Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de redação para o enem, quais as melhores formas para estudar?

De Camila, publicado dia 28/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Produção de texto: como revisar para Exame Nacional do Ensino Médio?

“Palavras. Palavras. Eu jogo com as palavras, com a esperança de que alguma combinação, mesmo que seja uma combinação por acaso, diga aquilo que eu quero dizer.”
Doris May Lessing – escritora
Nobel de Literatura 2007

Muitos alunos que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio acabam ficando perdidos quando o assunto é estudar para a prova de redação. Brincar com as palavras, assim como faz Doris May Lessing, pode ser um excelente exercício. No entanto, apenas isso não garantirá que seu texto final esteja dentro dos padrões exigidos pelo Enem.

Além de ir atrás de argumentos e informações relacionados ao tema apresentado, os candidatos ao Enem precisam tentar escrever uma dissertação argumentativa da maneira mais correta e convincente possível.

Vale lembrar que a prova de redação pode ser determinante para a nota final do aluno, já que ela sozinha pode garantir a conquista – ou a perda – de muitos pontos através de um único exercício. Sendo assim, o melhor a fazer é se dedicar ao estudo de produção de texto bem antes do dia da prova. Porque sim, estudamos redação da mesma maneira que estudamos qualquer outras matéria!

Sempre com o intuito de te ajudar, Superprof preparou várias dicas sobre as melhores maneiras de se estudar redação para o enem. Ao final dessa matéria, você vai conseguir praticar a escrita de textos de dissertação argumentativa sem o menor problema!

Veja ainda nosso guia para você ter sucesso na prova de redação!

Top 5 sites gratuitos para estudar para a redação do ENEM

Existem vários sites que usam o nome do Enem para atrair estudantes desesperados a aprender e praticar um pouco mais de maneira autônoma. Seja porque os exercícios da escola não são suficientes e ir a um cursinho é muito caro, ou ainda pela sede de praticar ainda mais além das aulas do dia a dia e do curso pré-vestibular, consultar páginas na internet pode ser uma boa opção.

Mas como saber quais são os sites bons e confiáveis?

Preparamos uma seleção com cinco deles que gostamos bastante!

São muitos os sites com exercícios que te preparam para as provas de redação do Enem.

Ideal Grátis

Ideal Grátis é um site que disponibiliza um banco de dados com um número enorme de cursos online inteiramente gratuitos! Dentre eles, encontramos o Curso Grátis de Técnicas de Redação.

Nesse curso você pode aprender e praticar habilidades da escrita que são muito importantes para a prova do Enem, tais como:

  • Dicas de regras gerais para redações;
  • Redação do tipo dissertação;
  • Tipos de dissertação;
  • O que fazer antes de começar uma dissertação;
  • Elementos de uma dissertação;
  • Mais sobre os Argumentos;
  • Diversas formas para construir os parágrafos dissertativos;
  • Fazer a primeira parte de uma dissertação, a Introdução;
  • Desenvolver uma dissertação;
  • Realizar a Conclusão da dissertação;
  • Esquema básico de uma dissertação;
  • O que não fazer em uma dissertação.

Uma característica interessante do Ideal Grátis é que ele oferece um certificado – igualmente gratuito – se você completar o curso!

Curioso para saber como fazer uma boa redação do ENEM?

Gramática On-line

Criado em 1999, o site Gramática On-line ajuda alunos há décadas a estudar e revisar para as provas de Português, Literatura e Redação tanto do Enem quanto de outros vestibulares.

Para se ter uma ideia, no ano de 2017, quase 1,5 milhões de pessoas consultaram o site em busca de informações úteis na hora de se preparar para provas de Língua Portuguesa como as que são aplicadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Foi ainda nesse ano que o site começou a gravar conteúdo em vídeo, disponibilizando-os online. Ou seja, além do site, você ainda pode assistir a aulas sobre produção de texto no canal do Gramática On-line no Youtube.

Blog do Enem

Assim como o Gramática On-line, o Blog do Enem possui um canal no Youtube além de um site super completo com várias sessões, incluindo uma exclusiva para quem precisa estudar redação.

A página dedicada à produção de texto mostra e explica técnicas para se escrever uma dissertação argumentativa como a que é pedida no Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, o Blog do Enem ainda possui matérias com os temas como:

  • A Estrutura da Redação do Enem;
  • Modelos de Redação Nota 1000;
  • Entenda a Correção das Redações do Enem;
  • Guia Oficial do MEC para a Redação Enem;
  • O que você não deve fazer na Redação;
  • Estilos e Usos de Linguagem na Redação;
  • Conjugação Verbal para a Redação;
  • Competências avaliadas na prova de Redação;
  • Dentre outros.

Além de dicas, vários sites se dispõem a corrigir e comentar suas redações gratuitamente.

Escrever Online

Escrever Online possui um princípio de colaboração muito interessante: o aluno envia sua redação gratuitamente e receba correções e comentários de colegas vestibulandos espalhados por todo o Brasil. Tudo isso de maneira gratuita!

Enquanto seu texto é corrigido por um estudante em fase de preparação para o Enem, você tem a chance de corrigir o trabalho de redação de uma outra pessoa na mesma situação que você, que também utiliza o site para estudar. Sendo assim, Escrever Online funciona na base da troca.

Essa é uma ótima maneira de incentivo à escrita, já que você sabe que alguém irá ler e dar opinião sobre sua redação. Ao mesmo tempo, ter a possibilidade de se deparar com os erros de outros estudantes facilita a compreensão do que fazer e o que não fazer na hora da prova de redação.

Mande Bem no Enem

Segundo a descrição contida no próprio site, o Mande Bem no ENEM é uma plataforma de ensino que “possui 42 vídeoaulas (por enquanto!), todas com caráter transdisciplinar, ou seja, as disciplinas estão interligadas e compartilham conhecimentos”.

Já pensou treinar suas habilidades em dissertação argumentativa ao mesmo tempo em que pratica conceitos de Física? Pois é mais ou menos assim que as aulas do Mande Bem no Enem são estruturadas. E não tente encontrar aulas de Geografia ou Matemática não: as aulas são classificadas por temas e não por matérias.

Já que as questões do Enem são transdisciplinares, nada melhor do que estudar dessa maneira, não é mesmo?

5 apps para estudar em qualquer lugar !

Muitas vezes passamos horas esperando sem ter nada o que fazer. Seja em um longa fila de banco ou na sala de espera de um consultório médico, esses minutos perdidos – e até mesmo horas! – valem ouro para quem está se preparando para provas de redação do Enem.

Mas e se você pudesse estudar utilizando seu telefone ou tablet?

Então saiba que existem aplicativos para Android (no Google Play) para iOS (no AppStore) e Windows desenvolvidos especialmente para quem deseja praticar suas habilidades de produção de texto via smartphone!

Ficou curioso? Então confira alguns dos nossos favoritos abaixo!

Imaginie

Imaginie foi especialmente criado para ajudar alunos a se prepararem para a prova de redação do Enem e de outros vestibulares. Através dele o futuro universitário pode enviar seus textos para serem corrigidos por profissionais cadastrados na comunidade do app.

Em até 3 dias após o upload to texto, “os estudantes recebem sua redação de volta com observações, dicas e anotações necessárias“, segundo o site do aplicativo. Como a melhor maneira de estudar para essa prova tão importante é escrevendo, nada melhor do que ter pessoas dispostas a corrigir seus exercícios para você!

Redação Nota 1000

Redação Nota 1000 é uma plataforma online de prática e correção de redações que virou aplicativo. Através dela, os alunos podem enviar seus textos também pelo smartphone ou tablet, com a possibilidade de fotografar uma redação manuscrita e enviar a imagem pelo aplicativo. Ou seja, se você quis praticar a produção de texto através da escrita à mão como é cobrado no Enem, não é preciso se dar ao trabalho de reescrever tudo para poder enviar.

O resultado? O aluno recebe avaliações feitas por profissionais, super completas e comentadas, com notas detalhadas, utilizando uma exclusiva ferramenta de correção.

Prepara ENEM

Além de disponibilizar questões de todas as provas do ENEM para você estudar, o aplicativo Prepara Enem oferece conteúdos específicos relacionados à prova de redação, tais como:

  • Todos os temas de redação dos anos anteriores;
  • Dicas para uma redação nota 1000;
  • Exemplos de redação nota 1000.

Vale a pena tê-lo em seu celular para horas de espera muito longas!

A tecnologia é tão sensacional que nos permite ter mobilidade até mesmo na hora de estudar para a redação do Enem!

Confira também dicas sobre como fazer uma boa redação para o vestibular!

Geekie Games – Enem e vestibular

Todo mundo fala que nada melhor do que aprender brincando. O Geek Games escutou direitinho esse dito e se transformou no primeiro aplicativo com o qual estudantes que se preparam para o Enem podem fazer exercícios como se estivessem jogando um jogo no celular!

Segundo o site oficial da ferramenta, “Geekie Games é um jogo com videoaulas, exercícios e simulados que te prepara para o vestibular do curso dos seus sonhos“. Obviamente, ele possui bastante conteúdo relacionado à produção de texto e à prova de redação.

Já pensou poder se preparar para o Enem e brincar ao mesmo tempo? Um sonho mesmo!

AppProva ENEM

Seguindo a mesma filosofia e conceito do Geek Games, o AppProva é uma ferramenta que testa seu conhecimento sobre o conteúdo das matérias do Enem através de um jogo bem divertido. Com ele, você pode desafiar seus amigos que também aderirem ao aplicativo, além de ter um retorno sobre seus pontos fortes e fracos dentro de cada assunto, incluindo a redação.

Tudo grátis, claro!

4 dicionários online gratuitos!

Nada pior do que perder pontos na prova de redação do Enem por causa de erros bobos de ortografia. No entanto, sempre bate aquela dúvida se uma palavra é escrita com “s” ou com “z“, com “ç” ou com “ss” na hora da produção de texto. Depois da reforma ortográfica então, o cérebro dá nó na hora de colocar – ou não – um hífen em uma palavra composta!

Para chegar afiado na hora do exame, o melhor é estudar sempre com um bom dicionário ao seu lado, seja ele online ou físico. A verdade é que um dicionário impresso completo pode muitas vezes custar caro e ficar rapidamente desatualizado.

Para dominar as mudanças ortográficas que ocorreram na última década e ainda tirar suas dúvidas sobre palavras que possam ser traiçoeiras, a melhor opção é consultar um dicionário online. A praticidade é que tal consulta pode ser feita tanto através do computador quanto do celular ou tablet.

Mas quais dicionários são confiáveis?

Os 4 melhores dicionários gratuitos de Língua Portuguesa disponíveis na internet atualmente são:

  • Michaelis;
  • Priberam;
  • Dicio;
  • Aurélio.

Vale a pena adicionar um deles aos seus favoritos e consultá-lo com frequência.

Estude com um professor particular de redação !

Se estudar sozinho para a prova de redação não te deixa satisfeito, então não hesite em procurar por um professor particular.

Você está à procura de um bom professor particular de redação, mas ainda não sabe como nem onde encontrá-lo?

Pois então venha navegar aqui no site do Superprof! Nossa plataforma está cheia de profissionais especializados no ensino de Língua Portuguesa para quem está se preparando para a prova de redação do Enem.

Na nossa comunidade de professores particulares você pode consultar o preço da hora de aula de redação, verificar o perfil do professor através da descrição fornecida por ele em sua página privada e ainda entrar em contato direto com o profissional através de mensagens enviadas através da própria plataforma! Com alguns educadores, você ainda tem a oportunidade de pedir por uma primeira sessão gratuita.

Descubra ainda quais foram os temas que já caíram na prova de redação do Enem.

Depois de tantas ferramentas e dicas para fazer uma boa redação, ficamos na torcida para que você tire nota 1000 no Enem!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar