunos para dar aula de PLE, seja qual for o canal de busca.

Porém, é importante atentar para um detalhe importante:

O professor pode ser o mais competente do mundo tecnicamente falando, mas se ele não possuir certas habilidades humanas como a empatia, altruísmo, paciência, certamente ele não conseguirá prender a atenção dos seus alunos e isso será um dificultador do processo de ensino-aprendizagem.

Então, para aqueles que desejam atuar como professor independente no mercado das aulas particulares, além de buscar adquirir títulos como o mestrado em PLE, é preciso buscar também melhorar a forma de se relacionar com o outro!

Em busca de especialização na área de PLE? Escrevemos esse artigo sobre o tema.

Experiência internacional como professor de português língua estrangeira

Os alunos de Letras e áreas correlatas que desejam possuir carreira de nível internacional podem começar a pensar na possibilidade de se tornar professor de português como segunda língua ou como língua estrangeira no exterior.

mestrado em letras
E se você se tornasse professor em uma instituição estrangeira?

assistente de língua portuguesa no exterior tem com o função ensinar o português, língua e aspectos culturais dos povos de língua portuguesa, para os alunos estrangeiros.

França é um dos países anfitriões do programa de mobilidade acadêmica para assistentes de língua portuguesa. O objetivo geral do programa  é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade da língua e a riqueza da cultura brasileira. Por conseguinte, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa.

Também é possível dar aulas de PLE nos Estados Unidos, graças ao programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright que, em parceria com a CAPES, está aceitando candidaturas de brasileiros com bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa para o programa de Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA.

Programa Leitorado da Capes é mais uma oportunidade para os profissionais de Letras que desejam dar aula de português para estrangeiro no exterior. O programa consiste na seleção de professores Leitores brasileiros interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras.

Entre outras atividades, o professor Leitor tem como papel ministrar disciplinas, colaborar em projetos de divulgação da língua portuguesa e atuar em conjunto com a representação diplomática brasileira.

Atenção!

A maior parte das oportunidades para dar aulas de PLE no exterior exige alguns anos de experiência no ensino de PLE!

Para enriquecer o seu currículo:

  • Dê aulas particular de PLE
  • Ensine PLE em escolas de idiomas
  • Dê aulas de PLE em associações de apoio ao imigrante
  • Faça estágios no departamento de línguas e PLE da sua universidade

Quer fazer mestrado em PLE?  Conheça a estrutura de um curso de mestrado em PLE, aqui.

Professor universitário, formação de professores de PLE

Basta fazer uma pesquisa no Google para nos dar conta de que o Brasil ainda está andando bem devagar quando se trata da formação e da capacitação de profissionais para dar aulas de portugues para estrangeiro.

aula de PLE
Ensinar português para estrangeiros no Brasil

Hoje, os alunos do curso de Letras são os que mais atuam dando aulas de PLE mas, muitos deles não possuem nenhuma formação específica para a área. Certo, o curso de Letras de algumas instituições é bastante completo. Mas o ensino de português para alunos estrangeiros requer conhecimentos outros que aqueles aplicados no ensino de português língua materna.

Nesse sentido, justifica-se a necessidade de preparar os profissionais que irão, mais tarde, atuar como professores de português para estrangeiros.

E é aqui que a oportunidade aparece! Se especializar no Brasil e/ou no exterior para se tornar um mestre ou doutor no ensino de PLE, podendo dar aulas na universidade e contribuir para a formação sólida de outros profissionais de PLE.

Para dar aula de PLE na universidade pública no Brasil é preciso ser graduado e também possuir mestrado em PLE (mestrado em Letras) ou doutorado, dependendo da exigência de cada instituição. Muitas vezes é necessário fazer concurso para ingressar como parte do corpo docente de uma universidade pública.

No caso das universidades particulares, a admissão se faz por meio contratual. Cada instituição possui um processo próprio de recrutamento. Possuir um currículo rico é sempre o melhor caminho.

Veja como fazer mestrado em PLE a distância!

Professor de PLE em instituições privadas

As escolas de idiomas são as que mais abrem vagas para os professores de PLE no Brasil. Na maior parte das grandes cidades brasileiras encontram-se centros de idiomas que contribuem para a difusão da língua e da cultura brasileira através do ensino do português para estrangeiros.

mestrado em letras
Oportunidade para professores com especialização em PLE

Conheça algumas das instituições que oferecem cursos de PLE no Brasil:

  • Instituto de Língua e Cultura Brasileira-RJ
  • Instituto Goethe em Salvador
  • Escola Vila Brasil em Brasília
  • Escola Viva Brasil em Porto Alegre
  • Instituto Camões

Grande parte dos alunos que buscam aulas de português língua estrangeira são estudantes de instituições estrangeiras que estão fazendo intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação que estão cursando uma temporada de estudos numa instituição de ensino brasileira.

Muitas dessas  instituições (universidades públicas ou privadas) oferecem o curso de PLE ali mesmo em sua dependência. Mas, uma boa parte dos alunos ainda assim precisam de aulas extras e acabam solicitando uma escola de idiomas.

Profissionais e trabalhadores de multinacionais, expatriados no Brasil também formam o público de alunos que buscam por aula de português para estrangeiros. Esse público em especial costuma preferir ter aulas de PLE com um professor particular, mas muitos também acabam se matriculando em uma escola de idiomas.

Finalmente, podemos concluir dizendo que o sucesso profissional, depende mais da implicação do profissional do que da sua área de atuação...fica a dica!

Precisando de um professor de Português para Estrangeiros ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Joseane

Apaixonada por Línguas e Culturas, sou uma viajante assídua que acredita que viajar é a melhor forma de aprender.