Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Saiba tudo sobre o mundo da informática

De Fernanda, publicado dia 16/03/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Descubra tudo sobre computadores

“Quando trabalhamos com informática, temos que fazer como os patos fazem… Parecer calmos na superfície mas pedalar como loucos por baixo!” – Richard Lallement

Seja para uma iniciação à computação, para se tornar um desenvolvedor de TI ou fazer uma aula de programação ou um curso de informática, há muitas razões para querer saber mais sobre computadores e sua história. Em todos os casos, a informática não surgiu da noite para o dia e continua a exigir muito trabalho hoje, conforme indicado na citação de Richard Lallement acima.

Se navegar na internet é relativamente fácil hoje em dia, você já se perguntou como isso foi criado?

Os circuitos eletrônicos, o surgimento do primeiro computador, acessórios essenciais de computação, programadores famosos e como criar uma conta no Facebook: descubra tudo o que você precisa saber sobre informática!

Qual é a estrutura de um computador?

Qual é a estrutura de um computador? Do que é composto um PC?

Um computador é, em princípio, uma máquina que realiza e executa operações e cálculos. Algo como uma grande calculadora.

A tela

O monitor pode variar em tamanho. Isso é calculado em polegadas na diagonal. Para um laptop, é possível ter um número bem reduzido: alguns chegam a ter 10 polegadas. Os computadores desktop começam em 15 polegadas e podem chegar a 27 polegadas ou mais se o usuário decidir optar por uma tela de TV.

O preço do monitor varia em função da resolução: para uma tela de 24 polegadas, por exemplo, a resolução é 1920 pixels x 1080 ou alta definição. As telas estão conectadas em VGA, DVI ou HDMI.

O teclado

Os teclados variam de acordo com o idioma: no Brasil, usamos o teclado QWERTY, enquanto em alguns países da Europa é utilizado o teclado AZERTY (primeiras letras presentes no teclado).

Existem vários tipos de teclado: com ou sem fio (bluetooth), com ou sem teclado numérico, com funções adicionais …

O mouse

É ele que move o cursor (a flecha) na tela. Ele permite que você aponte itens na tela e selecione-os clicando. O mouse tem dois botões para executar: um clique, duplo clique ou clique com o botão direito, além de uma roda de rolagem para descer na página da web ou no editor de texto.

Espere gastar ao menos 60 reais com um mouse de qualidade.

Só é possível visualizar os componentes internos de um computador quando você abre o seu gabinete. Sendo assim, vamos descobrir quais são os elementos da sua máquina que fazem com que você consiga realizar suas operações:

  • O processador (processador Intel, processador AMD, processador Intel Core, microprocessador …),
  • O disco rígido interno (disco rígido SSD),
  • Placa-mãe (Asus, Intel, Elitegroup Computer Systems (ECS)),
  • A fonte de alimentação,
  • Memória RAM,
  • A placa de vídeo

A grande história da informática

Abu Abdullah Mohammed ben Musa Al-Khwarizmi foi um dos primeiros personagens que deram origem à história da informática. Foi ele o responsável pelas pesquisas em torno da matemática e do algoritmo no século IX.

O cálculo binário apareceu na Europa em 1697, graças ao trabalho de Leibniz. É a partir desse cálculo binário que os primeiros computadores também serão desenvolvidos.

Ada Lovelace, matemática do século XIX, publicou sua pesquisa em 1840 sob um nome masculino. Ela contribuiu grandemente para a criação do primeiro computador, o chamado engenho analítico ou máquina analítica, de Charles Babbage. O objetivo da máquina analítica era executar tudo o que os homens a solicitassem: operações numéricas e simbólicas.

Alan Turing criou em 1936 o artigo fundador da informática. Ele entendeu como algumas operações básicas de cálculo eram universais. Elas poderiam ser combinadas para executar todos os algoritmos do mundo, dando o início da criação de calculadoras universais programáveis.

Outra mulher excepcional que contribuiu para o crescimento da informação foi Grace Hopper. Ela trabalhou no primeiro computador digital totalmente automático da IBM: Harvard Mark I.

No início do século 21, as interfaces entre computadores e cérebros ainda estavam pouco desenvolvidas.

Em 1968, aproveitando o desenvolvimento da televisão a cores, Douglas Engelbart apresenta um ambiente gráfico com janelas que podem ser abertas e fechadas usando um ponteiro conectado ao computador: o mouse.

Entre 1969 e 1983, a interface homem-máquina é mínima: o teclado é usado para enviar informações retranscritas pela tela. Os computadores são exclusividade de uma elite reduzida e estão presentes apenas no ambiente profissional.

Entre 1984 e hoje, após muitos avanços técnicos, o conforto do usuário é prioridade. O conteúdo na tela é apresentado na forma « What You See Is What You Get » (WYSIWYG). Esta expressão é popularizada pela Apple e seu famoso Macintosh. A interação se torna simbólica com janelas, ícones, menus e dispositivos e a aprendizagem é facilitada para o público em geral. Este é o nascimento da computação de consumo.

Os acessórios úteis na informática

Se as impressoras eram caras há poucos anos, a situação hoje já é outra: agora é possível encontrar um bom equipamento a preços acessíveis. Existem impressoras a partir de 150 reais, mas, cuidado! Por trás desse preço atraente, há uma armadilha comercial: lembre-se sempre do preço que você vai gastar com os cartuchos de tinta, que precisam ser trocados com regularidade.

Hoje em dia o scanner é muitas vezes integrado na impressora (você vai pagar pelo menos 300 reais), mas ainda existem scanners independentes.

Outro acessório fundamental é a webcam. Ela permite que você:

  • Tire fotos,
  • Grave vídeos,
  • Participe de videoconferências via Skype, por exemplo.

Na hora de comprar seu equipamento, preste atenção na resolução, na estabilidade e na qualidade do microfone para obter um som e uma imagem de qualidade adequada. Os modelos de baixo custo começam com 30 reais, mas os modelos mais avançados podem exceder 500 reais.

Outro equipamento muito útil é o Pen Drive. Ele é uma unidade de armazenamento de dados. Nele, você pode gravar todos os arquivos que desejar (fotos, música, vídeos, documentos, pastas…) e assim transferi-los para outro computador. Mas saiba que é melhor usá-lo como armazenamento temporário do que como verdadeiro armazenamento a longo prazo. Você pode facilmente perdê-lo ou danificá-lo devido ao uso excessivo. Prefira discos rígidos externos para este uso.

Por fim, para ter mais segurança e não correr o risco de perder os dados mais importantes do seu computador, é aconselhável transferir regularmente seus arquivos para um disco rígido externo.

Os discos rígidos externos da área de trabalho (que não devem ser confundidos com o cache ou o memory stick) podem pesar vários quilos e não são de fato móveis, mesmo que permaneçam portáteis. Sua capacidade de armazenamento varia de 750 GB a 6 TB, a preços que variam de 200 a mais de 1.500 reais. Em geral, eles exigem uma fonte de energia elétrica além da conexão ao computador.

Os melhores especialistas em informática

A transformação digital está ocorrendo lentamente com um sexismo sempre presente. Fora sexismo: o desenvolvimento da web não é apenas para homens.

Você sabe quem são os profissionais que mais contribuíram para a história da informática? Descubra aqui:

  • Bill Gates, fundador da Microsoft aos 20 anos
  • Ada Lovelace, primeira programadora da história
  • Steve Wozniak, o verdadeiro designer do Apple I
  • Grace Hopper: a divulgação de linguagens de computador
  • Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
  • Margaret Hamilton permitiu o “pequeno passo para o homem”
  • Louis Pouzin, o homem que não inventou a internet
  • Isis Wenger, a codificadora por trás de #iLookLikeAnEngineer
  • Larry Page e a origem do Google
  • Karen Spärck Jones, pioneira da inteligência artificial

Como criar uma conta no Facebook?

Hoje em dia, é minoria quem não está conectado nas redes sociais. Por acaso você sempre teve vontade de abrir uma conta no Face mas nunca soube como fazer? Estamos aqui para ajudá-lo!

Existem muitas razões que podem fazer você usar o Facebook:

  • Para manter contato com seus amigos e familiares,
  • Para encontrar amigos da infância ou amigos que você perdeu contato,
  • Para se expressar e compartilhar suas paixões pelo seu perfil,
  • Para se manter informado sobre os momentos importantes que aparecem nos perfis de seus contatos: nascimento, batismo, casamento, férias …
  • Para conversar em particular com seus amigos através do Messenger, o aplicativo de bate-papo,
  • Para ler os artigos de imprensa que lhe interessam, seguindo ou “curtindo” as páginas de mídia que deseja acompanhar,
  • Para divulgar o seu negócio, promover e comunicar informações aos seus clientes graças a uma página do Facebook,
  • Para encontrar ajuda se você tiver um problema usando grupos do Facebook, como Wanted Community,
  • Para fazer compras, trocar ou vender itens através de grupos de compra / venda …

Criar uma conta do Facebook não requer habilidades especiais de informática. Primeiro passo: vá até o site da rede social e siga as instruções para abrir sua conta. Isso não vai levar mais do que dez minutos.

Como criar uma conta no Facebook? Como participar da rede social de Mark Zuckerberg?

Uma vez que os primeiros passos foram concluídos, uma página do seu perfil será exibida, e que você precisará completar com informações básicas sobre você.

  • Adicione uma imagem ou foto de perfil: escolha uma recente para que as pessoas o reconheçam e possam aceitar sua solicitação de amizade,
  • Você também pode adicionar uma foto ou imagem de capa do Facebook que pode ser sua família, seus amigos, a paisagem das suas últimas férias …
  • No canto superior direito, você também pode editar o seu perfil: você pode inserir uma biografia que descreva em poucas palavras quem você é; você também pode escolher fotos para deixar em destaque (suas fotos favoritas que podem ajudar as pessoas a conhecê-lo melhor) e pode, por fim, mudar o seu “sobre”,
  • Em “sobre” é possível inserir múltiplas informações:
    Emprego e escolaridade: local de trabalho, competência profissional, universidade, ensino médio,
  • Locais onde você já morou: cidade atual, cidade de origem,
  • Informações gerais: o seu e-mail está escondido no seu perfil, mas cabe a você decidir se deseja torná-lo visível, bem como seu número de telefone, seu endereço, seu site, sua página pessoal, sua religião, suas opiniões políticas…
  • Família e relacionamentos: situação amorosa e os membros da sua família,
  • Detalhes sobre você,
  • Eventos significativos;
  • Outras informações podem ser inseridas, como esportes, música, filmes, programas de TV, livros … Seu perfil é um cartão de identidade real, você decide o que deseja apresentar para seus amigos ou potenciais clientes.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar