Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Professores: como conseguir aprendizes que queiram pintar?

De Camila, publicado dia 31/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Curso de pintura: como encontrar alunos

“Três coisas dão ao aluno a oportunidade de ir além do professor: fazer muitas perguntas, lembrar as respostas, ensinar.”
Comenius

Você tem anos de prática em pintura, acabou se tornando melhor que seu tutor e tem o dom de conseguir transmitir seus conhecimentos de maneira clara e cativante?

Então que tal virar professor e ter seus próprios aprendizes?

Se você possui todas as características acima, então essa ideia já deve ter passado pela sua cabeça!

Muitas pessoas dotadas para serem professores desistem da empreitada por não saber como começar pelo básico, ou seja, conseguindo alunos. Afinal de contas, não tem jeito de ser um mestre sem pupilos, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa realizada sobre atividades extracurriculares de crianças em uma pequena cidade, 57% dos entrevistados alegaram usar o boca a boca para escolher as aulas dos seus filhos. E esta é apenas uma das várias técnicas que existem atualmente, afinal de contas, com o avanço da internet e todas as ferramentas que ela coloca à nossa disposição, nunca foi tão fácil para um professor particular de pintura divulgar o seu trabalho e conseguir montar um excelente círculo de alunos.

Se você ainda está inseguro em se lançar nessa aventura sozinho, então não se desespere, pois Superprof está aqui para ajudá-lo! Nesta matéria você encontrará algumas dicas sobre como encontrar alunos para suas aulas de pintura.

Confira também um breve guia para professores de pintura.

Fale sobre suas aulas aos amigos

Aulas de desenho ou aulas de pintura são atividades muito populares tanto entre crianças, como entre jovens, adultos e idosos.

Este tipo de atividade desenvolve a criatividade e a imaginação, além de colocar o cérebro para funcionar de maneira saudável, dando “tchau” para o stress do dia a dia e até mesmo impedindo a manifestação de doenças da terceira idade, como o Mal de Alzheimer.

Se existe tanta demanda assim, então como e onde encontrar os primeiros alunos quando se é um professor de primeira viagem?

Aquarela é uma das técnicas mais delicadas de pintura. Muitos alunos se interessam por aulas de aquarela.

Conheça os cursos cursos a seguir para se tornar professor de pintura.

Falar com seu círculo de amigos e conhecidos

Quem melhor do que as pessoas próximas de você para promover de maneira positiva seu mais novo trabalho?

Antes de embarcar em uma grande campanha de de distribuição de flyers e cartazes por toda a cidade, comece falando sobre sua atividade enquanto professor de pintura com os integrantes da sua família, seus amigos, vizinhos, ex-colegas de trabalho, etc.

Fale com o máximo de pessoas que puder!

Uma pequena apresentação de suas habilidades pode ser um ponto de partida interessante. E por que não também mostrar suas produções em pintura e desenho a essas pessoas?

Em uma refeição em família ou em um bate-papo na hora do cafezinho com seus vizinhos, talvez você encontre novos alunos.

Seus amigos e familiares conhecem você bem e vice-versa. Isso, com certeza, favorecerá a divulgação do seu círculo entre conhecidos.

Eles também serão capazes de criticar o modo como você ensina, sempre te ajudando a progredir na sua mais nova jornada profissional.

Distribuir panfletos e cartazes em lojas

Além das pessoas próximas a você, pense em lojas locais.

Padarias, floristas, bares, cabeleireiros, banca de revista, livrarias… Os comerciantes geralmente aceitam que você coloque seus panfletos de divulgação em algum lugar perto da caixa registradora.

Em alguns casos, os comerciantes ainda têm pequenos espaços dentro das lojas para que pessoas como você cole seus cartazes! Mas preste bem atenção onde você coloca sua divulgação nesses tipos de painéis, pois é muito fácil ficar perdido no meio de outros materiais de divulgação de outras pessoas.

Dica: coloque cores brilhantes, ilustrações ou fotos. Ah, e seja conciso e preciso nas informações, pois um “testamento” não vai atrair a atenção de ninguém.

Algumas informações precisam ser especificadas no seu material impresso:

  • O tipo de curso: aulas em grupo, aulas particulares, aulas de pintura, aulas semanais, aulas noturnas,…
  • Técnicas ensinadas: pintura a óleo, pintura acrílica, aquarela, guache, pintura em seda, pintura em porcelana, caligrafia,…
  • Suas tarifas;
  • Seus contatos: e-mail, número de telefone, website,…

Isso ajuda a atrair a atenção de futuros alunos. Divulgue seus trabalho enquanto pintor!

Boca a boca

Depois de encontrar seus primeiros alunos, o boca a boca começará a entrar em ação. Seus amigos não hesitarão em falar sobre você e os panfletos se espalharão rapidamente.

O boca a boca é uma técnica ancestral, bem das antigas mesmo!

É por isso que é essencial deixar o seu número de telefone ou uma outra maneira de ser contatado em todo e qualquer tipo de aparição pública que você fizer. Afinal de contas, nunca se sabe onde será que você encontrará alunos em potencial.

Você certamente receberá ligações de pessoas diversas, sem que você necessariamente as conheça.

Veja algumas sugestões de locais possíveis para dar aula de pintura.

Torne-se conhecido nas escolas

Conhecer clientes em potencial enquanto professor de pintura não acontece da noite para o dia.

Embora o boca a boca possa ajudar a expandir sua rede, deixar panfletos e anúncios em diferentes escolas pode acabar sendo bastante útil.

Ensino Infantil e Ensino Fundamental

Aprender desenho é realmente necessário, mesmo quando se  desenha desde bem cedo?

Claro que sim! As técnicas artísticas devem ser trabalhadas para que possam progredir. 
Mas aprender desenho, pintura e práticas artísticas nesta idade deve, antes de mais nada, ser uma atividade divertida, estimulando a criatividade dos pequenos. 
Então, por que não deixar alguns de seus flyers nas escolas de Ensino Fundamental? Você pode ter certeza que muitas mães procuram por cursos de pintura e artes em geral como atividade extracurricular para seus filhos.

Ensino Médio

Escolas de Ensino Médio geralmente possuem espaços para a divulgação de atividades que possam interessar pais e alunos.

Entre anúncios de vendas de livros e aulas particulares de todos os tipos, não hesite em colocar seu material de divulgação para suas aulas de descoberta da pintura.

No Ensino Médio, as aulas particulares podem ser aulas de apoio para estudantes com dificuldades em artes ou cursos de lazer para aqueles que precisam de mais criatividade no cotidiano.

Tais aulas extracurriculares também podem servir como curso de preparação para a entrada para cursos superiores relacionados ao mundo da arte, como Belas Artes, Design, etc.

Sendo assim, divulgue suas aulas nos campus da sua região. Muitos alunos universitários também desejam aprender a pintar.

Saiba mais sobre como se tornar um professor particular pintura.

Universidades e faculdades

Nunca é tarde demais para começar a pintar!

Com os horários loucos da vida universitária, os alunos interessados em aprender a pintar podem não conseguir se matricular em uma escola de artes ou em ateliês regulares para participar de aulas diárias com horários fixos.

Aulas de artes individuais com um professor particular de pintura pode ser uma excelente opção para aqueles que desejam se lançar nesta aventura de aprender a pintar um quadro, mas possuem agendas completamente irregulares.

Ao publicar folhetos nas universidades, você dará a alguns alunos a oportunidade de fazer cursos de pintura com agendas mais flexíveis e que se adaptem ao cronograma universitário de cada um.

Encontre alunos com redes sociais

Aprender a desenhar e aprender a pintar agora pode ser feito na internet, então porque não usar a internet para encontrar alunos?

As redes sociais são particularmente adequadas quando o assunto é conhecer pessoas novas e divulgar o seu trabalho.

Youtube

Por que não iniciar seu canal do Youtube?

Criar vídeos cria uma comunidade real ao seu redor.

As pessoas podem seguir você e aprender a pintar com esses vídeos.

Ao acompanhar seus vídeos, os usuários da internet têm uma ideia sobre seu método de ensino e podem entrar em contato com você para seguir seus cursos de pintura ou aulas semanais.

Instagram

O Instagram é a rede social ideal para pintores. Nela, os professores de pintura podem difundir seu trabalho para um grande público ao utilizar as famosas hashtags.

Criar uma página e criar uma rede de seguidores pode ser uma solução para encontrar alunos.

Sinta-se livre para tirar fotos das diferentes técnicas de desenho e pintura que você ensina: aquarela, carvão, acrílica, pintura a óleo, lápis de cor, desenho com grafite, etc.

Mostre todas as técnicas de pintura que você domina.

Divulgue no Instagram, Facebook, Youtube, etc... As redes sociais são uma excelente ferramenta de divulgação gratuita das suas aulas de pintura.

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, o Facebook é um must-have quando o assunto é redes sociais. Muitas empresas usam esse método para se tornarem conhecidas e atrair novos clientes.

Crie uma página ou um grupo para destacar suas habilidades e divulgar seus cursos de pintura para todos os níveis.

E por que não fazer vídeos ao vivo para explicar uma técnica ou apresentar seus inscritos à história da arte?

Falar sobre pintores super admirados como Rembrandt, Picasso, Monet, Courbet, Da Vinci e Van Gogh pode ser uma boa maneira de atrair a atenção de novos alunos em potencial.

Um blog

Embora isso não seja especificamente considerado uma rede social, o blog pode ter o mesmo efeito em sua rede profissional.

Muitos aprendizes começam procurando conselhos em blogs especializados.

Você pode fazer, por exemplo, algumas rubricas sobre assuntos como o modelo vivo, natureza morta, esboços, o corpo humano, como pintar uma paisagem, etc.

Encontre alunos em plataformas online

Várias plataformas online conectam alunos e professores. Superprof é um deles. Com quase 160.000 alunos desde a criação do site, o conceito facilita o contato entre quem quer ensinar e quem quer aprender.

Então, como se destacar?

A principal maneira é criando seu perfil com cuidado e atenção!

O perfil do professor deve ser preciso e completo.

Descreva todas as suas habilidades e todos os estilos de pintura que você ensina.

Em vez de simplesmente colocar “professor de pintura”, especifique todas as técnicas de pintura que você domina (pintura com espátula, pintura sobre tela, pintura decorativa, pintura em porcelana,…).

Lembre-se de destacar também o seu tipo de formação: Escola de Artes Decorativas, Escola de Belas Artes, Escola de Design, artista autodidata, etc.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar