Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Encontrar o melhor educador do idioma das arábias

De Camila, publicado dia 14/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Como escolher um bom professor de árabe?

Você quer aprender arabe e está pensando em começar a fazer aulas do idioma? Um curso de arabe para brasileiros é uma das melhores opções para quem deseja ficar craque no idioma do Oriente Médio. No entanto, é preciso ter em mente que para conseguir dominar este idioma, muita dedicação será necessário durante essa jornada de aprendizado.

Você planeja ir para um país árabe, mas não sabe nada sobre esse idioma?
Línguas e culturas semíticas te interessam?

Seja qual for a sua motivação para se lançar na aventura de aprender como falar arabe, uma coisa é certa: você não entende nada falado ou escrito no idioma. Para você, o alfabeto não mostra palavras, mas sim desenhos; ler da direita para a esquerda lhe parece quase surreal, assim como a escrita da gramática não passa de um monte de rabiscos incompreensíveis!

Mas calma: fique tranquilo e não se desespere, pois aprender árabe não é impossível, principalmente se você fizer aulas particulares do idioma. Isso permitirá que você aprenda vocabulário, escrita, gramática e leitura.

Um professor competente poderá lhe oferecer um curso de árabe em casa e essa pode acabar sendo a solução ideal para um aprendizado rápido e eficiente.

Logo a partir das primeiras aulas, você notará que a língua árabe é dividida em dois grandes componentes lingüísticos: o árabe moderno padrão (o mais usado nas escolas) e o árabe clássico.

Já o árabe coloquial é a língua falada. Ela, no entanto, varia de país para país.

Você observará também, assim que começar suas aulas de arabe, que o alfabeto do idioma contém vinte e oito letras, apenas duas a mais do que o nosso querido alfabeto latino.

O segredo de como aprender arabe pode ser encontrado em duas palavras: prática regular. Isso porque aprender uma língua estrangeira nunca é fácil e o idioma falado na Jordânia não é nenhuma exceção à regra.

Você está pronto para começar a fazer aula de arabe, mas ainda não escolheu seu professor e não sabe como optar pelo melhor dentre as suas alternativas?

Superprof preparou algumas dicas e passos a seguir ao escolher o professor de árabe certo para o seu perfil.

Veja também algumas dicas para te auxiliar nessa jornada de aulas de árabe!

Identifique o nível e os objetivos

A fim de encontrar o professor certo para te ensinar a falar árabe, nada melhor do que procurar pelos anúncios de aulas particulares. No entanto, para conseguir optar pelo professor que se adeque melhor às suas necessidades de aprendizagem, é preciso, primeiramente, fazer um teste de nivelamento para avaliar seu grau de conhecimento do idioma do Marrocos.

Sejam quais forem suas ambições e o nível de língua árabe que deseje atingir, o perfil do professor para suas lições particulares interferirá na hora de alcançar seus objetivos.

Aprender a língua árabe é algo que acontece gradualmente, um degrau de cada vez. O bom professor de árabe acompanha seu aluno a cada etapa do aprendizado.

Sendo assim, é preciso levar em conta vários fatores, tais como:

  • Você planeja ter aulas introdutórias?
  • Você já tem algum conhecimento do vocabulário básico ou já lê o alfabeto?
  • O seu nível de domínio do idioma já é intermediário?
  • Você quer ter a possibilidade de aprofundar ainda mais seus conhecimentos na língua?
  • Você gostaria conseguir participar de uma conversa em árabe?
  • Você procura por um curso intensivo para se preparar para uma prova?
  • Você pretende se preparar para uma entrevista de emprego e o domínio de noções intermediárias de árabe são necessárias?
  • Morar em um país arabófono está nos seus planos?
  • Você quer falar árabe fluentemente?
  • Você é muçulmano ou quer se converter e deseja aprender árabe para conseguir entender o Alcorão?

Existem, além dessas, muitas outras razões para se aprender árabe. Independente de quais elas sejam, é preciso conhecer de antemão seu nível de domínio do idioma e suas expectativas pessoais para aprendê-lo.

Para isso, existem testes de nivelamento online que permitem descobrir se você é um iniciante completo, intermediário ou avançado no que diz respeito à língua das arábias!

Tais sites permitem que você aprenda árabe online e, gradualmente, consiga identificar seu próprio nível no idioma.

O resultado da avaliação do idioma determinará qual nível e qual tipo de curso corresponderá melhor ao seu perfil.

Os cursos de árabe não dependem, no entanto, somente do perfil do aluno, mas também do perfil do professor, pois cada um deles possui características próprias de ensino. Sendo assim, além de levar suas expectativas e necessidades em consideração, é preciso conseguir determinar qual o professor ideal para te acompanhar rumo ao alcance dos seus objetivos.

Nada melhor do que um professor que mostre o caminho certo a seus aluno. Um bom professor é responsável por guiar seus alunos pelo caminho do aprendizado da língua árabe.

Dicas de como trabalhar em uma revisão da língua árabe.

Compare o perfil dos professores

Professores com diferentes níveis de domínio da língua árabe podem ser encontrados para dar aulas particulares.

Um profissional que possui o idioma como língua materna, terá um conhecimento diferente de um tutor que ainda faz uma formação universitária em língua e cultura árabe. Este, por sua vez, possuirá capacidades linguísticas distintas de um professor universitário de árabe aposentado que se dedica a dar aulas particulares.

Um aluno que é um iniciante total no idioma não precisará de um professor super diplomado ou alguém cuja língua materna seja o árabe, pois um estudante de línguas que ensina árabe básico certamente será suficiente.

Por outro lado, se o aluno já tem algumas noções do idioma das arábias, então um professor nativo arabófono será, com certeza, um ponto positivo para seu progresso no aprendizado.

Para aumentar ainda mais o desenvolvimento da capacidade de compreensão e comunicação oral do aluno, um professor nativo de um país árabe pode ser a escolha ideal para se começar um curso intensivo de conversação.

Um bom professor de aulas particulares normalmente constrói seus cursos de acordo com o nível do aluno, permitindo com que ele progrida através de uma atenção educacional personalizada.

A maioria dos professores disponíveis em sites que oferecem aulas particulares (como o Superprof, por exemplo) costuma indicar suas metodologias, suas características de ensino e o nível de conhecimento que costumar transmitir.

Dicas para saber a quantidade ideal de aula de arabe para obter um bom nível.

A comparação entre profissionais é a melhor opção para conseguir optar pelo melhor dentre eles. A internet está cheia de oferta de professores e por isso é preciso saber comparar as ofertas para escolher o melhor dentre eles.

Mas então, como ter certeza de entrar em contato com o professor particular certo para o seu perfil?

O primeiro passo é verificar a experiência do profissional no perfil disponível no site, ou seja, seus diplomas, sua pedagogia, seu método de ensino, etc.

Confira também o trabalho que ele propõe fazer com seus aluno: exercícios de compreensão, exercícios de leitura e compreensão escrita, trabalho com a gramática, conversação para aprender e aperfeiçoar comunicação e expressão oral, etc.

Passada a avaliação de perfis de professores, é chegada a hora de comparar os preços das horas de aulas oferecidas por cada um deles e escolher aquelas que estão de acordo com o seu orçamento.

Dicas de técnicas para ajudar a potencializar o desempenho de aprender árabe!

Compare os preços das com seu orçamento

Aulas particulares, muitas vezes, podem sair bem mais caro do que o esperado. Se comprometer a seguir sessões de ensino individuais com um profissional qualificado por acabar comprometendo uma parte significativa do salário mensal de muitas pessoas.

Tornar-se bilíngue significa, no entanto, fazer alguns sacrifícios, substituindo certas despesas por outras.

Em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro ou elo Horizonte, os valores cobrados por hora de aula podem acabar saindo bem altos do que em outras capitais e cidades onde o nível de vida é mais baixo.

Uma boa alternativa para abaixar o custo das sessões de ensino é dar preferência para um professor que se adapte ao seu nível e também ao seu orçamento. Muitos professores particulares concordam em diminuir o preço da hora de aula se eles tiverem a garantia de ter o aluno o ano todo .

Se você estiver um pouco sem grana no momento e mesmo assim quiser ou precisar começar com suas aulas imediatamente, então um professor que dê um desconto, mesmo que pequeno, fará toda a diferença. Não custa nada tentar, não é mesmo?

Você vai economizar apenas um pouco, mas pode ser que isso já ajuda enormemente a reduzir suas despesas extras com as aulas.

Finalmente chegamos à última dica para encontrar o professor de língua árabe ideal para você: procurar no lugar certo.

O aluno pode tentar negociar o preço da hora de aula caso goste muito do professor, mas seu preço não se adapta dentro do orçamento para o curso. O preço da hora da aula de árabe precisa caber no seu bolso!

Dicas ligadas ao preço das aulas particulares de língua árabe.

Qualidades de um bom professor de árabe

O primeiro e mais importante ponto  ser observado na hora de escolher seu futuro professor particular de língua árabe: vocês precisam se dar bem. Para saber se o “seu santo bate com o do tutor”, não tenha medo de conversar com ele antes de bater o martelo na hora da escolha.

Vários profissionais, inclusive, oferecem a primeira hora de aula gratuita, pois isso possibilita ambas as partes de se conhecerem melhor.

O educador precisa também ser capaz de entender os pontos de bloqueio do aluno, pois só assim ele conseguirá fazer com que o aprendiz realmente progrida durante as aulas.

Dominar o vocabulário, a gramática, a pronúncia e a leitura do árabe não são habilidades fáceis a serem alcançadas.

A primeira qualidade de um bom professor é a de ser capaz de ouvir e entender as necessidades do seu pupilo.

O profissional deve ainda – e acima de tudo – não julgar as dificuldades de seu aluno.

Aprender a língua árabe não é fácil e nem todos temos as mesmas facilidades.

Para aprender árabe literário, por exemplo, o aluno deve se sentir confiante. Para tal, o professor precisa ser um profissional calmo, disponível, tolerante e com uma boa pedagogia.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar