Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Blogues para quem gosta de tocar guitarra

De Camila, publicado dia 29/01/2019 Blog > Música > Violão > Melhores blogs de violão para iniciantes

“A curiosidade da vida em todos os seus aspectos é, creio eu, o segredo dos grandes criativos.”
Leo Burnett

3 milhões de blogs são criados em todo o mundo todos os meses. Atualmente, são muitos os brasileiros que consultam regularmente sites com esse formato.

Os blogs também são boas ferramentas para quem faz aula de violão para iniciantes e deseja manter-se atualizado com as últimas notícias sobre o assunto. Afinal de contas, não basta apenas fazer um curso de violão online ou presencial para se tornar fera no assunto: é preciso uma imersão no mundo do instrumento. Para isso, nada melhor do que ficar em contato com o que outros amantes da guitarra compartilham sobre o assunto.

Se você quer fazer aulas de violão e aprender a tocar o instrumento como um profissional, então saiba que os blogueiros dedicados ao assunto estão aí para ajudar!

Descubra quais são os melhores blogs de violão não só no Brasil, mas também em outros cantos do mundo! Nada melhor do que poder praticar sem nem mesmo precisar sair de casa!

Justin Guitar: professor de violão de sucesso!

Quando começamos a tocar guitarra, percebemos rapidamente que também é preciso revisar nossos conceitos básicos em inglês.

A verdade é que existe muito mais conteúdo sobre como aprender a tocar violão na língua inglesa do que em português.

O importante é que o esforço para conseguir entender o idioma da Inglaterra vale a pena! Isso porque, ao consultar e seguir blogs em inglês, você terá acesso a bem mais informações do que os amantes do violão que não falam a língua.

Não se desespere ao nos ver começar essa matéria de cara com um blog anglófono, pois este é, sem dúvidas, o melhor blog do assunto: o Justin Guitar.

Como o nome sugere, ele foi criado pelo professor, guitarrista e violonista Justin Sandercoe. Para se ter uma ideia do nível de reconhecimento do blog – e do professor, claro! -, já na página de abertura podemos ver que o músico recebe referências de vários instrumentistas fera no assunto, tais como Steve Vai, Mark Knopfler e Les Wise. Ou seja, garantia de qualidade tanto no material gratuito quanto pago.

O blog em números:

  • 855 lições de violão grátis;
  • 548 músicas com acesso livre (incluindo Californication, Thinking Out Loud ou Romeo & Juliette);
  • Mais de 100.000 usuários das aulas de Justin;
  • Mais de 14.000 minutos de vídeos sobre violão e guitarra;

Vários níveis de treinamento são possíveis: iniciante, intermediário e avançado. O sistema de avaliação de nível lembra os cintos de judô, pois são classificados em branco, amarelo, laranja, verde, azul, roxo, vermelho, marrom, preto.

As aulas são dadas em vídeo e você pode acompanhar o seu progresso marcando os cursos seguidos com “learn later“, “progress” ou “finished“.

Nada melhor do que indicações de blogs de violão para quem está começando. Os blogs ajudam muitos iniciantes no aprendizado do violão.

Jazz Guitar: aulas, acordes e eBook

O Jazz Guitar Online é um excelente site para quem sonha em aprender guitarra de jazz. Ele disponibiliza uma enorme quantidade de material tanto para iniciantes quanto para intermediários e avançados.

Na página de abertura do blog podemos ver quais são as publicações mais populares do momento. Dentre os assuntos tratados pelos conhecedores que alimentam a interface com conteúdo, podemos encontrar, dentre outros:

  • Acordes de jazz fáceis para iniciantes;
  • Guitarras de jazz mais populares;
  • Amplificadores de jazz mais utilizados;
  • Acordes de “Garota de Ipanema” (sim!).

Ainda na primeira página, um dicionário de acordes de jazz é apresentado aos marinheiros de primeira viagem. Ele foi criado com o objetivo de servir de fonte de consulta para quem aprende a tocar jazz, as não consegue memorizar todos os acordes fundamentais para dedilhar o ritmo de uma vez só.

No menu você ainda vai encontrar acesso a eBooks e muitos outros cursos gratuitos, além de vários vídeos tutoriais e muitas dicas.

Uma classificação por categorias está presente bem no final da página, facilitando a consulta de blocos de postagens com um mesmo assunto (acordes, aulas para iniciantes, técnicas de guitarra, etc…).

Vale ressaltar que esse também é um site em inglês.

Multisom: dicas e curiosidades

Muiltisom é um blog destinado a músicos iniciantes. Dicas, aulas e tutoriais sobre a manipulação do violão podem ser encontrados dentro da categoria “cordas“, facilmente visualizada no cabeçalho da página de abertura.

Outra curiosidade é que a Multisom também é uma loja de instrumentos. Ou seja, praticamente todo o material mostrado em testes comparativos pode ser adquirido através do próprio blog!

Amantes do violão precisam aprender não só como tocar suas músicas favoritas, mas também como cuidar bem do seu instrumento. Nesse blog você tem acesso a vários conteúdos que ensinam a dar manutenção não só no violão, mas também em outros instrumentos de corda (afinação, tratamento das cordas, acessórios, etc.). E para a alegria de quem não fala muito bem inglês, esse blog é inteiramente em português!

As matérias ajudam no aprendizado da guitarra. Consultar blogs sobre violão é um ótimo complemento às suas aulas do instrumento!

Music Jungle: novidades e notícias sobre violão

Assim como vários blogs de violão e outros instrumentos musicais, o Music Jungle foi criado para enriquecer o site de uma loja de instrumentos, proporcionando aos amantes do violão e da guitarra informações com dicas, tutoriais, comparações de modelos e curiosidades sobre o objeto musical e sua prática.

Você está engatinhando nos primeiros acordes aprendidos durante seu curso de violão para iniciantes e, durante a prática sozinho em casa, uma das cordas acabou arrebentando? Você precisa aprender a trocá-la, mas, antes disso, precisa comprar uma nova? Seu professor não está disponível para te orientar? No Music Jungle você encontra – em português! – matérias que te ensinam passo a passo a escolher a melhor corda para o seu instrumento, assim como como instalá-la!

E se você não tiver tempo de sair para comprar nada disso, ainda pode escolher seus produtos online, no próprio site da loja! Se isso não for praticidade, então não sei o que é!

Música na prática: violão na prática

Música na prática é um blog que dá acesso a várias matérias com dicas sobre como aprender a tocar violão.

Além de blog, o Música na prática é uma escola online que oferece aulas até para quem quer aprender violão do zero de maneira prática e rápida: o aluno consegue tocar a primeira música em apenas uma semana! Bom, pelo menos essa é a promessa do método empregado por eles!

O conteúdo completo do curso compreende:

  • Posição de mãos;
  • Afinação do violão;
  • Batidas;
  • Dedilhados;
  • Cifras;
  • Tablaturas;
  • Mapa de Notas;
  • Percepção musical;
  • Diagrama de acordes;
  • Notas Musicais;
  • Intervalos;
  • Ritmos;
  • Escalas;
  • Tonalidades;
  • Acordes;
  • Campo Harmônico.

Tais temas também podem ser encontrados em diversas postagens no blog. Esse é um site fácil de navegar e agradável de ler. Vários vídeos compõem os textos apresentados, o que ajuda muito na compreensão na hora de aprender a tocar violão online.

Prática é muito importante para o aprendizado do violão. Você já praticou com seu violão hoje?

Guitarfella: listas com o melhor do violão

O Guitarfella é um site em inglês muito famoso pelas suas matérias com diversos tipos de listas com os melhores do violão e da guitarra em diversas categorias. Quer um exemplo? Então veja algumas das postagens disponíveis como sendo as mais populares:

  • Os 43 melhores violões – ótimos sons em qualquer faixa de preço;
  • As 33 melhores guitarras – o seu guia para um instrumento com som excelente;
  • Top 10 violões clássicos de marcas conhecidas;
  • Os 23 melhores pedais de efeitos para guitarras;
  • Guia para encontrar o melhor amplificador do mercado;
  • Top 10 cordas para violão.

O Guitarfella possui um time de redatores que são profissionais no ensino do violão, da guitarra e do baixo. Ou seja, pessoas que sabem muito bem do que estão falando, tanto na teoria quanto na prática.

Violão Brasileiro: conheça os violonistas nacionais

Esse é um blog muito legal se você deseja conhecer mais sobre quem domina as técnicas do violão e cria bom conteúdo musical em terras brasileiras.

Encontrado dentro do site do “Acervo Digital do Violão Brasileiro“, o blog pode ser consultado de três maneiras diferentes: através das categorias das postagens, através dos textos mais recentes ou ainda através do nome dos músicos presentes neste acervo (classificados por ordem alfabética).

Confira a breve descrição apresentada sobre esse portal que é uma verdadeira biblioteca da história do violão no Brasil:

O Acervo Digital do Violão Brasileiro nasce de um desejo de facilitar a vida de violonistas, pesquisadores, historiadores e pessoas que gostam  da música para violão e querem estudar e trabalhar com o tema. Ou simplesmente conhecer a história de nossa música. Este desejo toma forma em 1996, durante a elaboração da monografia ‘Acordes do Rádio: ensaio sobre violonistas pernambucanos’, trabalho realizado para conclusão do curso de jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).”

Qual o seu blog de violão em inglês e em português favoritos? Muitos blods de violão e guitarra são em inglês, mas também existem ótimas opções em português!

Outra preciosidade do site é o “Dicionário do Violão Brasileiro“:

O dicionário de verbetes específico para violão, primeiro no gênero produzido no país,  é composto por textos autorais e atualizados a partir de exaustiva pesquisa e abrange violonistas dos mais variados estilos, épocas e regiões, com biografia, musicografia, fotos inéditas, áudios, vídeos dicas de partituras e playlist de vídeos disponíveis na internet. Ele tira do anonimato dezenas de artistas de grande importância para a história do violão no Brasil.”

Ou seja, uma pérola para quem se interessa não só pela musicalidade do instrumento, mas também pela sua história em terras brasileiras!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar