Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que eu preciso para realizar aulas de reforço pela internet?

De Fernando, publicado dia 12/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Quais as ferramentas necessárias para oferecer aulas online?

As novas tecnologias têm de fato modificado a dinâmica entre os alunos e professores, aém de influenciarem diretamente a educação em sala de aula.

Do uso das possibilidades ofertadas de maneira digital na escola ao uso da internet por professores e alunos: é essencial que os interessados ​​em educação se interessem por isso e se dediquem a reforçar esse movimento!

Os professores normalmente usam a tecnologia digital para preparar seus curso, estão cientes de seus benefícios educacionais e fazem essas mudanças para que possam oferecer um ensino cada dia mais personalizado.

Naturalmente, esses dados também dizem respeito a professores de reforço escolar que usam as ferramentas pelo computador para sua atividade e conseguem tirar proveito das novidades da era digital com facilidade.

Mas para ajudar todos esses professores a evoluir juntos, aqui está uma lista de ferramentas que o ajudarão a progredir com seus alunos para acompanhá-los mais facilmente no caminho do sucesso acadêmico!

Saiba tudo sobre tutoria online e como ela pode ser um diferencial no seu plano de ensino!

Seu momento online precisa de qualidade A boa conexão com a internet é essencial para ambos envolvidos

Compartilhando espaços para organizar o apoio escolar

Uma ferramenta de computador interessante para simplificar a colaboração entre estudantes e professores são as possibilidades oferecidas por serviços de espaço de compartilhamento . Uma característica que é inegavelmente parte dos benefícios da tutoria online é a facilidade de alcançar um arquivo na nuvem e mantê-lo atualizado e acessível apenas com quem deseja compartilhar!

Entre os serviços mais famosos, encontramos:

  • Google Drive;
  • DropBox;
  • OneDrive
  • WeTransfer (este apenas para o envio) .

Fácil de usar e geralmente gratuito, eles facilitam o compartilhamento de arquivos entre vários usuários. Para o Google Drive, você pode criar arquivos de texto ou planilhas do Excel, além de apresentações de slides e pastas personalizadas. Você então dá às pessoas a oportunidade de ler e/ou modificá-las e controlar esses comentários.

Para facilitar o intercâmbio e o acompanhamento educacional, nada melhor que compartilhar espaços.

Então, vamos dar o exemplo de um exercício de matemática. Três possibilidades estão disponíveis para você:

  1. Crie um arquivo de texto ou tipo de planilha;
  2. Sugira lições para seus alunos para ajudá-los a revisar pontos difíceis;
  3. Estabeleça documentos a serem realizados para que o aluno terá que salvar uma cópia, atualizar com as respostas e enviar por email ou apenas adicionar na pasta correta.

Use o equipamento como acessório em suas aulas As lousas tradicionais não são mais tão relevantes

LMS para trocar entre professor e aluno

LMS é a sigla em inglês para  Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em português. Essas plataformas são muito importantes para o relacionamento e aprendizado dos alunos na modalidade de e-learning, o ensino pela internet.

Este tipo de tecnologia facilita o intercâmbio entre todos os atores da escola .

Você encontra, entre outros:

  • Espaços para mensagens;
  • Aulas em texto;
  • Notícias cadastradas pelos administradores;
  • Vídeos;
  • Fóruns.

Os LMS são oferecidas pelas instituições para acessos de professores, alunos e pais. Assim, eles são acessíveis pelos professores da escola para ajudar seus alunos além do horário escolar.

Por exemplo: um professor de química pode fornecer ajuda aos alunos necessitados com recursos para avançar na compreensão de conceitos importantes e difíceis. Ao oferecer-lhes exercícios específicos para tutoria e uma correção personalizada que os ajudará a recuperar o atraso. Além disso, podem colocar as leituras e exercícios que serão essenciais para o dia a dia na sala de aula no espaço certo e já adiantar a compreensão dos alunos.

Livros digitais: para mais metodologia no trabalho e ajuda com a lição de casa

Os livros digitais são muito úteis para professores e alunos. Após cada aula, os professores indicam os pontos a serem revisados ​​e os exercícios a serem realizados. Perfeito para apoio escolar !

Essa é uma ferramenta que facilita a organização do trabalho e o intercâmbio entre todos os envolvidos da educação. Seu objetivo é permitir que cada aluno e pai consigam acessar os conteúdos, se necessário, graças a uma página da web ou documento acessível a qualquer momento .

Na maior parte das vezes, esta ferramenta é complementar e não isenta os alunos de usar uma cópia impressa de textos em papel (o que promove uma certa autonomia em seus trabalhos).

Ao vivo ou por arquivo, mantenha controle das classes As aulas podem ser gravadas em casa

Aulas em vídeo

Particularmente adequado para reforçar o aprendizado, a gravação de aulas online permite a revisão do conteúdo pelo aluno, facilitando a compreensão dos alunos. Um conselho da escola on-line: você sonhou, a internet fez isso.

Pegue o caso de um curso de história geográfica sobre invasões romanas. Ao aplicar um mapa desta época e somá-lo a uma séries de anotações que serão aplicadas por meio digital na tela, você propõe um curso dinâmico e evolutivo .

Da mesma forma, um professor de francês pode corrigir e destacar erros de gramática e ortografia diretamente em um texto digitalizado com seus alunos, ao vivo ou de maneira gravada.

Conheça mais vantagens da tutoria online.

Videoconferência

Após o atendimento telefônico e os cursos de correspondência na escola, o aprendizado moderno é feito via videoconferência. Este sistema permite que um professor realize lições online e a distância para um único aluno ou exponha os conteúdos na frente de uma classe inteira .

Entre as ferramentas à sua disposição, propomos que você teste aplicativos como o Skype ou Google Hangout, que podem ser facilmente usados em computadores, smartphones ou tablets

Em projetos especialmente dedicados ao ensino, você tem total controle sobre toda a videoconferência:

  • Ativando ou desabilitando o áudio dos usuários;
  • Compartilhamento de tela;
  • Capacidade de digitalizar seus documentos e envio direto para os envolvidos;
  • Complementando com o bate-papo em texto.

Esta nova abordagem digital é ideal para atualizar durante as férias escolares, por exemplo, ou para as aulas de idioma, que podem conectar falantes de todo o mundo.

Podcasts

Podcast é o ato de registrar conteúdos multimídia e disponibilizá-los publicamente. Assim, os alunos podem usar recursos de áudio e vídeo disponíveis a qualquer momento.

Os alunos podem usar o podcast para recuperar as classe perdida, completar suas notas de aula e trabalhar em um conceito incompreendido na sala de aula. Outra possibilidade é torná-los mais ativos e incentivar a criação dos próprios podcasts dos estudantes.

A gravação não precisa de grandes equipamentos, apenas o cuidado para gravar em um ambiente com boa acústica, microfones e aplicativos para edição de som.

O aprendizado por meio dessas ferramentas pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento. Seja na escola, um escritório, em casa ou no transporte público, via seu smartphone.

Questionários e formulários online

Toda boa aprendizagem pode ser apoiada em um teste de conhecimento. No e-learning, uma ferramenta fácil de configurar e usar para todos os seus alunos é o questionário de escolha múltipla.

Com este tipo de ferramenta, você valida as conquistas de seu aluno enquanto simplifica a correção do dever de casa.

Entre as ferramentas para criar questionários disponíveis online, aconselhamos você a dar uma olhada em:

  • LimeSurvey  ;
  • KwikSurveys  ;
  • Google Forms.

Esse é um complemento perfeito para exercícios online que consolidam conhecimento sobre um assunto específico, aproveitando todos os assuntos e níveis combinados.

Descubra as desvantagens da tutoria online (sim, elas existem!).

Gravar em HD é bom para seu produto Que tal investir em uma boa produção para suas aulas?

Manuais digitais ou ebooks

Como o nome sugere, o livro digital substitui ou complementa o livro clássico. Você encontra 3 tipos:

  • O livro simples (digitalização da versão em papel);
  • O manual digital enriquecido que oferece excelente interatividade;
  • O manual digital personalizável, pensado desde a sua concepção para uso exclusivo em computador, tablet e smartphone.

Obviamente, o melhor para estudantes é ter acesso a versões digitais de livros didáticos, usados ​​em aula, e complementos que incluam elementos multimídia e interativos.

Assim, eles podem trabalhar em casa, os pontos estudados em aula, independentemente, ou com a pessoa que cuida do acompanhamento escolar (neste caso, o tutor ou professor de reforço).

Usando jogos para aprendizado

Principalmente usado durante a escola primária, o jogo educacional acaba perdendo espaço e  importância no momento do ensino médio com a sofisticação dos conteúdos. Contudo, aprender através do jogo é altamente eficaz se usado sabiamente.

Jogue palavras cruzadas em inglês para melhorar o vocabulário de seus alunos, faça jogos personalizados para compreensão de elementos químicos ou organize uma linha do tempo com temas da aula de história

As vantagens dos jogos são:

  • A participação ativa do aluno  ;
  • Tendo feedback imediato sobre o seu conhecimento  ;
  • Facilidade para conectar os aprendizados e competição saudável no grupo de estudantes;
  • O aluno tem menos medo de cometer erros e tenta novamente quantas vezes for necessário.

Para aulas particulares, os jogos podem ser um bom suporte para a lição de casa. Especialmente em matemática, onde eles podem ajudar jovens estudantes a entender e aprender melhor alguns conceitos importantes (aritmética mental ou tabelas de multiplicação, entre outros).

Se você é um professor cuidando de seus alunos ou um professor particular pela web, agora você mais ideias sobre ferramentas para aumentar o acesso de seus alunos ao conhecimento.

É um fato: a tecnologia digital está transformando o suporte escolar e a educação em casa.

Além de melhorar a motivação dos alunos, ele simplifica o compartilhamento de documentos, proporcionando uma grande quantidade de recursos disponíveis a qualquer momento. E a um custo moderado. Na verdade, para um professor, torna-se cada vez mais difícil não usar tecnologias digitais para ensinar.

Descubra os MOOCs para aulas de qualidade online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar