Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar
11

Como apoiar estudantes em dificuldade antes do ENEM

De Fernando, publicado dia 12/03/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > O papel do professor de reforço do ensino médio

Uma estatística diz muito sobre a importância crucial deste teste aos olhos do aluno e sua família: em 2017, quase 30% dos inscritos não compareceu ao ENEM.

Desanimados, cansados ​​de estudar ou sem a confiança para realizar a prova com tranquilidade, todos esses anos de estudo são lançados no lixo como um lenço sujo cheio de literatura, teoremas matemáticos e palavras estrangeiras incompreensíveis.

No processo de estudo que levou a esta ausência e a falta de uma nota para a entrada no ensino superior, muitos culparão a falta de motivação do aluno, a incompetência dos professores para transmitir, até mesmo as dificuldades do sistema nacional de avaliação…

Mas é preciso prestar atenção também em como isso poderia ser revertido, especialmente dando atenção ao aluno desde os anos iniciais.

Como você terá entendido, o apoio escolar desempenha um papel fundamental na prevenção e no apoio, o que, embora às vezes possa parecer trivial, pode desenvolver um gosto pelo conhecimento do aluno. E você, tutor, pode ser muito importante em todo o processo.

Como você distribui os conteúdos As distrações estarão sempre presentes. Use a tecnologia a seu favor!

A importância da revisão

Devemos rever durante as férias para já chegarmos preparados às próximas etapas de estudo? Claro!

Assim que o aluno entra no ensino médio, ele tem que se acostumar aos ritmos das aulas e aos novos assuntos antes de prestar o ENEM e então escolher seu futuro bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica.

Então, em um tempo muito curto – como uma corrida frenética contra o relógio – o aluno deve provar os seus conhecimento a uma banca de professores que preparam uma prova para milhões de alunos. Acrescente a esta pressão o de enfrentar novos métodos de trabalho e uma certa autonomia que ele não conhecia até então…

Com base em suas realizações acadêmicas, sua disposição e a opinião de seus principais professores, ele poderá expressar uma primeira vontade para a sua orientação na escolha da sua área de conhecimento prioritária e já pensar melhor no ensino superior.

Durante os primeiros anos de ensino médio, os alunos deverão se dedicar a aprender muito sobre novos temas, se aprofundar em outros,  testar suas preferências e descobrir suas habilidades em diferentes disciplinas.

E é nesta atmosfera desestabilizadora que ele será empurrado para usar as aulas de tutoria para preencher suas lacunas.

Com mais dedicação aos estudos, somados à orientação escolar, talvez a ambição de integrar uma grande escola, um programa universitário muito seletivo ou candidatar-se a uma bolsa de estudos … Você será parte dos meios para ter sucesso!

Faça bons planejamentos para acompanhar o estudante Revisar os conteúdos é muito importante para o aprendizado

Dê aulas de apoio a alunos em dificuldade para evitar períodos de recuperação

Com muitas coisas acontecendo, estudo, vida social agitada, necessidade de escolher o que fazer após o ensino médio e tantos novos conteúdos, seu aluno certamente estará bem confuso.

É, portanto, nesta espiral de pressão de resultados que o professor particular entrará no jogo.

Assim como parte de uma equipe de futebol na metade do tempo, ele terá que mostrar todo o seu talento para não ver sua equipe perder a partida e acabar sendo obrigado a ter aulas de recuperação em sua escola regular.

Embora preparado, treinado e mais do que motivado para apoiar o aluno, o professor precisa compreender a dificuldade que é evoluir em um ambiente educacional hostil.

Sua presença pode não ter sido desejada no início e dependerá dos resultados que ele deve adquirir rapidamente com o aluno que precisa melhorar logo suas notas.

Assim, o professor particular terá que trabalhar muito para assegurar a atualização de seu aluno . Terá que assimilar o conhecimento ao ritmo do programa, aplicar a metodologia apropriada e fortalecer sua concentração durante seus cursos individualizados.

Professores privados, preparem-se mentalmente para o anúncio de cada resultado de teste, na mesa ou no quadro branco como um treinador da escola que apreende cada partida com a ambição de manter as promessas de suas preleções!

Descubra também o que o apoio escolar pode trazer de benefícios para os estudantes do ensino fundamental.

as disciplinas precisam ser fixadas Vídeos e animações podem ajudar nas disciplinas

Apoio escolar para preparar o aluno com antecedência

O currículo escolar no ensino médio é crucial para promover a entrada na universidade. E estar preparado já acalma a mente para futuros exames e evita erros de aprendizado durante o caminho.

O que a banca examinadora do ENEM espera de você parece estar ao alcance de todos os estudantes do ensino médio. No entanto, muitos estão falhando, até o ponto de não se sentirem à vontade de comparecer ao local de aplicação no dia da prova .

Para evitar esta situação e não ter que sofrer tanto nos últimos dias antes da prova, o aluno pode ser condicionado a se preparar durante o ano letivo. Ao organizar revisões através de folhas de leitura e treinamentos em redação, por exemplo, além de manter uma leitura crítica e regular de bons veículos de pesquisa e informação – lembre-se que o tema das redações sempre é ligado a algo cotidiano e atual – na UNESP em 2017, a abordagem era o voto facultativo no nosso país, você teria argumentos para esse assunto?

No entanto, a assimilação dos movimentos literários, o controle da língua portuguesa e a boa análise dos textos exigem um rigor nos estudos e às vezes uma paixão pelo idioma que não é comum nem oferecido a todos os alunos.

Acompanhado pelos editais e também por provas aplicadas em anos anteriores dos exames, o professor particular poderá oferecer uma aula particular bem focada em linguagens. Para isso, ele analisará seus erros para agir rapidamente e corrigi-los.

Por exemplo, seu papel será:

  • trabalhar a revisão do exame dentro das expectativas para as escolas literárias mais abordadas,
  • praticar a compreensão de textos nas condições reais de exames, inclusive com o tempo oferecido,
  • rever as habilidades para inserir mais poder de argumentação em sua expressão escrita e uma boa organização de ideias.

Apaixonado pela língua portuguesa, compete a vocês, professores particulares, a tarefa de fornecer um quadro propício ao desenvolvimento das faculdades de compreensão do seu aluno.

Faça encontros disponíveis para o seu aluno, facilite a troca – porque não há perguntas estúpidas sobre o nosso idioma para quem quer aprender melhor- e ensine-lhe seus métodos secretos para que ele possa sair com vários pontos com antecedência na sua nota!

O ENEM exige uma boa gestão das suas horas O cronograma é apertado, por isso o estudo deve ser constante

Apoio escolar para rever anos de aprendizado

Se você é um bom estrategista ou um aluno médio, o suporte acadêmico em cada um dos assuntos propostos para o exame é de vital importância para o progresso, como já vimos anteriormente com as temáticas de linguagem.

Encontre abaixo 5 razões que justificam o apoio acadêmico para rever todos os conteúdos e se preparar bem:

  1. Para recuperar o aprendizado que pode não ter sido eficiente de algum tema específico.
  2. Buscar pistas para melhorar seu desempenho global.
  3. Propor métodos que irão acompanhá-lo por todas as disciplinas.
  4. Incentive-o a estudar mais em casa (todos nós experimentamos o chamado das alegrias da adolescência que tocam no smartphone durante uma de nossas leituras dos exercícios dados pelos professores).
  5. Desenvolva suas habilidades para conquistar boas notas desde o início do ano.

Como o ensino médio é uma grande mistura de conteúdos já ofertados e alguns pontos de avanço dentro do mesmo tema, o aluno pode ser facilmente envolvido e apenas retomar seu aprendizado com mais profundidade.

O tutor escolar será de grande importância para dar foco nos estudos e conquistar a tão sonhada boa nota no ENEM. Seja para matemática, física, química, biologia ou filosofia, é preciso ter consciência de que o investimento de tempo e dinheiro será recompensado em bons aprendizados e em um boletim encantador.

Suporte escolar além das aulas regulares: não é um pouco demais?

Excesso de trabalho, estresse, burnout. Em todos os discursos no ambiente profissional, o peso da carga de trabalho às vezes já deixa suas marcas na escola …

A questão de saber se o apoio escolar, acumulado em horários de aula e trabalhos em casa, não seria demais, deve ser reformulado… Na verdade, a verdadeira questão é saber se o aluno é dedicado aos estudos que ele conduz, em suas atividades extracurriculares e se ele não depende de uma expectativa dos pais que o restrinjam mais do que outra coisa!

Supostamente para economizar tempo, ensinando-o a aplicar os métodos corretos, ao entender as lições e, às vezes, mesmo participando da elaboração das respostas de sua tarefa de casa, a tutoria é qualquer coisa, exceto um peso do qual seria necessário livrar-se!

Além disso, o professor privado é atento e focado nos problemas do aluno.  Este é o seu papel principal!

Assim, se ele vê ou percebe qualquer fadiga causada por sua presença, ele poderá sugerir lições particulares em casa mais espaçadas no tempo.

A questão das horas acumuladas pode realmente ser levantada no ensino médio. Assim como para crianças mais novas, que fazem aula de tutoria desde a alfabetização. Também é importante que os pais permaneçam vigilantes sobre esse problema.

O bem-estar dos alunos não pode ser deixado de lado, mas saber que as notas estão em dia e que os resultados são satisfatórios podem ser muito importante para pais e estudantes. Encontre o meio termo e tenha sucesso acadêmico e de relacionamento!

Já pensou em ser professor de alunos adolescentes, até o 9º ano?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar