Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender cálculo de física?

De Ana, publicado dia 10/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Física > As melhores dicas para calcular rapidamente

A física é uma ciência natural, responsável pela explicação de fenômenos relacionados as mais diferentes formas de interação entre energia e matéria.

Seus estudos baseiam-se nas observações, experimentações, formulações matemáticas voltadas à interpretação de questões fundamentais na natureza que nos cerca.

Certamente, é uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes, uma vez que as instituições encontram bastante dificuldade em unir teoria e prática, causando nos alunos muita insegurança em relação à matéria.

Entretanto, o estudo da física, há muito tempo, tem se mostrado bastante produtivo nos avanços científicos. Por isso, dominá-la vai muito além de meramente da aplicação de fórmulas.

Quer saber mais sobre esta ciência exata? Confira os principais cálculos para você dominar a física.

Introdução aos conhecimentos da Física

Como mencionado acima, tudo que acontece ao nosso redor, mesmo que não seja nada de extraordinário, é chamado de de fenômeno natural.

A f´sica é uma disciplina exata que demanda bastante raciocínio lógico. O simples fato do lençol molhado secar no varal é considerado um fenômeno natural.

Sobre a Física 

Por questão histórica e devido a ser uma ciência ampla, a física foi dividida em cinco grandes partes:

  • Termologia
  • Mecânica;
  • Ondulatória;
  • Óptica;
  • Eletricidade:

Medição

Digamos que você deseje saber quantos litros de água cabem em um determinada garrafa. Obviamente, você pode enchê-lo por completo e, em seguida, despejar o conteúdo em garrafas com capacidade de um litro.

Agora,suponha que com o conteúdo das garrafas, você tenha conseguido encher exatamente três garrafas. Isto significa que a capacidade da garrafa é de três litros.

O nome que damos a este tipo de procedimento chama-se medição. Medição é um processo para determinar a grandeza física de algo, utilizando a unidade de medida adequada, que pode ser o litro, o metro …

Unidades de medida

No passado, cada país definia suas próprias unidades de medida, o que ocasionava muita imprecisão no resultado das medidas.

Hoje, graças ao sistema adotado por todos os países, o conjunto de unidades são muito bem definidos. O Sistema Internacional de Unidades, muito conhecido pela sigla SI, defina por unidade do SI:

  • Unidade de comprimento – o metro (m)
  • Unidade de massa – quilograma (kg)
  • Unidade de tempo – segundo (s) …

Mesmo adotando o Sistema Internacional de Unidades, ainda é possível observar uma certa resistência às mudanças em alguns países.

No Brasil, por exemplo, ainda são usados alguns sistemas de medidas antigos, como polegadas para medir o tamanho dos televisores, pés para medir as altitudes na aviação.

Algarismos significativos nas operações com grandezas físicas

Como ciência exata, você terá que dominar as operações para justificar os fenômenos naturais. Ter aulas de física pode proporcionar uma nova maneira de pensar esses fenômenos.

Dicas de algarismos significativos nas operações com grandezas físicas Seja certeiro na hora de fazer as operações com grandezas físicas.

Somar e Subtrair

Ao somar e subtrair as grandezas físicas, você deve  deixar a resposta final com o menor número de casas decimais que aparecem nas parcelas, como será visto logo abaixo:

Exemplo 1: Somando 4,3 kg com 2,38 kg

4,3 (1 casa decimal)

+

2,38 (duas casas decimais)

Temos: 4,3 + 2,38 = 6,68 (duas casas decimais)

Como resultado temos duas casas decimais, nesse caso deixa-se o resultado com o menor número de casas, arredondando o resultado final, de 6 para 7 porque 8 é maior do que 5.

Assim, obtemos:

4,3 + 2,38 = 6,7 kg

Exemplo 2:

Subtraindo 4,831 m de 2,31 m:

4,831 (três casas decimais)

2,31 (duas casas decimais)

Temos: 4,831 – 2,31 = 2,521 (três casas decimais)

Aqui temos três casas decimais no resultado encontrado, nesse caso deixa-se o menor número de casas, deixando o resultado com duas casas decimais e mantendo a segunda casa igual a 2, pois 1 é menor do que 5.

Assim, obtemos como resultado da subtração:

Temos: 4,831 – 2,31 = 2,52 (duas casas decimais)

Resumindo, na adição e subtração mantém sempre o menor número de casas, arredondando ou mantendo seguindo a regra:

Menor que 5 =>  mantem o menor número de casas

Maior que 5 => arredonda o número de casa.

Multiplicação e divisão de grandezas físicas

Na multiplicação e na divisão de grandezas físicas, o ideal é que se mantenha o resultado com o número de algarismos significativos do fator que tiver menos algorismos significativos, havendo a possibilidade de tolerar uma a mais.

Exemplo 1:

Calculando a área de um retângulo de 2,44 m de largura por 3,232 m de comprimento:

Temos:

3,232 (quatro algarismos significativo)

X

2,44 (três algarismos significativos)

Resultando em:

3,232 X 2,44 =  7,88608 m²

O resultado deve ser dado com o menor número de algarismos significativos, que é 3 algarismos, no caso. Sendo assim, arredonda-se o número 8 para 9, porque 6 é maior do que 5.

Obtemos assim, 7,89 m²

Exemplo 2:

Para determinar o comprimento de um terreno retangular de 10,2 de largura e 110 de m².

110 m²  (três algarismos significativos)

:

10,2 m (três algarismos significativos)

Resultando em:

110 m² : 10,2 m = 10,7843 m

Deixaremos o resultado com 3 algarismos significativo. Sendo assim 110 m² : 10,2 m = 10,8 m

Principais equações na Cinemática

A cinemática é um ramo da física que se ocupa no estudo da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas.

Velocidade escalar média

A velocidade escalar média é a variação de espaço ocorrida entre dois instantes, por unidade de tempo gasto. Para calcular a velocidade escalar média do automóvel basta pegar a variação de espaço e dividir pelo intervalo de tempo.

Dicas para aprender física mais rápido. A cinemática é o ramo da física que estuda o movimento em si.

Exemplo: Um automóvel  partiu às 4 horas  da manhã de um cidade situada a 8 km da rodovia. Ao seguir pela rodovia, esse mesmo automóvel chegou às 8 horas da mesma manhã ao seu destino, que era outra cidade situada no km 248.

Analisando os dados:

Variação de espaço => 248 km – 8 km = 240 km

Variação de tempo => 8 horas – 4 horas = 4 horas

A variação de espaço do automóvel foi de 240 km, em um intervalo de tempo de 4 horas.

Para calcular a velocidade escalar média do automóvel basta pegar a variação de espaço do automóvel de 240 km e dividir pelo intervalo de tempo de 4 horas.

240km/4 h

Assim, encontramos 60 km por horas

Movimento Retilíneo Uniforme – MRU

Equação: S=S0 + v.t

Onde

S= Posição final do móvel

S0= Posição inicial do móvel

v= Velocidade

t= Tempo

Exemplo 1: Dada a função horária s= 10 + 3t, válida no SI, ou seja, com s em metros e t em segundos. Determine:

a) O espaço inicial, a velocidade escalar e o sentido do movimento em relação a trajetória

b) O espaço em t= 5 s e o instante em que s= 31m

Resposta

a) Temos:

A equação s=s0+vt => s=10 + 3 t (SI)

onde

O espaço inicial => S0 = 10m

A velocidade escalar => v =3m

Quanto ao sentido do movimento, ele é o mesmo da trajetória, porque a velocidade escalar é positiva.

b) Obtemos:

Para t= 5 s

s= 10+3(5) => s= 25m

Para s= 31 m

31= 10 + 3t => 3t + 21 => t= 7s

Exemplo 2: Um carro em MRU gasta 10 h para percorrer 1100 km com velocidade constante. Qual é a distância percorrida após 3 horas da partida?

V= S/t

V=1110/10

V=110 km/h

110 = S/3

S= 330 km

Movimento Uniformemente Variado – MUV

É aquele em que a aceleração escalar é constante e diferente de 0. Como consequência, a velocidade escalar sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.

V = V0 + a.t

Onde

V= velocidade final do móvel

V0= velocidade inicial do móvel

a = aceleração

t= tempo

Exemplo: uma motocicleta está a 30 m/s quando seus freios são acionados, garantindo-lhe uma aceleração de retardamento de módulo 5 m/s², suposta constante. Determine quanto tempo decorre até a motocicleta parar.

Analisando as informações:

Pode-se concluir que durante o movimento, a velocidade escalar da motocicleta é positiva, pois ele se move no sentido da trajetória.

Como informado no enunciado, o movimento é retardado,  sendo assim a aceleração  escalar deve ter o sinal oposto ao da velocidade escalar. Logo, a aceleração escalar é negativa:

a= -5 m/s²

v= V0 + at => v= 30 -5t

Considerando V=0, podemos calcular t:

0 = 30 – 5t => t= 6s

Aceleração – É uma grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade. Ela é dada pela razão da variação da velocidade e tempo.

A física no Ensino Fundamental e Ensino Médio

De acordo com os Parâmetros Curriculares, o estudo de física deve ser voltada para as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno. Que são:

  • Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos;
  • Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para expressar o saber físico;
  • Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si;
  • Expressa-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica;
  • Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento apreendido;
  • Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas;
  • Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados;
  • Investigação e compreensão;
  • Desenvolver a capacidade de investigação física;
  • Classificar, organizar, sistematizar;
  • Identificar regularidades;
  • Observar estimar ordens de grandezas, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testar;
  • Conhecer e utilizar conceitos físicos;
  • Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes
  • Compreender e utilizar leis e teorias físicas;
  • Compreender a física presente no mundo vivencial d nos equipamentos e procedimentos tecnológicos;
  • Construir e investigar situações-problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar, analisar, previsões.
  • Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico;
  • Reconhecer a física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
  • Reconhecer o papel da física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
  • Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressões da cultura humana …

Embora a lista de competências e habilidades a serem desenvolvidas seja extensa, observa-se que muito estudantes não conseguem atingir as exigências mínimas.

Por isso, é de suma relevância que esses alunos tenham o acompanhamento de um professor de reforço escolar.

E que tal ter aulas de física online?

As principais dificuldades encontradas na física e como resolvê-las

A disciplina de física no Ensino Médio é uma prática que deveria desenvolver no aluno o senso de curiosidade, uma vez que a matéria tem como fonte de estudo fenômenos que ocorrem no nosso cotidiano.

Entretanto, não é o que vem acontecendo no dia a dia das escolas de Ensino Fundamental e Médio, existe um dificuldade muito grande de contextualização entre os conteúdos repassados pelo professor em sala de aula e os conhecimentos empíricos que os alunos possuem de fenômenos do cotidiano.

Dicas de como driblar as principais dificuldades encontradas na física. Entender como um relâmpago acontece tem sua explicação empírica para os alunos.

O simples fato de uma camisa secar no varal ou um eclipse acontecer pode ser explicado de maneira empírica pelo aluno, mas a física irá demostrar e explicar cientificamente estes fenômenos. Comprovando que a física demanda compreensão de como os fenômenos naturais acontecem.

Como resolve-las?

Foque nos conceitos  – é muito importante que você crie uma “imagem” mental sobre o que está aprendendo. Se precisar, faça alguns rascunhos para criar imagem mental.

Desenvolva um bom conhecimentos matemático – a física trabalha com muitos conceitos da linguagem matemática, dominá-la irá facilitar nos seus cálculos.

Quando estiver estudando física, dedique parte do tempo para estudar a velha matemática.

Preste bastante atenção aos enunciados – A física demanda capacidade para interpretar gráficos e enunciados. Nesse sentido, quando for resolver os cálculos, esteja atento aos detalhes.

Resumindo, não existe uma fórmula mágica para dominar a física sem que você esbarre em uma rotina de muita dedicação e estudo. Então:

  • Dê importância ao conteúdo que se propôs a aprender;
  • Estude focado nos melhores resultados;
  • Tire um momento para rever os exercícios feitos com a orientação do seu professor;
  • Tire um momento para rever conceitos;
  • Faça bastante cálculos de física;

E não esqueça de ter aulas física com um professor particular, ele é o profissional mais indicado para fazer você aprender a calcular rapidamente, pois as aulas são personalizadas para atender as suas necessidades.

Preparado para ter aulas de física ?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar