Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como acabar com as dificuldades nas aulas de física?

De Ana, publicado dia 19/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > As melhores dicas para ser bom em equações!

Quem tem medo da física?

Um grande número de estudantes, independente da idade, apresentam muitas dificuldades em compreender os conceitos da física, até mesmo os temas mais básicos, como estados da matéria.

Acontece é que a física, assim como outras disciplinas de exatas, não têm uma boa aceitação entre os estudantes, muitos alegam que aprender fórmulas é inútil.

Contudo, a física permite descrever diversos fenômenos que acontecem ao nosso redor, como um lençol secando no varal ou uma maçã se desprendendo da macieira.

Esses eventos simples podem ser um jeito de trazer explicações do funcionamento de determinados fenômenos para dia a dia do aluno.

Quer perder o medo da física? Continue lendo nosso artigo até o final. Seu sucesso na disciplina só depende de você!

Como ser bom em física e tirar as melhores notas?

Certamente, a física é uma das matérias mais temidas pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Um motivo  plausível para esse temor, talvez seja a dificuldade que as instituições de ensino têm em aliar teoria a prática, isto é, trazer a física para a realidade do aluno.

Dicas para ser bom em exatas e calcular rapidamente. A física vai muito além de meramente decorar fórmulas e aplicá-las!

A falta de proximidade com os conteúdos acaba gerando muita insegurança nos estudantes, em relação ao conteúdo de física.

Como resolver?

As aulas sobre as interações entre energia matéria devem desenvolver no estudante o senso da curiosidade. Então, estude a tão temida física, trazendo-a para o seu cotidiano. Além de criar estratégias de aprendizado, como memorizar macetes.

Entretanto, decorar macetes sem entender o real significado dos termos envolvidos pode não contribuir no seu aprendizado das equações.

Sendo assim, não se prenda em decorar meramente as fórmulas, faça um esforço para aliar essa estratégia a frequentes revisões de conteúdo.

Aproveite dos macetes para compreender a função dos termos envolvidos nos cálculos.

Quer saber mais sobre essa ciência exatas? Aprenda como acabar com as dificuldades de física com as dicas abaixo:

  • Preste atenção nas aulas;
  • Estude focado nos melhores resultados;
  • Tire um momento para rever os exercícios feitos em sala;
  • Faça bastante cálculos de física;
  • Dê importância ao conteúdo que se propôs a aprender;
  • Tire um momento para rever os conceitos;
  • Crie estratégias de aprendizado para tirar boas notas;
  • Tire suas dúvidas em grupo de estudo;
  • Assista aulas de física online;
  • Pratique novos exercícios em casa;
  • Contrate o serviço de um professor particular…

Veja também as nossas melhores dicas para ser bom em exatas

Como aprender cálculo de física?

Na condição de ciência exata, a física se ocupa das explicações de fenômenos relacionados as mais diferentes formas de interações entre energia e matéria.

Estudar essa disciplina significa se aprofundar das questões fundamentais da natureza que nos cerca, através de observações, experimentações, explicações e formulações matemáticas.

Dicas para melhorar suas notas em física. Muitos conceitos da física se apoiam na linguagem matemática!

Por ser uma ciência ampla, a física foi divida em cinco grandes áreas:

  • Termologia
  • Mecânica
  • Ondulatória
  • Óptica
  • Eletricidade

Você pode montar seu programa de estudos abrangendo todos esses temas e se sair muito bem nos cálculos de física com as dicas que preparamos abaixo. Confira:

Foque nos conceitos fundamentais da física

É muito importante revisar os conteúdos todos os dias, assim fica mais fácil criar uma imagem mental do que está estudando. Fazer fichamentos também ajuda muito.

Desenvolva um bom conhecimento matemático

Não se esqueça, além de estudar os conceitos da física, desenvolva um bom conhecimento da linguagem matemática para poder calcular rapidamente.

Por quê?

Porque muitos conceitos de exatas estão apoiados na linguagem matemática. Assim, para se sair bem nas provas, dedique parte do seu tempo revisando física e matemática.

Preste bastante atenção aos enunciados

Assim como outras disciplinas, a física demanda bastante capacidade para interpretar enunciados e gráficos. Sendo ela um pouco mais complexa, pois reúne enunciado e fórmulas.

Por isso, fique atento aos detalhes dos enunciados. Quanto mais você resolver novas atividades de física, mais agilidade você terá para solucionar outras questões.

Não esqueça de ler também o artigo: As melhores dicas para calcular rapidamente

Como estudar física em casa?

Revisar toda a matéria antes da prova é umas das estratégias mais adotadas pelos estudantes que almejam obter boas notas, contudo esse método não é 100% eficaz.

A disciplina é a chave para bom programa de estudos. Quando seu professor diz para não deixar matéria acumular, ele está sendo seu amigo. Acredite!

Entenda o motivo…

Segundo especialistas da área da educação, há muitas falhas nesse método de estudos. Uma delas consiste na ausência de rotina de estudos.

É muito ingenuidade do estudante acreditar que vai conseguir dar conta das matérias acumuladas, estudando de véspera. Os resultados das avaliações quase sempre apontam um rendimento aquém ao esperado.

O estudante que estuda um dia antes da prova quase nunca consegue atingir o rendimento esperado. Claro que tem um ou outro que consegue se sair bem.

Quando o estudante deixa a matéria acumular, pode não dar tempo de se organizar mentalmente para receber tantas informações. Logo ele não aprende!

Para os professores, todo bom programa de estudos se baseia em rotina. Os alunos só terão tempo de assimilar o que estão estudando, quando criam o hábito de estudar todos os dias.

A ausência de rotina nos estudos cria lacunas que podem não ser preenchidas na revisão de última hora.

E é assim com qualquer conteúdo, seja estudar física, química, português, matemática… É necessário revisar todos os dias.

Acompanhe alguns métodos para se sair bem nas avaliações de física:

Faça e revise exercícios com a ajuda da internet

Existem diferentes canais na internet especializados em tirar dúvidas de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Entre essas ferramentas se destacam as plataformas de ensino que colocam a disposição um material de apoio completo, como vídeo aulas, exercícios corrigidos, revisão de conteúdos e exercícios de perguntas e respostas.

Você pode contratar o serviço de um professor particular, se quiser ser o melhor aluno de física.

Plataformas para estudar física

As plataformas comuns oferecem aulas particulares. O Superprof, por exemplo, visa conectar alunos interessados em estudar a professores interessados em ensinar de diferentes cidades brasileiras.

E tem mais, na plataforma Superprof, você pode escolher o perfil do profissional que melhor se adéqua às suas necessidades educacionais.

Na nossa startup, você tem a opção de aulas em domicílio ou online.

Com o Superprof, você quem escolhe!

Métodos de estudos de física que funcionam de verdade

Estudos apontam que adicionar cores e desenhos no seu material de estudo ativa áreas importantes ligados a sensação de bem-estar, pois ambos se relacionam com nossas memórias e emoções, fornecendo reações benéficas a sua rotina de estudos.

Outra estratégia que também dá muito certo é criar mapas mentais, eles ajudam no processo de memorização dos conteúdos.

Quer saber mais? Confira quais são as melhores dicas para aprender tudo sobre física!

Como aprender física de forma lúdica?

Os jogos lúdicos são atividades enriquecedoras que visam ter efeitos benéficos nas necessidades afetivas e intelectuais do indivíduo, estimulando suas interações sociais.

A educação lúdica é método de aprendizado que vem mostrando bastante promissor entre os estudantes da Educação Infantil.

Contudo, não é só entre os alunos do primeiro seguimento que o ensino lúdico obtém bons resultados, a educação lúdica é a que compreende a importância dos jogos, brincadeiras e experimentações no processo de desenvolvimento dos indivíduos, independente da idade.

Dicas de como estudar física através de aplicativos. Mesmo usando aplicativos, estudar física requer muita concentração e disciplina!

Mas como podemos aprender física de forma lúdica?

Dentre os jogos que podem ser adotados nas aulas de física, estão os de tabuleiro, como o xadrez, dama, trilha, banco imobiliário e gamão. Todos eles têm a vantagem de poder trabalhar o raciocínio lógico em qualquer hora e lugar. Há também os jogos de movimento, como vôlei, futebol, basquete, handebol, entre outros.

Todos os jogos mencionados acima apresentam características próprias, porém os jogos em grupo têm o benefício de fortalecer aspectos, como autocontrole, atenção, respeito e limites. Cada aspecto desse é resultado da necessidade do participante em se subordinar as regras estabelecidas pelo jogo.

Seja através de jogos de tabuleiro ou jogos de movimento, o lúdico deve ser trabalhado com a finalidade de proporcionar ao estudante aulas mais dinâmicas e menos rígidas, relacionando a física aos fatores sociais e culturais, assim como facilitar o processo de construção da comunicação, conhecimento e socialização.

O trabalho de um professor de física deve ser feito de um jeito mais leve e descontraído!

Na prática, o educador pode aplicar os conceitos da mecânica através de esportes que fazem parte do dia a dia do aluno como o futebol ou a corrida. Você também pode, com a ajuda do professor, desenvolver jogos de perguntas e respostas.

Aprender física comendo pipoca

A sétima arte tem feito um bom trabalho com as temáticas ligadas as ficções científicas ou filmes biográficos. Aproveite para estimular seu interesse pela física enquanto come pipoca. Não conhece nenhum filme sobre física?

Aí vai alguns:

  • Gravidade
  • Uma mente brilhante
  • Interestelar
  • A teoria de tudo
  • Perdido em Marte
  • O documentário de Particle Fever

Aplicativos educativos para aprender física?

Os famosos aplicativos são excelentes ferramentas para fixar na memória alguns conceitos da física, com ele é possível aprender a matéria se divertindo. Em contrapartida, é muito bom sinalizar que essas ferramentas não fazem milagres. Você não irá se transformar no Einstein de repente, isto requer muita vontade e disciplina de estudos.

Conheça as diferentes formas de estimular seu conhecimento em física!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar