Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como preparar uma boa aula de canto?

De Anna, publicado dia 27/10/2017 Blog > Música > Canto > Como revisar entre duas aulas de técnica vocal?

Cantar, apenas um sonho para muitos alunos de canto! Mas por que não fazer disso uma realidade?

Muitas vezes impomos a nós mesmos dificuldades das mais variadas, como por exemplo, aprender a cantar. Pensamos que nosso nível é insuficiente para cantar ou nos falta motivação, alguns chegam a pensar que é impossível alcançar as maiores notas, quem dirá uma afinação digna dos grandes artistas.

Se deixarmos de lado esse sentimento de incapacidade ou simplesmente a timidez, podemos alcançar grandes feitos, inclusive cantar bem. Basta investir um pouco do seu tempo para se dedicar para esse fim. Sem contar que se contarmos com ajuda, tudo fica mais fácil. É nesse hora que um bom professor (como escolher o de canto?) requisitado.

Muitos brasileiros optam por aulas de canto particulares pois são econômicas, divertidas e educativas. As aulas em casa permitem o monitoramento pessoal regular, ideal quando você está com medo de cantar em público ou mesmo quando você deseja uma atenção mais especial de seu professor.

Contratar um professor (onde encontrá-lo?) de canto é, portanto, um investimento real que afetará positivamente até mesmo sua vida pessoal, pois além de fornecer dedicação quase exclusiva ao aluno particular, o mestre pode trabalhar a confiança de seu pupilo.

Descubra como se preparar para suas aulas de canto!

Prepare uma música antes do seu curso de canto

Geralmente, os estudantes de escolas de música se contentam com uma ou duas horas de aulas de canto semanais. Nesse caso, a escolha por um profissional particular permanece certamente o melhor caminho a seguir, pois a flexibilidade é maior. Sem contar que com aulas particulares, o aluno é obrigado a se dedicar nas horas livres e isso contribui para uma autonomia musical.

Ao aprender a ler partituras, você pode se tornar um artista completo. É essencial para ingressar em escolas de música de prestígio!

Outra dica interessante é não se limitar ao canto e tentar ser um artista mais plural. Aprender a tocar um instrumento musical (piano, violino, violão…) é bastante útil porque pode ajudar o aluno a descobrir como fazer sua voz de acordo com o ritmo da música.

Além disso, o domínio das pontuações de teoria musical e leitura de partituras são essenciais para a audição e para adaptação a todos os estilos de música (rock, pop, música clássica, MPB, gospel, sertanejo, etc…).

Durante as primeiras aulas de canto individuais, o professor irá determinar o alcance da extensão vocal do aluno.

Um instrumento pode te auxiliar a alcançar notas . Se o seu interesse é aprender a cantar, por que não aprender a tocar piano também?

Os seis principais registros vocais são:

  1. Sopranos (voz aguda de mulher e de criança);
  2. Mezzos-sopranos (voz média, de mulher e de criança);
  3. Contraltos au Altos (voz grave de mulher e de criança, podendo haver homens contraltos);
  4. Tenores (voz aguda de homens, podendo haver mulheres tenorinas);
  5. Barítonos (voz média de homens);
  6. Baixo (voz grave de homens).

O estudante terá de escolher uma música adaptada ao seu registro no diretório recomendado pelo professor. Há também sites online que oferecem diretórios adequados para todos os registros de voz.

O trabalho vocal é feito em uma base diária: 1h30 por semana não é suficiente para se tornar um especialista na canção. É necessário dedicar cerca de meia hora de exercícios de canto diariamente para treinar suas cordas vocais. Como em um esporte, exercitar seus músculos é essencial.

Se você sente que sua voz está falhando depois de um tempo, divida esta meia hora em duas vezes por quarto de hora, mas mesmo assim mantenha esta prática para criar um ritmo de aprendizagem.

Trabalhar uma nova canção vai fazer com que você exercite outra extensão para sua voz retomar ao normal.

A palavra-chave é portanto ‘dedicação’! Treine com vigor, mas respeite os limites do seu corpo. Não force demais quando as indicações é para ir com cautela. Assim, você vai evoluir fácil e rapidamente.

Os aplicativos para estudar entre uma aula de canto e outra

Em casa ou mesmo de férias, agora é possível trabalhar através de aplicações de voz em smartphones e tabletes!

O software educacional pode lhe ajudar a cantar em sintonia, mas também trabalhar seu ouvido musical, sua respiração abdominal ou suas habilidades de improvisação em um forma divertida e descontraída. Para executar diariamente o vocalise e melhorar a sua técnica vocal gradualmente, ele é perfeito!

Com alguns exercícios, seriedade e acima de tudo uma boa dose de motivação: você está pronto para iniciar suas próximas aulas de canto!

Algumas aplicações propõem aumentar a sua amplitude de voz, e até mesmo fazer você reconhecer as notas musicais, o que te ajuda a economizar uma grana com aulas particulares!

Mais uma ferramenta para seu aprendizado em canto: aplicativos. Hoje em dia existem aplicativos para tudo, inclusive para aprender a cantar!

Descubra aqui alguns aplicativos para estudar entre uma aula de canto e outra

Essas aplicações estão disponíveis, em sua maioria, para download na Apple Store e na Play Store.

Ceratamente, trabalhar a postura e a linguagem corporal é reservada aos cursos tradicionais, mas os aplicativos permitem preparar boas lições com qualidade profissional com auxílio de guias online.

Para os fãs de televisão, existe também um aplicativo chamado The Voice (disponível tanto para iOS quanto para Android), você pode tentar cantar, bem como salvar suas músicas favoritas. O que lhe prepara antes de uma apresentação ou audição e ajuda a construir auto-confiança!

Além disso, algumas aplicações estão disponíveis offline e pesquisáveis na internet!

Youtube: o melhor amigo do estudante de canto

Muitos músicos do século XXI aprenderam a cantar e até mesmo a tocar instrumento somente com o apoio de bibliotecas de vídeo online!

A plataforma YouTube está cheia de professores de canto que desejam transmitir o seu conhecimento em colocação de voz, ou até mesmo em história da música. Se você é um cantor de ópera, cantor iniciante querendo um despertar musical ou um futuro cantor de comédia musical, é possível aprender a respirar corretamente e controlar sua dicção através de vídeos de aprendizagem.

A plataforma do Youtube é uma ótima escolha para variar no método de aprendizagem. Aprenda técnicas vocais a qualquer hora e lugar assistindo videos online.

Com ensino dedicado, o professor canta de acordo com cada estilo musical, explicando assim a sua técnica de canto e fornecendo orientação para análise de seu timbre.

Está provado: aprender a controlar sua voz ajuda a construir a autoconfiança e a capacidade de falar em público com mais facilidade, o que pode ser muito útil até mesmo para a sua vida profissional.

Descubra alguns youtubers que podem dar dicas em aulas de canto online:

  • Paulo Daniel Avalos;
  • Márcio Guerra Canto;
  • Soltando a voz;
  • Aulas de aquecimento vocal.

Você sabia?

Maria Callas, a cantora  grega reconhecida hoje como uma das maiores cantoras do mundo, descobriu seu talento aos oito anos de idade!

Para os pais que desejam que seus filhos façam aulas de canto, o canal da Disney Youtube oferece vídeo aulas para aprender a cantar junto com as suas famosas princesas. Aprender de forma educativa permitirá aos alunos se prepararem melhor para cantar uma música no futuro.

Os melhores métodos para revisar sua canção

É possível melhorar as suas habilidades em canto mesmo sem formação musical em conservatório ou escola de música?

A resposta é sim!

Para descobrir a música (quais as vantagens de aprendê-la?) e saber como preparar aulas não deixe de consultar um bom livro. Essa é uma disciplina como outra qualquer, logo o seu aprendizado não seria diferente. Além do mais, existe uma variedade enorme de guias de canto.

Os livros escolares são perfeitos para trabalhar os três tipos de memória:

Existem livros de todos os preços e tamanhos. Escolha um e se jogue! Invista no clássico: livros sempre serão referência em qualquer método de aprendizagem.

  1. A memória visual, graças a ilustrações de um livro;
  2. A memória auditiva, graças a CD’s e materiais de aprendizagem;
  3. A memória motora, graças a exercícios de música.

O ensino aqui é mais teórico, o que é perfeito para o estudante que já pratica. O aprendizado será executado no momento das aulas de canto com o técnico vocal. Os editores dos livros são normalmente graduados em música e reconhecidos pela profissão que estão acostumados a exercer.

Cansado de ter uma ‘voz de karaokê’? Por que não impressionar a sua família aprendendo a cantar em sintonia?

Livros didáticos de ensino oferecem a expansão do seu registo controlando tanto a voz da cabeça quanto a voz mista e a voz do peito. Os alunos irão segui-lo em seu próprio progresso através de testes e simulações. Além disso, alguns livros didáticos são aconselhados pelos professores de canto, acostumados com o ensino teórico. Essa fórmula (teoria + prática) não é nenhuma novidade e é reconhecida pelo seu sucesso.

Quer aprender canto lírico ou integrar um coral? Manuais educativos acompanham o aluno em sua revisão diária obrigatória do conteúdo ensinado pelo professor de canto.

Se você não quiser se lançar nesse universo sozinho, conte com a ajuda de um amigo. Canto é tão democrático e contagiante que é certeza que você deve possuir não somente um, mas vários amigos que desejam aprender também ou melhorar suas técnicas vocais.

Para aprofundar seu conhecimento e preparar uma aula de canto (qual é o preço?), siga as dicas do Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar