A vida escolar pode ser bem complicada. São muitas aulas, provas, professores... Além, claro, de todas as atividades extraclasse.

E todo mundo pode usar uma ajuda nos estudos, de uma forma ou de outra: é muito mais fácil criar um hábito e já tirar as dúvidas no ensino fundamental do que na universidade!

É por isso que preparamos um artigo que lhe fornece todos os recursos que você precisa para entender melhor as possibilidades de estudo online. 

As aulas precisam ser dinâmicas
O aluno pode ter problemas de aprendizado se a aula for muito monótona

Mas como é possível estudar online?

A escolaridade em casa está se tornando cada vez mais digital. E essa distância criada entre professor e aluno é menos dispendiosa do que um curso presencial e usando computadores completos e uma boa conexão com a  Internet, as aulas podem ser feita por videoconferência e permitem uma experiência bem próxima do real.

Este serviço universal não conhece fronteiras físicas: este suporte escolar pode ser feito em qualquer lugar do mundo! Através de exercícios prontos ou graças a um professor especializado em apoio escolar, por exemplo, é possível melhorar durante os feriados ou durante o ano letivo em frente a uma tela.

Preparação para exames, treinamento escolar, aulas de recuperação, apoio escolar personalizado, idiomas e assistência acadêmica. Todos os níveis possuem a possibilidade de serem ensinados e aprendidos pela internet.  Tenha suas notas sempre por perto!

Cada aluno encontra a felicidade e os resultados com as suas possibilidades, que podem ser gratuitas ou pagas, feitas a qualquer hora ou em sincronia com a presença do professor. Tudo depende da sua dedicação!

Visite fóruns e tire dúvidas
Para estudar online você só precisa de uma boa conexão com a internet

Encontrando os melhores serviços digitais para ajudar os alunos

Precisa de acompanhamento escolar?

Ganhar autoconfiança graças a uma sólida equipe pedagógica é o primeiro ganho metodológico que desejamos à criança. Um professor experiente geralmente é capaz de ajudar muito através de um acompanhamento personalizado. Mas nem sempre os pais têm condições para esse serviço tão individualizado.

Em geral, os serviços podem ser gratuitos e mais pontuais, tratando os temas de maneira mais rasa, porém satisfatória de acordo com os objetivos. Já os programas pagos de educação, podem ser mais completos, mas desnecessários para um aluno que quer apenas revisar o que ele já compreendeu.

O monitoramento regular é melhor do que os recursos educacionais que não possuem controle de progresso, mas essa também pode ser uma chance para que o aluno crie uma disciplina e busque evoluir sozinho. Criar uma rotina de pesquisa alinhada ao que foi dado em sala de aula ajuda na autonomia e também na assimilação do conteúdo.

A solução de reforço online é uma receita vencedora e, se iniciada na escola primária, terá tempo para produzir todos os efeitos esperados com um monitoramento individualizado. A eficácia das ferramentas multimídia (com vídeos, animações e exercícios interativos) precisa ser levada em consideração e pode ser a chave para o aprendizado.

Mas é preciso encontrar os espaços mais confiáveis e os melhores profissionais para acompanhar essa trajetória.  Fique bem atento às referências e também a como as pessoas se comunicam dentro desses espaços. Se você está procurando uma ajuda para a educação, é bom que a linguagem das pessoas seja correta, assim como as respostas.

Aulas online para complementar o ensino escolar

Os resultados acadêmicos do aluno geralmente dependem do seu grau de confiança nele mesmo. E os cursos complementares são um reforço significativo: muitos estudantes têm uma dificuldade real em certos assuntos que podem ser muito suportados por outros temas de estudo.

Aprender uma língua nova é uma chance de conhecer melhor outras culturas e pode ser uma oportunidade para melhorar também em história. E isso pode ser ainda melhor quando se procura um professor nativo, que pode estar no seu país de origem e trazer umas boas doses de geografia para as aulas.

A matemática pode contar com o apoio da música, que, além de ser um ótimo exercício para a concentração, traz muitos elementos em comum com a disciplina escolar. Pode parecer que nas aulas criativas que o treinamento online nem sempre é apropriado, mas você pode tomar aulas de piano, canto ou guitarra por webcam ou apenas consultando alguns vídeos. Tudo depende da sua vontade de aprender.

Organize bem seu cronograma
Um espaço de estudo bem organizado faz toda a diferença!

Saiba como usar os vários materiais de suporte para revisão

Com a Internet, o suporte à revisão se multiplicou. Vídeos, fóruns, cursos , exercícios e publicações, no computador, smartphone ou tablet: você encontrará tudo o que precisa online. Depois que conhecer todas essas plataformas, você não poderá mais viver offline!

Algumas dicas para tornar suas revisões mais eficientes:

Vídeos

Os vídeos são interessantes, mas também "perigosos".

Interessante porque podem ajudar a transferir conhecimento e adquirir novos pensamos mais facilmente do que uma lição escrita. Eles podem complementar qualquer professor na educação.

Perigoso porque alguns sites (YouTube entre outros) facilitam a navegação, oferecendo vídeos relacionados ao assunto original. Esses podem distraí-lo, quando o aluno não se afasta de conteúdos musicais ou filmes... A tentação está rapidamente presente! Para os alunos do ensino fundamental, a presença dos pais deve ser constante!

Sinta-se à vontade para assistir os vídeos várias vezes. A primeira vez tentando entender os conceitos explicados e na segunda, tomando notas.

Fóruns

Como vídeos, os fóruns são ótimas ferramentas.No entanto, você deve conhecer várias coisas antes de usá-las:

  • Não acredite em tudo o que lhe dizem. Tome tempo para verificar as fontes e ser crítico. Você pode pensar que isso faz você perder tempo, mas pelo contrário: você pratica uma aprendizagem ativa que será benéfica para a memorização a longo prazo.
  • Não vá para os fóruns se você estiver com pressa. Às vezes, as respostas às perguntas podem levar muito tempo para vir. Use-os apenas para assuntos não urgentes;
  • Escolha fóruns ativos conhecidos por sua qualidade. Peça dicas para seus professores e leia bastante antes de participar e considerar aquelas informações.

Exercícios de revisão

O objetivo aqui é não deixar de ouvir na aula para ir direto para a Internet no caminho de casa. Considere esses recursos para momentos importantes, como antes de uma prova.

Tente procurar exercícios bem recentes, já que algumas regras podem ter sido atualizadas ou as provas mais completas podem ter sido disponibilizadas.

A Internet fornece uma grande quantidade de informações interessantes para prepará-lo para uma avaliação e ir além do que foi dado em sala de aula pode ajudar muito.

Você pode tentar de três maneiras usar esse material:

  • Coloque-se na situação do teste, tente resolver e leia as respostas no final;
  • Leia as questões e suas respostas logo em seguida para estudar direcionando as respostas esperadas;
  • Faça os dois: leia o assunto, faça o exercício, pesquise sobre o assunto e só então leia o gabarito.

Qual o melhor método para você? Isso é tão pessoal quanto encontrar os melhores sites para estudar online.

E-mail

Depois da escola, os alunos podem aproveitar o tempo entre as aulas para conversar com os professores trocando mensagens de e-mail.

Assim também é possível criar um bom relacionamento e manter essa proximidade. Claro que isso deve ser feito com moderação: seu professor também precisa descansar!

Videoconferência

Esta é provavelmente a arma mais moderna para encontrar um professor: dar aulas em casa agora é possível ... via Skype.

O valor da hora é mais em conta e aumenta a possibilidade de encontrar professores, pois não existem custos com transporte (nem perda de tempo) e você pode encontrar professores de todo o país para atender suas necessidades.

Qual o melhor livro para adolescentes
Incentive o estudo e a leitura para que os alunos cheguem ao ensino superior bem preparados

Como ter sucesso no seu ano letivo

Para terminar, aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo durante os seus estudos, independente do lugar das aulas, nível ou do tema.

  • Não espere até o último momento para fazer uma revisão. É melhor trabalhar regularmente em pequenas doses do que passar uma noite sem dormir no dia anterior ao exame. Você ficará menos estressado e mais capaz de armazenar novas informações.
  • Fique atento na aula. Ao praticar a escuta ativa , você perderá menos tempo estudando em casa, já que você já entendeu boa parte do conteúdo.

Quanto ao uso da Internet:

  • Faça um trabalho de preparação, colocando em seus favoritos sites interessantes e relevantes. Você pode voltar mais facilmente e perderá menos tempo na busca de informações e revisões.
  • Sinta-se à vontade para entrar na Internet se você entender mal uma questão em sala de aula.
  • Por outro lado, quando você usa a rede para revisar, não faça mais nada. Não converse com amigos, sem vídeos em outra aba, etc.
  • Para quem gosta muito de ouvir música revisando: procure algo que você sente que não causa muita "interferência" com seu cérebro. Sua atenção precisa estar focada!

A Internet é uma ferramenta incrível, mas que tem muitas tentações. Então, antes de embarcar em suas revisões, faça o que precisa para concentrar o máximo possível, sem distrações (vídeos, notícias, e-mails, etc.).

Se você conseguir criar um cronograma de trabalho efetivo, você terá todas as chaves para ter sucesso no seu estudo e depois continuar com tranquilidade a aprender.

E isso vale até mesmo para a preparação para o Enem!

Dicas para aproveitar ao máximo as aulas de reforço online

Como vimos acima, existem muitas vantagens ao optar por fazer cursos online: eles permitem que você aprenda quando, onde e como quiser, facilitando a obtenção de um diploma e o equilíbrio entre estudo, compromissos profissionais e familiares. E sem ter que assistir às aulas pessoalmente, o aprendizado online permite acesso a programas de nível superior não só em todo o país, mas também todo o mundo (caso você fale outras línguas como o inglês, por exemplo) , Já que é preciso apenas um computador e uma boa conexão à internet para poder acompanhar as aulas e fazer os exercícios propostos.

Crianças em fase de alfabetização também podem se beneficiar de aulas de reforço online.

Reforço de matematica ensino fundamental, reforço escolar infantil ou ainda aula de reforço escolar alfabetização: todos esses tipos de prestações podem ser feitas online.

É verdade que sessões via internet podem apresentar desafios únicos caso o aluno não esteja preparado para trabalhar através deste tipo de mídia. Porém, se ele desenvolver habilidades para um aprendizado on-line eficaz, descobrirá que os cursos podem ser uma excelente alternativa a uma sala de aula tradicional.

Para potencializar o aprendizado desta maneira inovadora, preparamos algumas dicas para o sucesso nas aulas online.

Trate a aula de reforço escolar online como um aula presencial e "real"

Quando se trata de aulas on-line, é preciso ter a disciplina para se sentar e dizer: "Eu vou trabalhar nisso". Sem contar que ter dedicação para realmente seguir adiante também é essencial. Embora sejamos flexíveis a respeito de quando optar por concluir um trabalho durante a semana, não podemos adiá-lo indefinidamente.

Uma das maneiras mais fáceis de garantir o acompanhamento é lembrar que, na maioria das vezes, a aula de reforço on-line é paga, assim como uma aula presencial tradicional. Sendo assim, é preciso "dar as caras" para obter um resultado satisfatório que valha o dinheiro investido. Tratar as aulas de reforço on-line da mesma maneira que uma aula presencial é um garantia de estar no caminho certo rumo ao sucesso.

Assuma a responsabilidade pelo aprendizado

Estabeleça metas no início do semestre e cheque o andamento delas semanalmente. Em uma sala de aula tradicional, geralmente recebemos lembretes verbais ou visuais da data de entrega de uma tarefa. Mas, sem que um professor dê o lembrete, cabe ao aluno garantir que tenha tempo suficiente para concluir os exercícios.

Uma boa dica para quem tem problemas para se responsabilizar quando não há ninguém para "puxar a orelha" é fazer parceria com um colega de classe, ou ainda pedir a ajuda para um amigo na hora de lembrar as datas limites de entrega de material. Ao ser organizado, proativo e responsável pelas suas atividades, o aluno tem maiores chances de tirar o máximo proveito da aula de reforço on-line, mesmo quando a vida fora da escola estiver caótica.

Gerencie seu tempo

Para muitos, o maior vilão das aulas via internet é o gerenciamento do tempo.

A flexibilidade de criar sua própria programação é frequentemente um dos maiores atrativos de se participar de aulas de reforço online. Mas essa liberdade também pode ser prejudicial se você não tiver habilidades sólidas de gerenciamento de tempo. Sem elas, você pode facilmente encontrar-se abarrotado antes das aulas ou entregando atividades com respostas de baixa qualidade.

Embora a maneira como você administre seu tempo dependa da sua programação, estilo de aprendizado e personalidade, aqui estão algumas dicas universalmente valiosas para ajudá-lo a praticar e melhorar a forma como seu tempo é gerenciado:

  • Consulte o plano de estudos no início do semestre e anote as principais tarefas. Marque-as em um calendário que você verifique regularmente, pois assim saberá qual carga de trabalho está por vir nas semanas que se aproximam. Lembre-se de levar em consideração compromissos que podem interferir em sua programação regular de estudos, como viagens que já tenham sido programadas com antecedência, por exemplo. Isso permitirá que você consiga dedicar tempo extra suficiente para concluir as tarefas no tempo certo
  • Crie uma programação semanal e siga-a. Separe um determinado número de horas por semana para leitura, assim como para concluir tarefas, estudar e participar de fóruns online. Comprometa-se a tornar suas aulas de reforço on-line parte de sua rotina semanal. Utilizar lembretes para ajudá-lo a concluir as tarefas necessárias também pode ser muito útil.
  • Verifique periodicamente como está gastando seu tempo. Pergunte a si mesmo:
    • Quanto tempo dedico à leitura e às tarefas do curso?
    • Estou demorando mais tempo do que o separado para fazer as atividades, forçando-me a passar as noites em claro na véspera das provas?
      Um pouco de auto-reflexão e ajuste pode ajudá-lo a ir mais longe!

Crie um horário de estudo regular e mantenha-se organizado

Crie um ambiente de aprendizado adequado para te incentivar a estudar. Ao trabalhar no mesmo local repetidamente, você começará a estabelecer uma rotina. Não importa se o seu espaço de trabalho for a mesa da cozinha da sua casa, um canto na biblioteca da universidade ou uma sala de aula vazia. O que importa é determinar que tipo de ambiente que funcione melhor para você. Experimente descobrir que tipo de local e atmosfera aumenta sua produtividade. Onde quer que você escolha, verifique se há acesso à Internet, indispensável para conseguir seguir sua aula de reforço online.

Várias pessoas optam por espaços compartilhados de trabalho na hora de estudar.

A escolha de um espaço de trabalho regular também ajuda a se manter organizado. Ao decidir qual será seu espaço de estudo, verifique se você tem:

  • Uma conexão de internet de alta velocidade;
  • Livros, materiais e / ou programas de computador necessários para o curso;
  • Fones de ouvido para ouvir palestras ou discussões publicadas online durante a aula de reforco de matematica, de portugues, de geografia... (especialmente importantes em espaços compartilhados).

Elimine as distrações

Da Netflix às mídias sociais, passando até mesmo pelos pratos que se acumulam na pia da cozinha, você se deparará com muitas distrações que podem facilmente atrapalhar seus estudos. Os melhores alunos de cursos on-line sabem como diminuir essas distrações e reservar um tempo para se concentrar.

O grau exato de "perigo" que essas distrações trazem depende da personalidade e da situação de cada aluno. Alguns conseguem trabalham bem em uma casa barulhenta ouvindo música. Outros podem preferem trabalhar em uma cafeteria ou biblioteca local para eliminar o desejo de realizar várias tarefas em casa que não estão ligadas às aulas de reforco. Sendo assim, é preciso encontrar uma estratégia que funcione melhor para cada um.

Independentemente de onde escolher trabalhar, considere desligar o telefone celular para evitar perder o foco sempre que uma mensagem de texto ou notificação aparecer. E se você ainda tiver problemas para resistir à tentação de verificar seu e-mail ou navegar na Web, tente fazer o download de um bloqueador de sites. O uso de aplicativos como Cold Turkey e Freedom pode ajudar a eliminar as distrações, bloqueando aplicações ou sites que tendem a competir por sua atenção, como Facebook e Twitter.

Descubra como aprender melhor

Depois de estabelecer onde estudar, pense em quando e como você trabalha melhor. Se você é uma pessoa matinal, reserve um tempo durante as manhãs para estudar. Você se sente mais produtivo e consegue se concentrar melhor de noite? Então separe uma ou duas horas após o jantar para sentar na frente do seu computador.

No caso de crianças em reforço escolar infantil ou aula de reforço escolar alfabetização, tente observar quando elas se concentram melhor: antes ou depois do horário de aula?

Nem todo mundo aprende da mesma maneira; portanto, pense em quais tipos de informações ajudam a entender melhor novos conceitos e empregar estratégias de estudo relevantes. Um aprendiz visual, por exemplo, trabalha melhor com transcrições escritas e impressas das aulas em vídeo na hora de revisar. Outros aprendem melhor ouvindo. Se esse for o seu caso, criar um cronograma para reproduzir todo o conteúdo do curso em áudio e escutá-lo depois pode ser uma boa metodologia.

Uma aula de reforço online feita em conjunto com um colega que tem dificuldade na mesma matéria pode ser uma boa ideia para quem não consegue se concentrar sozinho.

Resumindo

Se você acabou se perdendo na hora das explicações sobre as dicas, aqui vai um resumo simples e direto sobre todos os conselhos que demos para os alunos aproveitarem até a última "gota" da aula de reforço escolar online:

  1. Fazer as aulas de reforço online como se estivesse fazendo uma aula presencial, ou seja, dedicar-se da mesma maneira tanto para uma quanto para outra!
  2. Comprometer-se com o aprendizado e não deixá-lo nas mãos do professor, seja ele virtual ou de carne e osso;
  3. Tomar conta dos horários de estudo, fazendo com haja um equilíbrio entre aprendizado e lazer;
  4. Estudar com regularidade, fazendo com que o horário de estudo vire uma rotina;
  5. Evitar as distrações na hora de estudar;
  6. Identificar como é mais prazeroso e eficiente estudar. O que funciona para um não necessariamente é o mais adequado para o outro;
  7. Envolver-se nas aulas e nos exercícios dados na hora do reforço.

Pronto para começar a ter sucesso nas suas aulas de reforço escolar online?

Precisando de um professor de Reforço escolar ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Fernando

Tutor online, apaixonado por livros, idiomas e esportes, sempre buscando novas coisas para estudar e aprender melhor.