Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas particulares na capital gaúcha

De Glicia, publicado dia 18/05/2019 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Onde encontrar aulas à domicílio em Porto Alegre?

Você sabia que a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, se destaca como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir? A cidade oferece uma qualidade de vida excelente, com ruas arborizadas, muitas atividades culturais e artísticas e vários espaços verdes.

O Parque da Redenção, classificado como patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul, oferece uma área verde de 37 hectares. Todos os domingos acontece o Brique da Redenção, uma grande feira cultural que atrai visitantes de todos os cantos da cidade. É uma ocasião única de se integrar e conhecer melhor o multiculturalismo da capital gaúcha.

Se você tem interesse em saber as melhores formas de ter aulas particulares em Porto Alegre, neste artigo trouxemos algumas dicas e conselhos imperdíveis que lhe ajudarão a escolher suas aulas.

Saiba tudo sobre aulas particulares nas principais metrópoles brasileiras!

Ensino personalizado em POA Em Porto Alegre há muitas opções de aulas particulares, já que é considerada um dos polos urbanos da região Sul.

O contexto atual da oferta de educação em Porto Alegre

No que diz respeito à educação, POA não fica pra trás e oferece ensino de qualidade em uma das melhores universidades federais do país, a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A universidade se destaca nacional e internacionalmente, e possui inúmeros programas de pós-graduação, projetos de extensão universitária e um corpo de pesquisadores qualificados e renomados.

Frequentadas por grande parte dos alunos que fizeram cursinho para passar no Enem, existem duas universidades federais na capital gaúcha. Além da UFRGS, já mencioada, a cidade conta também com a UFCSPA, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Conta ainda com a universidade estadual, a UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

A maior universidade particular da cidade é a PUCRS, nomeada Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que é considerada a maior universidade privada da Região Sul do país.

Seguindo tendências de outras capitais brasileiras, é bom lembrar que parte dos alunos que irão realizar o Enem, procuram os cursinhos, ou seja, os cursos pré-vestibulares e essa é uma das modalidades que vêm sofrendo uma grande expansão na cidade ultimamente.

Portanto, por acolher muitos estudantes todos os anos, o que não faltam são opções de aulas particulares em diferentes áreas: cursos preparatórios para Enem, vestibular, concursos públicos, cursos técnicos, aulas de música, de esportes, de idiomas, física, etc. A lista é longa e Porto Alegre tem opções de professores particulares para todos os tipos de perfis, de alunos do ensino fundamental ao ensino superior.

Sabemos que a capital conta com cerca de 92 escolas públicas municipais, nas quais 40 são destinadas ao ensino infantil. A cidade possui 47 escolas de ensino fundamental, sendo 4 delas de educação especial, duas de ensino médio e cerca de 260 escolas estaduais, além das públicas federais.

A cidade conta ainda com algumas dezenas de escolas particulares, sendo que a maioria pertencem a congregações religiosas, sobretudo católicas.

A relevante influência do resultado do Enem 2018 

O Enem ou Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Como você já sabe, é através dessa avaliação que os estudantes de todo o país podem concorrer a vagas no Ensino Superior público pelo Sisu: Sistema de Seleção Unificada, e a bolsas em instituições privadas, através do ProUni: Programa Universidade para Todos. É também por meio desse exame que os alunos podem participar do Fies: Fundo de Financiamento Estudantil.

Na capital gaúcha, por exemplo, a UFRGS aguarda o resultado do Enem para divulgar a data de publicação do listão do Vestibular a cada ano, uma vez que cerca de 30% das vagas na instituição são destinadas ao Sisu.

O Enem é considerado o segundo maior exame de entrada no Ensino Superior do mundo, ficando atrás apenas do exame aplicado na China.

As maiores notas

As maiores notas do exame em Porto Alegre circularam entre os 659 pontos, no colégio Leonardo da Vinci Alfa. Em seguida, os alunos do Ensino Médio Farroupinha quase que esbarraram nessa colocação, chegando a 654 pontos. Em terceiro lugar temos o Colégio João Paulo I, atingindo 651 pontos.

As menores notas

A menor média do resultado do exame na cidade gaúcha ficou com o Colégio General Álvaro Alves da Silva Braga, com 454 pontos, cerca de 100 pontos abaixo dos primeiros colocados. Em segunda posição, com 463 pontos, ficou o Colégio Marista Professora Ivone Veittorello. A terceira colocação foi ocupada pelo Colégio Agrônomo Pedro Pereira, com 473 pontos.

Se você mora em Porto Alegre ou na Grande POA ou pretende realizar o exame nacional para algumas das universidades e faculdades dessa região, é importante que você tenha conhecimento sobre tais dados, a fim de estipular melhor quais serão suas metas em sua preparação.

Processo esse que deve, sim, de preferência, contar com a orientação de bons professores particulares. A gente sabe que nem tudo da matéria fica bem explicado ou explicitado durante as aulas da grade normal de ensino, seja em escolas públicas ou particulares.

Nesse sentido, poder contar com a ajuda das aulas particulares pode, sim, vir a fazer toda diferença! Desde de influenciar a motivação de aprender do aluno até à elaboração de um sólido plano de estudos junto ao professor que, preferencialmente, irá monitorar sua evolução.

Escolas especializadas em aulas particulares em Porto Alegre

Em todo o Brasil, várias instituições privadas de ensino oferecem aulas particulares para alunos que precisam de reforço escolar ou aprender uma nova disciplina. Uma das principais vantagens destas instituições é o fato de que elas respondem às necessidades de diferentes perfis de estudantes, independentemente do nível e das dificuldades.

A maioria dessas escolas especializadas em aulas particulares contam com uma equipe pedagógica qualificada e professores experientes, além de proporem programas de ensino personalizados.

Infelizmente, o retrato da educação brasileira atualmente mostra escolas sem recursos, professores desmotivados e alunos desinteressados. No que se refere ao conteúdo, as escolas – em especial as públicas – deixam a desejar e boa parte dos alunos não assimilam sequer os conceitos básicos de cada disciplina. Isso explica, pelo menos em partes, a crescente demanda por aulas particulares em diferentes capitais brasileiras.

Pensando em assimilar melhor o seu aprendizado? Veja aqui como fazer aulas particulares em Brasília.

estabelecimentos de apoio escolar oferecem aulas particulares Nas instituições privadas de reforço escolar é possível ter aulas totalmente individualizadas.

Segundo alguns especialistas em educação, a velocidade de assimilação de um novo conceito depende das competências de aprendizagem do aluno. Neste contexto, é necessário que o professor possa compreender como o aluno aprende antes de preparar suas aulas.

A escola Apoio Integral trabalha com um programa de ensino multidisciplinar através de uma equipe de professores que busca atender às necessidades educacionais dos alunos de forma personalizada. Portanto, essa escola oferece aulas adaptadas às diferentes necessidades dos estudantes. Isso contribui para que o estudante consiga alcançar seus objetivos de maneira satisfatória e garanta bons resultados em sala de aula.

Ao escolher uma escola de reforço, você deve estar atento para alguns detalhes que são indicadores do nível de qualidade e de seriedade do estabelecimento:

  • Verifique se a escola possui equipe de educadores qualificados e experientes em aulas particulares;
  • Certifique-se que o atendimento é personalizado e as aulas adaptadas ao seu perfil;
  • Pergunte sobre o método de ensino usado – os métodos multidisciplinares são os melhores;
  • Além das aulas, verifique quais outros serviços são oferecidos: plantão de dúvidas, acompanhamento durante o período de provas, ajuda para organizar cronogramas de estudos, etc.;
  • Certifique-se que o ambiente da escola é adequado aos estudos.

Se por acaso você mora em recife, confira aqui quais são as melhores formas de encontrar aulas particulares na capital pernambucana.

Poder contar com a orientação de um professor particular experiente durante todo o processo de preparação dos estudos e realização das provas pode ser algo que faça toda a diferença na hora da aprovação!

Prepare-se para os exames com a ajuda de um professor particular

Desenvolver a consciência de que poder contar com a orientação de um professor particular experiente, algo que só tem a contribuir no processo de aprendizado do aluno, vem acontecendo de forma gradativa.

Anteriormente os alunos ou seus familiares procuravam o auxílio de um professor particular somente quando aqueles já estavam quase na pindaíba, com a reprovação já a bater às portas, nos momentos finais do termo do ano. E, por essa razão, sair de todo esse sufoco era muito mais difícil.

Felizmente, hoje já sabemos que a orientação oferecida pelas aulas particulares deve ser algo a ser procurado assim que possível, sobretudo se não pesarem no orçamento do aluno ou da família. Antes, ter que procurar por professor particular era sinômino de ser mal aluno ou pouco inteligente. Hoje isso significa maior dedicação e eficiência ao se estudar, já que o fardo de saber como proceder durante esse processo não é mais feito sozinho e, sim, dividido entre aluno e professor particular.

Elaborem juntos um plano de estudos bem realista

Um dos primeiros passos para conseguir ser organizado e conciliar todas as tarefas e matérias estudadas até o dia do exame é elaborar junto com seu professor particular o seu planejamento de estudo.

Nada adianta estipular que você estudará 16, 18 horas por dia se isso não for possível no seu caso. Analisem juntos a sua rotina e atividades básicas. Adicione seus compromissos sociais – lembre que a interação com os amigos e pessoas que ama diminui significativamente o estresse e renova a sua dedicação.

Sendo assim, confira junto com seu professor a sua disponibilidade e definam metas incluindo todo o material que precisa ser visto e as revisões periódicas. Você vai descobrir que elaborar um plano de estudo consciente e segui-lo, deixando espaço para adaptações, faz toda a diferença!

Descubram juntos qual é o melhor método para você

Outro passo super importante para aumentar a produtividade e alavancar seus estudos é a descoberta de qual método de estudo é mais eficiente para você. O seu professor particular pode te ajudar a descobrir se estudar sozinho ou em companhia é algo que faça ou não muita diferença pra você.

Outro ponto é se vc deve intercalar matérias ou seguir o mesmo assunto até o fim do dia. E se você aprende melhor fazendo resumos ou relendo várias vezes o texto e os exercícios feitos. Talvez você prefira usar a técnica da autoexplicação e dar aulas a si mesmo ou ler o conteúdo de forma silenciosa. Ou também elaborar mapas mentais para condensar o conteúdo e dar aquela alavancada nas revisões periódicas.

Enfim, como viu, são diversas as possibilidades a serem exploradas por você. O principal é perceberem juntos quais delas funcionam melhor com você. A partir disso, revejam juntos seu plano de estudo e façam as adaptações e ajustes necessários.

Elaborar um plano de estudos realista junto com seu professor particular já é um passo que te destaca muito da concorrência.

Respeitem juntos o seu rendimento

Lembre que, por mais que você esteja motivado, um hora ou outra você vai ficar meio cansado. Logo, considere sempre que cada pessoa se autorregula de certas formas e que o tempo para progredir no rendimento dos estudos é algo bem particular e também uma habilidade que pode ser trabalhada.

Existem aqueles estudantes que acordam super bem-dispostos e estão prontos para encarar uma manhã cheia de estudos. já outros alunos não conseguem ser tão produtivos nesse período. Daí é bom que eles se preparem para dormir um pouco mais e estudem em outra parte do dia que não às manhãs.

No fim das contas, tudo se resume a se você conhece bem o funcionamento de seu próprio organismo, contanto corpo e mente, e estabeleça junto com seu professor quais prioridades serão possíveis para que você dê conta de cumprir todo o cronograma de estudo. Nem sempre isso é fácil e muitos alunos erram nesse ponto. No entanto, podendo agora contar com a orientação do professor, suas chances de ser bem sucedido nesse processo aumentam bem.

Anúncios de aulas particulares em POA pelo Superprof

Solicitar a ajuda de um professor particular que ensine ciências, matemática, línguas ou música é uma excelente forma de aprofundar ou complementar o ensino oferecido pela escola. Mas, onde achar um bom professor, que seja qualificado e experiente?

Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Porto Alegre é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de reforço. Hoje em dia os professores podem divulgar  seus serviços em diversos sites especializados e a internet coloca à disposição uma infinidade de recursos:

  • Blogs educacionais;
  • Fóruns sobre ensino e educação;
  • Redes sociais;
  • Classificados gratuitos online;
  • Mercado Livre;
  • E claro, o Superprof!

buscar anúncios de aulas pela web Na comunidade Superprof você encontra os melhores anúncios de aulas à domicílio.

A Superprof é uma das plataformas mais conhecidas no ramo de anúncios de aulas particulares. Além da seriedade e credibilidade do site, lá você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, estudantes universitários, ou até mesmo professores aposentados que amam o que fazem e não pretendem abandonar o ensino tão cedo.

Independente do perfil de professor que mais lhe agrada, o mais  importante é que todos os professores cadastrados na Superprof têm algo em comum: o amor pelo ensino e a vontade de compartilhar conhecimento. Além, é claro, de possuirem todas as competências necessários para dar aulas à domicílio.

A orientação continuada de um professor particular ajuda o aluno a evitar as distrações e a manter mais o foco no que realmente importa. Fonte: Blog Piva Educacional – divulgação.

Você pode pensar que procurar aulas particulares pela internet tem muitos inconvenientes, pois não há como verificar as competências e a credibilidade do professor. Entretanto, nós asseguramos que o Superprof é uma plataforma segura, onde é possível encontrar  professores qualificados.

Na realidade, buscar por aulas particulares na internet traz mais vantagens do que você imagina! Além de economizar tempo e dinheiro, já que o processo é super simples e os preços cobrados muito mais competitivos, a oferta de aulas em Porto Alegre é bem variada.

Aqui estão algumas das disciplinas que você encontra no site Superprof e que são bastante procuradas:

  • português
  • matemática
  • ciências
  • biologia
  • química
  • física
  • inglês
  • espanhol
  • geografia
  • história
  • música
  • canto
  • Etc.

Mas não é só isso! Se você deseja aprender informática, violão, astronomia, dança ou  alemão, no Superprof isso é possível. Lá você pode encontrar um professor particular em praticamente qualquer disciplina.

A grande maioria dos professores cadastrados na plataforma oferecem uma primeira aula gratuita, o que permite ao aluno avaliar as competências e a metodologia do professor. Então, se você ainda está com receio de testar o serviço de um professor à domicílio, não se preocupe.

Saiba também como fazer aulas particulares na capital paulista.

Diferentes formas de aprender pela internet

Apesar da infinidade de ferramentas e materiais pedagógicos disponíveis na Internet que permitem ao aluno estudar por conta própria, para progredir e ver resultados o mais indicado é procurar os sites e plataformas certos.

Em Porto Alegre, assim como em diversas outras cidades brasileiras, é possível ter acesso a uma boa quantidade de conteúdos didáticos apenas navegando na web. Diferentes universidades brasileiras, por exemplo, oferecem cursos online gratuitos e abertos a todos.

internet e ferramentas para educação online Já pensou em aprender um novo idioma totalmente de graça?

Mora no Rio de Janeiro? Saiba tudo sobre aulas particulares na Cidade Maravilhosa.

Se você gostaria de ampliar seus conhecimentos com professores de algumas das melhores universidades do Brasil, esta é uma excelente oportunidade para quem não tem a chance de estudar em instituições conceituadas. Confira a lista de algumas das universidade que oferecem a opção de cursos online:

  • USP (Universidade de São Paulo): a USP oferece seus cursos e aulas online em 2 plataformas diferente, Univesp tv e e-Aulas;
  • UNB (Universidade de Brasília): a UNB disponibiliza gratuitamente cursos de graduação à distância através do portal Veduca;
  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): para ter acesso às aulas basta escolher uma das 5 plataformas a seguir para acessar o conteúdo dos cursos e aulas da Unicamp: Univesp tvocw Unicampggte Unicampe-unicamp e Câmera Web;
  • FGV (Fundação Getulio Vargas): os cursos gratuitos estão disponíveis no site da FGV Online;
  • Unesp (Universidade Estadual Paulista): a universidade oferece mais de 70 cursos online gratuitos, disponibilizados através do portal Unesp Aberta;
  • UFF (Universidade Federal Fluminense): para acessar as aulas gratuitamente visite o site Videoaulas UFF.

Há ainda alguns portais que oferecem aulas particulares via webcam, do ensino fundamental ao superior por preços acessíveis. Mesmo no Superprof você pode optar por ter aulas à distância, pois muitos dos professores oferecem esta opção aos alunos.

Quando o assunto é ensino à distância, ainda existem algumas idéias pré-concebidas que levam as pessoas a acreditarem que a única forma de se ter um ensino de qualidade é através de aulas presenciais. Esta é uma idéia totalmente equivocada.

Na realidade, o ensino à distância não é assim tão diferente do ensino convencional. Um bom professor saberá ministrar aulas de qualidade e estará sempre à escuta do aluno, pouco importa a modalidade de ensino. Para  assegurar bons resultados o professor deve estar sempre disponível  para atender as possíveis dificuldades do estudante e a comunicação pode ser feita por mensagens instantâneas, e-mail ou Skype.

Caso tenha também interesse, não deixe de ler também nosso artigo sobre aulas particulares em BH.

Com a internet e as novas tecnologias, um universo de conhecimentos se apresenta para todos que desejam aprender. Para ter aulas de praticamente todas as disciplinas, com professores qualificados, basta ter uma boa conexão à internet.

A internet democratizou o ensino e possibilitou que mais pessoas tenham acesso à educação. Se há alguns anos atrás a possibilidade de aprender outros idiomas era reservada à uma pequena parcela da sociedade, hoje em dia ela é  gratuita e acessível a qualquer pessoa.

O Youtube, uma plataforma com potencial educativo ainda pouco explorado por professores e estudantes, é a prova de que a tecnologia pode ser usada para transmitir conhecimentos. Canais como Inglês Winner, por exemplo, ensinam inglês através de videos curtos e dinâmicos. Cada video traz um tema e aborda em poucos minutos os principais conceitos da língua.

E não é só inglês que você pode aprender pelo Youtube! Há também canais que ensinam matemática, português, redação, mandarim, informática e muito mais. Não perca mais tempo, use suas horas vagas para adquirir novos conhecimentos ou aprimorar o que você já sabe. E boa sorte!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar