Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Prepare suas lições italianas com seu professor particular

De Carolina, publicado dia 22/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Fazer aulas particulares: o guia completo!

Aprender a língua italiana é uma escolha estratégica muito boa por várias razões!

Em primeiro lugar, a Itália é um grande parceiro econômico do Brasil!

Assim, fazer aulas de italiano pode ser um excelente diferencial no seu currículo!

A Itália é um dos destinos favoritos dos brasileiros para as suas férias no exterior.

Por causa do apelo das paisagens e patrimônio cultural dos seus sonhos, ter um professor de italiano é uma boa ideia: uma viagem à Itália pode ser a melhor da sua vida!

Mas os motivos que nos fazem aprender a falar italiano são profissionais, acadêmicos ou pessoais. Assim, tendemos a progredir rapidamente.

Felizmente, existem dicas para melhorar rapidamente o seu nível na gramática e na expressão oral italianas.

Por exemplo, Aprender italiano com um professo, em casa é certamente a melhor forma de progredir rapidamente, mas é normal querer avançar ainda mais na aprendizagem.

Se você tem duas aulas de italiano por semana ou menos com um espaço maior de tempo entre elas, existem soluções para melhorar facilmente o seu nível em italiano.

Fale o idioma de Dante e rode a Itália Um mundo cultural vai se abrir para você quando aprender a língua italiana

O Superprof reuniu todas as dicas de aprendizado para completar os cursos destinados a todos aqueles que querem se tornar bilíngues em italiano rapidamente. Esse é o seu caso? Andiamo!

Descubra o melhor curso italiano no Superprof!

Aulas de italiano em casa: as dicas para ir bem

Alain Leury, professor emérito de Psicologia cognitiva, explicou a L’Étudiant, um jornal francês, que há alguns anos que memorizar é uma parte essencial da aprendizagem.

Segundo ele, a repetição é até “o mecanismo elementar da memória”.

Então, vamos usar o conselho de um especialista para facilitar o nosso aprendizado italiano (com um professor particular?)!

Trata-se, portanto, de revisar as técnicas de aprendizagem do vestibular, por exemplo, e de classificar as palavras do vocabulário italiano por tema, em seguida, para assimilá-las:

  • As palavras básicas italianas para se comunicar: buongiorno, arrivederci, a domani, grazie mille…
  • As palavras italianas para se apresentar: mi chiamo (meu nome é), sono brasiliano (eu sou brasileiro), piacere (prazer em conhecê-lo)…
  • As palavras italianas para viajar: tornare indientro (ida e volta), un biglietto (um bilhete), la destinazione (o destino)…
  • As palavras italianas para cozinhar: la cucina (a cozinha), la tazza (a taça), il forno (o forno)…
  • Palavras italianas para expressar sentimentos: felicità (felicidade), depresso (deprimido), scherzo (piada)…

Essas fichas de vocabulário italiano para aprender também devem estar relacionadas às razões que o fazem aprender italiano.

Por exemplo, um atleta que faz aulas de italiano para viver do seu esporte na Itália não precisará aprender as mesmas expressões que um estudante que vai fazer uma parte de seus estudos na Itália.

Do mesmo modo, palavras e frases italianas para decorar são memorizadas de forma diferente dependendo do nível do aluno.

Aprenda italiano e toda a sua gramática A língua italiana não foi construída em um dia como o império romano

O importante é ser regular: é melhor gastar quinze minutos por dia todos os dias para aprender novas palavras italianas que praticar duas horas intensamente de uma vez para nunca mais fazê-lo novamente.

O seu professor particular de italiano vai orientá-lo no seu trabalho pessoal: não deixe de lhe pedir conselhos!

Trabalho sobre fonéticas italianas

Todos os especialistas em línguas estrangeiras vão lhe dizer que, para aprender um novo idioma, você precisa se familiarizar com a fonética.

Então, é necessário ouvir italiano para poder falar italiano.

A Itália está esperando por você!

Seu professor de italiano certamente fala com você muitas vezes em italiano e isso permite que você melhore seu aprendizado.

Isso o ajudará a avançar ainda mais rápido e a identificar as especificidades fonéticas da língua italiana para consolidar sua aprendizagem:

  • O acento tônico, geralmente focado na penúltima sílaba, que também é encontrada em português e espanhol,
  • A pronúncia do R como o nosso (por enquanto só vantagens!)
  • Ditongos em que todas as vogais são pronunciadas (exemplo: puoi / você pode)
  • A letra “z” é pronunciada “tz”,
  • A letra “c” seguida de uma vogal é pronunciada “ch”…

Uma vez que essas características fonéticas são conhecidas, é necessário acostumar a ouvido, ou seja: ouvir o italiano. De preferência, com pessoas cuja língua materna é, naturalmente, o italiano porque eles pronunciam o idioma de maneira natural.

Para isso, várias opções permitem trabalhar a fonética além das aulas particulares (aprenda mais rápido):

  • Assistir filmes italianos sem serem dublados para acostumar seu ouvido à língua de Dante Alighieri: A Grande Beleza de Paolo Sorrentino, A Vida é Bela de Benigni, La Dolce Vita de Fellini,
  • Ouça a rádios italianas graças à internet, como a rádio de notícias Radio 24, a rádio das músicas italianas de Radio Cuore…
  • Baixe (legalmente, naturalmente) músicas italianas, as de Zucchero, Pavarotti, Andrea Boccelli…
  • Frequente as associações italianas de sua cidade para participar de eventos relacionados à Itália e conhecer nativos italianos.

Se os brasileiros normalmente têm problemas com as línguas estrangeiras, como mencionamos acima, está relacionado, em parte, pela falta de boas condições de educação.

Aprenda o idioma de Dante e visite o seu país A linda arquitetura italiana está esperando por você!

É muito raro encontrar um aluno, de escola pública ou particular, que tenha aprendido uma língua estrangeira em seus cursos tradicionais de inglês, espanhol… italiano, então, nem se fala….

Somente nas escolas bilíngues ou internacionais de italiano ou de outra língua que isso se torna mais frequente.

Por isso, nem vamos falar dos métodos ultrapassados das escolas que privilegiam a expressão escrita das línguas em detrimento da expressão oral.

Ao se concentrar na fonética em sua aprendizagem do idioma de Dante Alighieri, por exemplo, você coloca todas as chances do seu lado para se tornar bilíngue mais rapidamente.

Como aprender mais rápido com as aulas particulares?

Na verdade, quando se trata de aprender uma língua estrangeira, por exemplo, o programa é amplamente orientado para a compreensão e expressão escrita.

Agora, uma língua viva também é – e acima de tudo – uma língua que vive e, portanto, fala.

Claro, o seu professor de italiano permite que você adquira, durante suas aulas particulares (organize-as bem!), uma base sólida no vocabulário italiano, gramática italiana ou verbos conjugados.

Mas, para progredir rapidamente com suas aulas particulares em italiano, você também deve mergulhar na língua italiana, e para isso, ver filmes italianos sem dublagem é uma ótima ideia (como dizemos acima).

Isso torna possível se integrar na língua e na cultura italiana e perceber as especificidades fonéticas da língua: a pronúncia das letras “c” e “z”, o ritmo das palavras…

A leitura melhora as habilidades cognitivas. É um fato que todos os cientistas concordam (pelo menos uma vez…).

Um estudo publicado em 2016 no International Journal of Business Administration mostrou até mesmo que a leitura de trabalhos acentuados literários tem efeitos extremamente positivos na memória, impactando positivamente o nível de expressão escrita.

E quando se decide aprender uma língua estrangeira como o italiano, a memória e a escrita são constantemente solicitadas.

Entre as aulas particulares (de italiano, saiba o guia completo!), a leitura de livros no idioma de Dante permite aprofundar e consolidar o conhecimento e aperfeiçoá-lo.

Para isso, sem mais desculpa: a maioria das livrarias e bibliotecas tem uma seção de “literatura estrangeira” na qual você certamente encontrará uma dessas obras-chaves da cultura italiana:

  • A Divina Comédia de Dante Alighieri, considerada como o trabalho que padronizou (para não dizer criou) a língua italiana,
  • Se Questo È Un Uomo de Primo Levi, um triste testemunho sobre os campos de concentração,
  • Il Gattopardo, de Lampedusa, em que acompanhamos a vida de um príncipe siciliano durante as revoluções italianas,
  • Il Decaméron, de Boccaccio, uma coleção de cem contos que falam do amor em todas as suas formas.

Esses livros são obras originais da Itália. No entanto, também pode ler em livros italianos de origem brasileira, portuguesa, francesa e espanhola: a maioria das obras agora é traduzida em muitas línguas.

O importante é se divertir durante a leitura para realmente avançar com seu aprendizado de italiano.

Como preparar bem suas aulas particulares de italiano?

A primeira coisa a fazer quando se considera fazer cursos de língua italiana é definir os motivos que nos levam a aprender a língua de Dante.

Esses motivos representam os objetivos a serem alcançados com o professor particular (planeje suas aulas particulares de italiano) e é imperativo listá-los antes da primeira aula de italiano. Se não, você corre o risco de nunca fazer essa lista…

Pode-se  tornar-se bilíngue em italiano por várias razões:

  • Desenvolvendo sua carreira profissional escolhendo uma das cinco línguas mais populares entre os recrutadores (claro que o idioma de Dante Alighieri está incluso nela!),
  • Para se aperfeiçoar antes de uma viagem à Itália, ou mesmo uma mudança,
  • Prepare para uma prova para ter um certificado de proficiência em italiano e melhore sua expressão oral ou escrita,
  • Para adquirir novas habilidades simplesmente pelo prazer e beleza da língua italiana,
  • Ou até mesmo aprender italiano por amor. Você não acha que essa é uma razão suficiente? Saiba que, em uma pesquisa realizada pelo Babbel, 94% dos franceses estão dispostos a aprender a língua por essa bela causa.

O segundo elemento a determinar antes da primeira aula com o professor de italiano é o nível de italiano que você possui.

Aqui, é melhor evitar mentiras e sobrestimação: o progresso não seria o mesmo…

Fale o idioma de Dante e visite o seu país Lindas paisagens esperam por você na Itália

Claro que, para um estudante que nunca fez italiano, esse passo é relativamente simples. Mas para aqueles que praticaram durante dois ou três anos no ensino médio, que viveram seis meses em Roma ou que regularmente visitam sua família na Itália, será menos fácil.

Na verdade, como se situar se alguém não fala perfeitamente italiano nem é perfeitamente bilíngue?

Claro, o professor particular de italiano será capaz de determinar com bastante rapidez o nível de seu aluno. Mas, para economizar tempo (e, portanto, dinheiro) e para avançar mais rapidamente, um nível de referência padrão em línguas estrangeiras foi determinado na Europa.

Variando de A1 a C1, esse Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas permite saber exatamente o seu nível em italiano:

  • A1, nível básico de italiano,
  • A2, o nível intermediário,
  • B1, o nível “competência operacional limitada” elementar,
  • B2, o nível “competência operacional limitada” avançado,
  • C1, o nível experiente independente
  • C2, o nível experiente professor

Encontre um bom professores no Superprof para seu curso de italiano online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar