Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhore seu ouvido musical tocando guitarra

De Joseane, publicado dia 30/01/2019 Blog > Música > Violão > Aprenda a tocar violão no ritmo

“Sem a música, a vida seria um erro” Friedrich Nietzsche

Hoje estamos aqui para dizer que:

Se você optou por aprender a tocar violão, você fez a escolha certa. O violão é um dos instrumentos mais populares do mundo, sendo assim muito fácil de conseguir material para enriquecer seu conhecimento.

Sem contar que no momento em que você percebe progresso no violão, você se liga a ele de uma tal forma que passa querer levá-lo em todos os lugares.

Ter um violão é ter a experiência da boa companhia nas horas vagas e de lazer. Há quem diga que o violão é quase a mesma coisa de ter um grande amigo por perto.

Crie grandes amizades tocando violão!

O que é ouvido musical?

Já ouviu falar de pessoas que têm maior facilidade em aprender, por exemplo, cantam afinado como um passarinho ou tocam um instrumento musical maravilhosamente bem, às vezes sem ter feito aulas de música? É comum dizer que esses pessoas tocam “de ouvido”.

Isso acontece porque existem pessoas que têm o ouvido mais apurado que outras para a música, elas têm o desenvolvimento musical mais evoluído.

Certas pessoas têm o ouvido musical mais desenvolvido que outras.

Ouvido musical é uma expressão que se usa para designar essa sensibilidade das pessoas para a música.

Existem dois tipos de ouvido musical:

  • Relativo: A habilidade de se criar ou distinguir um nota musical após ter algum referência. Esse tipo de habilidade permite reproduzir e criar notas e melodias a partir de comparações já estabelecidas. O ouvido relativo está mais associado ao treino  musical do que um dom natural.
  • Absoluto: O ouvido absoluto se caracteriza com a capacidade de fixação da atenção em um só aspecto da tonalidade. É um tipo de fenômeno auditivo considerado raro, pessoas que têm esse tipo de ouvido musical, tem a habilidade de  identificar ou recriar uma nota musical sem ao menos ter um tom de referência.

Se identificou com algum deles? Desenvolva seu talento com aulas de violão.

O que é ritmo no violão?

De maneira geral, ritmo no violão significa dizer ” sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares”, embora pareça uma explicação razoável, a execução não é tão simples assim para os alunos iniciantes, principalmente para quem está aprendendo ritmos de violão.

Os mais experientes na área da música acreditam que existe vários tipos de ritmos: bossa nova, axé, rock, sertanejo, forró, entre outros.

Confira aqui: aula de violão para iniciantes!

Que tal aprender mais sobre ritmo em um roda de bamba?

E como já mencionado, os ritmos de violão podem até parecer fácil, mas na prática a história é outra, os iniciantes encontram mais dificuldade quando estão em contato pela primeira vez com o ritmo.

Melhore suas habilidades fazendo aula de violão!

Porque isso acontece?

Acontece porque poucas pessoas desenvolvem agilidade nas mãos, mais precisamente na mão esquerda. Outra coisa é, ritmo não se aprende da noite para o dia, é algo para ser trabalhado no dia a dia.

Como resolver?

Você percebeu que ritmo de violão não é tão fácil assim, porém com muito esforço, dedicação algumas técnicas e treinos, você consegue aprender. Comece estudando as notas de músicas fáceis como “cai, cai, balão” e “parabéns a você”

Ritmo também é uma questão de sentimento de quem toca

Toda música tem um tempo, como se fosse um relógio, o que muda é a “velocidade” desse tempo, quanto vai durar cada pulsação do tempo, isso é o que chamamos de andamento. Para entrar no ritmo certo, temos que ter a percepção do tempo musical.

Vamos imaginar que o tempo do relógio dure 1 segundo na música, esse tempo vai variar segundo cada música e geralmente é contado em batidas por minuto.

Um bom exemplo, quando você está cantando a música parabéns a você, o ato de bater palma está marcando o tempo musical.

Vale conferir um metrônomo para ter mais experiência na marcação do tempo musical.

Conheça as vantagens de aprender a tocar guitarra…

Trabalhe seu ritmo sem o violão

O ritmo no violão é um dos principais obstáculos enfrentados por iniciantes de violão. Não adianta decorar acordes e na hora de pegar o violão se complicar para aplicar a técnica.

Você pode treinar seu ritmo em todos os lugares e o tempo todo.

Apesar de simples, o iniciante de violão precisa trabalhar o ritmo corretamente. Tocar violão significa reproduzir as notas, seguindo esse ritmo.

Vamos colocar em prática o conceito?

Primeiramente, cabe saber que o conceito de ritmo é uma questão de percepção. Para ter ritmo o iniciante de violão necessita da capacidade de perceber o tempo, dividi-lo e descobrir se está desacelerando ou acelerando.

Existem pessoas que nasce com esse talento natural de senso de ritmo ou aprendem em tenra idade com seus pais músicos. Mas não se desespere, ainda dá tempo de aprender com aulas de violão.

O início de carreira do violonista é comum ter problemas para pegar o ritmo, muitos músicos passaram por isso. Essas pessoas desenvolveram o seu ritmo trabalhando dois elementos básicos: a sua percepção rítmica e a sensação relacionada ao ritmo.

Muitas desses violonistas eram autodidatas, e conseguiram desenvolver seu senso de ritmo praticando em todos os lugares que iam, sem medo de ser feliz.

Estude sem sair de casa: faça curso de violão online!

Sabe o que acontece?

Os melhores violonista não esperam chegar em casa para se dedicar a música, eles estudam no ônibus, no trem, na hora do almoço. Não existe a obrigatoriedade de se prender apenas a um espaço para progredir rapidamente, escolha uma música, concentre-se nela e:

  • Tente marcar as batidas da música com as mão, a cabeça ou os pés
  • Veja se o ritmo é rápido ou lento

Parece um treino muito constrangedor no início, mas com o tempo você verá progresso.

A vantagem dessa forma de treinar é que existe muitas oportunidades de melhorar seu senso de ritmo com tudo que você ouve: marchinha de carnaval, jingle de TV, anúncios de seriados, entre outros

Que tal desenvolver o seu ouvido musical com aulas de violão?

Como desenvolver seu senso de ritmo no violão?

Muitas vezes, os iniciantes não conseguem reproduzir no violão o que ouvem. E mais uma vez, se esbarram no obstáculo de conseguir acertar o ritmo da melodia.

A música deve estar na sua cabeça para sair para o violão.

Por isso, quando você aprende um ritmo novo, primeiro você tem o dever de interiorizá-lo, compreendê-lo e tentar dominá-lo. Nesse sentido, antes de pegar no violão, você deve cantar no ritmo certo para se familiarizar com a melodia. O violão só deve ser usado para reproduzir a música que já está prontinha na sua cabeça.

É assim que a melodia deve sair para o violão quando você já dominou o ritmo na sua cabeça.

Segundo os professores de educação musical a ordem ideal para desenvolver seu senso de ritmo é:

  • Voz
  • Corpo
  • Instrumento

Em outras palavras, cante, bata palmas e por último pegue o seu instrumento musical.

Dicas para desenvolver seu senso de ritmo:

  • Escolha uma música e cante dentro do ritmo: cante várias vezes seguidas até conseguir sentir os tempos fortes e sentir o ritmo.
  • Sinta o ritmo: Vale tudo, bater palmas, bater os pés, bater na mesa, estalar os dedos, qualquer movimento que te faça interiorizar o ritmo da música.
  • Pegue seu instrumento: Agora que você está bem confortável com o ritmo da música, pegue o seu violão para reproduzir o ritmo.

Mais uma vez reforçamos que o violão é um instrumento, você precisa estar com o ritmo pronto na cabeça para reproduzir nele.

Aprenda violão rapidamente com aulas online!

Aprenda diferentes ritmos para dominar o violão e a guitarra

O Brasil é um país de diferentes ritmos musicais, além de ter uma característica muito forte de receber de braços abertos outros tipos de ritmos. Destacamos aqui diferentes ritmos bem fáceis para você trabalhar o ritmo no seu violão, alguns ritmos nacionais e outros internacionais.

  • Reggae
  • Rock
  • MPB
  • Pop latino
  • Pop americano
  • Samba
  • Pagode
  • Forró
  • Chorinho
  • Bolero
  • Axé
  • Baião
  • Country
  • Foxtrot
  • Morna
  • Tango
  • Salsa …

Curiosidades sobre alguns ritmos tipicamente brasileiro:

Forró: Segundo os folcloristas, o nome deriva de forrobodó que significa “divertimento pagodeiro”. É um ritmo bem brasileiro que engloba vários gêneros musicais como: baião, xaxado, xote e o famoso “arrasta-pé”.  Há estudiosos que acreditam que o nome está atrelado a pronúncia abrasileirada dos bailes “for all”, mas cá entre nós, eu prefiro a definição dos folcloristas.

Baião, xote e xaxado: De acordo com alguns folcloristas, o termo baião está associado a “baiano”, são alguns trechos musicais curtos, realizados na improvisação por uma viola. Quem tornou esse gênero famoso pelo Brasil a fora foi nosso sanfoneiro querido Luiz Gonzaga. Até hoje esse ritmo é tocado nos forrós espalhados pelo Brasil e em outros países.

O que eu preciso ter para dominar um violão?

  • Determinação
  • Habilidade musical
  • Ouvido musical
  • Ritmo
  • Criatividade
  • Violão
  • Vontade de treinar

Dica de ouro!

Use todos os recursos disponíveis a seu favor, o YouTube, a rádio, a televisão, as lojas de música, lojas de discos são excelentes lugares para quem deseja aprender diferentes ritmos e treinar o ouvido. Mergulhe nesse universo!

Que tal aprender violão com um professor particular!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar